Navegando por Autor "Farias, Aline Cristina Mendes de"
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Dissertação Análise da lubricidade do biodiesel brasileiro de ésteres etílicos de soja e girassol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-09) Farias, Aline Cristina Mendes de; Medeiros, João Telésforo Nóbrega de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; ; http://lattes.cnpq.br/3206952338356447; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Silva, Ruthilene Catarine Lima da; ; Souza, Roberto Silva de; ; http://lattes.cnpq.br/4012782800846844Combustível é um material usado para produzir calor ou energia mecânica através de um processo de queima e lubricidade é a capacidade de reduzir atrito. Este trabalho se constitui na avaliação da lubricidade de oito combustíveis, renováveis e fósseis, utilizados em motores que operam ciclo Diesel, por meio de ensaios acelerados em uma bancada HFRR, de acordo com a norma ASTM D 6079-04. Em cada ensaio de 75 minutos, lubrificado por um combustível de cada vez, com seis repetições, uma esfera (diâmetro 6,000,05 mm, Ra 0,050,005 μm, aço AISI 52100, E = 210 GPa, HRC 624, HV0,2 63147) deslizava sobre um disco plano (aço AISI 52100, HV0,05 18410, Ra 0,020,005 μm), em um movimento alternado de 1 mm de curso sob carga normal de 2 N, à frequência de 50 Hz. As assinaturas dos sinais do coeficiente de atrito, percentual do filme lubrificante formado, aquecimento do contato e Nível de Pressão Sonora (NPS [dB]) foram registradas por sensores acoplados à placa de aquisição de dados e ao sistema HFRR. Os combustíveis diesel apresentaram molhabilidade com ângulo de contato de 7,0 3,5o; os combustíveis biodiesel B5, B20 e B100, obtidos por transesterificação etílica de óleo de soja, apresentaram, respectivamente, ângulos de contato de 7,53,5o, 13,53,5o e 19,01,0o, enquanto a água destilada, 78,06,0o e os combustíveis biodiesel B5, B20 e B100, obtidos por transesterificação etílica de óleo de girassol apresentaram, respectivamente, ângulos de 7,04,0o, 8,54,5o e 19,52,5o, todos obtidos quando em contato com discos planos de aço AISI 52100. Constatou-se a formação de filmes lubrificantes com diferentes espessuras, medidos por seu percentual através da técnica da resistência de contato, sugerindo desde os regimes de lubrificação limítrofe à lubrificação hidrodinâmica. Todos os combustíveis analisados neste trabalho promoveram na esfera escaras de desgaste com diâmetros de (WSD) inferiores a 400 μm. Os menores valores de escara foram constatados nas esferas lubrificadas pelas misturas B100, B20 e B5 de girassol e B20 e B5 de soja (de < 215 μm)Dissertação Análise experimental do consumo de um veículo flex operando com diferentes misturas de gasolina/etanol em tráfego urbano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Lira, Fábio Pimenta de; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Fontes, Lucio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/0376838812182092; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221O presente estudo trata de uma análise, em caráter experimental, do consumo de combustível de um veiculo flex, operando com diferentes misturas de gasolina e etanol em tráfego urbano, o que permite obter resultados mais condizentes com a realidade do motorista, haja vista que os índices de consumo aferidos pelo INMETRO não levam em consideração o real cenário que a população enfrenta diariamente em seus deslocamentos urbanos, possibilitando assim a escolha mais economicamente viável da mistura gasolina/etanol, acarretando numa redução dos custos e, possivelmente, uma diminuição nos índices de emissão de poluentes. Atualmente, os fabricantes de veículos flex recomendam o abastecimento com etanol, caso o valor deste não ultrapasse 70% do valor da gasolina comum, entretanto, os veículos com a tecnologia flex, possibilitam operar com qualquer percentual de mistura no tanque de combustível, porém, hoje, muitos dos proprietários desses veículos não utilizam esse recurso com eficiência, por desconhecerem essa possibilidade de mistura ou pela razão de não existir um estudo mais profundo em relação ao percentual ideal da mistura que proporcione um maior rendimento com um custo inferior ao proposto pelos fabricantes.Tese Aproveitamento do exocarpo do licuri particulado para produção de um compósito utilizando como matriz um poliéster ortoftálico(2017-09-11) Mota, Rui Carlos de Sousa; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; ; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; Ribeiro, Fernanda Alves; ; Silva, Iris Oliveira da; ; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos; ; Paranhos, Raimundo Jorge Santos;Visando a melhoria e otimização dos processos produtivos, pesquisadores dos mais diversos segmentos buscam apresentar soluções que reduzam custos operacionais e a utilização de matéria-prima empregada na fabricação de bens em geral. O uso de resíduo, de origem vegetal e industrial, atende ao apelo da sustentabilidade e agrega renda aos agricultores familiares e de baixa renda. Este trabalho estuda o aproveitamento do exocarpo da fruta do licurizeiro (Syagro Coronata), palmeira nativa do semiárido baiano e chamada também de nicuri, licuri, Ouricuri etc. e tem como objetivo contribuir para a ampliação da cadeia produtiva, agregando renda ao pequeno produtor e ao agricultor familiar. Para tanto, buscou-se caracterizar e analisar as propriedades mecânicas e térmicas do referido resíduo, que após a cominuição pelo processo de impacto (pilão manual) e moagem em um moinho de facas com telas de 1,0 mm e de passar pelo processo de peneiramento para separar as partículas com tamanhos entre 0,0085 e 0,0074 mm e foi caracterizado por MEV, DRX; TG e densidade volumétrica para melhor conhecer suas propriedades. Este particulado foi utilizado como carga em um compósito polimérico tendo como matriz a resina poliéster ortoftalica pré acelerada em quatro proporções em massa, 10; 20; 30 e 40 % que foram comparadas com a resina pura e que depois foi caracterizados MEV, por DRX, TG, Condutividade térmica, densidade volumétrica, impacto, absorção de água, tração e flexão em três pontos, para tanto foram fabricadas placas com as dimensão de 400 x 300 x 8 mm e cortado os corpos de provas de acordo com as normas vigentes, a mistura foi homogeneizada com a utilização de uma batedeira doméstica por dez minutos a uma rotação de 720 rpm e depois despejada na forma de granito e deixado curar por oito horas e uma pós cura de mais oito horas, depois foi cortado os corpos de prova nas dimensões normatizadas e lixadas e polidas para que não houvesse a menor interferência possível nos resultados. Ficou demonstrado que a formulação com adição de 20% de resíduo apresentou no geral uma melhor performance para utilização estrutural em aplicações que não exijam solicitações mecânicas, assim como um melhor acabamento para utilização em ecodesign e peças acadêmicas.Tese Compósito de gesso reforçado com fibra de coco e cortiça triturada(2017-08-04) Nascimento, Cláudio Mário; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; ; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; Souza Filho, José Ribeiro de; ; Oliveira Filho, Manoel Fernandes de; ; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos;Os sistemas construtivos evoluem a cada dia, principalmente os que são ecologicamente corretos. A pesquisa cientifica voltada para a criação de um novo material de origem natural, para aplicação na construção civil, deverá apresentar bons resultados do ponto de vista técnico, econômico e social. Observando-se os problemas causados pelo calor excessivo, em função das altas temperaturas climáticas, que contribui diretamente para a má condição de vida, saúde e malestar nos ambientes internos das edificações, percebe-se um grande consumo de energia elétrica com aparelhos de refrigeração e climatização. Para tanto surge a proposta de criar um revestimento de alvenaria, compósito natural capaz de minimizar esses problemas. Foi nesse sentido que a pesquisa voltada para o estudo e desenvolvimento do Compósito de Gesso com Fibra de Coco e Cortiça Triturada – CGFCC surgiu para atender a condição de isolante térmico em ambientes que precisam dessa proteção, reduzindo também os materiais sintéticos de fácil combustão, não recicláveis e de alto custo. No processo metodológico, realizou-se a manufatura dos materiais de carga (fibra de coco e cortiça) para fabricação dos corpos de prova com matriz de gesso, de acordo as normas técnicas da ABNT e ASTM. Os materiais passaram pela fase de caracterização através da análise por FRX, DRX, TGA/DTGA, MEV e granulometria. Nessa fase, constatou-se que as condições físico-químicas das matérias-primas propiciaram a formulação do compósito CGFCC, sendo assim foram fabricados 80 corpos de prova em quatro formulações proporcionais de 0%, 10%, 20% e 30% de carga (fibra de coco e/ou cortiça). Os corpos de prova foram submetidos a analises de propriedades mecânicas, físico-químicas e térmicas: resistência à compressão axial, dureza, absorção de água, umidade, densidade, condutividade térmica, resistividade térmica, difusividade térmica e calor específico. Para analisar a microestrutura dos corpos de provas foi realizada uma análise no MEV. Diante das análises, concluiu-se que os compósitos CGFCC nas formulações F2 e F3 são satisfatórios para utilização como isolantes térmicos em forma de blocos ou placas, pois apresentaram bons resultados para absorção de água, umidade, resistência mecânica, dureza e análises térmicas, e ainda apresenta mais leveza quando comparado com os materiais de alvenaria tradicionais. Diante de todos os fatores citados, o compósito CFGCC possui viabilidade técnica e econômica, e promove a redução do impacto ambiental.Tese Controle inteligente de sistemas subatuados com aplicações em problemas de mecânica do contato(2017-06-28) Fernandes, Josiane Maria de Macedo; Bessa, Wallace Moreira; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; http://lattes.cnpq.br/3438701343488110; Costa Júnior, João Carlos Arantes; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Melo, Júlio César Paulino de; http://lattes.cnpq.br/2930421117873633; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Farias, Aline Cristina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8684342148910073Neste trabalho é desenvolvida uma estratégia de controle não linear baseada no controle por modos deslizantes com compensação neural para estabilização de sistemas subatuados sujeitos a vibrações torcionais. No intuito de analisar o desempenho da abordagem proposta, a lei de controle foi implementada em uma coluna de perfuração. As colunas de perfuração são discretizadas em n partes. A atuação é dada no top drive, ou na mesa rotativa na extremidade superior da coluna, e todo o restante da coluna não recebe atuação. As vibrações torcionais abordadas neste trabalho são do tipo stick-slip, que é o caso mais crítico desse tipo de vibração, cuja não linearidade é geralmente causada pelo atrito entre a coluna e a formação, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo da coluna e deve ser levado em consideração na modelagem. O controle por modos deslizantes apresenta robustez frente a incertezas paramétricas e perturbações. A estratégia adotada não requer o conhecimento prévio de incertezas e não linearidades do sistema. No entanto, a função descontínua utilizada na lei de controle pode gerar o fenômeno de chattering, que em atuadores mecânicos é indesejável. Para atenuar o chattering, uma função suave é utilizada no lugar da descontínua, sendo essa abordagem ocasionadora de diminuição no desempenho do controlador. Nesse ponto, técnicas de inteligência artificial podem contribuir na lei de controle para devolver o desempenho ou parte dele ao sistema. Duas arquiteturas de rede são empregadas para estimar a compensação, uma rede do tipo perceptron de múltiplas camadas e uma rede de funções de base radial. As superfícies de controle são definidas como uma combinação linear dos erros dos estados do sistema e uma rede neural é adicionada para compensar a formação de ciclos limites, comumente apresentados após a perda de eficácia. Resultados são apresentados para demonstrar a performance do sistema de controle proposto.Tese Controle inteligente de vibrações utilizando amortecedor magneto reológico(2017-06-27) Tanaka, Marcelo Costa; Bessa, Wallace Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; ; http://lattes.cnpq.br/6047363406977714; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/8684342148910073; Melo, Julio Cesar Paulino de; ; http://lattes.cnpq.br/2930421117873633; Costa Júnior, João Carlos Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Araújo, Márcio Valério de; ; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599Amortecedores que utilizam fluido magneto reológico são amplamente utilizados em aplicações industriais, tais como no controle de vibrações de máquinas ferramentas e em construções sujeitas a abalos sísmicos, na indústria automobilística em suspensões ativa ou semiativa, bem como sistemas de embreagens e freios, e na área de biomecânica em próteses inteligentes e interfaces hápticas na qual simulam o sensoriamento tátil. Eles apresentam diversas características desejáveis como alta controlabilidade de força, baixo consumo energético, estabilidade, ampla faixa operacional de temperatura, tempo de resposta rápido e tamanho compacto. No entanto, o controle preciso desse dispositivo, devido à sua inerente característica não linear, não pode ser facilmente obtido com os controladores lineares convencionais e até mesmo por controladores mais robustos na ausência de uma perfeita modelagem do seu comportamento dinâmico. Hoje em dia, graças ao desenvolvimento da Teoria da Estabilidade, proposta pelo matemático russo Lyapunov, e com os avanços da tecnologia computacional, as técnicas de controle não linear vêm sendo cada vez mais utilizadas. Questões ecológicas, social e econômicas têm levado a indústria automobilística a uma crescente demanda por metodologias e tecnologias eficientes no controle de vibrações em suspensões semiativas. Desta forma, este trabalho descreve o desenvolvimento de um controlador não linear, baseado no método de controle por modos deslizantes com a inclusão de uma estratégia de compensação utilizando a lógica fuzzy, implementada matematicamente na dinâmica do modelo de um sistema de amortecimento de um quarto de veículo, utilizando amortecedor magneto reológico. Resultados numéricos são apresentados para demonstrar o desempenho do sistema de controle.Artigo Correlation between fuel lubricity and vibration signals obtained in ball-disc analysis using fourier transform(ABM, ABC, ABPol, 2015-11-24) Alves, Salete Martins; Farias, Aline Cristina Mendes de; Medeiros, Alexandre Augusto Souza; Oliveira Júnior, José Josemar deDuring the contact between metallic surfaces in mechanical systems, some dynamic characteristics present significant changes as the vibration signal patterns. The acquisition and characterization of these signals, by the use of Fourier Transform (FT), are non-intrusive tools in the evaluation of lubricity. This study aimed to evaluate dynamically the fuels lubricity (diesel S50, biodiesel and its blends) by the reciprocating sliding of a ball against a flat disc (AISI 52100 steel). After that, the vibration signals were evaluated by statistical test and FFT (Fast Fourier Transform) and STFT (Short-Time Fourier Transform) analyses and verified their associations with parameters supplied by ASTM D6079. The results present a correlation between lubricity, frequency spectrum and the parameters of profiles from the worn disc surface. In addition, the evolution of wear scars presented an influence of the biodiesel content in these fuelsTese Estudo dos compósitos de PURM com rejeitos do porcelanato e da Scheelita para aplicações em isolantes térmicos(2018-01-18) Galvão, Álvaro César Pontes; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; ; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; Medeiros, Leonardo Coutinho de; ; Oliveira Filho, Manoel Fernandes de; ; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos;A utilização de uma espuma de poliuretano proveniente de uma fonte renovável, como é o caso da espuma poliuretano de mamona e adição de cargas rejeitos tão abundantes no Nordeste (scheelita e grês porcelanato), representaria uma redução do consumo de espuma de origem exaurível. Sendo assim, verifica-se a necessidade de estudos relativos ao desempenho termofísico/mecânico de compósitos desta espuma com rejeitos do beneficiamento da scheelita e do polimento do grês porcelanato para fins de isolação térmica. Esta pesquisa objetivou desenvolver compósitos de poliuretano de mamona (PURM) com cargas de rejeitos de porcelanato (PRP) e scheelita (PRS) que possam ser utilizados como isolantes térmicos alternativos, visando à redução de custos e consumo de matéria-prima, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável dessas indústrias. No estudo utilizou-se micropartículas PRS e PRP para o desenvolvimento e caracterização de compósitos de PURM. Estes compósitos foram caracterizados termofisicamente a partir de ensaios de condutividade térmica, calor específico, difusividade térmica e termogravimetria. Propriedades como massa específica, resistência à compressão e dureza também foram analisadas nos compósitos PURM+PRS e PURM+ PRP. As estruturas celulares destes compósitos de PURM foram analisadas pelas técnicas de MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura) com microanálise química EDS (Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios X). Verificou-se que os melhores compósitos com propriedades isolantes foram PURM+5PRP125 e PURM+5PRP300-600 por possuírem menor condutividade térmica. O mesmo ocorreu para os compósitos de PURM+5PRS, também para ambos os tamanhos de partículas (125 μm e entre 300 a 600 μm). Entretanto, comparando a eficiência de isolação térmica baseada nos menores valores de condutividade térmica e maior calor específico, tem-se o compósito PURM+5PRP125 como o que apresentou um comportamento térmico mais próximo ao do PURM-Puro e cuja isolação térmica foi maior que a dos demais compósitos de PURM e também dos isolantes térmicos comerciais (lã de rocha, lã de vidro, EPS, etc.).Artigo Estudo tribológico de óleos biodegradáveis de coco e de rícino através de ensaios abrasivos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)., 2010) Santana, Jaciana Silva de; Farias, Aline Cristina Mendes de; Santana, Janaina Silva de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Medeiros, João Telésforo Nóbrega deOs óleos podem ser de duas origens diferentes, biológicos e não biológicos, e este fornece uma vasta gama de compostos de hidrocarbonetos. Estas substâncias estão geralmente presentes em misturas complexas e podem ser usadas para muitas outras finalidades além de lubrificação, que é o controle do desgaste e atrito. A moderna tecnologia coloca exigências severas e variadas aos lubrificantes, assim como a seleção e a formulação de misturas de hidrocarbonetos adequados para fins de lubrificação é um processo especializado e complexo. Em substituição aos óleos minerais, os óleos biodegradáveis vêm proporcionando uma grande alternativa ao mercado, uma vez que o mesmo diminui os impactos ambientais. Com a finalidade de avaliar o desempenho do óleo de rícino (refinado e bruto) e o óleo de coco comparando-os com os óleos minerais SAE 20W50 SJ e W40, realizaram-se ensaios tribológicos de desgaste na configuração pino-contra-cilindro de aço AISI 52100. As superfícies das amostras metálicas foram confeccionadas por torneamento e lixamento, utilizando-se lixas de diferentes granulometrias, seguidas por limpeza com banho ultrassônico e pesagem antes e após a realização dos ensaios. Os corpos-de-prova foram analisados antes dos ensaios no microscópio óptico. A dureza do aço AISI 52100 foi medida utilizando-se um durômetro Rockwell. O óleo foi caracterizado através de ensaios de densidade e tensão superficial. A eficiência da ação do lubrificante foi avaliada através da taxa de desgaste calculada para as amostras utilizando-se a equação de Archard e através da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Segundo resultados da taxa de desgaste, os óleos vegetais de rícino e coco obtiveram valores de 88,89 % e 33,33 % menores que para os óleos W40 e SAE 20W50 SJ, respectivamente. Sendo assim, os óleos vegetais possuem propriedades tribológicas equivalentes e até superiores às dos óleos minerais estudadosTese Lubricidade de biodiesel e sua associação com a vibração e nível de pressão sonora oriundos do contato esfera-plano sob deslizamento alternado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-24) Farias, Aline Cristina Mendes de; Alves, Salete Martins; Medeiros, João Telesforo Nóbrega de; ; http://lattes.cnpq.br/3206952338356447; ; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Souto, Ulisses Borges; ; http://lattes.cnpq.br/5255022158676985; Oliveira Júnior, José Josemar de; ; http://lattes.cnpq.br/4263696954174963; Oliveira, Adelci Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/7673440916658787; Silva, Gilson Garcia da; ; http://lattes.cnpq.br/8681275097040450A lubricidade do biodiesel interfere no funcionamento normal dos sistemas de injeção diesel, principalmente dos bicos injetores, reduzindo o desgaste e elevando o tempo de vida da linha de alimentação do motor. O método HFRR (High Frequency Reciprocating Rig) é um ensaio padrão para avaliação da lubricidade do diesel/biodiesel (ASTM D6079), consistindo principalmente da medição da escara de desgaste impressa na esfera numa sonda de movimento alternado sob alta frequência. Quando o desgaste se desenvolve, algumas características dinâmicas do sistema variam, resultando em desvios significativos nos padrões dos sinais de vibração, acústicos e de atrito. A aquisição e caracterização das assinaturas desses sinais obtidos durante os ensaios tribológicos representam uma importante ferramenta não intrusiva de avaliação da lubricidade desses combustíveis, cuja representação no domínio do tempo nem sempre revelam informações triviais, sendo necessária sua transformação para o domínio da frequência usando a Transformada rápida de Fourier (FFT) do sinal. A presente tese objetivou desenvolver uma forma dinâmica de avaliação de lubricidade de combustíveis (Diesel S50, Éster Metílico de Soja e blendas B10 e B20) em bancada HFRR (contato esfera-disco plano), e melhoria aos referenciais metodológicos da ASTM D6079, aplicando técnicas de análise de sinais (vibração e nível de pressão sonora) e sua associação com parâmetros disponibilizados pela norma ASTM D6079 (diâmetro da escara de desgaste) com duração de 75, 120 e 180 minutos. Os perfis e parâmetros de rugosidade e análise microscópica dos discos foram usados para melhor avaliar a influência do tempo e do combustível na evolução do desgaste do disco. Nesta avaliação, a lubricidade dos combustíveis aumentou com o teor de biodiesel utilizado e diminuiu com o aumento do número de ciclos aplicado. A análise temporal e o espectro de frequência dos sinais demonstraram sensibilidade com a mudança do combustível, o número de ciclos e, consequentemente, com a evolução do desgaste pelo uso prolongado dos combustíveis, estando, assim, correlacionados entre si e com os resultados disponíveis pela ASTM.Artigo Micro and nanometric wear evaluation of metal discs used on determination of biodiesel fuel lubricity(ABM, ABC, ABPol, 2014-07-04) Alves, Salete Martins; Farias, Aline Cristina Mendes de; Medeiros, João Telésforo Nóbrega deThe contact of diesel fuel with engine subsystems demands a good wear resistance. Lubricity is an important feature for integrity of injection system and the sulphur composites are primarily responsible for lubrication of the injector nozzle. Biodiesel is responsible for partially restoring the lubricity of diesel fuel that presents low levels of sulphur composites and, furthermore, it causes less pollution than diesel fuel. The lubricity is measured through the wear scar diameter following the ASTM D 975 standards. However, the friction and wear with light loads of micro/nanocomponents are highly dependent on surface interactions that can be evaluated by microscopy techniques. This study aimed to measure and to analyze the biodiesel lubricity and their blends (B5, B20) with diesel by observing the wear scars of discs using the scanning electronic microscopy (SEM), atomic force microscopy (AFM) and micro roughness techniques. The fuels performance was evaluated using HFRR tribometer. The tests conditions were based on standard ADTM D-6079-04. The coefficient of friction was measure during the test. After the test, the worn ball and disc were analyzed by SEM, AFM and profilometer. The results showed that the addition of biodiesel in diesel improve the tribological performance of fuel. Also, the just WSD value is not sufficient to evaluate the lubrication ability of a fuel. Analysis of the worn disc surfaces proved to be compatible with WSD number and also more sensitive to these kinds of fuels, showing mainly the form and intensity of the wearDissertação Obtenção e caracterização de compósito com PEAD reciclado e pó da casca da semente da planta Sombreiro (Clitoria fairchildiana)(2016-08-01) Cabral, Isabel Cavalcanti; Mendes, José Ubiragi de Lima; Souza, Luiz Guilherme Meira de; ; http://lattes.cnpq.br/0801747108308706; ; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; ; http://lattes.cnpq.br/9149361917868208; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos;Atualmente vem crescendo a necessidade de aproveitamento dos resíduos gerados pela população, como forma de criar materiais alternativos e de baixo custo, contribuindo assim para preservação do meio ambiente e aproveitamento dos recursos naturais. A fabricação de compósitos reforçados com fibras vegetais e matriz polimérica, tem sido uma alternativa para as indústrias que buscam o aproveitamento de resíduos. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um compósito polimérico com rejeito de polietileno como matriz e carga do pó da casca da semente da planta Sombreiro (Clitoria fairchildiana) nas proporções de 2,5% e 5%, mostrando que polímeros pós consumo podem ser novamente aproveitados. As misturas polímero/carga foram produzidas através de uma extrusora, e em seguida os corpos de prova foram moldados por injeção. Para caracterizar o compósito foram realizadas análises térmicas, medida do índice de fluidez, determinação da densidade, ensaio de dureza Shore D, resistência à tração, resistência ao impacto Izod, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e absorção de água. Para os resultados reológicos, a viscosidade do compósito PE_rec A (Polietileno com adição de 2,5% de carga) diminuiu, já o PE_rec B (Polietileno com adição de 5% de carga) aumentou. A massa especifica se manteve constante para todas as amostras e concentrações. Como esperado a dureza do compósito foi proporcional ao percentual de carga que foi acrescentado, já na resistência máxima a tração o compósito PE_rec A obteve um valor 2,3% menor comparado ao PE_rec Puro, o ensaio de impacto Izod mostrou que o compósito PE_rec A apresentou 444,30 J/m de energia absorvida durante o ensaio. Na análise por MEV foram observados a presença de vazios na microestrutura do material e a falta de adesão matriz/carga em algumas regiões do compósito polimérico. O ensaio de absorção de água mostrou que para as duas concentrações de carga natural o pó se mostrou não muito hidrofílico. Com isso os resultados obtidos mostraram que o Polietileno reciclado pode ser processado novamente e o acréscimo de carga ao compósito promoveu um ganho de economia de material sintético.Tese Obtenção e caracterização de um eco-compósito à base de látex e bainha da palha do coqueiro para isolamento térmico e acústico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Souza Filho, José Ribeiro de; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; ; http://lattes.cnpq.br/1373726821414399; Souza, Luiz Guilherme Meira de; ; http://lattes.cnpq.br/0801747108308706; Silva, Késia Karina de Oliveira Souto; ; http://lattes.cnpq.br/4712628443097348; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos; ; http://lattes.cnpq.br/0174046631340409Com o surgimento de novas tecnologias, tem crescido a necessidade de utilização de novos materiais, e com isso tem se intensificado pesquisas sobre a obtenção e utilização de materiais provenientes de fontes renováveis, seja para reduzir os custos de produção e/ou impacto ambiental. Nesse contexto, verificou-se que a bainha da palha do coqueiro pode ser aproveitada como matéria-prima para a produção de um compósito que pode ser utilizado como isolante térmico e acústico. Depois de selecionadas as bainhas do coqueiro foram submetidas a tratamento com solução aquosa com 2% de hidróxido de sódio (NaOH). O compósito mencionado foi produzido com bainha do coqueiro e látex natural, com percentuais de bainha nas proporções 15%, 25% e 35% do volume total do composto. As propriedades físico-mecânicas avaliadas foram: Densidade, Absorção de Água, Teor de Umidade, Microscopia Eletrônica, Dureza Shore e Resistência à Tração. Além dos parâmetros já mencionados, foram determinadas a Condutividade Térmica, Difusividade Térmica, Resistividade Térmica, Calor Específico, Inflamabilidade, bem como a Isolação Acústica, proporcionada pelo compósito em estudo. As análises foram fundamentadas em normas ABNT, ASTM e UL. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o compósito produzido a partir da bainha do coqueiro pode ser utilizado como isolamento térmico e acústico. Com isso, dá-se um fim mais nobre a este material, que na maioria das vezes é queimado ou descartado inadequadamente no meio ambiente.Tese Síntese e caracterização de nanopartículas superparamagnéticas para aditivação de lubrificantes industriais(2017-03-14) Guedes, Ana Emília Diniz Silva; Alves, Salete Martins; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; http://lattes.cnpq.br/7422619497786327; Farias, Aline Cristina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Bohn, Felipe; http://lattes.cnpq.br/9522788035526763; Nascimento, José Heriberto Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/7033735079037677; Alves, Kleber Gonçalves Bezerra; http://lattes.cnpq.br/5515185093886020A obtenção de nanomateriais com propriedades específicas para aditivação de óleo para lubrificante industrial ainda é um desafio, mas tem gerado expectativas que podem minimizar problemas de cunho tribológico, onde o atrito e o desgaste são os principais responsáveis por falhas em equipamentos e máquinas. O objetivo desta tese foi determinar condições ótimas de síntese de nanopartículas via micro-ondas para gerar nanopartículas de óxidos de ferro com propriedades características para serem aplicadas a lubrificantes. Para tanto, variou-se potência e tempo de síntese em três niveis, para avaliar suas influências nas propriedades físico-químicas das nanopartículas. A caracterização das nanopartículas foi realizada por DRX, MEV, MET, SAXS, UV-vis, FTIR e PPMS. Após a caracterização, foram selecionadas as nanopartículas que apresentassem morfologia com tendência esférica, que não sofreram oxidação após a síntese, resultando em fases mais estáveis do óxido de ferro. Após a aditivação destes óxidos em uma base lubrificante, avaliou-se o desempenho tribológico deste ferrofluido através de tribômetro esfera sobre disco na presença e ausência de um campo magnético fixo e constante. As análises tribológicas do aço e o desempenho do lubrificante foram realizados através do coeficiente de atrito e caracterização do desgaste do disco através do MEV. O processo de síntese das nanopartículas estudado se mostrou eficiente e mais rápido que as tradicionais, com características superparamagnéticas e tamanho de grão abaixo de 15 nm. Percebeu-se ainda a existência de uma correlação entre o tamanho de grão e tempo de síntese, e que estes nano-óxidos permaneceram estáveis à oxidação ao final do processo. O recobrimento e uso de dispersante permitiu obter soluções estáveis. As SPIONS (nanopartículas superparamagnéticas), como aditivos, tiveram bom comportamento antidesgaste e redutor do atrito, podendo ser comparadas a um lubrificante comercial, tendo resultados superiores quando o nanolubrificante é exposto a um campo magnético fixo.