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Navegando por Autor "Faria, Christina Danielli Coelho de Morais"

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    Dissertação
    Efeitos do treino em esteira com carga sobre a mobilidade funcional e equilíbrio postural de indivíduos com acidente vascular cerebral: ensaio clínico randomizado
    (2016-02-04) Silva, Emilia Marcia Gomes de Souza e; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; ; ; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; ; Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa;
    Introdução Indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) apresentam severas alterações motoras, com prejuízo na marcha e em atividades funcionais, dificultando a participação desse indivíduo na sociedade. A utilização de carga como restrição ao movimento do membro inferior não-parético (MINP) parece ser uma abordagem promissora para melhora da marcha; porém, não se sabe os efeitos dessa prática sobre o equilíbrio postural e sobre a mobilidade funcional. Objetivo Avaliar os efeitos da adição de carga ao MINP sobre a mobilidade funcional e equilíbrio postural de pacientes com AVC na fase subaguda. Metodologia Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado e cego, onde 38 indivíduos foram distribuídos aleatoriamente em grupo controle (GC), que realizou treino de marcha em esteira, e em grupo experimental (GE), que realizou treino em esteira associado à adição de carga no MINP. Ambos os grupos treinaram 30 minutos todos os dias, por 9 sessões, sendo estimulados também à prática de exercícios domiciliares utilizando o membro parético. Os sujeitos foram avaliados quanto ao equilíbrio postural pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), e quanto à mobilidade funcional pelo teste Timed Up and Go (TUG) e pelos parâmetros cinemáticos do movimento do giro, antes dos treinamentos, na metade dos treinamentos, após o término dos treinamentos e após um período de seguimento. Resultados Houve melhora no equilíbrio postural no decorrer do tempo (P<0,001, F=39,391), mas sem diferença entre os grupos (P = 0,513, F = 0,437), da mobilidade funcional (P<0,001, F=18,326), também sem alteração entre grupos (P=0,297, F=1,121), além de melhora dos parâmetros cinemáticos do giro, como velocidade do giro (P<0,001, F=35,129), comprimento da passada (P<0,0001, F=29,709), tempo da passada (P<0,0001, F=13,419) e tempo de duplo suporte (P<0,0001, F=17,476), em ambos os grupos, entretanto sem diferença estatística entre eles. Todas as alterações foram mantidas após o período de seguimento. Conclusão A melhora das variáveis apresentada por ambos os grupos sugere que o treino intensivo de marcha em esteira associado à prática de exercícios domiciliares é eficaz na melhora do equilíbrio postural e mobilidade funcional na fase subaguda após AVC. A adição de carga ao MINP, no entanto, não se mostrou um fator importante na intervenção, uma vez que não foram encontradas diferenças entre os grupos.
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    Livro
    Envolvimento do paciente e do público em pesquisas
    (2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, Danyelle
    Este e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPP
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    Livro
    Patient and public involvement in research: practical experiences from different settings
    (2025-01-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Córdova, Vanessa Vega; Sturgeon, Kate; South, Annabelle; González-Carrasco, Félix; Lennon, Olive; Morris, Christhopher; Cromarty, Ben; Hickey, Julianne; Renias-Zuva, Patience; Horgan, Frances; Cross, Andrea; Thomson, Donna; Putterman, Connie; Micsinszki, Samantha; Mccauley, Dayle; Puspakesuma, Nabila; Lestari, Adinda Dewi; Faza, Achmad; Kusuma, Adytya Arya; Sholehuddin, Jihan Lutfiah Yashmine; Namisango, Eve; Pavarini, Gabriela; Kerasidou, Angeliki; Alvarez-Aguado, Izaskun; Espinosa, Filipe; Spencer, Herbert; Ketelaar, Marjolijn; Campos, Ana Carolina de; Facchin, Ana Carolina Ezequiel; Silva, Rafaela Ramos Anacleto da; Alvim, Michele de Almeida; Alonso, Livia Ferreira Coutinho; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine De Araujo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Nascimento, Rayssa Maria do; Saraiva, Beatriz Bicalho; Aquino, Bianca Freitas de Araújo; Leite, Danyelle; Soares, Thalita Henrique Silva
    This e-book was strategically designed and organized to address theeducational needs of Patient and Public Involvement (PPI) inResearch, particularly for researchers in countries like Brazil, wherePPI still needs to be widely incorporated into research projects andactivities. It builds upon our first e-book, Patient and Public Involvement inResearch, which introduced the foundational concepts of involvingpatients and the public in research. In this new e-book, we presentpractical and successful experiences of "how to do PPI," contributedby collaborators from various parts of the world. You will find examples of patient involvement across different healthconditions and public engagement from various age groups inresearch led by countries such as England, Canada, Ireland, and theNetherlands. Additionally, initiatives from low- and middle-incomecountries, including Brazil, Chile, Uganda, and Indonesia, are shared. The growing interest in PPI training highlights the increasingrecognition of the value of collaboration between researchers andthe community. The need for PPI implementation is urgent—not onlyto meet this demand but also to transform the research landscape. Effective integration of PPI potentially will redefine how studies areconducted, ensuring that outcomes are more relevant, impactful,and aligned with the real needs and experiences of patients and thepublic involved.The chapters in this e-book were written bymembers of the public, researchers, clinicians, and students atundergraduate, master’s, and doctoral levels, who share theirexperiences with PPI. We hope this publication inspires readers to delve deeper, initiate,and/or refine the application of PPI in all research projects. Since most collaborators are native English speakers, this e-bookwill be published first in English and subsequently translated intoPortuguese and Spanish to disseminate this content further in Braziland Spanish-speaking countries. Follow us for updates (@epp.brasil)
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