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Navegando por Autor "Fagundes, Humberto de Andrade"

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    TCC
    Avaliação da eficiência de programas de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Fagundes, Humberto de Andrade; Almeida, Mariana Rodrigues de; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga
    Este trabalho tem como objetivo propor novas abordagens de avaliação da eficiência do ensino superior brasileiro, no âmbito da pós-graduação, utilizando-se principalmente da Análise Envoltória de Dados (DEA). Ao longo dos últimos anos, políticas públicas promoveram uma expansão considerável do número de programas em todo o país, o que potencializou o papel fundamental que estes possuem no ensino superior do Brasil - impulsionando a produção de conhecimento em pesquisa, a formação de pesquisadores e desenvolvendo a inovação em diversas áreas do conhecimento. No contexto apresentado, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha um papel importante ao regular e classificar os programas de pós-graduação do país por meio de conceitos. Contudo, com divulgações de relatórios de performance apenas a cada quatro anos pela entidade, a avaliação de curto prazo dos programas é prejudicada, afetando de forma significativa o planejamento estratégico por parte das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, por meio de uma abordagem de caráter quantitativo - que faz uso do DEA Dinâmico (DDEA), e da análise estatística e de indicadores CAPES - e qualitativo – usando da investigação detalhada dos relatórios disponíveis - o presente trabalho busca apresentar uma nova abordagem de avaliação da eficiência dos programas de pós-graduação (PPGs). Para conduzir essa pesquisa, através da plataforma Sucupira, foram extraídos dados de 36 instituições que possuem programas em Engenharia de Produção distribuídas em todas as macrorregiões do país. Utilizando-se de três variáveis insumos (número de professores, número de alunos matriculados e de bolsistas), um produto intermediário (número de alunos em processo) e dois produtos (tempo médio de titulação e número de publicações), a análise buscou abranger duas perspectivas: os desempenhos anuais e os desempenhos globais do triênio de 2019 a 2021, por meio da modelagem DDEA. A escolha se deu pela especificidade do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro, visto que as publicações e defesas dos alunos matriculados nem sempre ocorrem no mesmo período de matrícula. Logo, um programa pode apresentar eficiência em um período, mas nem sempre no outro. Por fim, o estudo busca ampliar a discussão sobre o melhor método de avaliação educacional, trazendo vertentes existentes (CAPES) e novas (avaliação de eficiência), e apesar do foco no contexto brasileiro, tem potencial de aplicação em outros sistemas educacionais, por meio de ajustes nas variáveis utilizadas.
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