Navegando por Autor "Evangelista, Maria do Socorro de Oliveira"
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Livro Arte oleira: expressão da cultura popular do Rio Grande do Norte(UFRN, 1982-03) Evangelista, Maria do Socorro de OliveiraAbordagem da problemática vivenciada pelo artista popular, na Região Nordeste do Brasil. Analisa as situações de ordem socioeconômicas, diretamente relacionadas com a arte, de acordo com a realidade oleira do Estado. Os diversos tipos de trabalho em cerâmica, são enumerados e ligeiramente discutidos, incluindo a cerâmica utilitária, lúdica, decorativa, figurativa e sacro-religiosa. No tocante aos principais centros ceramistas, cujo conhecimento resultou de diversas viagens às localidades do Estado, destacamos Caicó, Umarizal, Serra Negra do Norte, São Gonçalo do Amarante (Santo Antônio dos Barreiros), São José de Mipibu e Ceará-Mirim. Já entre os centros acima citados, foi dada maior ênfase, aos de São José de Mipibu e Ceará-Mirim, quando tivemos a oportunidade de aplicar questionários e realizar entrevistas, como observador participante, com os principais ceramistas, respectivamente, Dona Marta e Senhor Etewaldo. Com relação às técnicas empregadas pelos artesãos, foram, igualmente abordados, embora de forma generalizada, dado o caráter monográfico do trabalho em tela, aliada a exiguidade de tempo para concluí-lo. Ao final, é feita uma sondagem de ordem socioeconômica, em torno do problema da "Arte oleira do Rio Grande do Norte", como forma de lazer e meio de sobrevivência, bem assim, referência, de modo geral, à infraestrutura insipienteDissertação Tecendo Papéis:viagem pelos saberes e práticas do ensino de arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-16) Evangelista, Maria do Socorro de Oliveira; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787444Y0; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6Na contemporaneidade, a questão da reciclagem tem se destacado pela sua importância social e educativa, entre tantos outros fatores que envolvem o equilíbrio do homem e da natureza. Relata-se a experiência de ensino de arte na Extensão Universitária com a produção de papel reciclado artesanal, direcionado ao ensino no laboratório de artes plásticas da UFRN e em oficinas de papel artesanal com fibras de carnaúba, como atividade pioneira realizada na Fundação Félix Rodrigues, na cidade de Pendências, município do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. Recompõe-se a história do papel artesanal e um diálogo reflexivo sobre as possibilidades artísticas do papel de carnaúba. Elabora-se ainda, uma discussão sobre o aproveitamento desse papel para a criação artística como elemento complementar no ensino da arte, conforme sugestões das propostas de ensino de Ana Mae Barbosa, e outros autores da pedagogia do ensino de artes como Buoro, Ostrower, Nachmanovitch. Analisa-se a natureza das relações sociais estabelecidas nesses grupos numa perspectiva de renovação da consciência ecológica. Pretende-se trilhar os caminhos de religação entre saberes científicos e da tradição, à luz de um diálogo com Edgar Morin e outros autores