Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Espínola, Maria Ruth Cândido"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Administração de medicamentos em lactentes: percepção de estudantes acerca do uso de um simulador de baixo custo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Espínola, Maria Ruth Cândido; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6393-6223; http://lattes.cnpq.br/1948074116351156; Silva, Fillipi André dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092
    A simulação é uma ferramenta de ensino-aprendizagem utilizada na área da saúde, tendo como finalidade a aplicação de um cenário fictício que aproxime o estudante da realidade para a melhora de habilidades e raciocínio clínico, para tal fim, é utilizado como instrumento o simulador. A utilização do simulador traz diversas vantagens para o ensino, principalmente para o treinamento da técnica de administração de medicamentos. Dessa forma, objetivou-se descrever as percepções dos estudantes de graduação em enfermagem acerca da utilização de um simulador de baixo custo para a administração de medicamentos em lactentes. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de estudo qualitativo descritivo, sendo realizadas entrevistas com 18 estudantes de enfermagem, no qual foram transcritas e posteriormente submetidas ao software IRaMuTeQ para análise. O resultado das entrevistas foi a evidência de quatro eixos temáticos: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Diante do exposto ao longo da pesquisa, conclui-se que a utilização do simulador de baixo custo é um método imprescindível para o ensino-aprendizagem, por contribuir efetivamente para o desenvolvimento de competências e habilidades a serem adquiridas pelo discente durante a graduação em enfermagem
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM