Navegando por Autor "Espínola, Maria Ruth Cândido"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Administração de medicamentos em lactentes: percepção de estudantes acerca do uso de um simulador de baixo custo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Espínola, Maria Ruth Cândido; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6393-6223; http://lattes.cnpq.br/1948074116351156; Silva, Fillipi André dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092A simulação é uma ferramenta de ensino-aprendizagem utilizada na área da saúde, tendo como finalidade a aplicação de um cenário fictício que aproxime o estudante da realidade para a melhora de habilidades e raciocínio clínico, para tal fim, é utilizado como instrumento o simulador. A utilização do simulador traz diversas vantagens para o ensino, principalmente para o treinamento da técnica de administração de medicamentos. Dessa forma, objetivou-se descrever as percepções dos estudantes de graduação em enfermagem acerca da utilização de um simulador de baixo custo para a administração de medicamentos em lactentes. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de estudo qualitativo descritivo, sendo realizadas entrevistas com 18 estudantes de enfermagem, no qual foram transcritas e posteriormente submetidas ao software IRaMuTeQ para análise. O resultado das entrevistas foi a evidência de quatro eixos temáticos: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Diante do exposto ao longo da pesquisa, conclui-se que a utilização do simulador de baixo custo é um método imprescindível para o ensino-aprendizagem, por contribuir efetivamente para o desenvolvimento de competências e habilidades a serem adquiridas pelo discente durante a graduação em enfermagem