Navegando por Autor "Ecco, Daniel"
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postGraduateThesis.type.badge A criatividade no ensino do M.D.C.: atividades práticas para a sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Silva, Terezinha de Medeiros; Ecco, Daniel; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana Viera; Santos, Odilon Júlio dosO alicerce deste trabalho está construído a partir das veredas reveladas pelo estudo do Máximo Divisor Comum e das múltiplas formas como este pode ser apresentado dentro de sala de aula possibilitando assim uma interação diferenciada no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. Partimos dos princípios históricos que giram em torno da construção e definição do conceito de Máximo Divisor Comum como o conhecemos hoje. Jornada que começa nos primórdios da história humana, pois antes de conceituado o Máximo Divisor Comum já era utilizado amplamente em muitas civilizações desde a antiguidade. Depois de caminhar pelas estradas que levaram o conhecimento matemático ao patamar que ele se encontra hoje, passamos a ver as relações que o Máximo Divisor Comum mantém com outros elementos matemáticos como o Mínimo Múltiplo Comum. Desta forma, chegamos ao ponto central deste TCC que é o processo de ensino que se aplica em sala de aula para elucidar o Máximo Divisor Comum de forma inteiramente ligado ao mundo real e à realidade dos educandos. Infinitos são os caminhos que a Matemática e a criatividade humana oferecem para que um docente possa mostrar e criar uma aula dentro de um ambiente onde o foco principal é a construção de saberes de forma simultaneamente coletiva e individual. Exemplos podem ser atrativos e ao mesmo tempo lúdicos. Jogos, charadas, exemplos escritos, vale tudo na hora de buscar um ensinamento de maior qualidade.postGraduateThesis.type.badge A Criptografia no ensino fundamental e médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Andréa de Araújo; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana VieiraNeste trabalho, enveredamos pela análise do uso da criptografia no ensino de Matemática nos níveis fundamentais e Médio através da realização de exemplos de utilização prática dos conteúdos matemáticos do currículo base da Educação Básica como forma de visualização da amplitude dos caminhos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. O estudo deste trabalho começa pela elucidação dos principais fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da criptografia e das tecnologias como as conhecemos hoje. No decorrer do trabalho são apresentadas formas de construção de cartas códigos através da criptografia pelo uso de saberes matemáticos. Tudo isso possui como principal ponto de ancoragem a construção de um significado mais amplo de alguns conteúdos matemáticos que muitas vezes são apresentados de forma crua e sem nenhum atrativo que motive os alunos a desenvolverem conhecimentos em torno do que é ensinado. Por fim, abordam-se as principais aplicações da criptografia que se apresentam no nosso dia a dia e que muitas vezes não vemos a sua importância, tampouco vemos todo o universo matemático que existe por trás de uma simples mensagem emitida de um aparelho para outro.postGraduateThesis.type.badge A geometria como instrumento de aprendizagem e sucesso na OBMEP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Ferreira, Jonilda Alves; Santos, Odilon Julio; Santos, Odilon Julio; Ecco, Daniel; Andrade, Luciana VieiraEste trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica e, também, o relato de uma experiência de sucesso de uma professora que, no sertão da Paraíba, consegue, por meio do ensino de geometria, estimular seus alunos para a aprovação nas olimpíadas brasileiras de matemática – OBMEP. Baseando-se no pensamento de autores como Struik (1989), Boyer (2003) e Smole (2007), dentre outros, fez-se um passeio pela matemática através dos tempos, questionou-se o ensino e a aprendizagem de matemática no ensino fundamental, discutiu-se a importância da geometria e, por último, observou-se uma história de sucesso de alunos do ensino fundamental com a professora de matemática, Jonilda Alves Ferreira, na escola municipal Cândido de Assis Queiroga, em Paulista – PB, comprovando-se que, se há estímulo, há recompensa.postGraduateThesis.type.badge A História dos logaritmos e suas aplicações no dia-a-dia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Verônica Vale da; Ecco, Daniel; SANTOS, ODILON JÚLIO DOS; ANDRADE, LUCIANA VIEIRAO TRABALHO FALA UM POUCO DA HISTÓRIA DOS LOGARITMOS,COMO TAMBÉM DE SUA APLICAÇÃO EM SITUAÇÕES DO DIA-A-DIA.postGraduateThesis.type.badge A utilização do jogo do Nim para estimular o cálculo mental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Nascimento, Henrique Alexandre do; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosAs recreações e curiosidades matemáticas têm como principal foco transformar a dureza dos números e a exigência de raciocínio lógico matemático numa brincadeira ao mesmo tempo útil e recreativa. Acreditamos que os jogos matemáticos vão além de uma mera distração para quebrar a dureza dos números. Eles podem, e devem, ser uma ferramenta que o professor pode lançar mão para aumentar o interesse do educando para determinado conteúdo que se deseje transmitir. Este trabalho objetiva analisar o artigo da Revista do Professor de Matemática (RPM) sobre o Jogo do Nim, de autoria de Carlos Alberto V. de Melo, cujo título é “O Jogo do Nim, um problema de divisão”,enfatizando a utilização desse jogo como uma ferramenta para instigar no educando a utilização do cálculo mental para resolução de problemas matemáticos.postGraduateThesis.type.badge Algoritmo da raiz quadrada: uma contribuição a somar ao seu aprendizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-11) Silva, Gabriela Ferreira da; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Ódilon Júlio dosO presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Matemática para o Ensino Médio visa a tratar um método de ensino para a resolução da raiz quadrada, O algoritmo da raiz quadrada, além de abordar os ensinamentos já utilizados em sala de aula e outros métodos bem curiosos. Neste momento o trabalho trata-se de métodos já tradicionais, abordados com bastante frequência já pelos os professores até métodos desconhecidos por muitos educadores, mas são inovadores no ensino, um novo método de se trabalhar e ativar a curiosidade do aluno.Tese Algoritmo ultra rápido para calcular propriedades críticas no problema de percolação em redes bidimensionais(2016-07-29) Ecco, Daniel; Silva, Luciano Rodrigues da; ; ; Medeiros, Elthon John Rodrigues de; ; Freitas, Joaquim Elias de; ; Henriques, Marcos Vinicius Cândido; ; Jácome, Samyr Silva Bezerra;Através de estudos sobre percolação, pode-se determinar se uma rede bidimensional percola, percorrendo apenas parte das fronteiras dos aglomerados, verificando se existem dois sítios da fronteira conectados em lados opostos da rede, isto é, sem a necessidade de preencher todos os sítios que formam os aglomerados. O objeto desta tese é um algoritmo para tal fim. Diante da velocidade que este algoritmo terá, percorrendo apenas parte das fronteiras dos aglomerados, vimos que seria possível estudar redes de tamanhos jamais alcançados (superiores a um trilhão de sítios), com complexidade menor que 1 e um baixo custo computacional em relação aos algoritmos já desenvolvidos sobre o tema percolação. Passamos, com isso, a querer estudar o comportamento do limiar de percolação e da dimensão fractal da fronteira em redes dos mais diversos tamanhos e com uma grande quantidade de simulações, as quais os resultados permitiram fazer comparações e confirmar as previsões feitas através de leis de escalas já conhecidas na literatura.postGraduateThesis.type.badge Cálculo no ensino médio: aplicações na matemática e nas ciências naturais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Morais, Auricelio Carneiro de; Ecco, DanielA referida pesquisa propõe a abordagem do ensino de limite e derivada no ensino médio, pois isso constitui uma ferramenta importantíssima de aplicações na própria matemática e em outras ciências, dispensando a memorização excessiva de fórmulas. A proposta parte inicialmente com um histórico de descoberta do cálculo, apresentando posteriormente a ideia intuitiva de limite, a partir do aumento do número de lados dos polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência. Depois é apresentado o conceito da derivada, inicialmente como taxa de variação, e posteriormente, a partir da reta tangente a uma curva. Algumas regras simples de derivação são apresentadas. As aplicações abrangem, na matemática, problemas de máximos e mínimos, volumes máximos com área mínima e como obter o lucro máximo. Já na química, está na velocidade das reações e no comportamento do volume versus a pressão. A física é campo fértil de aplicações que vão desde a velocidade e aceleração, passando pelo trabalho e potência, até a determinação da quantidade de cargas elétricas e a energia eletromagnética. A contagem da população e a quantidade do fluxo de sangue nas artérias/veias são exemplos onde é utilizada a derivada.Tese Compressão de dados sísmicos 3D(2017-12-27) Santos, Daniel Teixeira dos; Silva, Luciano Rodrigues da; ; ; Ecco, Daniel; ; Medeiros, Elthon John Rodrigues de; ; Freitas, Joaquim Elias de; ; Henriques, Marcos Vinicius Cândido;Neste trabalho, apresenta-se a importância da compressão de dados sísmicos 3D para a indústria de petróleo, sabe-se que o processamento e armazenamento desses dados é sempre um desafio nas grandes empresas de petróleo, para otimizar o tempo de armazenamento e armazenar um número máximo de informações. É exposto algumas ferramentas para o processamento e armazenamento de dados no domínio wavelet. A proposta apresentada baseia-se na Função de Peano e na transformada wavelet 1D. O sistema de armazenamento tem como objetivo a otimização do espaço computacional, tanto para o armazenamento como para transmissão de dados. Sendo necessário para isso, a aplicação da Função de Peano para linearizar as informações com máxima concentração de pontos vizinhos e a transformada wavelet 1D para decompô-la. Essas aplicações permitem extrair informações relevantes para o armazenamento dos dados com um menor custo computacional e com uma margem de erro mínima quando se compara os dados, original e processado, ou seja, há pouca perda de qualidade ao se aplicar o sistema de processamento apresentado. Os resultados obtidos a partir das informações extraídas podem ser apresentados na tela em tempo real. Os programas de processamento de imagens via Função de Peano e a Transformada Wavelet 1D foram desenvolvidos em linguagem C++, possibilitando uma troca direta de informações entre eles e o usuário.postGraduateThesis.type.badge Congruência e Divisibilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Fabia Patricia Saldanha; Ecco, DanielCongruência, Divisibilidade buscando uma reflexão sistematizada direcionadas a partir da Educação Matemática.TCC Equações do 1º grau com situações concretas que requerem soluções inteiras positivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Silva, Islânia D'arc; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosEste trabalho, baseado no artigo do Professor Antônio Carlos do Patrocínio, publicado pela Revista do Professor de Matemática (RPM), veja na referência bibliográfica, apresentamos como Trabalho Final de Conclusão do Curso, a nível de Pós-graduação, Latu-Sensu, em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, da UFRN/SEDIS. Sabendo que as equações são apresentadas aos alunos de modo bem formal, com poucas aplicações à realidade e com abundantes exercícios de simplificação, esta monografia sugere ao professor possibilidades de formular questões que aumente o interesse do aluno, facilitando o processo de ensino e aprendizado. Para os discentes, as equações é um assunto abstrato, monótono e cansativo de se entender, pois para eles matemática só “mexe” com números e não com letras, então para o professor conseguir “derrubar” esta barreira encontrada no ensino da matemática, ou seja, tornar este assunto agradável aos alunos, o professor deve apresentar situações-problemas interessantes baseados nas suas vivências e tornando-se assim, um assunto de boa compreensão entre eles. Desejo que este meu trabalho ajude aos docentes fazer atividades interessantes e formativas para melhor aprendizagem, fazendo com que haja descoberta, ação, reflexão e comunicação entre professor-aluno, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.postGraduateThesis.type.badge Funções e os Números Grandes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Mariz, Fabiano Pereira; Ecco, Daniel; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dosO presente trabalho aborda informações sobre números grandes fazendo uma relação de sua interpretação com conceitos de funções matemáticas, em particular as funções quadráticas e exponenciais. Inicialmente é apresentado um panorama histórico sobre as técnicas de contagem: abordando sistemas de numeração que facilitaram a escrita dos números e a invenção do zero, até os dias atuais, com o moderno sistema de numeração decimal. Este sistema por ser posicional facilitou muito a vida em sociedade, facilitando a escrita dos números e de cálculos impossíveis em sistemas anteriores. Isso impulsionou a evolução das sociedades e o avanço da própria matemática. Números grandes e funções são abordados juntos através de suas conexões garantindo um melhor entendimento dos mesmos. Neste trabalho executamos aulas práticas a uma turma de alunos do Ensino Médio, usando o tema na quantidade da população mundial ou à distância Terra-Sol, para que eles possam escrevê-los de maneira mais simples, e através de funções, analisar seus valores com interpretações algébricas e gráficas. Todo este trabalho irá gerar uma aula que deverá ser publicado em um local apropriado na internet, como o Portal do Professor do MEC.postGraduateThesis.type.badge O uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-09) Cortez, Allan Rodrigo Almeida; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dos; Andrade, Luciana VieiraO presente trabalho apresenta uma abordagem diferenciada no Ensino de Matemática para o Ensino Médio sobre o uso do Origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de Geometria Plana e Espacial. Inicialmente apresento um contexto histórico do Origami, desde o seu surgimento até a sua aplicabilidade em sala de aula, explanando também o Ensino de Geometria nos dias atuais. Por fim, realizo uma sequência didática com as dobraduras que pode ser aplicada em sala de aula, mais precisamente com a turma da 2º série do Ensino Médio, com o intuito de que com o uso de materiais concretos e através das dobraduras os alunos possam ter a abstração necessária para uma aprendizagem mais significativa sobre a Geometria.Dissertação Remoção de ruídos sísmicos utilizando transformada de wavelet 1D e 2D com software em desenvolvimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-05) Ecco, Daniel; Freitas, Joaquim Elias de; ; http://lattes.cnpq.br/6051109030233375; ; http://lattes.cnpq.br/8830416141697693; Silva, Luciano Rodrigues da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783310Y1; Jácome, Samyr Silva Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/1915091762056190Na atividade exploratória de hidrocarbonetos a grande incógnita é a localização das jazidas. Grandes esforços são empreendidos na tentativa de melhor identificá-las, localizá-las e, ao mesmo tempo, otimizar a relação custo-benefício da extração de Petróleo. Os métodos sísmicos são os mais utilizados pelo fato de serem indiretos, isto é, sondam as camadas de subsuperfície sem invadi-las. O sismograma é a representação do interior da Terra e de suas estruturas através de um arranjo convenientemente disposto dos dados obtidos por meio da sísmica de reflexão. Um grande problema nessa representação é a intensidade e variedade de ruídos presentes no sismograma, como o ruído de rolamento superficial que contamina os sinais relevantes e pode mascarar as informações desejadas, trazidas por ondas espalhadas em regiões mais profundas das camadas geológicas. Desenvolvemos uma ferramenta para suprimir estes ruídos que usa transformadas Wavelets 1D e 2D. O programa, em linguagem Java, faz a separação das imagens Sísmicas considerando as direções (horizontal, vertical e mistas ou locais) e faixas de comprimentos de ondas que formam essas imagens, usando Wavelets de Daubechies, Autoresolução que duplica o comprimento das ondas e Produto Tensorial das bases de Wavelets. Desenvolvemos a opção, em uma mesma imagem, de usar o produto tensorial de Wavelets de dimensão 2 ou produto tensorial de Wavelets de dimensão 1 pelas identidades. Neste último caso, temos a Decomposição em Wavelets de um sinal bidimensional em uma única direção. Esta decomposição permite alongar numa determinada direção as Wavelets bidimensionais, corrigindo efeitos de escalas ao aplicarmos Autoresoluções. Em outras palavras, aperfeiçoamos o tratamento de uma imagem sísmica, usandoWavelet 1D eWavelet 2D em etapas diferentes de Autoresoluções. Também implementamos melhorias na visualização das imagens associadas às decomposições em cada Autoresolução, facilitando as escolhas das imagens com os sinais de interesse para reconstrução da imagem sem os ruídos. O programa foi testado com dados reais e os resultados obtidos foram de boa qualidade