Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Literatura negra em performance: uma abordagem antirracista no ambiente escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-30) Dutra, Thaíses Carla Guedes Fernandes; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/0535244519842923; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Thomé, Renata Viana de Barros; Joseph, Tatiana Wonsik Recompenza
    O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o(a) aluno(a) o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM