Navegando por Autor "Dutra, Lelayne de Araújo"
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Artigo Entrepreneurial disposition in brazilian university students(International Educative Research Foundation and Publisher, 2020-05-01) Dutra, Lelayne de Araújo; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Marques, Eduardo Lopes; Lima, Nilton CesarHigher education is universally recognized as a key pillar in the construction of new knowledge economies. The Brazilian university, in general, does not explore its potential to inspire and stimulate students' ambition and innovation. Is there any neglect in the willingness of young university entrepreneurs to promote economic development and consolidate knowledge transfer? This study aims to analyze how the entrepreneurial intention of Brazilian university students behaves. The field of investigation is the Junior Companies of the country, whose use of the Modeling of Structural Equations represents the method of investigation. The study met the statistical criteria for its validation, in addition to presenting a moderate adjustment index explaining 64.9% of the entrepreneurial intention with only one rejected hypothesis. The findings of this research suggest gaps in the performance of government and universities in promoting entrepreneurial education and have implications for entrepreneurship scholars, universities, and policy makersDissertação A relação das variáveis que influenciam na formação da intenção empreendedora dos discentes das IES brasileiras(2019-02-27) Dutra, Lelayne de Araújo; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Furukava, Marciano; ; Marques, Eduardo Lopes;O ensino superior é universalmente reconhecido como um pilar chave para o desenvolvimento econômico e social nos dias atuais. No entanto, a universidade brasileira, de forma geral, não explora o seu potencial de inspirar e estimular a ambição e inovação nos empreendedores universitários. À luz dessa perspectiva, tem-se que 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo são essenciais para prepará-los, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades, e desses, o maior percentual, 33,1%, corresponde a presença de algum tipo de organização estudantil voltada para pequenos negócios, em que se encaixa a Empresa Júnior (EJ). Buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se comporta a intenção empreendedora dos universitários brasileiros ligados à empresa júnior, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Quanto a metodologia empregada, a pesquisa se caracteriza como aplicada com abordagem quantitativa e o método baseia-se na MEE. A coleta de dados teve abrangência nacional e foi realizada online através de uma survey, alcançando uma amostra de 445 alunos. Para análise estatística foi utilizado o software Smart PLS, versão 3.2.8, com as técnicas da MEE a fim de testar as hipóteses do modelo com as variáveis que afetam a intenção empreendedora. Os resultados mostraram que os construtos apresentam relações positivas e significantes explicando 12,4% da Atitude Pessoal (AP), 13,9% do Controle do Comportamento Planejado e 64,9% da Intenção Empreendedora (IE), com exceção das Normas Subjetivas que não demostraram relação com a IE, o que levou a rejeição da hipótese H3. A relação da AP com a IE apresentou maior efeito dentre as demais observadas, confirmando os achados de outros trabalhos na literatura. Concluise que o modelo da Teoria do Comportamento Planejado é adequado para avaliar a intenção empreendedora dos alunos de EJ, e que há lacunas na atuação do governo e das universidades na promoção da educação empreendedora. Os achados dessa pesquisa trazem implicações para estudiosos da educação empreendedora, avaliadores de programas, universidades e formuladores de políticas.Artigo Utilização da matriz importância-desempenho na análise estratégica: estudo em empresas de transportes urbanos(PUCPR, 2012) Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Dutra, Lelayne de Araújo; Azevedo, Luíze Fernandes de; Medeiros, Maria Luiza Azevedo deO presente artigo tem como objetivo analisar estrategicamente como as empresas de transporte urbano da cidade de Natal, RN, apresentam-se, através da identificação dos principais critérios competitivos a serem adotados por esse setor, e como as organizações do estudo se comportam diante deles. Utilizou-se como ferramental teórico a matriz de importância-desempenho, interpretando seus valores a fim de avaliar o desempenho das empresas comparado à importância atribuída pelos clientes. A metodologia empregada baseou-se em uma pesquisa aplicada, a partir de um estudo multicaso exploratório de natureza qualitativa. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas estruturadas, visitas in loco nas empresas de estudo e em órgãos relacionados, além da aplicação de questionários com clientes. A análise desses dados se deu de forma qualitativa e quantitativa. A partir deste diagnóstico e do uso da ferramenta matriz importância-desempenho de Slack et al. (1996), obteve-se como resultado a constatação das diferenças estratégicas entre as empresas estudadas, inferindo assim que o foco em qualidade, ao permear as operações de uma organização, pode colocá-la em posição de destaque no mercado