Navegando por Autor "Diniz, Algoniz Alex Cordeiro"
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Dissertação Poética da travessia: a topografia do encenador das águas refletida no processo "Memórias de quintal"(2015-03-30) Diniz, Algoniz Alex Cordeiro; Haderchpek, Robson Carlos; ; ; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; ; Almeida, Verônica Fabrini Machado de;A presente pesquisa discuti aspectos inerentes ao ato de conduzir um processo criativo em teatro partindo da ideia de que o encenador, uma vez introduzido na concepção de cena, concebe um método particular intitulado travessia poética, desse modo, nutre em seu instinto o que Gaston Bachelard denomina de “intencionalidade poética” e “imaginação simbólica”. Este estudo busca analisar as estratégias adotadas pelo encenador na criação do espetáculo “Memórias de Quintal”, correlacionando conceitos voltados à prática da direção teatral e a escrita de cadernos de direção teatral.TCC Relatos de um ator que transita entre o Kung fu e a cena ritual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Araújo, Diego Bruno dos Santos; Diniz, Algoniz Alex Cordeiro; Haderchpek, Robson Carlos; Silva, Sebastião de SalesEste trabalho tem como objetivo falar do meu despertar como ator na cena ritual na disciplina de Atuação III (2017.2), lecionada pelo professor Robson Haderchpek, usando elementos do Kung Fu tradicional na disciplina. Em todo o processo, o Kung Fu é usado como construção da figura arquetípica para a montagem cênica. Descrevo como se deram as aulas da disciplina para a montagem figura citada para o resultado final, frisando a luta como polo principal de processo de criação, e relacionando o Teatro com o Kung Fu. Desse modo, este trabalho toma como foco uma breve história do Kung Fu, explicando diferenças de estilos existentes e, sobretudo, como se deu o processo da expansão desta arte marcial no ocidente, frisando os pensamentos filosóficos do ator e artista marcial Bruce Lee para articular assim os links entre essa arte oriental e a linguagem teatral. Nesse sentido, a ênfase é dada também na descrição de como se deu a minha história na arte marcial e no teatro e na importância que isso teve para meu despertar como ator.