Navegando por Autor "Dias, Aline de Pinho"
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Tese Classificação dos estilos de aprendizagem baseado em sistemas inteligentes: um estudo de caso na educação mediada por tecnologia(2020-02-14) Costa, Roberto Douglas da; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; Dias, Aline de Pinho; ; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes; ; Souza, Gustavo Fontoura de; ; Santos, João Paulo Queiroz Dos;Os cursos de Educação à Distância (EaD), cada vez mais comuns graças ao avanço da internet e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) que servem como ferramentas de interação entre o aluno e o educador, tornaram-se um grande nicho de pesquisas em todo o mundo devido a sua característica de permitir que um determinado conteúdo seja ensinado a diversas pessoas em locais diferentes e momentos distintos. A maior parte dos cursos mediados por tecnologias em ambientes online apresentam conteúdos em sequência pedagógica estática, ou seja, sempre os mesmos recursos aplicados na mesma ordem para todos os usuários, pensando nisso, novas metodologias foram desenvolvidas para melhorar o ensino e a aprendizagem em EaD, como exemplo os métodos de inteligência artificial que buscam encontrar relações entre o progresso pedagógico e os recursos tecnológicos educacionais disponíveis nos AVAs. E essas novas metodologias se torna mais real se for aplicada na modalidade de ensino EaD, com o uso de um AVA, pois permitirá que o mesmo curso possa ser personalizado para cada usuário. Um parâmetro interessante que poderia nortear essa personalização é o Estilo de Aprendizagem do Aluno, que identifica características de como os alunos aprendem. Nesse contexto, essa tese procurou associar a teoria dos Estilos de Aprendizagem, que identifica as preferências de aprendizado de cada aluno, ao comportamento observado dos estudantes da Educação a Distância através das suas interações com o AVA, utilizando técnicas de inteligência artificial. Neste trabalho buscou-se analisar a relação entre os estilos de aprendizagem de um conjunto de alunos e seus comportamentos registrados pelo AVA, objetivando responder aos seguintes questionamentos: É possível, de forma automática, identificar o EA dos alunos a partir de suas interações com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Que técnicas podem ser desenvolvidas para identificar o EA dos alunos dos cursos realizados na modalidade EaD mediados por tecnologias, de modo a melhorar um caminho acadêmico melhor para a aprendizagem dos alunos? Para responder a essas perguntas, usamos alguns algoritmos de inteligência artificial para identificar a relação dos EA dos alunos com seus comportamentos no AVA. Os resultados mostram que não há relação entre os Estilos de Aprendizagem e as variáveis de comportamento. Essa dificuldade pode ser explicada por falhas no instrumento que identifica os Estilos de Aprendizagem ou nas variáveis que são utilizadas para caracterizar o comportamento evidenciando uma ausência de correlação entre essas teorias.Livro Coletânea de artigos científicos sobre educação a distância(SEDIS-UFRN, 2021-06-25) Dias, Aline de Pinho; Neto, José Correia Torres; Araújo, Kaline Sampaio dePublicação que apresenta artigos sobre a Ead no Brasil.Artigo Data report: educational pathway addressing food and nutrition in amyotrophic lateral sclerosis on the AVASUS platform(Frontiers in Digital Health, 2025-01-05) Coutinho, Karla Mônica Dantas; Fernandes, Felipe Ricardo dos Santos; Medeiros, Kelson da Costa; Coutinho, Karilany Dantas; Dias, Aline de Pinho; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Leite-Lais, Lucia; Lima, Kenio CostaAmyotrophic lateral sclerosis (ALS) is a rare neuromuscular degenerative disease characterized by the progressive loss of motor neurons, which leads to the gradual atrophy of skeletal and respiratory muscles (1–3). The etiology of ALS is multifactorial (2). The disease typically begins in a specific region, affecting the upper or lower limbs, bulbar areas, or respiratory system. As it progresses, it results in muscle paralysis and/or respiratory dysfunction (4). Malnutrition is common among ALS patients, with prevalence ranging from 16% to 55% at the time of diagnosis, increasing with disease progression (5). Weight loss and malnutrition are associated with faster disease progression, higher risk of complications, decline in quality of life, and reduced survival (5–7). Since nutritional status and metabolic balance impact the prognosis of ALS patients (8, 9), integrating nutritional care into the multidisciplinary treatment of ALS is imperative (10). In other words, multidisciplinary care strategies that focus on managing symptoms and improving nutritional status can enhance the quality of life and extend survival for ALS patients (11, 12). Caregivers of ALS patients play a vital and continuous role in patient care and should be considered integral members of the multidisciplinary team. Both health professionals and caregivers often require specialized training to effectively support ALS patients. In this context, health education is essential because it not only promotes health and prevents complications but also fosters engaged individuals who are equipped with the skills for self-care and autonomy (13, 14). In health education, the use of technology-mediated interactions aligns with the growing role of Information and Communication Technologies (ICT) in creating innovative and dynamic educational approaches. These initiatives have enhanced the connection between communication, science, and society (15, 16). The Virtual Learning Environment of the Brazilian Health System (AVASUS) is a free and open technology-mediated educational platform of Brazil's Ministry of Health. AVASUS was developed by the Laboratory for Technological Innovation in Health (LAIS) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through technical and scientific cooperation (17–20). The platform offers professional qualification and refresher courses within the Brazilian National Health System (SUS), designed to promote, support, and enhance continuing health education (18, 21). Additionally, it serves as a key tool for fostering resilience and responsiveness within the health system. AVASUS is accessible free of charge to health professionals, students, and the general public. Recent data show that AVASUS has over 1.2 million users, more than 3.3 million enrollments, and 424 active courses (22), making it the third-largest public health education platform globally. Studies have demonstrated that AVASUS fosters massive health professional training in various areas of health (17, 18, 23, 24). In light of this, this study aimed to structure and share a database capable of serving as a basis for studies interested in this type of information for health education. It provides a demographic characterization of students enrolled in the educational pathway addressing food and nutrition for people living with ALS. Additionally, it includes descriptive information about the courses within this pathway, in which 20,967 enrollments from the five regions of Brazil and abroad have enrolledDissertação Desenvolvimento de recurso educacional sobre educação sexual para adolescentes: um estudo de caso no projeto "Sífilis Não"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-04) Gadelha, Marília Moreira Torres; Lins, Hertz Wilton de Castro; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/7712686175574736; ; http://lattes.cnpq.br/7148933458724038; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Nóbrega, Arieli Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0871415096151749; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705Introdução: Observa-se a necessidade de profissionais de saúde abrirem espaços para discussão de temáticas como, sexualidade e contracepção com adolescentes, para que dúvidas sejam esclarecidas, reflexão e sensibilização dos adolescentes sejam motivadas, de modo a promover a formação de seres humanos com capacidade de realizar escolhas conscientes e decisões responsáveis. Existem possibilidades de se desenvolver meios de educação em saúde através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A tecnologia educativa pode ser considerada uma medida eficaz para traçar ações estratégicas voltadas para os jovens. Objetivo: Desenvolver e disponibilizar um recurso educacional em plataforma virtual de aprendizagem (AVASUS) vinculado ao projeto “Sífilis não” para capacitação de profissionais da saúde sobre educação sexual para adolescentes. Método: o desenvolvimento do módulo deu-se a partir da realização de cursos preparatórios para orientação da conteudista acerca do preparo de material para o AVASUS; Inscrição em cursos do AVASUS para subsidiar a conteudista na elaboração do módulo; Busca de artigos em periódicos sobre a ideia do módulo para conhecer o impacto inovador na construção dessa tecnologia e quais ferramentas já foram desenvolvidas sobre essa temática; Utilização da ferramenta Gestão de Projetos para anexação de documentos, materiais e pautas de reuniões com os orientadores; Templates desenvolvidos pela equipe do AVASUS para orientar a conteudista sobre o padrão a ser seguido para melhor compreensão da ideia; Cadastro no The manager (ferramenta de gestão de projetos dos módulos educacionais produzidos no projeto "Sífilis Não") para anexar o plano do módulo e acompanhar o andamento da construção pela equipe responsável. O produto: o módulo educacional está voltado para profissionais da Atenção Primária à saúde que se interessa pelo assunto sobre educação sexual para adolescentes, considerando as infecções sexualmente transmissíveis, bem como os principais métodos contraceptivos e suas recomendações para essa faixa etária. Conclusão: o desenvolvimento de competências que este módulo proporcionará pode abrir margem para se trabalhar esta metodologia nos serviços de saúde, incentivando profissionais da saúde a utilizarem tal ferramenta no ambiente que está inserido.Dissertação Desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança do paciente em unidades pediátricas: estratégias para envolver os usuários no cuidado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Siqueira, Cecília; Dias, Aline de Pinho; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/5387010100082241; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; ; http://lattes.cnpq.br/8364869948245963; Cruz, Agnaldo Souza; ; http://lattes.cnpq.br/9065162603161455; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; Paiva, Aldair de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Hekis, Hélio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515A segurança do paciente representa um dos maiores desafios para os serviços de saúde e tem mobilizado a busca por estratégias que assegurem uma assistência em saúde de qualidade. O Ministério da Saúde brasileiro estabelece o envolvimento de pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente e a ampliação do acesso da sociedade às informações relativas ao tema. Problema: Partindo do pressuposto de que a melhoria da cultura de segurança propicia integração entre os profissionais, pacientes e familiares, de forma que comunicação efetiva leva a melhoria na assistência à saúde, advém o questionamento: quais ferramentas podemos desenvolver para facilitar o aprimoramento do usuário às metas internacionais de segurança do paciente? Objetivo: Propor estratégias para as instituições de saúde no envolvimento do paciente no processo de cuidar por meio de materiais audiovisuais e de ensino mediados por tecnologias. Metodologia: Foi elaborado roteiro de vídeos de curta duração a serem utilizados em instituições que atendam crianças (enfermarias, salas de espera), com os temas: identificação do paciente, higienização das mãos e prevenção de quedas hospitalares. Foi elaborado também um curso modular de autoinstrucional para plataforma AVASUS, de 30 horas, intitulado: Envolvendo pacientes e cuidadores nas metas internacionais de segurança do paciente. Resultados e Discussão: A apresentação de materiais educativos é uma estratégia relevante para envolver pacientes e familiares no cuidado adequado. As ferramentas ora apresentadas preparam os profissionais para instruí-los. Desta forma, os produtos desenvolvidos, tais como os vídeos e o curso EaD, acrescentam novas informações, de forma sistêmica, aos materiais já disponíveis sobre como atender às metas internacionais de segurança do paciente nas instituições hospitalares.Dissertação Desenvolvimento de um curso mediado por tecnologia na atenção de Enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Silva, Gilmara Barbosa de Melo; Arrais, Ricardo Fernando; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198; ; http://lattes.cnpq.br/6932015032307982; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Maia, Jussara Melo de Cerqueira; ; http://lattes.cnpq.br/5909401005847640; Nascimento, Jaqueline Dias do; ; http://lattes.cnpq.br/4478360633257529Estado da arte: O transplante hepático é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Sendo assim, seu sucesso depende sobretudo de uma completa infraestrutura hospitalar, e de uma equipe multiprofissional treinada. A educação mediada por tecnologia torna-se aliada no desenvolvimento da capacitação e qualidade dos serviços. Problema: Como a produção de cursos mediados por tecnologias pode atuar na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento de qualidade nas etapas do transplante hepático? Objetivo: Desenvolver um curso mediado por tecnologia na atenção de enfermagem a pacientes submetidos ao transplante hepático. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação. O local de pesquisa foi, como passo inicial, a realização da coleta de dados em serviço de referência terciária, o Hospital Universitário no estado do Paraná por meio de entrevista no setor especializado, para dar subsídios para a elaboração do módulo educacional. Resultados e discussão: Foi desenvolvido um curso autoinstrucional para a plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde. O módulo educacional tem duração de 30h, dividido em quatro unidades distintas. Cada unidade contendo de duas a quatro aulas, com conteúdo atualizado abrangendo os cuidados relacionados a pacientes submetidos ao transplante hepático com foco no pré e no pós-operatório, na alta hospitalar e no acompanhamento ambulatorial. O curso tem como público-alvo todo profissional de saúde, de nível médio ou superior, em especial a equipe de enfermagem. Conclusão: O módulo educacional, Atenção de enfermagem em pacientes submetidos ao transplante hepático objetiva atualizar os profissionais quanto ao manejo do paciente dentro do contexto hospitalar, bem como orientar a construção de um vínculo construtivo adequado para alta e acompanhamento ambulatorial, domiciliar e divulgar saberes por meio da sua disponibilização na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde.Dissertação Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru(2018-06-06) Oliveira, Ruy Medeiros de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; Dias, Aline de Pinho; ; Oliveira, Eloiza da Silva Gomes; ; Coutinho, Karilany Dantas; ; Costa, Marcelo Viana da;O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.Livro Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS(EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosÉ com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso paísDissertação O Design Thinking como ferramenta aplicada ao ensino da metodologia Lean Six Sigma a gestores de hospitais universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Alves, Thais Oliveira Santos; Cortez, Lyane Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3851476293314525; http://lattes.cnpq.br/9176472736333717; Dias, Aline de Pinho; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Paiva, Aldair de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9018480223151192; Oliveira, Genilde Gomes de; http://lattes.cnpq.br/7295541717012306ESTADO DA ARTE: Tanto no âmbito internacional quanto nacional, a saúde encontra dificuldades em sua gestão, entre os maiores problemas enfrentados estão a escassez de recursos financeiros nos últimos anos. Em 2019, o orçamento da saúde perdeu 13.6 bilhões. Considerando os recursos autorizados no início de 2020, de quase R$ 5 milhões abaixo do piso anterior, a perda estimada entre 2018 e 2020 é de R$ 22.5 bilhões (MORETTI, B., FUNCIA, F.R., OCKÉ-REAIS, 2020). PROBLEMA: Frente ao cenário apresentado, fica evidente a importância de pesquisas que apresentem estratégias e ferramentas para auxiliar a área de saúde a melhorar seu desempenho, e, consequentemente, reduzir custos. O uso de Lean Healthcare (LH) e Lean Six Sigma (LSS), na gestão da saúde, pode servir como forte aliado desta proposta. Foi nessa perspectiva que surgiu o desejo de ensinar a aplicação do LSS e LH, na área assistencial, com foco na melhoria do desempenho dos Hospitais Universitários Brasileiros. Os princípios Lean estão voltados para a melhoria na qualidade da assistência aos pacientes. Seu objetivo é eliminar desperdícios e assegurar maior atenção na prestação de cuidados, por meio do sistema de melhoria contínua. OBJETIVOS: Desenvolver um curso autointrucional em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) através do uso do Design Thinking e que contemple os passos para a implementação de melhores ferramentas e práticas da metodologia lean healthcare e lean Six Sigma em Hospitais O curso apresenta os princípios fundamentais do Lean Six Sigma que sustentam as abordagens modernas de melhoria contínua na saúde. METODOLOGIA: Abordagem metodológica utilizada na construção do curso foi o Design Thinking, que nos auxiliou na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar soluções de melhor qualidade através de quatro etapas: imersão (entendimento), ideação (criação), prototípico (teste) e desenvolvimento (aplicação). A partir desse resultado, o protótipo do curso foi desenvolvido. O referencial teórico trouxe subsídios para direcionar o conteúdo aos problemas da gestão da assistência à saúde, extensamente relatados na produção científica da área. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta do curso foi desenvolvida na perspectiva de levar um novo olhar para os gestores, com foco na resolução de alguns problemas recorrentes na assistência. Ou seja, o curso não se propôs a resolver tais problemas, mas em mostrar como os princípios Lean podem contribuir para o desenvolvimento de soluções. Com intuito de ser uma formação inicial e de caráter fortemente motivacional, o conteúdo do curso não evidenciou todas as ferramentas que poderiam auxiliar nas diversas rotinas gerenciais, sendo necessários novos estudos para identificar todas as possibilidades de aplicação da metodologia enxuta. Este estudo foi delineado para melhorar a eficiência e eficácia operacional dos Hospitais, quando corretamente apreendido e implantado pelos gestores.Dissertação Direitos autorais na produção do material didático para educação a distância: estudo com foco na gestão do conhecimento(2019-03-25) Marques, Edineide da Silva; Barbosa Neto, Pedro Alves; Tarrago, Nancy Sanchez; ; ; ; Dias, Aline de Pinho; ; Martins, Daniel de Araújo; ; Cavalcante, Ilane Ferreira;A Gestão do Conhecimento é fundamental a todo e qualquer tipo de organização, considerando as mudanças e melhorias nas práticas institucionais, contribuindo de maneira significativa nos objetivos e nas metas de cada uma delas. Assim, este estudo tem como objetivo geral identificar ações que podem contribuir para melhorar o conhecimento organizacional sobre os direitos de autor, visando evitar violações e conflitos na produção do material para Educação a Distância, na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Quanto aos objetivos específicos, buscou descrever as etapas e os atores envolvidos na produção do material didático da SEDIS; avaliar os conhecimentos, habilidades e percepções dos colaboradores relacionados aos direitos autorais, na produção do material didático da SEDIS; e propor sugestões com vista a capacitar os colaboradores e regulamentar os direitos autorais dos materiais produzidos, com foco na GC, especificamente, na Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos descritivos e estudo de caso. Tem uma população de 56 funcionários, e uma amostra não probabilística por conveniência, totalizando 51 servidores, que fazem parte da Coordenadoria de Produção do Material Didático, que responderam a um instrumento de coleta, questionário; e, também, a gestora da instituição que participou de uma entrevista semiestruturada. A análise de dados consiste em análises estatísticas, expostas em gráficos e tabelas, além de fluxogramas e figuras e, ainda na análise de conteúdo de Bardin. A partir dos resultados encontrados, constata que os setores são distintos em suas funções e que os colaboradores que atuam apresentam experiências e, ao mesmo tempo, necessidades de aprimoramento no seu fazer laboral. Com isso, propõe algumas recomendações e sugestões, quais sejam: capacitação e treinamento, aquisição de software para identificar plágio e alteração no contrato dos funcionários. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para produção do material didático na SEDIS e, que o modelo de Nonaka e Takeuchi (1997) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: socialização, externalização, combinação e internação (SECI), para elaborar a proposta de intervenção, descrita nas recomendações e sugestões.Dissertação Diretriz nacional para os núcleos de avaliação de tecnologias em saúde dos hospitais da Rede Ebserh(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-30) Santos, Andréia Rodrigues Meira dos; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Coutinho, Karilany Dantas; 03557257460; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; http://lattes.cnpq.br/2923884731795093; Dias, Aline de Pinho; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Cruz, Agnaldo Souza; http://lattes.cnpq.br/9065162603161455; Barros, Daniele Montenegro da Silva; http://lattes.cnpq.br/7753316780095100Estado da arte: Os Hospitais de Ensino demonstram ser um campo fértil para a promoção e difusão do espírito inovador e pesquisador, isso devido ao seu objetivo intrínseco do Ensino, Pesquisa e Inovação. No Brasil, o surgimento de NATS em Hospitais Públicos de Ensino ocorreu como parte da estratégia de fortalecimento do Grupo de Trabalho de Formação Profissional e Educação Continuada da Rebrats, que teve como propósito promover e difundir a área de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) no Brasil. Problema: De acordo com o Diagnóstico Situacional realizado nos hospitais da Rede entre 2018 e 2020, observou-se que quase metade das filiais Ebserh não possuíam NATS instituídos e as que tinham, apresentaram funcionamento limitado devido a dificuldades tais como equipe reduzida e com sobreposição de carga-horária com os serviços assistenciais, exígua capacitação da equipe, infraestrutura deficitária, entre outras. Objetivo: Dessa forma, o objetivo deste estudo é Elaborar uma Diretriz Nacional para direcionar os Hospitais Universitários Federais filiais da Ebserh quanto à (re)estruturação, fortalecimento dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde e divulgação dos seus serviços, para auxiliar tecnicamente a gestão do hospital quanto às decisões sobre a gestão das tecnologias em saúde. Decisões de inclusão, exclusão ou substituição de tecnologias em saúde na instituição hospitalar, quando baseada em evidência científica, leva ao uso racional dessas tecnologias, assim como proporciona ao gestor administrar com eficiência os recursos públicos. Metodologia: Para o desenvolvimento desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento bibliográfico de artigos em diferentes ferramentas de busca, com base nos descritores “Avaliação de Tecnologias em Saúde”, “Tecnologias em Saúde”, “Avaliação de Tecnologias”, “Economia na Saúde”, “Judicialização da Saúde”, “Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde”, “ATS” e “NATS”. Também serviram de fonte de pesquisa legislações federais, manuais, guias e normativas da Ebserh. Além disso, realizamos um estudo descritivo de 2 diagnósticos situacionais dos NATS da Rede realizados pela Ebserh e Análise dos Processos de Trabalho de documentos de NATS de hospitais da Rede, para obtenção de melhores práticas elaboradas e desenvolvidas na Rede. Resultados e Discussões: O estudo proporcionou a elaboração de uma Diretriz Nacional para os NATS dos hospitais da Rede Ebserh, com direcionadores sobre (Re)estruturação/Fortalecimento e Carta de Serviços aos clientes Internos e Externos, fundamentados em normativas federais, da Ebserh e em boas práticas desenvolvidas e executadas por NATS da Rede. Conclusão: Dessa forma, a elaboração de uma Diretriz Nacional com direcionadores para os NATS dos hospitais filiais da Rede Ebserh impacta positivamente os Hospitais Universitários Federais - HUF ao passo que a presença de um área responsável pela ATS, bem estruturada e atuante, pode ser considerada um valioso instrumento de gestão, na medida em que subsidia o administrador hospitalar com estudos baseados em evidências científicas, levando-o a tomar decisões assertivas quanto ao uso racional das tecnologias em saúde, promovendo, dessa forma, gestão eficiente dos recursos públicos.Dissertação Diretrizes para pesquisa e inovação tecnológica na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(2018-10-30) Dantas, Maria Luisa Nogueira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; Paiva, Aldair de Sousa; ; Dias, Aline de Pinho; ; Hekis, Helio Roberto; ; Coutinho, Karilany Dantas;A inovação tecnológica, por meio dos setores de pesquisa e desenvolvimento, deve ser resultado de produção científica de ponta gerados no cerne das empresas e de influenciar o setor produtivo de um país. A importância da pesquisa em saúde no Brasil é amplamente reconhecida, estando os institutos de pesquisa em saúde dentre os primeiros e mais importantes do país. A saúde, por sua importância social, como também em função de responder por parcela significativa dos investimentos nacionais em pesquisa e desenvolvimento, desponta como um sistema produtivo capaz de concretizar um modelo de desenvolvimento competitivo e inclusivo. o Brasil ainda é dependente na utilização dos principais insumos industriais destinados à saúde – medicamentos, vacinas, soros, hemoderivados, kits diagnósticos e equipamentos. Desse modo, o país é vulnerável e dependente estruturalmente para assegurar os direitos à saúde, tendo indicadores que expressam essa realidade, como o crescimento substancial do déficit comercial no sistema produtivo da saúde. A Ebserh, empresa pública criada em 2011, possui, dentre suas finalidades, a prestação de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. É premente que a Ebsereh defina suas normativas, baseadas no arcabouço legal nacional, seus fluxos e seus processos relacionados à realização de pesquisa e inovação tecnológica no âmbito dos hospitais da rede, a fim de institucionalizar e fomentar a produção científica em saúde e contribuir para o desenvolvimento do Brasil em pesquisa e desenvolvimento.Tese Educação e devoção: lições da memória e aprendizagens da renovação no Sítio Serra da Minguiriba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-14) Duarte, Francisca Eugênia Gomes; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; http://lattes.cnpq.br/1243015698277856; Paiva, Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Dias, Aline de Pinho; Conceição, Maria Telvira da; Queiroz, Zuleide Fernandes deEste estudo tem por objetivo analisar as relações entre educação, devoção e ética comunitária no processo de formação cultural e social da comunidade do Sítio Serra da Minguiriba, a partir do ritual de celebração da Renovação do Sagrado Coração de Jesus, a fim de observar o papel da memória coletiva e suas tessituras cotidianas na existência e resistência da comunidade na Chapada do Araripe. A pesquisa foi realizada em duas fases. Na primeira, conversei com 18 membros da comunidade. Na segunda fase, entrevistei 36 descendentes das famílias fundadoras, além de participar das rodas de conversas, dos eventos da comunidade e de acompanhar, observar e participar da vida na Minguiriba. Utilizei fontes documentais, bibliográficas e observação in loco do ritual mais importante da comunidade: a Renovação do Sagrado Coração de Jesus. Este estudo se fundamenta no paradigma da complexidade, na interface entre educação comunitária, devoção, memória coletiva e aprendizados sociais a partir da ótica de Edgar Morin (2011, 2018, 2019), Halbwachs (2006) e Candau (2011). Os resultados obtidos nos permitiram observar que o povo da Minguiriba se educa e resiste aos desafios de se viver no semiárido a partir de uma ética comunitária que se sustenta e se propaga na socialização, na interação entre as pessoas da comunidade, firmada nos preceitos da disciplina, honra, oração, trabalho, partilha e cuidado uns com os outros. O ritual da Renovação do Sagrado Coração de Jesus, como tradição cultural, une as pessoas da comunidade Minguiriba e lhes ensina viver em comunidade, para além dos limites do religioso. Ajuda no enfrentamento das dificuldades de ordem político-social, o que, necessariamente, implica desfazer a concepção banal de que um ritual religioso se circunscreve apenas nos interesses da fé de quem o pratica. Constitui-se como uma formação capaz de revigorar as raízes históricas da comunidade, fortalecer a identidade e a memória individual e coletiva do grupo.Livro Educação mediada por tecnologia aplicada à saúde: produção de textos dialógicos(SEDIS-UFRN, 2021-09-19) Santos, Erivaldo da Silva; Burlamaqui, Aglaé Rodrigues Santos da Silva; Dias, Aline de PinhoEste trabalho aflora significativas contribuições, além de possibilidades, numa perspectiva inovadora, que contribuem para produção de material didático focado na educação mediada por tecnologia com dialogicidade.Dissertação Elaboração de procedimento operacional padrão para os cuidados de enfermagem ao paciente pediátrico em diálise peritoneal no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Silva, Ionara da; Dias, Aline de Pinho; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Coutinho, Karla Mônica Dantas; Elias, Tatiana Maria Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6588610782779343INTRODUÇÃO: A Diálise Peritoneal é um tipo de Terapia Renal Substitutiva, sendo definida como a administração de uma solução dialisadora, através de um cateter de silicone, diretamente na cavidade peritoneal, a qual atuará como uma membrana semipermeável capaz de realizar a troca de água e solutos. Para a realização desse tipo de terapia, faz-se necessário a atuação de profissionais capacitados, com conhecimentos teóricos e práticos satisfatórios, a fim de promover um tratamento seguro, efetivo e livre de iatrogenias. OBJETIVO: elaborar um Protocolo Operacional Padrão, direcionado aos enfermeiros, para padronização e melhoria do cuidado ao paciente pediátrico em diálise peritoneal. MÉTODO: Estudo do tipo pesquisa-ação, realizado junto aos enfermeiros que atuam na pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, no período de agosto de 2022 a abril de 2023. A pesquisa foi realizada em quatro etapas: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário de múltipla escolha sobre a diálise peritoneal, elaboração de um Procedimento Operacional Padrão sobre a execução da diálise peritoneal e intervenção educativa junto aos enfermeiros. RESULTADOS: Participaram do estudo 11 enfermeiros. Destes, 06 enfermeiros atuam na enfermaria pediátrica e 05 na UTI pediátrica. Dentre todos os enfermeiras que responderam ao questionário, apenas 01 (9,1%) relatou nunca ter realizado o procedimento de diálise peritoneal. No entanto, dos 11 participantes, apenas 05 (45,5%) já tiveram contato com algum protocolo ou POP sobre tal procedimento e, 90,9% deles nunca haviam participado de capacitação sobre a temática. Referente à segunda parte do questionário, onde os participantes responderam questões de múltipla escolha sobre os aspectos que envolvem a diálise peritoneal, houve um bom número de acertos entre todos os participantes, com uma média de 13,09 questões corretas. Como produto do estudo foi elaborado um Procedimento Operacional Padrão detalhando todo o procedimento, incluindo a montagem do sistema e execução da Diálise Peritoneal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo evidenciou que o conhecimento dos enfermeiros acerca do tema aumentou após a realização da intervenção educativa, uma vez que houve maior quantidade de acertos ao responderem o questionário após a exposição dialogada e discussão sobre a Diálise Peritoneal. Tais dados reforçam a relevância de padronizar o procedimento de Diálise Peritoneal, através do Procedimento Operacional Padrão, bem como da capacitação e educação permanente para os profissionais que prestam esse tipo de cuidado.Dissertação Elaboração de um recurso educacional para profissionais de saúde voltado para os cuidados paliativos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-24) Costa, Stella Alyny de Aquino; Arrais, Ricardo Fernando; https://orcid.org/0000-0002-9258-4263; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198; http://lattes.cnpq.br/7499566671587886; Dias, Aline de Pinho; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Medeiros, Kleyton Santos deNos últimos anos, a criação de políticas públicas, o avanço da medicina, associada à incorporação de novas tecnologias, o emprego de tratamentos cada vez mais eficazes, além do desenvolvimento das diversas subespecialidades pediátricas, aliadas à proliferação das unidades de tratamento intensivo pediátrico e neonatal, contribuíram para modificação do perfil epidemiológico da população, com o aumento das doenças crônicas, a redução da mortalidade infantil e declínio das condições agudas. Diante desse contexto, surge uma nova abordagem do cuidado, voltado para atender os pacientes com doenças que não tem possibilidade de cura por meio de um novo conceito terapêutico: Cuidados Paliativos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um recurso educacional sobre Cuidados Paliativos voltado para profissionais e alunos da área da saúde e também para a sociedade civil, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, que se caracteriza por identificar e resolver problemas coletivos, através da investigação baseada em uma autorreflexão dos atores e pesquisadores envolvidos. A pesquisa foi construída em duas etapas: análise do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os Cuidados Paliativos voltados à criança com condição crônica hospitalizada realizada em 2020 e a elaboração de um desenho pedagógico sobre Cuidados Paliativos para os profissionais de saúde, por meio da criação de um curso gratuito na plataforma AVASUS. Observou-se que os profissionais não compreendiam a filosofia e os objetivos dos Cuidados Paliativos, evidenciando lacuna na formação dos profissionais e fragilidade emocional frente ao processo de morte. Desta forma, o produto desse projeto visa o aperfeiçoamento das práticas adotadas no cuidado, de modo a instruir para os Cuidados Paliativos, como também, gerar melhorias na qualidade da assistência à medida que poderá trazer subsídios para fundamentar o planejamento de suas ações e o enriquecimento científico.Dissertação Empoderamento do paciente na redução de eventos adversos em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Alves, Valdelanda de Paula; Brazorotto, Joseli Soares; Araújo Filho, Irami; http://lattes.cnpq.br/1001272104700612; Oliveira, Hadelândia Milon de; Dias, Aline de Pinho; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; Balen, Sheila AndreoliIntrodução: Eventos Adversos (EA) são qualquer ocorrência desfavorável ao paciente e que não tem necessariamente relação causal com o tratamento, sendo considerado um marcador da qualidade de atendimento prestado pela equipe de saúde. Observa-se a necessidade de esclarecer as evidências sobre o efeito da educação do paciente na redução dos eventos adversos, bem como a realização de estudos nacionais a este respeito. O diagnóstico situacional no HUGV/AM, no período entre 2015 a 2018, contabilizou um total de 749 eventos adversos, deste um óbito, denominado Never Events, um evento que não era para acontecer (VIGIHOSP, 2016), o que levou à proposição desta pesquisa. Objetivos: a) identificar, por meio de revisão sistemática da literatura, se o empoderamento do paciente reduz os eventos adversos durante a hospitalização; b) conhecer a percepção dos profissionais do HUGV/AM sobre o empoderamento do paciente na prevenção de eventos adversos; c) analisar o efeito de uma intervenção com tecnologia leve na rotina da equipe na redução de eventos adversos; d) produzir um roteiro de vídeo educativo que deverá ser veiculado via Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde - AVASUS. Método: pesquisa de método misto composta por: a) Estudo 1 - estudo de revisão sistemática da literatura para o qual foi utilizado o protocolo específico com base no checklist PRISMA-P. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados (Cochrane, Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science) e na literatura cinzenta (Google acadêmico, Open Gray e ProQuest Dissertations and Thesis). O risco de viés foi avaliado por meio das ferramentas ROBBINS-I (estudos não randomizados) e RoBS 2 (estudos randomizados) e foi realizada a metaanálise dos dados. b) Estudo 2 – pesquisa aplicada do tipo estudo de caso, transversal, exploratória-analítica; c) Estudo 3 - pesquisa aplicada, de estudo de caso com intervenção por meio de tecnologia leve, que contou com a inserção de 3 perguntas sobre o empoderamento do paciente frente aos eventos adversos no formulário da rotina dos profissionais. Participaram dos estudos 2 e 3 os profissionais que atuaram na assistência de pacientes adultos internados na clínica médica do HUGV/AM. d) Estudo 4 - pesquisa metodológica para o desenvolvimento de roteiro do vídeo. Foram realizadas análises quantitativas descritivas e inferenciais e qualitativas dos dados obtidos nos estudos. Resultados: a) Estudo 1 - aplicados os critérios de inclusão/exclusão 4 artigos que abordavam o EA “Quedas” restaram para análise final na revisão sistemática, que demonstrou que a educação ao paciente possui evidência científica para seu emprego na redução destes eventos adversos; b) Estudo 2 – os profissionais do HUGV/AM referiram que o empoderamento do paciente é importante para a prevenção de eventos adversos, no entanto há que se trabalhar com a equipe o melhor conhecimento dos protocolos de segurança do paciente, bem como sensibilizá-los para o cuidado centrado na pessoa; c) Estudo 3 - analisados os dados pré e pós intervenção no formulário da rotina dos profissionais, houve diferença estatisticamente significativa na redução dos eventos adversos de identificação do paciente e de quedas, mas não nos eventos de lesão de pele e administração de medicamentos; d) Estudo 4 - após a revisão do roteiro, o mesmo encontra-se apto e será utilizado para a produção de material educativo via AVASUS. Conclusão: O empoderamento do paciente e de seu acompanhante reduz os efeitos adversos durante a internação e a proposição de intervenções com tecnologia leve, como a inserção das perguntas no formulário de segurança do paciente e o vídeo educativo representam uma possibilidade de baixo custo para a minimização de eventos adversos no HUGV/AM, que pode ter escalabilidade para outros hospitais. Como desfecho síntese do estudo fica claro para que as mudanças ocorram em relação aos eventos adversos dentro dos hospitais, se faz necessários uma reabordagem com todas as categorias profissionais, enfatizando sobre o papel de cada um para com a segurança do paciente, difundindo os protocolos instituídos, o básico, e atuar de forma a considerar sobre a importância do paciente pela segurança do paciente, atuando como parceiros em seus cuidados, atuando como possíveis barreiras para evitar os eventos adversos.Dissertação Estruturação de curso de capacitação mediado por tecnologia para otimizar a gestão de equipamentos médico-hospitalares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-16) Frondana, Fernanda Vieira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/9078523324826759; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Oliveira, Eduardo Jorge Valadares; ; http://lattes.cnpq.br/6940468130578331; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367Estado da arte: O desenvolvimento de curso mediado por tecnologia, para amplo e massivo acesso remoto, objetivando a educação permanente de profissionais em diversas áreas, em especial na área da saúde, tem-se mostrado como uma estratégia promissora para o alcance daqueles interessados em atualizarem-se em seus campos de atuação e desenvolverem um pensamento mais crítico-reflexivo acerca dos problemas enfrentados em suas rotinas profissionais. Problema: Atualmente, um dos problemas encontrados nos estabelecimentos de saúde é a incipiência nos processos de planejamento de aquisição de equipamentos de alta complexidade, bem como incidentes envolvendo o uso destes equipamentos, colocando em risco pacientes, profissionais da saúde e o próprio equipamento em si. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é propor a estruturação de um projeto pedagógico para desenvolvimento de curso na modalidade ensino à distância, a ser hospedado na plataforma AVASUS, para mitigar fragilidades no processo de planejamento da aquisição de equipamentos de alta complexidade e em seu uso. O equipamento objeto do curso é a ressonância magnética nuclear, justificando-se por possuir alto custo de aquisição, implantação e operação, além de causar alto impacto assistencial quando da sua indisponibilidade, uma vez que compromete a realização de exames de diagnóstico por imagens primordiais para identificação, prognóstico e terapia de pacientes, principalmente com suspeita de câncer. Metodologia: Para a realização desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento de artigos em 4 bases de dados disponíveis na plataforma CAPES sobre estruturação de cursos abertos suportados por tecnologia da informação. Ainda, foi efetuada consulta a documentos orientativos da plataforma AVASUS e foram realizadas duas oficinas de imersão para estruturação pedagógica de cursos educacionais mediados por tecnologias da informação. Para desenvolvimento do conteúdo programático do curso, foi realizada pesquisa com dados secundários, sobre o equipamento de ressonância magnética nuclear e a problemática de sua operação e do planejamento de sua aquisição. A elaboração do conteúdo do curso iniciou-se em junho de 2019 e estendeu-se até junho de 2020. Resultados e Discussões: O estudo propiciou a estruturação de curso com duração de 60 horas, que aborda de forma holística a inserção do equipamento de ressonância magnética nos sistemas de saúde, apresentando conceitos teóricos, normativos, legislativos e práticos sobre esta tecnologia e seu uso. O design instrucional e a arquitetura pedagógica do curso foram desenvolvidos baseados nas melhores recomendações encontradas na literatura estudada. Conclusão: Dessa forma, a estruturação de cursos suportados por recursos tecnológicos, a serem realizados na modalidade a distância, é estrategicamente viável para a formação de um pensamento crítico reflexivo sobre as práticas das atividades dos profissionais de saúde em seu dia-a-dia, envolvendo problemas relacionados à equipamentos médicos de alta complexidade, com consequente minimização dos impactos assistenciais, sociais e financeiros aos sistemas de saúde e aumento da segurança do paciente, foco das estratégias de saúde moderna.Tese A formação para a produção de material didático para a EaD na área da saúde à luz dos princípios dialógicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Santos, Erivaldo da Silva; Araújo, Allyson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; https://orcid.org/0000-0002-8684-8314; http://lattes.cnpq.br/3054504913922197; Dias, Aline de Pinho; Maia, Dennys Leite; Costa, Alan Queiroz da; Soares, Marta GenúA formação humana ao longo da vida, na área da saúde, configura-se como um desafio para instituições e gestores, sobretudo, na contemporaneidade. Com isso, surge a necessidade de novas estratégias para o desenvolvimento de competências pedagógicas, para a construção da aprendizagem significativa e práticas educacionais inovadoras, eficientes e efetivas. Este trabalho examinou a formação de professores autores e o processo de produção de material didático para a área da saúde, a partir de princípios dialógicos, no âmbito do AVASUS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, amparada por delineamento bibliográfico. A primeira fase do estudo percorreu a análise do conteúdo disposto em uma amostra de 13 módulos do AVASUS e a segunda fase compreendeu a coleta de dados por meio do questionário on-line aplicado com os 11 professores autores que elaboraram esses módulos. Ainda na segunda fase, realizou-se entrevista semiestruturada com 11 profissionais da equipe de produção de material didático da Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram explorados de acordo com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin ([1977] 2021), ou seja, (i) pré-análise, (ii) exploração do material e (iii) tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Nessa direção, questionamos a contribuição do processo de produção de material didático para a formação dos professores autores e a implicação na qualidade dialógica do material didático produzido para educação a distância na área da saúde. Reflexões orientadas pela organização de ideias sobre transdisciplinaridade, comunicação, relações entre significado e significação, bem como valores e práticas educacionais no cenário da saúde. Os resultados desta tese mostram que o material didático analisado expressa elementos e princípios abordados por autores relevantes na área educacional, como Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. E como estratégia, para sistematizar pedagogicamente o conteúdo, apresentamos os princípios dialógicos, caracterizados pela problematização, o estímulo à autonomia, a linguagem simples, clara e comunicativa, o diálogo realístico por meio do tom dialogal, além do design educacional como base para a dialogicidade. Com relação à capacitação que faz parte do processo de produção de material didático no AVASUS, os professores autores atestam que ela desempenha um papel importante. Contudo, eles enfatizam que o conhecimento sobre dialogicidade se fortalece ao longo do percurso do conteúdo pelas etapas de produção.Dissertação Guia informativo para gestantes sobre sífilis congênita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-23) Amorim, Nadyne Dayonara Maurício de; Coutinho, Karilany Dantas; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; ; http://lattes.cnpq.br/5618799727903548; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Lima, Kenio Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/5835673385014578; Lima, Leonardo Judson Galvão de; ; http://lattes.cnpq.br/6619101893924702O Brasil vive um cenário de alta incidência de sífilis desde o ano 2010, ocasionando no anúncio do Ministério da saúde sobre a epidemia da doença no Brasil. A doença é curável, exclusiva de seres humanos e transmitida através da relação sexual a partir da bactéria Treponema Pallidum. A sífilis adquirida, a sífilis em gestantes e a sífilis congênita são os tipos possíveis da doença. Diferentemente dos demais, a sífilis congênita é transmitida de mãe para filho durante a gestação ou parto, caso a mãe não seja diagnosticada ou tratada durante o período gestacional. Este tipo de sífilis apresentou um aumento de 300 por cento nos registros de novos casos no país. As informações apresentadas são alarmantes e presumem possíveis circunstâncias vivenciadas no Brasil. Tendo em vista que a taxa de incidência de sífilis congênita aumenta intensamente, é possível afirmar que o número de novos casos de sífilis em gestantes, bem como a incidência de uma lacuna no diagnóstico e tratamento da doença também apresenta números preocupantes. Durante o pré-natal, a mãe é submetida ao teste de sífilis a cada trimestre e esse teste é repetido mensalmente caso a grávida seja diagnosticada com sífilis. Dois testes são realizados no diagnóstico da sífilis. O teste rápido é utilizado como primeiro teste e apresenta seu resultado em no máximo 30 minutos. Caso seu resultado seja reagente (há presença do agente etiológico), o indivíduo deve realizar o segundo teste, o VDRL, em que tem seu resultado apresentado em cerca de sete dias. Devido à gravidade do cenário em que o bebê pode ser submetido, caso o indivíduo seja uma gestante, o tratamento com penicilina benzatina deve começar imediatamente, ou seja, antes mesmo do recebimento do VDRL. É curioso pensar que, com a diminuição dos casos de sífilis congênita, há uma diminuição dos casos de sífilis para uma futura população. O acompanhamento correto do pré-natal, bem como a execução adequada das instruções de tratamento da doença devem ser seguidas para que a sífilis, que é milenária, passe a ficar apenas na história do Brasil.