Navegando por Autor "Dias, Alcimária de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A classe hospitalar Sulivan Medeiros: relação entre as equipes pedagógica e de saúde no contexto da ação educativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Dias, Alcimária de Melo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira; Brito, Nazineide; Medeiros, Blenda Carine Dantas deApresenta a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino, que busca legalmente proporcionar à criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade de seus estudos, visando sua reintegração ao ambiente escolar e à sociedade. Utilizou-se para tanto o emprego da pesquisa em caráter qualitativo e de natureza bibliográfica em que se utilizou como método o estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa observações. Para sua compreensão é abordado um breve histórico da Pedagogia Hospitalar, os parâmetros legais referentes a esta modalidade de ensino no Brasil e no RN, e a interação entre os profissionais que fazem parte do apoio à Classe Hospitalar. Sabe-se que o atendimento educacional hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral. Aqui, revemos também a análise e a coleta de dados para compreendermos a importância e a eficácia do atendimento educacional especializado com crianças hospitalizadas, no que se refere ao seu processo de recuperação e manutenção do vínculo com a escola. A pesquisa se fundamenta com base nos teóricos: Fonseca (2008), Matos e Mugiatti (2007), Medeiros, Morais e Aires (2012), Perrenoud (2001) e Vasconcellos (2002). O trabalho em conjunto com os professores visa estabelecer condições para ultrapassar dificuldades e resolver problemas na vida. Palavras-chaves: Classe Hospitalar, Reintegração, Interação.