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Navegando por Autor "Diógenes, Jamil Ramsi Farkat"

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    Artigo
    Análise do perfil da clientela como orientação a elaboração de um plano de negócio
    (Faculdades FACET, 2013) Silva, Tábata Regina da; Zimmer, Renata Cavallazzi; Hékis, Hélio Roberto; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kléber Cavalcante; Nunes, Benilton Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas de
    Este trabalho objetiva identificar as orientações de uma análise do perfil da clientela para elaboração de um plano de negócios a uma empresa de pequeno porte, pertencente ao segmento de bares e restaurantes. A metodologia utilizada foi uma “Survey”, com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 400 pessoas que circulavam em locais movimentados do município em que propõe-se instalar o empreendimento. Os resultados obtidos pela Análise do Perfil dos Clientes permitiu apontar orientações a formatação dos projetos de produtos e serviços, mercadológicos, operacionais, estratégicos e financeiros, estes formadores de um Plano de Negócios
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    Artigo
    APL como estratégia de negócio: um estudo de caso no setor de panificação artesanal brasileiro
    (Revista Gestão e Conhecimento, 2013) Queiroz, Jamerson Viegas; Lima, Thiago Marcson de; Sousa, Kléber Cavalcante de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Furukava, Marciano; Farias, Bruno Rafael Costa
    Na busca pela competitividade, as pequenas e medias empresas buscam avançar em seus controles e novas formas estratégicas de aglomerações, e como forma de alcançar estes objetivos utilizam os arranjos produtivos locais. Entre os benefícios esperados com a implantação dos APLs que podem colaborar para o crescimento dos negócios estão à redução de custo, desenvolvimento de novas estratégias comerciais e melhor acesso ao credito financeiro. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo compreender como os APLs do setor de panificação artesanal contribuem para a estratégia financeira das PMEs do setor, confrontando o referencial teórico com a prática empresarial. Para alcançar o objetivo proposto neste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, para proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e uma investigação na forma de estudo de caso realizado no APL do setor de panificação artesanal do RN, com o intuito de proporcionar aos pesquisadores um contato real com o ambiente de um APL e o contato direto com um projeto de desenvolvimento de melhoria contínua na área financeira
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    Artigo
    Contributions of the teaching assistance program for the formation of engineering professors: a survey in a Brazilian Federal University
    (David Publishing Company, 2014-03) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Pereira, Flávia Aparecida Barbosa; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Silva, Christian Luiz da
    This article aimed to identify whether the introductory course teaching of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN, Brazil) contributes to the formation of engineering professors. Still, it sought to identify the main teaching and learning methodologies that tutors and teachers used in undergraduate classes, and to identify the assessment tools used by teachers and how the performance of graduate students, teaching as trainees, contributes to the improvement of undergraduate education. As regards the methodological aspects, it is a descriptive research, using quantitative and qualitative approaches, and having target audience students enrolled in graduate programs in engineering of UFRN, who performed the teaching stage and made the introductory course teaching in 2012. The results show that the experience as an intern teaching contributes to developing some skills in graduate students to serve as lecturers in engineering courses
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    Artigo
    Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
    (Universidade Federal de São Carlos, 2019-05-09) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Lima, Nilton Cesar; Souza, Gustavo Henrique Silva de
    Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso
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    Dissertação
    Cultura organizacional orientada à qualidade: um survey nas concessionárias automotivas brasileiras certificadas com a ISO 9001
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-18) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/8586145669395690; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Lima, Nilton César; ; http://lattes.cnpq.br/5091784860089845
    O presente estudo tem como objetivo geral verificar se a cultura organizacional das concessionárias em estudo são orientadas à qualidade, motivado pelo seguinte problema de pesquisa: existe uma cultura organizacional nas concessionárias em estudo que propicie aplicação máxima das práticas da qualidade sugeridas pela ISO 9001? Para embasamento da temática dissertada, elaborou-se uma revisão teórica nos seguintes pontos: cultura organizacional, cultura da qualidade, gestão da qualidade total, sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e a indústria automobilística brasileira. Sobre o método, a pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem quantitativa, sendo exploratória em relação aos objetivos e bibliográfica, documental e survey em relação aos procedimentos técnicos. O objeto de estudo foram todas as concessionárias automotivas de veículos leves certificadas com ISO 9001 ativas no Brasil. A pesquisa procurou abranger as 80 concessionárias ativas com certificação ISO 9001, conseguindo contribuição de 32 concessionárias (taxa de resposta de 40%). O instrumento de coleta utilizado foi enviado aos gerentes de vendas de veículos novos, formatado em cinco seções: 1) mensagem introdutória à pesquisa, 2) perfil do gestor, 3) identificação dos motivos de implantação e benefícios gerados pela ISO, 4) avaliação dos níveis de adoção das práticas da qualidade e 5) diagnóstico da cultura organizacional. As indagações contidas nas seções 2 e 3 foram estruturadas em múltipla escolha, e as demais seções foram estruturadas em escala Likert de 5 pontos. Utilizou-se como método estatístico (análise dos dados) a estatística descritiva para representação dos dados em frequência percentual (FP) e nível padrão (NP). Os resultados evidenciados demonstraram que as concessionárias em estudo, em uma análise global, possuem uma cultura organizacional em níveis de predominância muito alta, apontando robustez nas dimensões: orientação a resultados e atenção aos detalhes . E quanto as outras duas dimensões consideradas propícias à qualidade (inovação e trabalho em equipe/respeito pelas pessoas), ambas observaram alta predominância, sendo consideradas como dimensões fortes . Desta forma é possível concluir, após diagnóstico realizado, que a cultura organizacional das concessionárias em estudo são orientadas à qualidade, vide perfil predominante nas quatro dimensões culturais estimuladoras da qualidade. Entretanto é importante destacar que a cultura da qualidade identificada não está suficientemente desenvolvida para a adoção as práticas da qualidade em níveis ideais, o que configura-se um cenário desfavorável a concessionária que lida com clientes altamente exigentes e rigorosos
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    Artigo
    Estratégias para captação de recursos no terceiro setor: estudo de caso na ABDA
    (Faculdade Salesiana Dom Bosco - MA, 2012-05-15) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Nunes, Benilton
    Em um momento de grande prosperidade para o terceiro setor no Brasil, quando o governo e as empresas disponibilizam recursos ao financiamento de suas atividades, buscar máxima eficiência organizacional na definição de estratégias captadoras de recursos traduz-se numa necessidade premente de sobrevivência. Neste contexto, este artigo objetiva avaliar a estratégia utilizada para captação de recursos. Para tanto, foi realizado este Estudo de Caso na ABDA (Agência Brasileira de Desenvolvimento Socioambiental) desenvolvido via aplicação de questionários. Os resultados indicam que a estratégia para captação de recursos utilizada pela ABDA apresentou alta aceitação nos editais de seleção de projetos, possibilitando a outros gestores do terceiro setor utilizar a experiência relatada como auxilio na formulação de suas estratégias captadoras de recursos
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    Artigo
    Gestão estratégica na segurança pública: a construção de cenários prospectivos para a realização de megaeventos
    (FACET, 2013) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Furukava, Marciano; Queiroz, Jamerson Viegas
    O propósito deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que abordou o método Global Business Network, como meio para elaboração de cenários prospectivos na área de segurança pública, com enfoque na promoção de Megaeventos como a Copa do Mundo de 2014. O trabalho consiste em um estudo de caso na área de segurança pública do Rio Grande do Norte (RN), sendo que os dados primários foram levantados a partir da aplicação da técnica de grupo focal, com os dois gestores da área de segurança pública do RN que tratam de Megaeventos. Foram projetados quatro cenários, partindo-se de um cenário em que ocorrem investimentos na segurança pública, até o cenário em que há baixo investimento. Pode-se dizer que o Rio Grande do Norte não está preparado para realizar um Megaevento hoje, no entanto caminha para uma melhora considerável em sua capacidade de gestão em Megaeventos
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    Artigo
    Gestão para qualidade nos serviços públicos: um survey sobre clima organizacional
    (Faculdades FACET, 2013) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Agnaldo Francisco da Silva
    Em um momento de grande prosperidade para Natal/RN, onde a copa do mundo traduz-se como ícone, vislumbrar máxima eficiência organizacional em todos os campos da administração pública traduz-se numa necessidade premente. Neste contexto, este artigo objetiva identificar o clima organizacional da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura - SEMOPI, permitindo avaliar o grau de motivação dos servidores desta importante secretária. Para tanto, em julho de 2011, realizou-se uma pesquisa tipo Survey, desenvolvida via aplicação de questionários, baseada na escala psicométrica de Likert. Seus resultados indicam que o clima observado apresentou baixo grau de satisfação, permitindo aos seus dirigentes elaborar planos de mudanças objetivando a melhoria da qualidade nos serviços
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    Artigo
    Innovation and public incentives: a research about the maturity degree in brazilian companies
    (Global Research Society, 2015-02) Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; Marques, Eduardo Lopes; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Silva, Christian Luiz da; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Lima, Nilton César; Strauhs, Faimara do Rocio; Furukava, Marciano
    The present article aims to identify the influence of public incentives in innovation in the maturity degree of Brazilian companies. Thus, the study starts at the understanding of the innovation conceptive dimension over the Brazilian innovation system and interaction between university, company and government. Accordingly, it was performed a multi-method study with 43 companies attended by the project Pró-Inova/Nagi (2013), which promotes the innovation development in companies established in Federative Brazilian States. The obtained results provide reflections about the influence of public investments in innovation, by predictive qualitative variables associated to quantitative empiric test, explains which variables are significant in the maturity variation degree in companies’ innovation
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    Artigo
    Knowledge management practices for improvement of Brazilian Hospital Websites
    (David Publishing, 2013-09) Sousa, Kleber Cavalcante de; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Oliveira, Idelmarcia Dantas de; Nunes, Benilton Medeiros
    This work aims to verify how the Web portals of Universities Hospital located in the northeast of Brazil are contributing to the expansion of knowledge of its users from the analysis of interactive features associated with the three mechanisms of knowledge management: knowledge access (KA), knowledge creation (KC), and knowledge transfer (KT). The study is exploratory, descriptive, and qualitative type, such as a survey, developed through an adaptation of a relevant research, which involves the standardization of data collection instruments (questionnaires and interviews) applied directly to persons of a specific population, to assess knowledge management tools present in the University Hospital portals in the northeast region of Brazil. The results indicated that the resources from knowledge access were more prevalent than the others, ratifying the results found in research developed in Asian and North American Hospital portals
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    Artigo
    The brazilian mobile telephoning market and its indicators of Non-quality
    (David Publishing, 2013-10) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kleber Cavalcante de; Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto
    This article aims to scale the Brazilian mobile phone market as the number of active lines, carriers participation in the market and teledensity, as well as presenting the main non-quality indicators and rankings of carriers in relation to complaints registered by users. The methodology used was “survey” with documentary research, enabled through access to the database of the Brazilian National Telecommunications Agency—ANATEL, and Sindec Report developed by the Brazilian National Secretary of the Consumer—SENACON. The results obtained showed a Brazil of had a teledensity of 132.78 lines every 100 inhabitants, with 261 million mobile lines active, these 19 million enabled in 2012. The leadership of the company “Vivo” with 29.08% of marketshare and shows the lowest rate of complaints among the big four carriers (Vivo, TIM, Claro, and Oi Móvel) according to the data of Anatel. SENACON data already confirm the big four carriers among the 10 conglomerates more defendants in claims in Brazil. As the indicators of non-quality, the Act of Misappropriation was pointed to by users as the biggest problem in contracted services
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    Artigo
    University company government interaction: FAPEMIG as propeller agent of the sientific-technological development in Minas Gerais, Brazil
    (David Publishing Company, 2013-08) Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Vieira, Rodolfo Fernando Carvalho; Falcão, Nathaline Oliveira; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    This article aims to present the main indicators for Science, Technology, and Innovation (ST&I) generated by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) in four years (2008-2011). The methodology used was a case study, with documentary research, held in the annual reports of activities of the foundation. The results showed that all indicators analyzed in aggregate form, evolved gradually. It is concluded that the FAPEMIG comes complying with their mission to induce and encourage research and scientific and technological innovation for the development of the State of Minas Gerais in the southeast region, maintaining the recognition as one of the main agents of development inductors ST&I in Brazil
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