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Navegando por Autor "Dantas, Márcio de Lima"

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    Dissertação
    Análise comparativa de traduções do Cântico dos Cânticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-19) Barbosa, Marcos César Tindo; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; ; http://lattes.cnpq.br/4843144913908055; Dantas, Márcio de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Silva, Severino Celestino da; ; http://lattes.cnpq.br/0469208960607577
    Observam-se especialmente as divergências entre as duas, no que diz respeito ao erotismo presente no poema, e analisando as suas prováveis razões discursivas. Não se visa aqui a produção de uma nova tradução, mas a comparação e o comentário das escolhas tradutórias em determinados excertos das obras selecionadas. A argumentação desenvolvese através dos seguintes encaminhamentos: após a apresentação do objeto de estudo com o debate que sempre o acompanha acerca das polêmicas de datação e autoria, passa-se à exposição do problema do qual se ocupa a hipótese, assim como os objetivos e os parâmetros metodológicos que regeram a elaboração desta dissertação. Consecutivamente, elencam-se os pressupostos teóricos que emolduram as análises propostas, aborda-se também a sexualidade segundo a religião contemporânea (por se tratar de um livro ao qual se agregou valor religioso) nas instituições que adotaram o Cântico dos Cânticos, a saber: o judaísmo e o cristianismo católico e protestante, assim como o processo possivelmente efetuado durante essa adoção quanto ao enviesamento interpretativo e à atribuição autoral: visa-se compreender as razões da incongruência causada pelo sexo que permeia o texto em questão relativamente à religiosidade contemporânea, e especula-se sobre a sua canonização, considerando como esse desencaixe pode ter mudado o curso da sua exegese tradicional para a alegoria que se tornou a sua leitura majoritária, inclusive engendrando a atribuição tradicional da sua suposta origem. Somente então se dá início à análise comparativa das duas traduções, a fim de se constatar a provável existência dum viés discursivo transparecente das formas como cada uma destas obras verteu as porções do texto-fonte, para o português, que continham marcas de erotismo, observando se respeitaram ou não as leituras tradicionais que insuflaram no texto o seu pendor alegórico de caráter religioso
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    Dissertação
    O auto da morte e da vida : a escrita barroca de João Cabral de Melo Neto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-28) Carvalho, Francisco Israel de; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/9835038564106860; ; Dantas, Márcio de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Gondim Filho, Raimundo Leontino Leite; ; http://lattes.cnpq.br/9732825376645502
    Esta dissertação, intitulada O Auto da Morte e da Vida: A escrita barroca de João Cabral de Melo Neto, tem como objetivo analisar, interpretar, dentro de uma perspectiva barroca, a escrita cabralina no poema/peça Morte e vida severina Auto de Natal Pernambucano, tomando como base os suportes teóricos de Eugênio D´Ors, Severo Sarduy, Omar Calabrese, Lezama Lima, Afonso Ávila, Affonso Romano de Sant´Anna e outros teóricos nomeados no corpo do trabalho. No decurso da análise destacamos confluências, relações, similitudes, identificação entre o Barroco da contra-reforma e o Barroco moderno ou Neobarroco. Procuramos sublinhar o Barroco que chega ao século XX e a poética cabralina como um elemento da contemporaneidade, atualizando o conceito do Barroco do seiscentos, quando é detectado em sua característica mais pura na relação humana (a vida do homem do Nordeste brasileiro) com uma realidade intangível (a morte). O Barroco como síntese cultural de uma época de instabilidade e de transformação, com a força de desmontar uma poética já estabelecida. A luta entre palavras e coisas, linguagem e realidade
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    Tese
    A crônica no jornal O Mossoroense: 1872 - 2000
    (2018-05-28) Pinto, Márcia de Oliveira; Lima, Maria Hozanete Alves de; Dantas, Márcio de Lima; ; ; ; Muniz, Cellina Rodrigues; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; Dantas, Daiany Ferreira; ; Silva, Francisco Paulo da;
    Este estudo compreende a crônica, lato sensu, como manifestação textual e discursiva cujas características fazem-na escorregar às tentativas de um enquadramento teórico rígido no que concerne a sua natureza. A Literatura crê no poder metafórico da crônica e, por isso, reclama sua paternidade, enquanto o Jornalismo argumenta ser seu berço natural. O fato é que os discursos sobre a crônica abrigam não apenas a questão do pertencimento mas também a sua própria constituição. Essas questões interessam àqueles cujas pesquisas envolvem a característica e a constituição dos gêneros textuais e, assim, de modo geral, dos estudos sobre a linguagem. Este trabalho, de cunho teórico, bibliográfico e documental, tem como objetivo geral identificar e analisar a presença do gênero crônica no jornal O Mossoroense, no período compreendido entre 1872 a 2000. Para atingir o objetivo geral, esta pesquisa segue objetivos mais específicos, assim descritos: 1. analisar os discursos que envolvem dois domínios de conhecimento, sejam eles a Literatura e o Jornalismo, sobre o pertencimento do gênero crônica; 2. apresentar as diferentes posturas do próprio cronista em relação ao seu ofício; 3. construir um corpus mínimo, constitutivo de crônicas do jornal O Mossoroense, que seja frutífero a novas pesquisas e estudos; 4. elencar, de modo geral, períodos, temas, questões e motivos tratados nas crônicas do Jornal O Mossoroense; 5. identificar os cronistas de cada período, preservando e documentando essa memória. No que se refere ao Jornal O Mossoroense, observa que, ao longo do tempo, a crônica ganha espaço como gênero que não abrigava apenas relatos cronológicos ligados à cidade mas ainda se reatualizando e ganhando espaço e identidade no interior do jornal. A crônica apresenta grandes discussões políticas e sociais ocorridas no país, como acontece com as crônicas do século XX. À medida que analisa a presença da crônica no jornal, considera a importância de O Mossoroense para a história da imprensa potiguar e do país, por ser um jornal de resistência desde sua fundação até hoje, em luta para resistir ao tempo.
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    Tese
    Das relações entre imaginário e poesia na obra de Orides Fontela: o regime diurno da imagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-18) Dantas, Márcio de Lima; Oliveira, Antônio Eduardo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728558D0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Alves, José Helder Pinheiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794120A3; Lugarinho, Mário César; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356E1; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6
    O presente trabalho almeja essencialmente demonstrar como algumas estruturas antropológicas do imaginário, teorizadas pelo pensador francês Gilbert DURAND, projetaram-se de maneira notável na obra poética da poeta brasileira Orides FONTELA. Sobretudo nos será muito caro demonstrar de que forma ocorre essa projeção e vivificação através de uma imaginação que não apenas materializa alguns arquétipos fundamentais da imaginação humana mas busca organizá-los por meio de poemas originais na sua forma de apresentar o discurso poético, dando aqui uma contribuição diferente do discurso mítico ou religioso, lugares privilegiados, desde sempre, onde também se manifestam as funções simbólicas
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    Dissertação
    O imaginário da mediunidade no processo de escritura em Fernando Pessoa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-27) Medeiros, Alisson Diego Dias de; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; ; http://lattes.cnpq.br/3185652099764816; Dantas, Márcio de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Lopes, Adna de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/4061859895008214
    A que responde a criação de um mundo fictício? Repulsa ou forma de reação a um mundo exterior? Doença psíquica, cuja marca simbólica pode ser a simulação ou a despersonalização? Difícil assumir uma posição quando é a escritura de um poeta como Fernando Pessoa que está em jogo. Anota Léo Schlafman (1998) que, na idade de 20 anos, Fernando Pessoa escrevera em inglês, no seu diário, Uma de minhas complicações mentais é o medo da loucura, que em si próprio já é loucura." O que o livrou da loucura, constata Robert Bréchon (1986), era o gosto do jogo e jogo era para ele a sua escrita. Mesmo que isto o tenha livrado da loucura, o poeta não deixou de buscar explicações ou de fornecê-las para os fenômenos que tanto o incomodavam, ou o definiam. É aí que vamos nos deparar com o alinhamento de Fernando Pessoa no seio de correntes filosóficas como o ocultismo e na leitura sobre tratados psicológicos e distúrbios mentais. Eram caminhos buscados por ele para explicar a existência de seus heterônimos e de seu processo escritural. Este trabalho apresenta, assim, como objetivo principal: analisar documentos pessoais de Fernando Pessoa, cuja característica marcante é a presença do ocultismo e da suposta mediunidade defendida como resposta a manifestações não-literárias e heteronímicas. Para tanto, concentrei-me em objetivos específicos, quais sejam: a)estudar o discurso de Fernando Pessoa sobre sua mediunidade/ocultismo; b) analisar específicos textos que são, para o poeta, manifestações mediúnicas; c) estudar excertos de um conjunto de cartas pessoais em que Fernando Pessoa sugeria ser médium. É certo que essa dissertação tocará em muitas discussões já postas por estudiosos e especialistas de Fernando Pessoa, mas consideramos a possibilidade de aprofundar questões e contribuir para a fortuna crítica do poeta. Assumimos o que anuncia o estudioso português Jerônimo Pizarro (2006), um dos maiores estudiosos da obra pessoana: quem se interessa por Fernando Pessoa se perderá no labirinto criado por ele. Fica a imagem de um Pessoa-Minotauro, senão devorando a todos, prendendo-nos em sua tessitura labiríntica, porquanto marcada pelo mistério. Recorreremos, em nossa análise, a uma teoria alinhada aos próprios objetos da pesquisa, cujos principais autores são Sigmund Freud (1908) Carl Jung (1991,1996). Gaston Bachelard (1996), Helena Blavatsky (2008), dentre outros
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    Tese
    Les lauriers sont coupés: a exibição do pensamento e da linguagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-14) Oliveira, Lisbeth Lima de; Silva, Francisco Ivan da; ; http://lattes.cnpq.br/9835038564106860; ; http://lattes.cnpq.br/9308268184369784; Dantas, Márcio de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/5574560113455517; Barbosa, Márcio Venício; ; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; Mayaux, Catherine; ; Alves, José Hélder Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
    O presente trabalho tem como ponto de partida a obra Les lauriers sont coupés, do escritor francês Édouard Dujardin. O livro, escrito em 1887, tornou-se conhecido somente em 1924, quando o escritor James Joyce declarou ter sido influenciado por essa obra para escrever o monólogo de Molly Bloom, personagem de Ulisses, usando uma técnica chamada monólogo interior, até então não utilizada por outro escritor. A ideia de escrever um livro em que o personagem exibe o seu pensamento antes mesmo de sofrer alguma censura foi o que quis Dujardin. Nascida no final do século, a obra possui características que o Movimento Simbolista preconiza: a sinestesia, a musicalidade, o jogo de palavras. Em lugar do sentimento, dos românticos, os sentidos. Para uma geração de escritores que viveu na cidade de Paris no final do século, a metáfora cede lugar à metonímia. Neste sentido o autor é situado como parte integrante do seu tempo no contexto do final do século XIX, sofrendo a influência de Mallarmé e Wagner na construção do livro. A Canção dos Loureiros, título adotado na tradução de Élide Valarini (1989) para a obra Les lauriers sont coupés, foi analisado identificando-se elementos do Simbolismo e, ao mesmo tempo, procurando-se demonstrar que o autor, na elaboração da obra, supõe que o leitor entre no pensamento do personagem usando a técnica do monólogo interior. Além dessa análise, tornamos público um ensaio, que ainda não havia sido traduzido para a língua portuguesa, no qual Dujardin, que viveu quase 90 anos, pôde rever sua obra sendo crítico dele mesmo, explicando como surgiu a ideia da técnica e a recepção dela perante seus pares.
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    Dissertação
    Um olhar sobre o feminino na poesia erótica de John Donne
    (2015-05-25) Galdino, Francisli Costa; Dantas, Márcio de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/5574560113455517; ; http://lattes.cnpq.br/0338811049999220; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Ramalho, Christina Bielinski; ; http://lattes.cnpq.br/8101223822887992
    O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo crítico sobre como se dão as representações do feminino nos poemas eróticos de John Donne (15721631), acreditando assim possibilitar uma melhor visão de como o feminino era visto pela sociedade Inglesa dos séculos XV e XVI por meio das análises dos poemas e de suas representações. Neste sentido, essa pesquisa, de caráter bibliográfico, analítico e interpretativo, se encontra justificada na relevância que se dá a contextualização do lugar e do espaço do feminino em uma sociedade de uma época de transformações e turbulências sociais (fim do Renascimento, da Idade Média e contra-reforma religiosa). Tendo como cerne os estudos sobre no lugar do feminino na sociedade ocidental além de direcionar suas análises ao estudo dos poemas eróticos, uma vez que as representações do feminino possuem traços mais marcantes nesse espaço, tendo em vista toda a obra poética de Donne. Para isso, a pesquisa teve como orientação teórica, prioritariamente, os estudos críticos de Campus (1988), Eliot (1941), Erickson (2010), sobre questões que envolvem a poética Donniana; Bataille (1988) e Beauvoir (1980), nos questionamentos a respeito do erotismo e sexualidade; Grolli (2004) e Macedo (2002), quanto ao feminino e seu lugar no espaço.
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    Dissertação
    O tempo no haicai da rã e em suas traduções
    (2015-05-25) Amorim Segundo, Francisco Freire de; Dantas, Márcio de Lima; ; ; Canan, Ana Graça; ; Ramalho, Christina Bielinski;
    Partindo de um cotejo entre o haicai de rã, de Matsuo Bashô, e quatro traduções para o português do mesmo poema, analisa-se as formas como o tempo se manifesta em cada poética. Da presentificação do texto original às nuance espaço-temporais das traduções, desenvolve-se uma reflexão sobre as influências cognitivas e sociais da produção literária, pensando a língua como reflexo de uma sensibilidade estética intrínseca a cada cultura. O haicai torna-se, assim, a poética por excelência para esse tipo de análise, já que se origina de um contexto linguístico e perceptivo diverso daquele para o qual é traduzido. O trabalho procura traçar as pontes que ligam os universos orientais e ocidentais para, então, localizar as diferenças e ressaltar como a poesia pode manter-se presa ou suplantar seu contexto histórico e social.
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