Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dantas, Luiz Elson"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Caminhos do desenho: arte e jogo na construção de imagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-03) Dantas, Luiz Elson; Petry, Arlete dos Santos; ; ; http://lattes.cnpq.br/3624220024275665; Nascimento, Erinaldo Alves do; ; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; Born, Rodrigo Montandon;
    Esta pesquisa se centra na produção e execução de propostas pedagógicas, a partir do relato de duas experiências de criação de um jogo de tabuleiro, analisando como as estratégias didáticas presentes nas dinâmicas dos jogos podem contribuir para a melhoria do ensino do desenho nas aulas de Artes. Nesse caminho a investigação busca verificar como as mecânicas dos jogos podem estimular e ampliar o interesse dos alunos pelo estudo do desenho, por meio de atividades práticas e da reflexão sobre o desenvolvimento de seu grafismo pessoal. Para isso, caminha por fontes bibliográficas que discutem o desenvolvimento do desenho infantil em diferentes perspectivas, como em Lowenfeld, Luquet, Coutinho, Guimarães, Pillar e Iavelberg, e encontra em teorias sobre jogos (Huizinga) e em pesquisadores da temática (Kishimoto, Tavares, Petry) amparo para aproximar o desenho às características do jogo. Na construção dos jogos apoia-se na estética da formatividade de Pareyson e no conceito de fluxo de Csikszentmihalyi. Durante o planejamento e o desenvolvimento dos jogos construiu-se um determinado percurso desenvolvido como uma cartografia afetiva, representada por desenhos produzidos pelos alunos, que refletem suas identidades, seus gostos, seus valores e os sentimentos. A pesquisa conclui por reafirmar a importância da ludicidade para o desenvolvimento do grafismo pessoal e expõe as evidências do trabalho realizado em revistas digitais veiculadas em um blog, além de uma proposta pedagógica apresentada na forma de quadrinhos e nesta dissertação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Proposta pedagógica em quadrinhos: caminhos do desenho: arte e jogo na construção de imagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Dantas, Luiz Elson
    Esta proposta pedagógica apresentada em quadrinhos como um conjunto de estratégias podem motivar os alunos ao desenvolvimento do seu grafismo pessoal, através das dinâmicas presentes nos jogos e na construção de um jogo de tabuleiro. Nossa proposta foi aplicada em 16 encontros, em duas diferentes experiências de artes visuais, ocorridas em duas escolas públicas da cidade de Natal, de agosto a outubro de 2019.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM