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Navegando por Autor "Dantas, Juliana Bulhões Alberto"

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    Tese
    A vida em jogo na sociedade do desempenho: uma análise crítica à gamificação da cultura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0003-0363-188X; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Araújo, Célia Maria de; Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Silva, Maria Érica Oliveira da; Born, Rodrigo Montandon; Pereira, Sebastian Faustino; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos
    Esta tese investiga a gamificação como um mecanismo de controle e exploração na cultura contemporânea, impactando a subjetividade, as relações sociais e a experiência humana. A pesquisa se insere no campo dos Estudos da Mídia e utiliza a Hermenêutica de Profundidade como metodologia para analisar as trocas simbólicas e a produção de significado na cultura gamificada. A metodologia da presente tese está estruturada nas seguintes etapas: abordagem, procedimentos e coleta de dados, subdividindo-se em pesquisa bibliográfica. A partir da crítica de Byung-Chul Han à sociedade do desempenho, o estudo argumenta que a gamificação intensifica a lógica da competição, da autoexploração e do controle, ameaçando a liberdade individual e o bem-estar. A pesquisa mapeia a presença da gamificação em diversos campos sociais, como educação, trabalho e consumo, e alerta para os riscos de manipulação e controle. A pesquisa conclui que a gamificação, embora apresente potencialidades, precisa ser utilizada de forma crítica e consciente, para evitar a instrumentalização do lúdico e a perda da autonomia. A estrutura da tese se divide em sete seções, que contemplam desde a revisão da trajetória da pesquisa e reflexões finais até a apresentação de uma proposição da criação de um “Jogo da Vida” na perspectiva haniana. Os resultados indicam que a gamificação, embora possa potencializar o engajamento e a aprendizagem, reforça dinâmicas de vigilância, controle e colonização cultural, exacerbando a lógica do desempenho.
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    Dissertação
    Comunicação, endomarketing e política ambiental: diagnóstico em uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Damasceno, Maria Valquiria Salviano; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; Dantas, Juliana Bulhões Alberto
    As instituições públicas e privadas vêm buscando a melhor forma de minimizar os problemas ambientais. Este trabalho tem como objetivo de estudo diagnosticar como acontece a Política Ambiental do laboratório de Análise e Bioquímica de Alimentos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) e sua aplicabilidade com base nas normas ISO 14001 e 14063. E como objetivos específicos: analisar como é feita a divulgação da Política Ambiental do laboratório; identificar o papel da comunicação ambiental na divulgação da Política Ambiental do laboratório; sugerir medidas que aprimorem a comunicação da Política Ambiental do laboratório. Como produto final, pretende-se entregar um guia com orientações para a melhoria da comunicação da Política Ambiental. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, é do tipo descritiva, de natureza qualitativa e utilizará do método indutivo. A pesquisa foi realizada com 1 servidor, técnico do laboratório e foram enviados questionários para um total de 78 (setenta e oito) discentes do curso de Nutrição que utilizaram o laboratório no primeiro e segundo semestre de 2021, período em que ocorreram as atividades práticas da FACISA. No entanto, obteve-se respostas de 20 (vinte) usuários. O instrumento de coleta escolhido foi o questionário, este foi estruturado por perguntas em sua maioria fechadas e foi aplicado de forma online, sendo enviado para o endereço eletrônico dos respondentes. Para avaliação e validação foi aplicado um pré-teste para identificar possíveis falhas e evitar dúvidas aos respondentes no momento de responder o instrumento de coleta.
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    TCC
    Lugares de interlocução da campanha sífilis vamos cuidar agora!
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Oliveira, Smyrna Menezes; Lacerda, Juciano de Sousa; Araújo, Ana Claúdia Costa; Dantas, Juliana Bulhões Alberto
    A sífilis permanece sendo uma epidemia global, essa infecção sexualmente transmissível (IST) permanece sendo um problema de saúde pública, com o intuito de combater esta doença foi criado o Projeto Sífilis Não, que realiza ações em vários eixos como: gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação. Dentro do eixo de educação e comunicação, estudos e ações são desenvolvidos no âmbito nacional e internacional, e mais especificamente para combate a sífilis gestacional e congênita foi realizada no ano de 2021 a campanha “Sífilis vamos cuidar agora!”. Esta pesquisa teve como objetivo compreender os lugares de interlocução que são ofertados para gestantes, parcerias sexuais e profissionais da saúde, como públicos-alvo assignados, nas mensagens desta campanha. Para isto foram feitas em três fases a identificação e análise das peças, onde encontramos posts com uma comunicação dialogal e mais horizontalizada, mas que sempre fazia uso do imperativo no final do seu discurso. Mostrando que há um pensamento de mudança na publicidade e comunicação em saúde, porém ainda temos um longo caminho a percorrer.
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    Artigo
    As Mídias Segundo Mafalda
    (Revista Universitária de Audiovisual, 2012-12-15) Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Machado, Diolene Borges; Muniz, Euzébia Maria de Pontes Targino; Gomes, Marcelo Bolshaw
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    Dissertação
    Perpectivas da prática profissional do jornalista assessor de imprensa: o ethos, a identidade e as reflexões deontológicas no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de imprensa de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; ; http://lattes.cnpq.br/6317449171496875; Costa, José Zilmar Alves da; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; Lima, Samuel Pantoja; ; http://lattes.cnpq.br/8376305204821564
    O mercado jornalístico brasileiro vem passando por severas mudanças nos últimos anos, culminando em uma precarização da profissão de jornalista (MARCONDES FILHO, 2009; SANT ANNA, 2005). Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada função que exerce. Neste ínterim, uma das funções que passou por mais modificações nos últimos anos foi a de assessor de imprensa. É comum, ao jornalista brasileiro, exercer funções relacionadas à comunicação organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vínculos empregatícios em empresas da mídia e fora da mídia, o que gera uma situação profissional complexa no que diz respeito à identidade (HALL, 2004; MARTINO, 2010; OLIVEIRA, 2005; TRAQUINA, 2004), ao ethos (GRANDO, 2012; MAINGUENEAU, 2008) e à ética. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa foi investigar como se dá a prática profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redações jornalísticas televisivas e assessorias de imprensa em Natal-RN. Para tanto, desenvolvemos um arcabouço teórico acerca do microcampo da assessoria de imprensa (FENAJ, 2007; SILVEIRA, 2010), do ethos e da identidade. A base metodológica foi pautada na etnometodologia (COULON, 1995), na entrevista em profundidade (DUARTE, 2008) e na pesquisa quantitativa. Nossas principais conclusões foram: os baixos salários levam os jornalistas potiguares a terem mais de um emprego; a assessoria de imprensa é uma atividade exercida geralmente com fins financeiros; mesmo em meio à precarização da profissão, a maioria dos jornalistas não pensa em deixar a profissão, devido à paixão pelo jornalismo e ao glamour associado a este profissional; e há a possibilidade do jornalista que trabalha ao mesmo tempo em redações tradicionais e assessorias de imprensa possuir ethos distintos para o desempenho de cada função, mas também podem ter ethos sobrepostos ou mesmo um ethos de comunicador
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    Dissertação
    Processos comunicativos nas formações discursivas da assessoria de comunicação governamental: uma análise do discurso das notícias publicadas no Portal do Governo do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-02) Brandão, Daiana de Medeiros; Lemos, Daniel Dantas; http://lattes.cnpq.br/2776869268430888; http://lattes.cnpq.br/1025077128224553; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0001-9324-6664; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Dantas, Juliana Bulhões Alberto
    A mídia tem ocupado uma posição central na política brasileira, mediada pelas assessorias de comunicação de governo, as quais reproduzem discursos políticos, administrativos ou meramente governamentais, na produção do conteúdo noticioso institucional. Neste contexto a dissertação busca compreender como são produzidas as formações discursivas nas notícias publicadas pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Assecom/RN, objeto de estudo da pesquisa, para contribuir com uma efetiva Comunicação Pública. E essa é a questão problema da pesquisa. Levanta-se a hipótese que as estratégias comunicativas construídas por assessorias de comunicação governamentais, têm desenvolvido uma comunicação mais institucional, alinhada aos interesses políticos do governo, limitando suas contribuições para desenvolver uma comunicação democrática, que prioriza os interesses públicos e fomenta o exercício da cidadania na construção do discurso público. Por isso o estudo tem o objetivo de analisar os enunciados das notícias publicadas no portal do governo, para identificar o tipo de comunicação predominante nas práticas discursivas midiáticas da Assecom/RN, a partir da Análise do Discurso (AD) e de perspectivas teóricas do campo da Comunicação Pública (CP). A pesquisa é fundamentalmente qualitativa, pois caracteriza-se como um estudo analítico e descritivo-exploratório, o qual desenvolve uma Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada em Pêcheux (1975, 1988), Maingueneau (1984, 2015), Orlandi (1989, 2012), Brandão (2004, 2012) e Fiorin (2012), como também estabelece relações teóricas com o fazer Comunicação Pública, sob a ótica conceitual de Zémor (1995), Duarte (2006, 2007) e Matos (1999). Apresenta como suporte metodológico, os principais pressupostos teóricos da AD e utiliza conceitos da CP na aplicação de categorias analíticas desenvolvidas pela pesquisadora, as quais se consolidaram como importantes instrumentos de análise das produções de sentidos construídos pela assessoria, nas formações discursivas das 14 matérias coletadas no período de maio de 2021 a outubro de 2022, antes e após as eleições para governo. Na análise dos resultados verifica-se empiricamente as contribuiçõesdemocráticas da assessoria de comunicação governamental, o poder simbólico institucional exercido na produção de sentidos das suas práticas discursivas e intersemióticas, que geram processos comunicativos nas narrativas das notícias publicadas. Entretanto, foi constado que aAssecom/RN exerce uma comunicação mais política-governamental.
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