Navegando por Autor "Dantas, Josivânia (org.)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Universidade e escola - tessituras no âmbito dos estágios de formação docente em tempos de pandemia(SEDIS-UFRN, 2022-12-02) Costa, Vânia (org.); Dantas, Josivânia (org.); Aguiar, Alexandre (org.)O e-book intitulado Universidade e escola: tessituras no âmbito dos estágios de formação docente em tempos de pandemia reúne um conjunto de textos, de diferentes gêneros, que busquem contemplar o estágio obrigatório nas licenciaturas em suas diversas e múltiplas dimensões, perspectivas, institucionalidades e vozes, demonstrando o esforço de um grupo de docentes em torno de um maior aprofundamento teórico e prático da relação entre universidade e escola. Foi produzido a partir de olhares diversos sobre as experiências e aprendizagens advindas dos estágios obrigatórios de formação docente vivenciados em meio aos desafios, medos e inseguranças gerados pela pandemia do SARS- CoV-2, momento desafiador para a educação. Nesse contexto, os organizadores/as desta obra e a maioria dos/as autores/as - professores/as Departamento de Práticas Educacionais e Currículo – DPEC/CE/UFRN - decidiram publicizar experiências e aprendizados vivenciados em um momento desafiador para a educação. A suspensão de aulas presenciais e, em seguida, o ensino remoto trouxe para os estágios obrigatórios de formação docente. A obra se propõe a se constituir como um espaço múltiplo em sua configuração, mas, ao mesmo tempo, convergir os esforços reflexivos em torno de alguns subtemas que aparecem transversalmente nos diferentes textos: (i) relação entre formação inicial e continuada; (ii) diálogo universidade e escola; (iii) estágio curricular obrigatório como articulação entre ensino, pesquisa e extensão; (iv) superação da dicotomia teoria/prática no âmbito dos estágios. No horizonte de seus leitores e leitoras, estarão aqueles/as que se interessam pela temática tratada tanto no meio acadêmico, quanto nas instituições envolvidas com a educação básica.