Navegando por Autor "Dantas, Fabrícia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Equilíbrio químico em livros didáticos de química geral do ensino superior: abordagens contextualizadas e aspectos da representação química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-28) Dantas, Fabrícia; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; http://lattes.cnpq.br/9676410763264784; Mazze, Fernanda Marur; Silva Júnior, Luiz Alberto da; Cabral, Wallace AlvesA presente pesquisa teve como objetivo analisar livros didáticos de Química Geral do Ensino Superior utilizados frequentemente por docentes e discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta análise buscou evidenciar aspectos de contextualização presentes nas obras e os aspectos de representações químicas que se referem aos níveis macroscópico, submicroscópico e simbólico/matemático evidenciados através do Triângulo de Johnstone no conteúdo de equilíbrio químico. Dessa forma, para o tratamento dos resultados, a técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, foi utilizada como suporte. Os resultados sinalizam que os livros desse nível apresentam abordagens pouco contextualizadas, e estas por sua vez têm os aspectos de representações químicas de forma fragmentada, favorecendo mais os aspectos simbólico e matemático em detrimento aos aspectos fenomenológico. Ainda como resultado foi possível observar as limitações que os livros didáticos têm para trabalhar com este conteúdo, principalmente para professores em formação inicial, uma vez que os mesmos não apresentam contextos que ajudem aos futuros professores a construírem a sua prática na sala de aula da educação básica.