Navegando por Autor "Dantas, Eugênia Maria"
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Dissertação Afetividades em enquadramentos: os discursos das experiências de lugaridade em o Senhor dos Anéis - a sociedade do anel(2017-02-16) Nascimento, Francyjonison Custódio do; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/4939624862777736; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Name, Leonardo dos Passos Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/9797813026784708Geografia e Arte dialogam desde o princípio da ciência geográfica, mas elas se avizinharam com mais vigor durante o processo de recuperação da abordagem cultural da Geografia. A dinâmica dessa renovação propiciou os geógrafos – sobretudo, os humanistas – a trabalhar com códigos simbólicos e modos de apresentação do mundo como a Literatura, a Fotografia, o Cinema etc. Assim, as obras cinematográficas, em especial, tem ganhado relevo nas análises geográficas. Não obstante os diversos entendimentos acerca do Cinema e, consequentemente, dos modos de analisá-lo, compreende-se que os filmes possuem um estatuto próprio, fugindo da concepção mimética que entende as obras cinematográficas como cópias da realidade. Atualmente, então, postula-se que o Cinema é um modo de apresentar o mundo e que, portanto, está trespassado de discursos espaciais. Além disso, o Cinema é um importante elemento nos estudos sobre percepção e experiências com e no espaço e suas decorrentes afetividades, conduzindo aos estudos sobre o lugar, sendo estes, por sua vez, realizados sob a égide da linguagem da paisagem. Partindo desses pressupostos, este trabalho analisa como o lugar, na sua concepção fenomenológica-existencial, se manifesta na obra fílmica O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). Para tanto, discute-se sobre os entrelaces entre Geografia e Cinema, acerca do lugar e seus conceitos satélites bem como sobre a paisagem. Além do levantamento bibliográfico, este trabalho tem bases em um procedimento hermenêutico de análise de um acervo composto por imagens fílmicas e transcrições textuais de falas de personagens. Constatou-se no decorrer do trabalho que O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), ao apresentar experiências de lugaridade em diversos ambientes, enuncia discursos geográficos de teor anti-modernista.Dissertação Barragens, lugares e resistências: o processo de deslocamento da comunidade Barra de Santana, Jucurutu/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Silva Bisneto, João Rodrigues da; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; http://lattes.cnpq.br/1031982450216040; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Meireles, Mariana Martins deA chegada de um projeto de barragem é imbuída de conteúdos que se misturam em um contexto socioespacial peculiar: a retirada de uma população do seu lugar para o enchimento do reservatório a ser construído. Dentro desse cenário as noções de território, poder, experiência e lugar ganham relevo para a compreensão dos laços que foram construídos por essas pessoas com o seu espaço e as estratégias que foram traçadas, pelo coletivo, na luta por direitos. O objetivo do presente trabalho é discutir a construção da Barragem de Oiticica e a dinâmica das lutas implementadas pela comunidade de Barra de Santana no município de Jucurutu - Rio Grande do Norte. Nesse intento, as ideias de Bonnemaison e Cambrezy (1996), Dardel (2015), Raffestin (1980) e Relph (1976) embasam a leitura do fenômeno através do olhar geográfico. Enquanto os trabalhos de Germani (1982), Sigaud (1986, 1986) e Vainer e Araújo (1990) se consagraram como referências basilares para acessar os conteúdos relevantes na análise de construção de barragens a nível nacional. O que já foi estudado sobre os processos de reassentamento comunitários evidencia a falta de compromisso dos responsáveis pelas obras com os direitos humanos e a legislação ambiental. Carregados pelo discurso do progresso econômico, os projetos de barragens alimentam a esperança das populações atingidas com promessas de melhoria na vida dessas pessoas. Contudo, em todos os momentos históricos, os lugares inundados pelas barragens recebem apenas os passivos do progresso econômico prometido. Os benefícios das obras têm como destino outros lugares, ou não são operacionalizados com objetivos de melhorar a vida de todos. Portanto, não dá para encarar as injustiças que já foram cometidas e aquelas que ainda tentam ser impostas às comunidades como elementos inerentes aos projetos de construção de barragens. No contexto específico de Barra de Santana a realização de revisão bibliográfica, pesquisa por imagens das manifestações, entrevistas com os moradores e a confecção de uma cartografia mental-afetiva, possibilitou a compreensão do que foi vivenciado pelos moradores entre os anos de 2013 a 2022. Ao conseguirem tomar o controle da narrativa para si, os moradores de Barra de Santana batalharam pelas conquistas necessárias para um reassentamento mais digno e a certeza de terem nas próprias mãos o destino do seu futuro coletivo.Tese A cidade geossimbólica e suas afetações na dinâmica do espaço vivido em Natal (RN) - Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Martins, Josenildo da Silva; Dantas, Eugênia Maria; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; https://orcid.org/0000-0001-5046-2586; http://lattes.cnpq.br/3806043380756607; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Marandola, Eduardo; Melo, Evaneide Maria de; Felipe, José Lacerda AlvesUma relação afetiva liga o citadino à cidade enquanto uma construção material e humana, que se torna imaterial quando cultuada. Pela topofilia e pela topofobia como estruturantes dessa dinâmica, a cidade vai sendo (re)definida e o entendimento do espaço vivido e das experiências que lhe sustentam vai sendo delineado. Nesse processo, institui-se uma cidade carregada de afetividades e significações, como ancoradouro de experiências múltiplas: a cidade geossimbólica. Em direção à epistemologia de uma Geografia Humanista Cultural, encara-se esta ideia de cidade como experiência do espaço vivido, sendo ela muito mais do que formas delineadas por concreto erguido e pela dinâmica da natureza: ela contém a afetividade humana! Sob esta perspectiva, a tese em tela estuda a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, considerando suas afetações na dinâmica do espaço vivido. Para tanto, destaca os geossímbolos da cidade – ou mais comumente os monumentos, como via de acesso à afetividade citadina. Na dimensão cultural da constituição da cidade, os geossímbolos são formas geográficas suscetíveis de conotar valores e sentimentos, que influem significativamente no processo de construção do vivível, do dizível e do visível na matriz discursiva de Natal. Sob uma perspectiva fenomenológica, entender como essa cidade afeta aqueles que nela vivem é o objetivo principal desta tese. Para alcançá-lo, dentre os procedimentos e técnicas que validam o trabalho acadêmico, fez-se necessário: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental de fonte primária e secundária; 3) pesquisa de campo e, 4) pesquisa em ambiente virtual – geociberespaço, tendo como plataforma de coleta de dados a rede social Facebook, para o estudo da topofobia e topofilia em representações gráficas por emojis. Estas representações engendram modos de ver, dizer e viver a cidade midiatizada por imagens em contextos contemporâneos, nos quais as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), têm engendrado tipos diversos de relacionamentos sócio-espaciais. Nesta ordem, a cidade geossimbólica emerge como resultado de discursos-imagens em torno dela e de seus geossímbolos naturais e sociais, em relação aos quais os citadinos desenvolvem sentimentos, criam laços de afeição ou deles desgostam, atribuindo-lhes a prioridade de propiciar felicidade ou tristeza. Por este prisma, a cidade é mais um espaço substancial, afetivo, do que um recorte geográfico delimitado. Nesta dinâmica, a vitalidade da cidade vai se revelando nas experiências e no modo de como ela afeta o citadino.Dissertação O complexo geográfico em os sertões de Euclides da Cunha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-13) Farias, Francisca Diana Pereira de; Silva, Aldo Aloisio Dantas da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0; ; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Souza, Samir Cristino de; ; http://lattes.cnpq.br/3098320102942173A relação entre geografia e literatura tem se mostrado bastante promissora. Ao considerarmos que tanto a geografia quanto a literatura, constroem representações do espaço a partir de seus discursos encontramos inicialmente o ponto de interação entre ambas. Nesse sentido, a obra Os sertões de Euclides da Cunha nos permite discutir em que medida as especificidades existentes em uma obra literária podem interessar diretamente a geografia na construção de suas representações a cerca do espaço. Porém para construirmos essa aproximação, tomamos como norte as concepções da complexidade na qual tecemos a idéia de que a obra se constitui um complexo geográfico. Destacamos assim, a linguagem de Os sertões como um dos aspectos que especificam o complexo na narrativa euclidiana e que pode interessar a geografia na produção de seu conhecimento. Assim como a linguagem, a imaginação é compreendida enquanto um elemento que nos possibilita analisar, compreender e encontrar o sentido das imagens dispostas no espaço sertãoTese A condição rizomática: ensaios urbanos sobre Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Bayer, Hiram de Aquino; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921; Dozena, Alessandro; ; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Marandola, Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3962303942126121; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345O fenômeno urbano já foi pensado a partir de uma enormidade de perspectivas e de variados pontos de vistas. Esta multiplicidade de visões acompanha a complexidade que lhe constitui e nos oferece um vasto campo de possibilidades de reflexão no âmbito da ciência geográfica, sobretudo, no que concerne à construção de um discurso acerca da dimensão espacial da experiência citadina. Diante deste campo de possibilidades, aproximamos a geografia da filosofia deleuze-guattariana para pensarmos a cidade em consonância com as reflexões acerca da noção de Rizoma. Neste sentido, objetivamos centralmente refletir acerca da condição rizomática citadina, partindo da ideia de que a cidade constitui-se em uma estrutura rizomática, onde Natal-RN, foco de nossa observação, é uma evidência desta condição. Para tanto, voltamo-nos especificamente à reflexão acerca da produção de linhas de segmentaridade – matizadas em ideais de ordem e repetição – e de linhas de fuga – matizadas em movimentos de ruptura e produção da diferença – que atravessa sua constituição e que conduz a uma multiplicidade de experiências que lhe coloca em permanente estado de devir. Em relação às linhas de segmentaridade em Natal-RN, focamos na abordagem das repercussões do discurso do modernismo no que concerne à produção e mobilização de desejos com vistas à emergência de uma cidade moderna, e na construção de movimentos de identificação que tendem a homogeneizar a imagem da cidade, interna e externamente. Em relação às linhas de fuga, focamos em eventos/movimentos que ocorrem pontualmente e, muitas vezes, de forma efêmera em diversos lugares da cidade e que nos possibilitam pensar em processos de desestratificação e desconstrução relativa das linhas de segmentaridade. Compreendemos que a condição rizomática citadina dá-se exatamente em razão da coexistência e dinamicidade destas linhas. Inspirados na Teoria Ator-Rede, encarada como perspectiva metodológica adequada à observação e descrição de formações rizomáticas, a tessitura destas discussões faz-se aqui mediante um horizonte ensaístico, em que o texto torna-se um equivalente funcional do laboratório: lugar de experimentações que pressupõe a junção de elementos, a mistura de perspectivas, a justaposição de acontecimentos e de interpretações. Cada discussão realizada no âmbito deste texto parte de um esforço de conexão de informações produzidas e captadas por uma pluralidade de fontes e suportes que versam desde conversas com moradores e agitadores culturais de Natal-RN, entrevistas e questionário à consideração de relatos em redes sociais, da análise de obras literárias e de matérias jornalísticas.Dissertação Condomínios horizontais fechados e o uso do solo urbano em Campina Grande-PB (2000-2017)(2018-03-20) Lima, Adjael Maracajá de; Dantas, Eugênia Maria; ; ; Dozena, Alessandro; ; Miranda, Livia Izabel Bezerra de;A moradia na cidade manifesta-se como uma temática para os estudos geográficos, dentre outros motivos, por marcar a paisagem de diferentes formas. Nesse contexto, os condomínios horizontais fechados aparecem como formas “exclusivas” de morar, ampliando as possibilidades para a acumulação de capital, no processo de produção do espaço urbano. Em Campina Grande-PB, esse tipo de moradia configurou-se a partir dos anos 2000 como uma das estratégias utilizadas pelo mercado imobiliário para uso do solo urbano voltado para a obtenção de lucro e sobrelucros. Este estudo tem por objetivo analisar a configuração da produção/organização do solo urbano de Campina Grande, considerando a ação do mercado imobiliário na estruturação dos condomínios horizontais fechados. A base teórica está assentada nas contribuições de David Harvey (1980, 2005, 2011, 2013), quando discute o processo de produção do espaço urbano a partir da lógica de acumulação do capital e da renda da terra, e nas análises de Ribeiro (2015), que coloca a moradia como mercadoria situada na dinâmica que envolve uso e troca, mercado e consumo. Essas contribuições estão amparadas pelas análises de base dialética, sendo a principal forma de abordagem a pesquisa qualitativa, que se deu a partir de procedimentos metodológicos como: análise do Plano Diretor Municipal de Campina Grande e de documentos encontrados no site da Secretaria de Planejamento da cidade, observações de campo, análise de anúncios publicitários dos condomínios e dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também alguns dados encontrados em trabalhos acadêmicos já desenvolvidos. Dessa forma, esses procedimentos nos permitem aprofundar o entendimento de como os condomínios horizontais fechados se inserem na lógica do mercado imobiliário na cidade, utilizando estrategicamente as vantagens de localização e monopólio para ampliar as possibilidades de negócio da moradia e de uso do solo urbano no contexto social e espacial de Campina Grande.Dissertação A construção de um pensamento geográfico periférico na perspectiva de Euclides da Cunha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-15) Silva, Alyne Karollayne Melquiades Souza da; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; http://lattes.cnpq.br/4403031821161244; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Castilho, Cláudio Jorge Moura deEsta pesquisa debruça-se sobre a temática do Pensamento Geográfico Periférico, tendo a obra de Euclides como referência de análise. Com a Independência do Brasil, em 1822, surgia a necessidade de um sentimento nacionalista que justificasse a ideia do novo Estado-Nação, assim como, que fosse responsável por gestar elementos que configurassem uma certa brasilidade. Nesse caminho, diversos intelectuais, intitulados de “escritores-cidadãos”, tomaram para si a responsabilidade de constituir uma interpretação da formação da sociedade e do território, apontando a singularidade nacional. Dentre várias obras e literatos do período, se destacam os livros Os Sertões e À Margem da História, de Euclides da Cunha, uma vez que foram responsáveis por gerar uma perspectiva de saber histórico e geográfico, além de carregarem em seu cerne uma leitura do Brasil, a partir de seu território e suas diferenciações. Ao mesmo tempo, compreende-se que esses escritos carregam um saber centrado em uma forte dimensão espacial. Tendo em vista tais observações, chamamos a atenção para a questão central que norteia a presente pesquisa: em que medida a dimensão espacial presente em Euclides da Cunha possibilitou a construção de um Pensamento Geográfico Periférico no Brasil? Com base neste questionamento norteador, tem-se como objetivo principal analisar a dimensão espacial na literatura possibilitou a construção de um Pensamento Geográfico Periférico no Brasil, em específico, nas obras de Euclides da Cunha. Os procedimentos metodológicos assumidos pautaram-se, principalmente, em pesquisas bibliográfica e documental. Nesse processo, ainda destacamos que a análise das obras Os Sertões e À Margem da Histórica tomou como caminho interpretativo os “elementos de compreensão” apontados por Cândido (2000; 2006), os quais consistem em um estudo aprofundado sobre os aspectos referente aos fatores externos, ao autor, e, por fim, à obra. Como resultado desta pesquisa, observou-se que o literato discorreu de forma profícua sobre elementos que perpassavam a formação territorial do Brasil a partir de duas regiões centrais, o Sertão nordestino e a Selva Amazonense, representados respectivamente por Canudos e pelo Alto Purus, assim como contemplou uma visão da formação territorial do Brasil. Nessa perspectiva, percebeu-se que havia uma profunda disparidade entre as regiões do Norte e do Sul, que perpassava os aspectos sociais, econômicos e geográficos do país.Dissertação De dia é João e de noite é Maria: o espaço geográfico lido a partir do corpo das drag queens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Ferreira, Matheus Soares; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; http://lattes.cnpq.br/4557276609655908; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Ornat, Márcio JoséEssa dissertação objetiva revelar a influência da drag queen nas configurações do espaço urbano junto a influência do espaço na construção de corporeidades. O corpo drag talvez possa não parecer, inicialmente, uma temática geográfica. Contudo, como indica Hissa e Nogueira (2013), as dimensões espaciais são abertas, inconclusas, diversificadas, feitas de texturas impalpáveis e imateriais; o espaço torna-se pele, corpo, chão, cidade. Dessa forma, cabe-se questionar: Qual é a relação que se dá entre o espaço e os corpos na qual pode influenciar na forma que uma drag queen vivencia a cidade? Para tal, analisamos a vivência de drag queens em Natal (RN), além da resposta de 146 consumidores da noite natalense à um questionário online aplicado. Desse modo, enquanto o fenômeno foi se revelando, nos debruçamos em questões teórico-conceituais que nos indicam, sobretudo, a existência de uma Geografia das Performances, onde os espaços de vivência durante o cotidiano da cidade aparecem como um fator de influência para a construção de corporeidades, além de revelar a influência da presença de drag queens em um espaço (presencialmente ou em propagandas) para a construção de uma ideia acerca dele e, consequentemente, definindo territórios na noite da cidade. Assim, a presente pesquisa surge como uma jornada de descobertas e reflexões, além de revelar dimensões que poderiam parecer desconexas, ou passar desapercebidas, mas que influenciam nas configurações do espaço urbano, junto a influência desse na construção do indivíduo.Tese A dimensão espacial e o proceder pedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Nóbrega Júnior, Orgival Bezerra da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/5304910095437392; Soares Júnior, Francisco Cláudio; ; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Albuquerque, Maria Adailza Martins de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786112P9Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teve o objetivo de compreender a concepção espacial associada à ação pedagógica. Tratou-se de uma abordagem histórico-científica das concepções de espaço para enfatizar a espacialidade a partir do referencial teórico geográfico e educacional. Em sua empiria junto a um universo discente universitário, utilizou um instrumento de medição quantitativo como subsídio a uma análise dialógica qualitativa. Evidenciou um quadro sintético advindo da interação e da reflexão dirigidas para os problemas, desafios e potenciais de uma visão pedagógica que considera a espacialidade da Educação. Buscou-se promover delineamentos de caminhos pedagógicos para uma abordagem mais integrada do ensino de uma concepção heterotópica de espaço, como condição crítica necessária à apropriação da realidade social sem fazer a dicotomia epistemológica, potencializando a sua significação para a aprendizagem num ambiente de ensino; assim como a formação científica e docente no curso de geografiaTCC O discurso geográfico no livro Os Sertões: as contribuições para a interpretação da formação territorial do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Silva, Alyne Karollayne Melquiades Souza da; Morais, Hugo Arruda de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244590P7; http://lattes.cnpq.br/4403031821161244; Castilho, Cláudio Jorge Moura de; http://lattes.cnpq.br/0107090882082784; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296A análise entre o espaço e sociedade, a partir da relação entre o povo e seu território, foi uma problemática existente na literatura brasileira no século XIX e início do século XX. Interpretar a vida econômica, política e cultural do país passou a ser o objetivo de vários intelectuais, permitindo não só a formação de um sentimento de nacionalidade, mas também, de uma representação do território e de sua população, durante o processo conjuntural vivenciado pelo país naquele momento. Dentre as várias obras que se destacam no período, o livro Os Sertões de Euclides da Cunha, chama a atenção. Considerado um dos principais autores da literatura brasileira, Euclides, ao retratar os fatos da Guerra de Canudos, deflagrada no interior da Bahia, no ano de 1896, expõe não somente o contexto da guerra civil que se desencadeou em Canudos, mas um sertão desconhecido e desintegrado do restante do espaço nacional. Dividido em três partes, A Terra, O Homem e a Luta, o livro, Os Sertões, estabeleceu uma perspectiva de saber histórico e geográfico que foi capaz de contribuir para abertura de um caminho que possibilita a leitura do Brasil. Essas observações introduzem a questão central da presente pesquisa: Quais as principais contribuições geográficas do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, para a interpretação da formação territorial do Brasil? Com base neste questionamento norteador, tem-se como objetivo central analisar as principais contribuições geográficas do livro, Os Sertões, de Euclides da Cunha para a interpretação da formação territorial do Brasil. Para tal, parte-se do entendimento teórico de que o conhecimento geográfico, como uma forma de interpretação da história do homem na ocupação do espaço, pode ser visto em diversas ideologias e discursos que emergem em várias esferas do entendimento, tais como: o acadêmico, o literário, os discursos políticos, a ensaística e/ou relatos de viagem. À vista disso, presencia-se na Literatura desse período o debate das representações sobre o território e a sociedade brasileira, permitindo serem interpretados como discursos geográficos, dado que eles exerceram um papel social e que consistia em manifestar a dinâmica presente no contexto responsável por delimitar e definir território e povo. O procedimento metodológico deu-se por meio dos elementos de compreensão da obra e por uma análise crítica do discurso presente no livro. Por conseguinte, a investigação permitiu a construção de uma percepção do discurso geográfico em Euclides da Cunha, por meio do livro Os Sertões, e como esse discurso desencadeou um pensamento sobre a representação espacial do território do Brasil.Livro Ensino remoto emergencial: proposta de design didático para o estágio curricular supervisionado em curso de licenciatura(SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Morais, Ione Rodrigues Diniz; Dantas, Eugênia Maria; Carvalho, Letícia dos Santos; Sobrinho, Djanni Martinho dos SantosPropor um design didático para o Estágio Curricular Supervisionado, em curso de licenciatura, na perspectiva do Ensino Remoto Emergencial.TCC Entre afetos e lugares: percepção de graduandos negros(as) da UFRN e suas relações topofílicas-topofóbicas e raciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Bezerra, Ezequiel Fraga Felix; Dantas, Eugênia Maria; Dozena, Alessandro; Freitas, Andressa Lidicy Morais LimaEsta monografia apresenta a percepção de estudantes negros(as) da graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus Central, a partir de vivências e formação de trajetórias. A pesquisa utiliza o conceito de lugar de Yi-Fu Tuan (2013), com foco nas relações topofílicas e topofóbicas, e a teoria dos dispositivos de racialidade de Sueli Carneiro (2023) para iluminar essa investigação. A metodologia adotada entrelaça a análise de dados sociodemográficos da UFRN e do IBGE, entrevistas semiestruturadas com cinco graduandos negros(as), caminhadas exploratórias e mapeamento dos espaços topofílicos e topofóbicos, revelando uma geografia afetiva do campus. Os resultados evidenciam que a experiência dos graduandos negros(as) entrevistados é marcada por uma complexa interação entre topofilia, topofobia e relações raciais. A pesquisa evidencia que a UFRN, embora seja um espaço potencialmente inclusivo, ainda reproduz desigualdades raciais que se manifestam no cotidiano desses estudantes. Fatores como a sensação de pertencimento, a identificação com o espaço e as interações sociais influenciam as relações topofílicas. Por outro lado, o racismo, a sensação de apinhamento e o não acolhimento, contribuem para a topofobia. A pesquisa aponta que a UFRN desempenha um papel fundamental na percepção dos interlocutores na formação cidadã, mas precisa avançar na promoção da igualdade racial, superando os domínios hegemônicos que produzem e articulam poderes, saberes e modos de subjetivação (Carneiro, 2023).Livro Espaço-tempo: Enredos entre Geografia e História(2017-07-14) Dozena, Alessandro; Dantas, Eugênia MariaEste livro é uma organização decorrente da produção de alunos vinculados aos programas de Pós-Graduação de História e de Geografia, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que frequentaram a disciplina Geografia Cultural, Espacialidade da Religião e Cultura Popular. Nele, o leitor pode encontrar a perspectiva geo-histórica discutida em escalas espaços-temporais variadas, o que possibilita navegar por panoramas temáticos plurais. O livro se constitui em uma vereda a ser explorada pelos interessados em contextos reflexivos nos quais o espaço emerge como condição para a organização da sociedade. Esses contextos podem ser lidos e interpretados a partir da memória, da identidade, do sagrado, do profano, da arte e da guerra.TCC Estágio não obrigatório: contribuições para a formação profissional dos estudantes do curso de bacharelado em geografia da UFRN, campus Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-05) Araújo, Jany Kelly Fernandes de; Dantas, Eugênia Maria; Dantas, Eugênia Maria; Nóbrega Júnior, Orgival Bezerra da; Moura, Francisco Aracildo deA presente pesquisa objetivou uma análise sobre a influência do estágio não obrigatório na formação dos estudantes de Geografia bacharelado, no Campus da UFRN, localizado no município de Natal, bem como discutir a respeito do processo de formação do Bacharel em Geografia considerando a literatura vigente e o projeto pedagógico do curso; Deste modo, buscou-se identificar o perfil dos estágios não obrigatórios na área de Geografia na cidade de Natal e a repercussão no curso de Geografia bem como analisar a percepção dos estudantes quanto à importância do estágio para a construção e/ou desenvolvimento de habilidades e competências profissionais relevantes ao curso de Geografia. Nesse sentido, como procedimentos metodológicos foi utilizado uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de formação do bacharel em Geografia e buscou-se a compreensão do problema, apreendida a partir da aplicação de questionários com os estudantes a respeito da importância da prática do estágio. Nesta perspectiva, vê-se que tanto alunos que exerceram a prática do estágio como aqueles que não exerceram consideram imprescindível a prática do estágio não obrigatório para sua formação profissional. Enfim, por meio de todo o estudo realizado pode-se confirmar que o estágio não obrigatório vai muito além da aplicação prática dos conhecimentos teóricos – fato que este promove o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para que o futuro geógrafo possa atuar na área de trabalho na qual ele foi habilitado.Tese A expansão regional das redes de poder da Igreja Universal do Reino de Deus no Brasil(2018-04-06) Araújo, Bruno Gomes de; Albuquerque, Edu Silvestre de; ; ; Dantas, Eugênia Maria; ; Santos Filho, Ivanaldo Oliveira dos; ; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; Gil Filho, Sylvio Fausto;O pentecostalismo se tornou o fenômeno religioso mais significativo no Brasil da segunda metade dos séculos XX e início do XXI, reverberando em sua estrutura social, cultural, política e econômica. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fundada em 1977, pelo bispo Edir Macêdo, apesar de não ser pioneira foi a principal protagonista nesse processo, produzindo uma nova dinâmica de expansão baseada no desenvolvimento e integração de múltiplas redes de poder que ultrapassaram o campo religioso convencional ao conquistar espaços nos circuitos superiores de produção da economia urbana, e em particular na indústria midiática, sempre interagindo fortemente com a reconfiguração regional brasileira posta em cada período. Vislumbrando as condicionantes espaciais da expansão e capilarização das redes iurdianas de poder, o núcleo central da tese buscou evidenciar que o desenvolvimento institucional e territorial da IURD de modo a completar sua universalização pelo território brasileiro, foi estruturado a partir de múltiplas estratégias, todas adequadas às condições geográficas específicas encontradas pela cúpula da Igreja (sobretudo a expansão das redes técnicas de informação e de circulação no território, e a normatização do território). Em outras palavras, a presente tese esteve sempre atenta ao ritmo das mudanças sociais e técnicas que marcaram a evolução do processo de integração diferenciada das macrorregiões brasileiras, particularmente no período de 1990 a 2010, quando a última fronteira ao evangelismo iurdiano é cruzada com sua tardia, mas intensa presença na Região Norte. A dispersão regional das redes iurdianas foi desvendada nos diferentes arranjos infraestruturais apresentados, entre eles, as redes de templos, de emissoras de radiodifusão e teledifusão, e a estrutura político partidária. Todos esses subsistemas possibilitaram a superação das contingências impostas pelas heterogeneidades do desenvolvimento socioeconômico nas regiões brasileiras, facilitando, assim, o controle e mobilização do fluxo de pessoas e de informação, bem como, o acesso às áreas mais remotas do território brasileiro.Tese Experiências urbanas e a política da paisagem: encontros com intervenções urbanas na cidade de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Costa, Pablo Raniere Medeiros da; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; http://lattes.cnpq.br/5185196614761972; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Queiroz do Ó Filho, Antônio Carlos; Cazetta, ValériaA partir de uma abordagem aberta de espaço, compreendido aqui enquanto possibilidade, sobretudo, de se fazer política, tomamos as intervenções urbanas como elemento condutor de uma experiência de paisagem da cidade de Natal. Constituída pelo movimento itinerante do corpo em encontro com o mundo, com o espaço, a paisagem é compreendida aqui enquanto devir, isto é, sempre se fazendo. A presente tese buscou apresentar a paisagem de Natal resultante do nosso movimento de atravessar e ser atravessado cotidianamente pelo corpo da cidade de Natal e suas intervenções urbanas, como os lambe-lambes, a pixação e o grafite. Encontradas em diferentes momentos e contextos espaciais, elas mobilizaram diferentes pontos de vista, experiências e afetos pela cidade. A diversidade de intervenções que se distingue na paisagem produz sensações, afetos, positivos ou negativos, uma experiência de paisagem que pode remeter a ordem, a liberdade, a beleza, ao excesso, à repetição, ao extraordinário. Assim, como expressão da multiplicidade, as intervenções urbanas constituem diferentes espacialidades, mobilizando diferentes pontos de vista e perspectivas no espaço público da cidade. No percurso traçado para atingir os objetivos da tese consideramos os agenciamentos que se efetuam nos espaços de convivência e de visibilidade da cidade, a maneira em que são constantemente territorializados, desterritorializados e reterritorializados. Buscamos, desta feita, orientar nosso pensamento para além do binômio materialidade/imaterialidade, sujeito/objeto, sociedade/natureza. Não há separação entre eles, mas um corpo de multiplicidades. Desse modo, tomamos os depoimentos dos interventores como fonte de investigação em que foi possível, a partir da subjetividade e da pessoalidade, considerar a existência de uma coletividade que se estabelece entre aqueles que transgridem a paisagem. Pensar a intervenção urbana a partir dos agenciamentos que a realizam, implicou em considerar a combinação de corpos, cujas associações além de expressões distintas na paisagem, correspondem ao contínuo processo de territorialização/desterritorialização/reterritorialização. As intervenções urbanas que se apresentam na paisagem são tanto previsíveis, contáveis, como as linhas de segmentaridade, como imprevisíveis, correspondendo a ruptura, e criando o novo, tais como as linhas de fuga.Dissertação Formação de professores na modalidade a distância: itinerários da Licenciatura em Geografia na UFRN(2018-12-18) Santos, Aurinéia Cândida dos; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; ; Dantas, Eugênia Maria; ; Melo, Evaneide Maria de;As abordagens sobre a temática formação de professores por meio da EaD tornam-se relevantes na atualidade, tendo em vista as barreiras sociais de aceitabilidade ainda existentes no que concerne à qualidade do profissional formado por meio dessa modalidade de ensino, sobretudo em decorrência do conhecimento superficial sobre a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação de professores na modalidade a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enfatizando a Licenciatura em Geografia. Para isso, o estudo traçou a trajetória do Ensino a Distância, como projeto nacional de democratização da Educação fundamentado nas Tecnologias de Comunicação e Informação, com ênfase na formação de professores no contexto nacional e na UFRN, assumindo a Licenciatura em Geografia como referência de análise. A metodologia utilizada nesta pesquisa abrangeu dois procedimentos técnicos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados numa perspectiva qualiquantitativa. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período que compreende de 2007 a 2017, os anos de ingresso da primeira e da última turma de alunos no curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFRN, respectivamente. Dos resultados obtidos da pesquisa, infere-se que a oferta de cursos a distância na UFRN apresenta significativos progressos desde sua criação, o que se deu principalmente por meio da criação da Secretaria de Educação a Distância da UFRN – SEDIS. Nessa tessitura, a Licenciatura em Geografia a Distância contribui para a formação de professores da Educação Básica, especialmente nas áreas interioranas, onde a oferta de curso superior somente se viabilizou a partir da educação a distância. Destaca-se, ainda, a relevância de curso ofertados nessa modalidade como única possibilidade de obtenção do diploma de graduação para muitos, o que resulta em melhoria da qualidade da educação e no reconhecimento desse profissional perante a sociedade.Tese Fotografia e complexidade: a educação pelo olhar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-04) Dantas, Eugênia Maria; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Carvalho, Edgard de Assis; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Macêdo, Roberto Sidney; Germano, José Willington; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Cruz, Wilma Victor; Silva, Juremir Machado da; http://lattes.cnpq.br/2393503669129057; Oliveira, Maria Bernadete deO cinema, a literatura, a arte e a fotografia são representações do mundo. Esta tese aborda a fotografia, o olhar e a educação a partir da compreensão de que é possível alargar horizontes cognitivos pela religação de saberes, ideias e conhecimentos. Investe-se na reflexão de ética, estética e fotografia como um artefato que condensa uma interpretação do mundo, capaz de narrar o movimento complexo e paradoxal da condição humana. A estratégia para ler esse movimento é religar o local e o global, o ontem e o hoje, o próximo e o distante, o eu e o outro, a realidade e a imaginação, tramando a narrativa do espaço, do tempo e da memória social. Se toda fotografia congela o ato cotidiano de viver, tornando visível o instante que se perde no sincronismo do fazer, a liberdade do fotógrafo em decidir o que registrar e a atividade do leitor em descongelar tempo, lugar e imagens fazem da fotografia uma operadora de complexidade, um fragmento capaz de mostrar-se por vários ângulos. Para trabalhar tais argumentos privilegiou-se o acervo fotográfico deixado pelo caicoense José Ezelino da Costa, que viveu no período de 1889 a 1952. A tese tematiza questões no âmbito de Morin. A necessidade de proceder a uma reforma do pensamento e da educação supõe a compreensão de que a produção do conhecimento, da cultura e da ciência está atrelada a unidualidade, autonomia e dependência que definem a condição humana. Trata-se de discutir essa relação com vistas à formação de sujeitos capazes de ler, interpretar e contextualizar o mundo de forma aberta. A fotografia, como um testemunho parcial da condição humana, é um nicho de múltiplas e fragmentárias leituras. Testemunhar é, de certa forma, recrutar experiências e conhecimentos adquiridos para ler, através de lentes interiores, o que se passa dentro e fora de nós. A escrita da luz, como qualquer representação da vida, padece dos testemunhos enigmáticos que se refugiam na alma, espelhos de revelações sempre incompletas da condição humana.Tese Geopolítica aeroespacial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-01) Rosa, Carlos Eduardo Valle; Albuquerque, Edu Silvestre de; ; http://lattes.cnpq.br/3353125804259611; ; http://lattes.cnpq.br/4300611571037750; Ferreira, Luciano Vaz; ; http://lattes.cnpq.br/3631125025276911; Teixeira Júnior, Augusto Wagner Menezes; ; http://lattes.cnpq.br/5020954657741658; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Rezende, Júlio Francisco Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841Definimos por ambiente aeroespacial o espaço geográfico formado pela conjugação entre espaço aéreo e espaço exterior, no qual se estabelecem relações geopolíticas. A partir dessa hipótese, o objetivo da investigação foi analisar a relevância geopolítica desse ambiente aeroespacial, a ponto de formular o conceito de Geopolítica Aeroespacial. A partir da lógica hipotético-dedutiva, a pesquisa desenvolveu uma abordagem teórica acerca do objeto ambiente aeroespacial enriquecida por elementos empíricos. Na abordagem teórica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica dentro e além do escopo geográfico e o levantamento de indícios factuais cujo esforço metodológico foi, inicialmente, caracterizar geograficamente o ambiente aeroespacial. Em seguida, a análise contextualizou geopoliticamente esse domínio, por meio da investigação de evidências nos campos da epistemologia da geografia, e de variáveis políticas, econômicas, tecnológicas e ideológicas. Na parte empírica, a partir da técnica de observação direta extensiva, a pesquisa coletou elementos para a elaboração de cenários prospectivos para a geopolítica aeroespacial no Brasil. Como resultado da investigação, foi constatado que a interdependência dos fenômenos políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos entre espaço aéreo e espaço exterior – em que pese suas geomorfologias distintas – permite compreendê-los de forma integrada, inclusive com o reforço da ideia de uma teoria de poder aeroespacial. Desde os primórdios da aviação até a era espacial, tais fenômenos nesse novo ambiente têm se tornado decisivos para a humanidade, configurando relações de poder, definição de territórios, criação de arcabouços jurídicos, reclamos de soberania e contenciosos que extrapolam as abordagens clássicas da geopolítica, voltadas à superfície. Quanto aos cenários considerados, a investigação gerou três situações distintas, sob os pontos de vista realista, idealista e uma conjunção de ambos, que indicam alternativas para políticas públicas do setor aeroespacial. A Tese chegou à conclusão de que os conflitos de natureza militar, mas também a exploração de recursos naturais, a crescente importância do transporte aéreo, o acesso às novas tecnologias da comunicação e da informação, o desenvolvimento econômico, a presença de ideologias e até mesmo a possibilidade de o homem melhor utilizar a atmosfera e explorar, ou habitar, novos corpos celestes revelam a demanda por uma Geopolítica Aeroespacial. Assim é que o ambiente aeroespacial consiste em novo campo investigativo da ciência geográfica, inclusive como palco de estratégias nacionais de defesa e de desenvolvimento, reforçando o papel relevante da Geografia para a sociedade.Dissertação O Geozine: uma linguagem transitiva na leitura do lugar e da paisagem para os conteúdos geográficos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-14) Viana, João Paulo Teixeira; Dantas, Eugênia Maria; ; ; Dozena, Alessandro; ; Melo, Evaneide Maria de;A escola, como instituição social, cidadã e formadora requer inovações para atender as necessidades do aluno que chega ao espaço educacional. As informações estão cada vez mais disponíveis e o acesso a diferentes linguagens se faz uma realidade. No entanto, evidencia-se carências significativas dos discentes em competências, como: compreender, contextualizar e relacionar. O professor de geografia levado para esse cenário é desafiado a criar estratégias de ensino que induzam o aluno a experimentar a geografia escolar como um campo aberto à inovação e com as diferentes linguagens que estão no cotidiano. Desta forma, a pesquisa propõe um estudo sobre estratégias de ensino para os conteúdos geográficos escolares, tendo o Geozine como fonte para o seu desenvolvimento. O propósito central desta pesquisa é compreender o Geozine como uma linguagem transitiva que se comporta como uma estratégia didáticapedagógica para o ensino da Geografia escolar. Metodologicamente, a investigação se desenvolveu inicialmente a partir de uma pesquisa exploratória sobre a realidade escolar e o ensino de geografia em fontes secundárias: IBGE, MEC e Censo Educacional. Em seguida foi realizada uma exploração in loco, na Escola Municipal Francisca Avelino, Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima e a Escola Estadual Joaquim Nabuco, instituições de ensino público da cidade de Taipu-RN. Para dar prosseguimento ao estudo, realizou-se o aprofundamento do referencial teórico a partir da seleção de autores que abordam temas sobre a língua, linguagem e comunicação e sua interface com o ensino da geografia, os conceitos geográficos de Lugar e Paisagem e por fim, sobre o Fanzine e Geozine. A compreensão se dá a partir da exploração das noções de lugar e de paisagem, tendo, primeiramente, como foco uma oficina de construção didática denominada de “O Geozine: Construindo uma metalinguagem didática” destinada aos professores de Geografia da cidade de Taipu-RN. Em seguida, prosseguiu-se com a metodologia, desta vez voltada para a ação didática do Geozine na práxis docente, especificamente direcionada para observação e análise de uma aula, onde o professor aplicou o Geozine como uma estratégia didática. Perpassou-se por diferentes autores bibliográficos, atores do processo do ensino e da aprendizagem (professores e alunos) e do espaço geográfico, tendo a inspiração dos lugares e das paisagens da cidade de Taipu. Todo este percurso serviu para dar uma maior densidade à linguagem Geozine e para enfatizar como ela pode ser aplicada, transitiva e metalinguística no fazer pedagógico do professor.
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