Navegando por Autor "Dantas, Carlos Felipe Luís de França Almeida"
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TCC Avaliações imobiliárias em desapropriações com tratamento científico por regressão linear(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11) Dantas, Carlos Felipe Luís de França Almeida; Santos, Enilson Medeiros dos; Diana Carla Secundo da Luz; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; Costa, Sarah AraújoA implantação de infraestruturas de transporte terrestre requer, geralmente, a utilização de terrenos que não são de propriedade pública. A incorporação desses terrenos supõe processos de desapropriação que, para que tenham efetivo amparo legal, necessitam de uma determinação de valor a ser pago pelo promotor da infraestrutura ao expropriado. No Brasil, o embasamento técnico para a determinação desses valores repousa no procedimento de avaliação imobiliária com base na norma técnica NBR ABNT 14653/2011. Um dos métodos mais utilizados para avaliação com fins de expropriação é o comparativo direto de dados de mercado. Utilizado na implantação do projeto Pró-Transporte em Natal/RN, este método é considerado por especialistas como passível de divergência com a realidade. Neste trabalho, aplicou-se a casos do Pró-Transporte, um modelo de avaliação de imóveis com base em uma regressão linear múltipla por mínimos quadrados ordinários. Foram adotadas como variáveis independentes na regressão a área total do terreno (em m²) e a menor distância ao eixo viário relevante (m). Os resultados foram obtidos com o auxílio dos softwares Microsoft Excel e sisDEA, verificando-se o atendimento do modelo linear resultante aos vários pressupostos estatísticos fixados na teoria e na normativa. Por fim, os resultados se mostraram robustos, com coeficientes de determinação e correlação acima dos limites de aceitabilidade constantes da literatura especializada. Logo, o modelo pode ser utilizado para avaliações de terrenos no bairro de Pajuçara e adjacências, na Zona Norte de Natal.TCC Estudo dos efeitos da incorporação do resíduo de vidro temperado como agregado graúdo no concreto de cimento portland(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Oliveira, Tiago César Miranda de; Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de; Almeida, Marcos Lacerda de; Dantas, Carlos Felipe Luís de França AlmeidaAliado ao crescimento dos grandes centros urbanos e do avanço da sociedade, está o aumento da geração de resíduos provenientes das mais diversas atividades. Um desses resíduos é o vidro temperado, que muitas vezes acaba tendo uma destinação inadequada ou uma reciclagem ineficiente. Além disso, o vidro é um material que demanda milhares de anos para entrar em estado de decomposição no meio ambiente. Ademais, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, torna o gerador do resíduo responsável por sua destinação, fazendo com que seja de seu interesse alternativas sustentáveis e viáveis economicamente. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar a viabilidade da incorporação do resíduo de vidro temperado em um dos principais materiais da indústria da construção civil, o concreto de cimento Portland, visando uma alternativa segura e ecologicamente adequada para sua destinação. Para tanto, foi observado o comportamento do concreto mediante a substituição do agregado graúdo por diferentes concentrações do resíduo de vidro. Assim, foi necessário caracterizar o resíduo de maneira análoga ao agregado graúdo, realizando ensaios comuns aos materiais de enchimento do concreto para determinar algumas propriedades. O traço de referência é o 1:2:3 com fator água/cimento de 0,6, devido à sua popularidade e facilidade de execução. Foram produzidos 6 traços no total, sendo 5 com concentrações de resíduo substituindo o agregado graúdo, variando de 0% a 100% com incrementos de 20%. O concreto produzido foi submetido aos ensaios de resistência a compressão e abatimento do tronco de cone. Os resultados mostraram que houve uma queda no valor do abatimento, apesar do vidro mostrar-se um material menos poroso que a brita, e uma queda na resistência. Estes resultados inviabilizam o uso do material produzido como concreto estrutural, no entanto é possível utilizar a técnica para aplicações menos nobres, priorizando o ganho ecológico.