Navegando por Autor "Dantas, Ana Letícia"
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TCC Barreiras e facilitadores na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola: uma perspectiva dos docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Dantas, Ana Letícia; Fonseca Filho, Gentil Gomes da; Costa, Joyce Pereira da; 0000-0003-0999-3515; http://lattes.cnpq.br/5404069719185979; 0000-0001-6980-2202; http://lattes.cnpq.br/7093066731971896; 0009-0004-4515-6364; http://lattes.cnpq.br/1075849121255194; Macedo, Gaby Kelly Bezerra de; 0000-0003-4274-0982; http://lattes.cnpq.br/2436091946047254; Morais Sobrinho, Jonas; 0000-0002-8810-3105; http://lattes.cnpq.br/4442526247184513Introdução: A educação inclusiva nas escolas é preconizada pelo governo, porém, na prática ainda são muitos os desafios encontrados pela população com deficiência para o acesso. Objetivo: Analisar a percepção dos docentes acerca das barreiras e facilitadores encontrados nas escolas em relação aos alunos com deficiência. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, observacional e de abordagem qualitativa. Participaram do estudo docentes de duas escolas públicas do município de Santa Cruz/RN, que tivessem experiência direta com alunos com deficiência e com idade igual ou superior a 18 anos de idade. A coleta foi iniciada através da aplicação de um questionário estruturado para caracterização da amostra. Posteriormente, no grupo focal, foram abordadas as perguntas norteadoras definidas previamente. Os dados informados no grupo focal foram analisados qualitativamente e categorizados em barreiras e facilitadores, de acordo com os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade da Organização Mundial de Saúde. Resultados: A amostra total do estudo foi composta por 14 participantes, dos quais 71,4% eram do sexo feminino, com idade média de 43,7 anos e tempo de docência médio de 12,8 anos. Observou-se que as barreiras evidenciadas neste estudo prevaleceram em relação às facilidades e permanecem presentes no cotidiano escolar. As barreiras desvelam a evidência do déficit de docentes auxiliares, sobrecarga dos docentes regulares, além de infraestruturas não adaptadas às necessidades dos alunos. A pesquisa também revelou que a percepção dos docentes sobre os facilitadores presentes no processo pedagógico inclusivo pode favorecer o engajamento dos alunos, da família e dos gestores para atividades mais inclusivas, como uma formação continuada para os docentes, suporte familiar e a postura ativa da gestão escolar para o envolvimento da família. Conclusões: São incentivadas estratégias de formação continuada para os profissionais da educação, dimensionamento adequado dos docentes auxiliares, incentivo para engajamento ativo da família no processo educacional e fortalecimento das políticas públicas de inclusão, sobretudo em relação à adoção de tecnologias educacionais reconhecidas para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo. Os resultados deste estudo oferecem uma base para aprofundar as discussões sobre a temática da pesquisa, especialmente no contexto regional de um município localizado no Nordeste Brasileiro.