Navegando por Autor "Damore, Ticiano Maciel"
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TCC Desafios e estratégias relacionadas ao empreendedorismo materno com ênfase na educação musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Oliveira, Jerusa Sousa de; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; Silva, Pollyanna Guimaraes da Silva de Morias; http://lattes.cnpq.br/8765129001375224; Damore, Ticiano Maciel; http://lattes.cnpq.br/6120254989739580As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no campo profissional, tornando-se economicamente ativas, consolidando suas trajetórias com esforço e dedicação. A busca pela independência financeira e realização profissional têm levado muitas mulheres a empreender e atuar em espaços que antes eram comandados apenas por homens. Apesar desse avanço, a mulher ainda enfrenta diversos desafios e preconceitos, uma vez que ainda é associado quase que unicamente a ela, a responsabilidade pelas tarefas domésticas e criação dos filhos. Conciliar trabalho e maternidade concomitantemente pode ser bastante desafiador e cansativo. Para tanto, é apresentado ao longo deste trabalho, minha experiência de vida como mulher, mãe e empreendedora na área da educação musical, bem como estratégias e alternativas com embasamento teórico, para empreender com sucesso, destacando-se no mercado trabalho e superando os desafios e obstáculos para manter seu negócio sem o peso da culpa por não estar tão presente na vida dos filhos ou o medo de não se dedicar suficientemente ao trabalho.TCC O ensino da guitarra elétrica na modalidade de ensino remoto: um estudo com professores de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Amaral, Davi Paz; Gaulke, Tamar Genz; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Damore, Ticiano MacielCom o avanço tecnológico, cresceu também os conceitos de Educação a Distância, se abrangendo a modalidade de Ensino Remoto, principalmente após a chegada da pandemia de COVID-19 e a necessidade de isolamento social, consequentemente da necessidade de adaptar os conceitos de ensino. Diante do exposto, este trabalho apresentou como objetivo identificar vantagens e desvantagens na atuação no ensino de guitarra elétrica remoto, bem como contribuir para a educação musical ao levantar aspectos acerca do ensino da música nesta modalidade. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada, aplicada com cinco professores de guitarra elétrica na modalidade remota, formados no curso técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, os quais ensinam a prática do instrumento em cursos remotos, de forma não formal. A partir da realização da pesquisa, constatou-se que os professores conseguiram ter resultados positivos nas aulas em formato remoto, entretanto, algumas desvantagens desta modalidade de ensino também podem ser identificadas, como por exemplo, o fato de que os alunos podem desenvolver vícios que seriam facilmente identificados na modalidade presencial. Apesar disso, as vantagens superam as desvantagens, principalmente devido a comodidade, economia financeira e de tempo com deslocamento. Pode-se concluir então, que esta pesquisa foi muito positiva no sentido de investigar a opinião e experiência de alguns professores de guitarra elétrica na cidade de Natal-RN no ensino remoto.Dissertação O ensino da improvisação idiomática no baião e xote na guitarra elétrica: aportes à aprendizagem emergentes do cânon de João do Vale e das pesquisas cognitiva e sociocultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-09) Silva Neto, Antonio Elias; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; http://lattes.cnpq.br/8488994803846517; Oliveira, Mario André Wanderley; Damore, Ticiano Maciel; Pereira, Eric Hora FontesO presente trabalho propõe estratégias metodológicas e diretrizes pedagógicas orientadas ao ensino da improvisação melódica idiomática na guitarra elétrica nos gêneros musicais baião e xote, a partir dos elementos técnicos-estilísticos do cânon estabelecido pelo cantor e compositor maranhense João do Vale (1934-1996). A proposta estrutura-se em consonância aos parâmetros pedagógicos emergentes de estudos recentes na Educação Musical, que interseccionam o plano de conhecimento da Psicologia da Música com a atuação das dimensões humanas cognitivas e socioculturais na aprendizagem da improvisação, contemplando em síncrono os contributos do plano empírico do autor. A pesquisa desenvolveu-se em 4 eixos: (1) Arguição sobre temas essenciais ao objeto da pesquisa, como implicações da criatividade e estética artísticas ao ato executivo e letivo da improvisação, seguido da concepção de idiomatismo e seus aspectos discursivos na trama improvisatória (Kant (1995, [1790]); Engelmman (2012); Sternberg (2017); Wall (2018), Torres (2016) etc.); (2) Mapeamento e análise dos elementos musicais e suas combinações presentes na estilização do baião e xote desenvolvida por João do Vale (que substancializam o idiomatismo em seu cânon) em obras selecionadas e transcritas no intervalo de 1950 a 1980; (3) Descrição da proposta de ensino da improvisação melódica idiomática na guitarra elétrica no baião e xote, constituída de diretrizes pedagógicas, competências docentes, conteúdo e metodologia fundados na doutrina científica que investiga as dimensões neurocognitivas e socioculturais (Beaty (2015); Berkowitz (2014); Paes (2014); Biasutti (2015); Born, Lewis e Straw (2017) etc.) na práxis e ensino da improvisação, e no empirismo do autor. Atentouse às peculiaridades técnicas da guitarra elétrica e instruções de referenciais da improvisação deste e de outros instrumentos (Pass (1977), Miles Davis (2022); Denyer (1992), Gambale (1997), Fewell (2016), Leavitt (2019), Faria (1995...) etc.); (4) Avaliação da proposta pela implementação de uma Pesquisa-ação investida em curso de improvisação ministrado numa escola da rede pública de educação do Estado do Maranhão. Conclui-se o alcance de níveis satisfatórios das metas e do desempenho na improvisação dos discentes, indicando o bom potencial de eficiência da proposta de ensino.Dissertação Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional: um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Damore, Ticiano Maciel; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Vieira, Marcelo Milano Falcão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780014D9A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre mecanismos de coordenação e controle com o desempenho organizacional, sendo um estudo multicaso aplicado em duas instituições públicas de ensino médio em Natal, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o colégio Floriano Cavalcanti. Para tanto, foi feita uma análise qualitativa e foram analisados mecanismos de coordenação e controle citados por diversos autores, assim como foi utilizado o modelo de desempenho de Sander (1984) que divide o desempenho organizacional em critérios instrumentais (eficiência e eficácia) e substantivos (efetividade e relevância). Existiu a preocupação em explicitar a importância de se balancear tais critérios, de forma que na escola, os segundos se sobressaiam sobre os primeiros. Do exame dos dados constatou-se que a utilização de mecanismos de coordenação mais burocráticos influencia na avaliação dos critérios instrumentais, assim como percebeu-se que a utilização de mecanismos que primem pela autonomia da escola e de seu quadro tem relação com os critérios substantivos. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram plenamente atendidosTCC Um relato de experiência nos cursos de música da Escola de Música Praise Up(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Silva, Gerciano Estevão da; Bezerra, Edibergon Varela; Damore, Ticiano Maciel; Severo, José SimiãoEste trabalho é um relato de experiência sobre o ensino realizado na Escola de Música Especializada Praise Up, localizada no bairro Rosa dos Ventos na cidade de Parnamirim/RN. O objetivo é mostrar como é realizado o ensino de música nas turmas de instrumento, tais como guitarra elétrica, violão e bateria. Para esta pesquisa foi adotado como metodologia o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o conhecimento empírico. E como ferramenta de pesquisa foi utilizado a entrevista semiestruturada, realizada com os alunos da Escola de Música. O desenvolvimento se deu através da análise e discussão das amostras das entrevistas, mostrando algumas questões em particular dos alunos nas aulas, e também a importância de uma escola de música para eles. Como resultado, concluiu-se que as metodologias utilizadas nas aulas foram satisfatórias para o desenvolvimento musical de cada aluno. Este trabalho poderá trazer uma importância no contexto da educação Musical, bem como poderá ser útil para os próximos estudantes e/ou pesquisadores que desejarem realizar pesquisas sobre o contexto de escolas de música especializada de ensino de instrumento.