Navegando por Autor "Damasceno, Mellyssa Layla Barbosa"
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TCC Fatores determinantes da oferta turística de Natal-RN: um olhar de agências de viagens e guias de turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Damasceno, Mellyssa Layla Barbosa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Vieira, Michel Jairo; Cavalcante, Islaine Cristiane O. G. da SilvaO turismo, considerado um fenômeno, pode ser abordado em diversas esferas tendo em vista a capacidade de integração que a atividade possibilita. Com relação a essa integração e mais precisamente na formação da oferta turística, a presente pesquisa teve como objetivo estudar os fatores determinantes na formação dos componentes da oferta turística comercializada pelas agências de receptivo e guias de turismo do destino Natal/RN. Em buscas sobre a temática em periódicos e anais, foi possível observar a escassez de estudos relacionados à temática, bem como acerca dos atores que possuem maior influência na inclusão e exclusão destes fatores. A partir da pouca produção que aborde o tema, e na perspectiva da autora que vivência esses meios, desencadeou-se a necessidade de explorar esse campo em uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram pesquisas bibliográficas e entrevista com os atores mencionados, através de perguntas semiestruturadas, visando encontrar os elementos determinantes na formação da oferta a partir do olhar dos representantes de agências de viagens e guias de turismo, bem como discorrer sobre a temática. Foi possível observar que existem fatores que determinam a formação dos componentes da oferta turística, e que esses de fato, estão relacionados com agências de viagens e guias de turismo, além da integração da atividade turística como um todo, podendo chegar a conclusão de que as hipóteses abordadas se afirmam a partir das entrevistas realizadas, entrando em concordância com autores que abordam a temática.Dissertação Personalidade de marca do destino Natal sob a ótica dos guias de turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) Damasceno, Mellyssa Layla Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Almeida, Giovana Goretti Feijó de; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/0575257115202884; Marques Júnior, Sérgio; Carratore, Luis Roberto Rossi Del; Almeida, Juliana Vieira deO turismo é uma atividade complexa cuja concepção comercial leva os destinos a investirem em diferentes estratégias para destacar-se em meio a competitividade de mercado. Uma dessas estratégias é a formulação de marcas de destino, que comunicam-se diretamente com o público turístico da localidade. As marcas conseguem criar uma relação mais profunda com os turistas a partir da personalização do destino. Dessa maneira, o turista visualiza o lugar visitado com emoções e personalidades, e outras características atribuídas a pessoas, que podem ser analisadas através do Brand Personality Scale. Como esses turistas, comumente, buscam guias de turismo para a definição de sua experiência no destino, objetiva-se com a presente dissertação: Compreender como os guias de turismo percebem a marca turística do destino Natal, a partir do Brand Personality Scale. Para operação da pesquisa, foram aplicadas técnicas de coleta quali-quantitativas, com a aplicação de 51 questionários junto aos guias de turismo da cidade, e a realização de entrevista semiestruturada com a Organização de Gestão de Destino. Para a análise, utilizou-se o Brand Personality Scale. Esse método analisa a marca do destino a partir de 42 variáveis divididas em 5 dimensões. Os dados quantitativos foram tratados com uso do software SPSS. As análises foram validadas através do Alfa de Cronbach. Os resultados apontam que os guias de turismo visualizam a cidade como, Sincera, por ser apegada a família, saudável, alegre, legal, encantadora e amigável. O principal público dos guias são famílias de cidades próximas, o que pode explicar esse posicionamento. No entanto, tratando especificamente da Marca, apontam-se semelhanças entre a "Viva Natal" e "Viva São Paulo", levando ao questionamento acerca de "turistificação" do destino, ou seja, da criação de experiências, e, neste caso, marcas, que pouco utilizam a identidade local, sendo semelhantes a outros casos de sucesso. Como estudos futuros, sugere-se a reaplicação do método com turistas, preferencialmente, com uma maior amostra.