Navegando por Autor "D'Amore, Ticiano Maciel"
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TCC A composição como uma proposta pedagógica no ensino do instrumento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Oliveira, Thiago Cadó de; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Santa Rosa, Amélia Martins DiasA presente pesquisa tem como objeto de estudo a composição como uma proposta pedagógica. Parte-se do entendimento de que a mesma é uma importante forma de contato com os elementos musicais. O trabalho é resultado de uma experiência com alunos dos cursos de Violão Popular e Guitarra Elétrica da Escola de Música Santa Cecília(EMUSC), tendo como base tópicos da teoria musical como: Tríades, Arpejos, Campo Harmônico e Escala Musical baseado no Parabéns pra você. A finalidade foi dar ao aluno a possibilidade de “brincar com os sons”, para que pudessem expandir, entre vários aspectos, a capacidade auditiva e a técnica no instrumento. Criando e ou organizando novos conceitos sobre improvisação. Provocando por trás das decisões estéticas, a criatividade, onde as influências culturais e a atribuição de significados próprios são importantes ferramentas do processo. Foram selecionados cinco, dentre trinta alunos, por critério de compatibilidade com os objetivos da pesquisa, que era o bom desenvolvimento com o instrumento, criatividade, e no caso de um dos alunos com idade de cinco anos, experimentar a composição, no ensino do instrumento para crianças. Em síntese desenvolvemos três composições: Gramática de outro jeito, Sou teu amigo, e um solo para a música composta em conjunto com a bandae com o professor de filosofia de um dos alunos. Com relação a criança de cinco anos, não foi possível concluir o processo, pois o mesmo se dispersava com muita facilidade, fazendo com que o tempo para a conclusão da pesquisa não fosse suficiente. A principal razão pelo qual esta prática foi realizada pode ser percebida nas impressões e situações transcritas nesta pesquisa. A inquietação, a dúvida, a nova possibilidade gerada, são os méritos desta prática, e os resultados não deixarão de acontecer, durante a trajetória musical particular de cada aluno. Ficando a proposta de ampliar uma metodologia de composição para desenvolvimento da prática no instrumento.TCC Aprendizagem na guitarra através de aulas online: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-14) Menezes Júnior, Alexandro Miranda; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; D'Amore, Ticiano Maciel; Silva, Ruãnn Cézar CezárioO presente trabalho trata de um relato de experiência realizado sob a perspectiva da aprendizagem na guitarra de forma online, mais precisamente em cursos de plataformas digitais e aulas em tempo real. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e de natureza descritiva. A produção dos dados foi realizada através de referenciais teóricos que abordam o ensino EaD (ensino à distância), onde discorri de forma sucinta como essa modalidade de ensino se desenvolveu ao longo da história. Como objetivo geral, busquei explanar como ocorre a aprendizagem na guitarra por meio de aulas online, e, para contemplá-lo elenquei três objetivos específicos: apresentar a metodologia de ensino dos professores nos cursos online de guitarra; sistematizar aspectos da organização e planejamento dos cursos com a utilização de mídias, recursos tecnológicos e ambientes virtuais de aprendizagem; relatar a experiência vivida enquanto aluno de guitarra online. A partir dos resultados obtidos, é possível perceber que o ensino EaD traz uma flexibilidade de horário para o estudante, conforto para estudar em qualquer local com acesso à internet, rompe barreiras geográficas e tem um bom custo-benefício.TCC Capas de disco: o projeto como meio de expressão cultural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Souza, Lucas Rodrigues de; Romani, Elizabeth; Romani, Elizabeth; Rupp, Bettina; D'Amore, Ticiano MacielEste trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de capa para disco Long Playing. Para isso, foram pesquisados os aspectos que norteiam a criação das capas, levando-se em consideração as adaptações formais que estas sofreram ao longo da história. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia de Fábio Mestriner (2002), além de outras ferramentas que auxiliaram na concretização deste estudo. Como resultado desta pesquisa, foram definidos aspectos formais e visuais para a produção de um modelo para capa de disco.TCC Ditados: um livro para auxílio da prática de percepção musical em casa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) D'Amore, Ticiano Maciel; Vasconcelos, Marcus André Varela; Carvalho, Valéria Lázaro de; Santa Rosa, Amélia Martins DiasO presente trabalho propõe a apresentação de um livro de Percepção Musical intitulado “Ditados”, contendo ditados melódicos e rítmicos de diversos tipos e níveis de dificuldade, frutos de três anos de docência da cadeira na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tal livro vem acompanhado de dois CDs de áudio contendo os ditados gravados. O objetivo deste material é auxiliar os estudantes de Percepção Musical no estudo de ditados fora de sala de aula. Em um primeiro momento a Percepção Musical como um todo é contextualizada, sendo explicados os tipos de exercícios mais comuns nessa área. No mesmo capítulo existe uma reflexão de como esta disciplina é vista sobre a ótica de Educação Musical e como os autores desta área propõem que ela seja trabalhada. O capítulo seguinte traz os resultados de uma pesquisa feita com alunos de Percepção Musical dos cursos técnico e superiores da Escola de Música da UFRN, apontando suas dificuldades em ditados rítmicos e melódicos e suasdúvidas sobre como estudá-los fora de casa. Finalmente, é explicado como o livro foi estruturado, os tipos de ditados propostos, os níveis de dificuldades adotados e sua formatação de maneira geral.Tese Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-19) D'Amore, Ticiano Maciel; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; ; http://lattes.cnpq.br/6120254989739580; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Vieira, Ricardo Sérgio Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/6579657188607902; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829O presente estudo busca compreender de que forma ambientes criativos de grupos musicais se configuram na perspectiva da Estratégia como Prática como concepção teórico-empírico-conceitual. Desenvolve no arcabouço teórico discussões sobre o contexto da Economia Criativa, a Indústria Criativa, o ambiente criativo, o paradigma organizacional da Economia Criativa, a música como um ambiente criativo e de negócio, concepção e dinâmica da Estratégia como Prática e as conjecturas acerca do contextualismo e de outras correntes epistemológicas. Configura-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando o método qualitativo e se caracterizando como uma Grounded Theory. Ao todo, quatro bandas musicais de estilos, mercados e áreas de atuação distintas, com mais de dez anos de atuação, foram pesquisadas. Tanto para a coleta quanto para a análise dos dados, foi utilizado o método da Grounded Theory e da observação simples, e a análise foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. A pesquisa mostra que os grupos estudados percebem a atuação especializada nas mídias sociais virtuais como diferencial estratégico. Demonstra também que as bandas fomentam a individuação e diferenciação no seu relacionamento com o indivíduo. Por fim, atesta que essas organizações envolvem as equipes e valorizam a concepção dinâmica de suas rotinas para tomar decisões estratégicas, dando atenção a um viés social da estratégia. A categoria central Estratégia como Prática Criativa que emergiu dos dados é explicada através dos três resultados supracitados e revela que organizações inseridas na Economia Criativa realizam de forma simultânea e dinâmica o fazer criativo e estratégico nos âmbitos artístico e gerencial. A teoria gerada torna-se validada pelos princípios grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração, bem como se insere na corrente do contextualismo, a qual aponta o conhecimento como relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido.TCC Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Salustino, José Joelson da Costa; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Souza, Zilmar Rodrigues deO trabalho monográfico é um relato de experiência do ensino da música em ambientes não formais, objetivando mostrar a educação musical como instrumento de mediação para a inclusão social. Tomou-se como referência deste tipo de ambiente o Centro de Apoio à Criança, onde são oferecidas atividades musicais para crianças e adolescentes da comunidade do bairro das Quintas, Natal/RN. Especificamente, foi relatado o processo de desenvolvimento das aulas da banda de fanfarra, flauta doce e a teoria musical para uma turma heterogênea de crianças e adolescentes. Descreve os desafios pedagógicos de integralização da teoria e a prática musical, bem como potencializar a música como instrumento de mediação para aprendizagem. A pesquisa baseou-se em estudos realizados em Béscia (2002), Campos (2008), Morais (2009), Hikiji (2006), Arroyo (2000) e outros autores, os quais contribuem para a compreensão do espaço não formal como lugar de socialização, inclusão social. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa, baseado na experiência enquanto aluno e professor nesse ambiente. Como conclusão da pesquisa viu-se que os espaços não formais oportunizam o aprendizado musical, sendo de fato, um instrumento integrador do aluno no meio social.TCC Ensino de música (violão) em projetos sociais: um relato de experiência na Ong Ilha da Música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Silva, Erinaldo Edson da; D'Amore, Ticiano Maciel; Lira, Ezequias Oliveira; Severo, José SimiãoO presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciado nas aulas de violão na ONG Ilha da Música, localizada na comunidade da África no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal – RN., Por meio de autores que buscam compreender a educação musical com esses contextos e assim ajudar a construir um diálogo que fosse capaz de entender como essas instituições utilizam a música como meio para socializar crianças e adolescentes que na maioria das vezes essas ONGs estão localizadas em comunidades carentes. Então esse trabalho tem uma abordagem qualitativa que aconteceu por meio de estudo de caso para ajudar a compreender além das práticas musicais que acontecem dentro da ONG as suas contribuições sociais para os alunos que moram na comunidade, os resultados apresentados mostram que além da sincronia entre as respostas dos perguntados mostra que além de ter a oportunidade de aprender um instrumento ter a chance de ver um caminho melhor que é oportunizado pela ONG.TCC Importância do contexto cultural na educação musical: um estudo em uma instituição de ensino em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Tavares, André Valentim; D'Amore, Ticiano Maciel; Mendes, Joubert Freitas; Souza, Catarina Shin Lima deO presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta pedagógica e uma reflexão com base no repertório intrínseco dos alunos ligados ao projeto “Mais Educação”, no intuito de identificar suas potencialidades pedagógicas. Nesta perspectiva, foram utilizados questionários para coleta de dados que contribuíssem para a análise de preferências musicais e levantamento de teóricos relacionados ao tema, dando a origem ao “Projeto de Composição de Paródias”, como uma forma de avaliação prática da pesquisa.TCC Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Amorim, Rodrigo Silva de; D'Amore, Ticiano Maciel; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; Souza, Catarina Shin Lima deO presente trabalho busca apresentar uma proposta de integração curricular entre uma escola especializada de música e uma escola de ensino regular, localizadas no mesmo espaço físico, através de uma prática educacional interdisciplinar, um ensino inovador. O objetivo dessa integração é inserir a musica gradualmente na vida acadêmica dos alunos da escola regular, levando em conta o conhecimento de mundo e a realidade que o cerca, podendo ser utilizada mesmo após a implementação da lei da obrigatoriedade da música, que ainda não entrou em total vigor. Na investigação, utilizamos uma pesquisa semiestruturada, através de um formulário que foi elaborado com quatro perguntas diretas, mas com potencial para respostas variadas. Em um primeiro momento, apresentamos as características das duas escolas, em seguida abordamos as possíveis metodologias de ensino a serem aplicadas e por fim, apresentamos a proposta de integração curricular, por meio de dois modelos de aulas, utilizando como exemplo as disciplinas de história e matemática. Através desse trabalho a escola regular pode tornar-se um modelo de ensino interdisciplinar para outras instituições.TCC Ler para tocar versus ouvir para tocar: a realidade da Percepção na prática musical do músico popular e do músico de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-20) Silva, Mônica Michelly Lima da; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; D'Amore, Ticiano MacielEsta Pesquisa busca entender quais as diversas formas de ouvir e perceber dentro da realidade musical assim como enxergar quais os caminhos e vantagens de desenvolver a habilidade de ler para tocar e de ouvir para tocar, enfatizando os modelos de ensino formal e informal, entendendo como eles podem se desenvolver conjuntamente, possibilitando uma formação mais fortificada para o músico de concerto e para o músico popular. Diante disso, busca-se construir um objeto de estudo capaz de sanar algumas dúvidas que sempre estiveram presentes dentro do processo de aprendizado e estudo da Percepção e da leitura assim como explanar sobre a experiência de alguns estudantes que já passaram por esse processo de construção e desenvolvimento auditivo ou desenvolvimento da habilidade com a leitura, chegando a alcançar o ouvido relativo ou absoluto assim como desenvolver a capacidade de ler rapidamente. Para verificar como acontece o processo de estudo e desenvolvimento da Percepção e da leitura musical, foi feito um levantamento dentro da bibliografia da área do ensino da Percepção e da Psicologia cognitiva da Música, ressaltando conclusões de autores como Otutumi (2013), Sloboda (2008), Sacks (2007), dentre outros. Realizou-se também uma pesquisa com alguns alunos do Curso Técnico e da Licenciatura em Música da UFRN, envolvendo também músicos que já atuam no mercado de trabalho por muitos anos, buscando refletir e compreender como acontece o desenvolvimento da Percepção e da leitura, de maneira que auxilie o estudante na sua vida profissional através de uma evolução de forma gradativa.TCC Música popular: ferramenta de educação musical para público de jovens e adultos no contexto das escolas regulares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Luna, Camila Larissa Firmino de; Otutumi, Cristiane Hatsue Vital; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; D'Amore, Ticiano MacielEste trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de metodologia utilizando a música popular brasileira como meio de aprendizagem nas aulas de música do ensino regular, com público de jovens e adultos. A intenção final é discutir aspectos importantes tais como aproveitamento do histórico musical dos estudantes e a questão da interdisciplinaridade na escola. Primeiramente, fiz um levantamento de alguns referenciais teóricos relacionados ao tema, refletindo aspectos colocados por autores da área; depois, relatei acerca da utilização da metodologia no Estágio Supervisionado IV a partir do projeto “Conheça a música no Brasil”; e por fim, avaliei o projeto através de questionários aplicados a todos os envolvidos, podendo refletir sobre a prática.TCC O ensino coletivo de violão: metodologia aplicada na prática de instrumento harmônico da EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-06) Matias, Emerson da Costa; Carvalho, Valéria Lázaro de; Rocha, João Gomes da; Freire, Jacó da Silva; D'Amore, Ticiano MacielEste trabalho trata da prática do ensino coletivo de instrumentos harmônicos na disciplina de prática de instrumento harmônico – Violão, realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Tem como objetivo dissertar sobre a metodologia utilizada no ensino coletivo, descrevendo como ocorrem as aulas nesse formato. Como metodologia optou-se por fazer um estudo de caso, com entrevistas, tanto com o professor da disciplina como com alguns alunos, a fim de que os mesmos tecessem suas visões e opiniões sobre a mesma. Também foi objeto de estudo deste trabalho, a descrição de uma nova metodologia aplicada à disciplina, desenvolvida pelos professores que a lecionam. Nas considerações finais, apresenta-se uma análise sobre como esta disciplina está contribuindo para a formação dos licenciandos do curso de Licenciatura em Música da EMUFRN.TCC O ensino e aprendizagem da música gospel: um olhar investigativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fábio Lopes dos; Carvalho, Valéria Lázaro de; Gomes, Carolina Chaves; D'Amore, Ticiano MacielO ensino e a aprendizagem da música entre os evangélicos tem tido um grande êxito no que tange a melhora no fazer musical, tendo em vista que muitos evangélicos têm entrado nas universidades que dispõem dos cursos de Bacharelado e Licenciatura, propiciando assim uma melhor didática ao ensino musical aos adeptos deste grupo religioso. Neste ambiente ocorre o ensino não formal e esse conhecimento técnico é passado dentro das dependências dos templos evangélicos, para os próprios evangélicos visando utilizar esse conhecimento dentro da igreja. Não obstante, alguns músicos evangélicos por se destacarem dentro dos templos acabam tendo uma posição de destaque nacional, sendo notado por todos os músicos. Este trabalho foi realizado com três grupos de duas igrejas evangélicas diferentes os quais são: Orquestra Filarmônica Evangélica Gênesis (OFEG), a Orquestra Evangélica Gênesis de Alunos (OFEGAL), ambas da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN) e o Ministério de Louvor Brasil em Adoração (MLBA) que é da Igreja O Brasil para Cristo, ambas situadas no bairro do Alecrim.TCC O ensino particular do violão: relatos de experiências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Antônio Renato da; Lira, Ezequias Oliveira; D'Amore, Ticiano Maciel; Mendes, Jean Joubert FreitasO presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma experiência sobre as aulas particulares de violão que ministrei e participei como professor e aluno particular respectivamente, na cidade do Natal-RN desde 2002, tendo ainda a finalidade de investigar o processo de ensino-aprendizagem entre professores e alunos que observei durante 10 anos, acompanhando e questionando esse tipo de prática pedagógica. A metodologia utilizada aconteceu por observações, que ocorreram progressivamente até o final de 2012, através de contatos e observações feitas com professores e alunos do ensino particular do violão nessa capital, mediante relatos pessoais de suas própriasexperiências de atuações na área do ensino particular desse instrumento, além de considerar minhas práticas de ensino e aprendizagem do violão particular nessa cidade como requisito principal. Constatando e fazendo com que, não só os professores, mas também toda comunidade dessa cidade, saibam como acontecem as aulas particulares do violão em Natal-RN e percebam a importância dessa modalidade de ensino-aprendizagem no contexto da educação musical.TCC O papel da monitoria na iniciação à docência em música: um relato de experiência na Escola Municipal de Música Maestro Claudionor de Oliveira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Rodrigues, Sandro Roberto Gomes; D'Amore, Ticiano Maciel; Mendes, Jean Joubert Freitas; Gomes, Carolina ChavesO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da monitoria na iniciação a docência em música. Para compreender essa prática, foram abordados aspectos históricos da monitoria, concepções, regulamentações, bem como as atribuições e os papeis que assume o monitor no programa de monitoria. Para subsidiar esses aspectos, foram realizadas pesquisas em artigos, livros e fontes que contemplassem o assunto de forma mais abrangente possível. Também foram realizadas entrevistas com alunos monitores, a fim de compreender a importância da monitoria na iniciação à docência. Os resultados obtidos vieram constatar a importância do programa de monitoria, uma vez que possibilita uma experiência significativa na iniciação a docência. Observou-se que o programa de monitoria influencia na escolha da profissão, na melhoria e qualidade do ensino, sendo necessário mais investimento por parte dos governantes em proporcionar mais acesso a essa modalidade de ensino e aprendizagem.TCC O rock na educação musical: uma proposta para o ensino de música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Santos, Edmilson Lima dos; D'Amore, Ticiano Maciel; Mendes, Jean Joubert Freitas; Lira, Ezequias OliveiraO presente trabalho propõe a criação de novas ferramentas para o ensino de música, baseadas nos métodos utilizados numa escola especializada. Disserta também sobre o papel do professor e sua importância para o desenvolver pleno do que lhe é proposto, como também a importância de manter uma boa relação com o aluno. Nesta monografia o autor mostra que através da valorização da bagagem cultural dos alunos, e da relação entre educador e educandos, é possível obter sucesso e despertar o interesse dos estudantes pela teoria musical. Com o intuito de exemplificar como essa valorização pode ser feita, o autor desenvolveu um livro de introdução à teoria musical utilizando o Rock como ferramenta de ensino. Para isso realizou pesquisas de campo e de material. E junto com o livro organizou um CD de apoio contendo os exemplos musicais citados no livro. Este material (CD e livro) que está em anexo trabalha exclusivamente com temas elementares do ensino de música. Durante os capítulos desta monografia serão apresentados os motivos que o levaram à escolha do tema “O rock na educação musical. Uma proposta para o ensino de música” e as razões pelas quais sugere o desenvolvimento de novos meios que tornem possível a educação musical ser realizada com êxito. Finalmente, o objetivo principal deste trabalho é despertar nos professores a iniciativa de buscar novos caminhos para a educação musical.TCC O uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-01) Paiva, Luciano Luan Gomes; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Viana, Alexandre BezerrraPartindo da premissa que cada vez mais as tecnologias digitais estão sendo procuradas para o ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento, inclusive no âmbito musical, este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir as perspectivas de guitarristas licenciandos em música como docentes e discentes sobre o uso destas tecnologias. Para coleta de dados foi realizado um mapeamento dos guitarristas estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, posteriormente, aplicado um questionário com a finalidade de traçar o perfil destes estudantes e identificar seus pontos de vista sobre a utilização das tecnologias digitais na música. Os dados revelaram que os guitarristas participantes desta pesquisa são experientes, no que diz respeito à prática e estudo com o instrumento, já atuaram como músicos profissionais, sendo esta a pretensão mais cobiçada entre eles, fazem uso de diversas formas para aprender o instrumento, mas fazem uso principalmente das tecnologias digitais como meio de aprendizagem na guitarra elétrica. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que estas tecnologias se empregadas de maneira correta, permitem o acesso dos guitarristas a uma diversidade de formas de ensino e aprendizagem musical, que influenciam profundamente na formação, caso contrário, elas podem gerar vários problemas físicos e musicais.TCC Oficinas de violão em escola não-especializada: relato de experiência de aulas planejadas e aulas livres no CEI Mirassol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-13) Silva, Carlos Alberto da; Santos Junior., Valdier Ribeiro; Rocha, João Gomes da; D'Amore, Ticiano MacielEste trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre um relato de experiência desenvolvida em duas turmas, uma iniciante e outra mais experiente, de oficinas de violão ministradas no Centro de Educação Integrada Mais (CEI Mirassol) – instituição de ensino privada, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal/RN. Para tanto, foi utilizado para a efetivação desta comparação o método pesquisa-ação voltado para o âmbito educacional, conforme postulado por Tripp (2005). Mais especificamente, com a turma de iniciantes, foram utilizados planos de aula, sistematizando de forma mais metódica o trabalho docente; já com a turma de alunos mais experientes, foram ministradas aulas livres (sem uso de um planejamento prévio). A fim de fundamentar a prática e os relatos desta pesquisa, foi promovido um diálogo com autores que discutiram alguns pontos importantes, como, por exemplo, “o que é educação musical”, “o que é escola não-especializada”, “a formação da cultura discente” e “a formação do músico profissional”, que estão no cerne da prática aqui desenvolvida. Entre os autores utilizados, destacam-se Queiroz (2010), Bueno e Bueno (2009); Souza (2009), Swanwick (2003), Libâneo (2017) Gadotti (2012), Mesquita (2015), Santos Jr. (2006) e Freire (2013). Por fim, destaca-se que os resultados e reflexões críticas acerca da prática relatada, mesmo apontando alguns pontos negativos, no geral, mostraram diversos pontos positivos de cada método em cada contexto/turma de aplicação. Em outras palavras, o trabalho refletiu que as aulas com o plano de aula funcionam bem para as crianças menores e com pouca ou nenhuma experiência com o instrumento devido ao fato de permitirem a construção de uma base mais sistemática para o aprendizado do instrumento. Enquanto que as aulas livres funcionam melhor para os alunos mais experientes justamente por promoverem mais liberdade e autonomia para eles, uma vez que quase tudo que foi feito nas aulas partiu dos alunos, tornando as aulas mais direcionadas às suas próprias inspirações e preferências.TCC Processos de aprendizagem e de transmissão de conhecimento de músicos populares em Natal – RN: pesquisas iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Oliveira, Diego Bezerra de; Meller, Lauro Wanderley; D'Amore, Ticiano Maciel; Santos Júnior, Valdier RibeiroO presente trabalho tem o objetivo de analisar como ocorreu o processo de aprendizagem e de transmissão de conhecimento de músicos populares profissionais e semiprofissionais de Natal. Desse modo, propus-me a entender qual é o seu envolvimento com a música, quais os seus contextos e processos de aprendizagem, suas práticas musicais, como o tirar música (de ouvido), se houve influência da família e como eles reciclam o seu repertório. A fundamentação teórica inclui conceitos sobre aprendizagens formal e informal e transmissão de conhecimento (ARAÚJO; ABREU; GREEN; LIBÂNEO; MARTINS e LIMA; SANTOS JÚNIOR) e também é respaldada por estudos sobre ensino-aprendizagem de Música Popular (ARROYO; CARVALHO; CORRÊA; GALVÃO; GREEN; LACORTE; SANTOS JÚNIOR). A pesquisa em questão teve o caráter qualitativo e o método realizado nesta foi o estudo de casos múltiplos, envolvendo os músicos populares Daniela Cruz, Sergio Groove e Paulão Vianna. Daniela Cruz é psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e cantora profissional há quatro anos. Sergio Groove, músico profissional há 28 anos, teve o violão como seu primeiro instrumento. Paulão Vianna, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar – UnP e funcionário público municipal do Departamento de Artes Integradas da FUNCARTE, é guitarrista semiprofissional há mais de 20 anos. Na fase de coleta de dados, foram usados questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados tendo como base a análise de conteúdo. A partir das análises, foram criadas categorias para entendermos os contextos de aprendizagem que nortearam a formação desses músicos populares. Os resultados das análises mostram que existem (ou existiram) diferentes espaços formativos em seus processos de formação, iniciando desde os primeiros contatos musicais proporcionados pela família. Diante das múltiplas especificidades do tema abordado, tendo em vista que tratei de uma temática contemporânea e que ainda há carência de trabalhos científicos nesta área, anseio que outros estudiosos possam se debruçar sobre esse tema, e proponho-me a verticalizá-lo em investigações futuras.