Navegando por Autor "Cunha, Thâmara Monique"
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Dissertação Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.TCC Enquanto falo, descubro quem sou: reflexões sobre o feminino na cena, a partir da performance enquanto falo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Cunha, Thâmara Monique; Lopes, Melissa dos Santos; Souza, Mayra Montenegro de; Figueiredo, Laura Maria deEsse Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo partilhar e refletir a minha experiência de ter participado como co-criadora da performance “enquanto FALO”, da Cia. Matriona, da qual faço parte desde 2015. Este trabalho foi desenvolvido por três estudantes durante o período da graduação em Licenciatura em Teatro e contou com a participação de diversas alunas do mesmo curso. A performance aborda como tema central o feminino e os assédios diários, sejam eles verbais ou físicos, por meio de relatos pessoais das atrizes envolvidas. Entendendo a arte como uma importante ferramenta de luta, desenvolvi esta escrita ancorada em textos de atrizesfeministas-ativistas, a saber, Stela Fischer (2017), Julia Varley (2010), Ligia Tourinho; Luciana Mitkiewicz (2016). A proposição desta pesquisa também pressupõe um olhar sobre a minha prática enquanto mulher, atriz, performer e futura docente e as descobertas e transformações que sofri ao longo de dois anos de circulação com esta performance.