Navegando por Autor "Cunha, Jacqueline de Araújo"
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TCC A Gestão Documental na construção da Memória Institucional da Cooperativa Cultural Universitária do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Francisco, Bruna da Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Silva, Emerson Carlos daEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a apresentação da gestão documental enquanto recurso da construção de uma memória institucional, para tanto, objetivou apresentar o conceito de memória como uma proposta humana que ocorre de forma individual, coletiva e social. No entanto, buscou-se aplicar esses conceitos na necessidade das mesmas na formação de uma memória institucional. Através de análises conceituais sobre arquivos e os vários formatos de documentos que os compõe, funcionando com suporte a informação, observando assim a gestão documental como um meio de organização e tratamento informacional que por meio da seleção e descarte informacional, como um processo que possibilita a formação de uma memória institucional, no caso desta, a memória da Cooperativa Cultural Universitária do RN, tendo como finalidade a análise do pertencimento histórico, social, cultural e identitário que a memória proporciona.TCC A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira; Barbosa Neto, Pedro Alves; Martins, Silvestre Gomes; Cunha, Jacqueline de AraújoO aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA.TCC A percepção da imagem do bibliotecário pelos discentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Karina Leticia Araujo de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana MoreiraEste estudo tem como objetivo abordar a visão que os discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possuem acerca do profissional bibliotecário. Apresenta a evolução da profissão de bibliotecário e as características atuais da profissão, suas possibilidades de atuação e atividades exercidas, aspectos relativos à sua formação acadêmica e às competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, bem como a aspectos de sua representação social. Utiliza como metodologia uma pesquisa de cunho quantitativo e caráter descritivo, fazendo uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a respeito da imagem que os discentes dos seis cursos de graduação do CCSA/UFRN possuem da profissão de bibliotecário. Constata qual a percepção destes discentes em relação às atividades e funções do bibliotecário, bem como as possibilidades de atuação, e itens de informação com os quais este profissional lida em seu cotidiano de trabalho. Conclui que os discentes do referido Centro têm uma visão condizente com a realidade em relação à profissão de bibliotecário, e que o consideram um profissional de importante função na sociedade.TCC A preservação documental na formação do bibliotecário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Pinheiro, Thaís Gervaise; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deO objetivo do presente estudo é verificar se a formação do bibliotecário no Brasil o prepara para o trabalho de preservação de documentos impressos e digitais considerando verificar quais instituições do país ofertam disciplinas dedicadas ao estudo da preservação documental, em quais modalidades em que são ofertadas se optativa ou obrigatória, observar de que modo elas se distribuem por regiões e conhecer as ementas. Foi definido um recorte das instituições federais de ensino superior e realizada uma pesquisa bibliográfica de estudo exploratória nos seus sites para coleta de dados acerca das disciplinas de preservação. Os resultados mostram que há um declínio na disponibilização de disciplinas que tratam da preservação documental, conteúdo de fundamental importância para a formação do profissional da atualidade que com o rápido surgimento das novas tecnologias também surge uma preocupação com os novos suportes documentais, pois desde a antiguidade é algo inerente à função do bibliotecário seja ela de forma direta ou indireta.TCC A segurança da informação no processo de submissão e avaliação de proposta de publicação à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Patrícia Feitosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Macedo, Helton Rubiano de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deApresenta o conceito de segurança da informação já que a informação tem sido cada vez mais produzida e acessada, especialmente com o avanço das tecnologias e o uso exacerbado das redes sociais na sociedade atual Relata um breve histórico da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN, bem como seu processo de editoração. Objetiva verificar as fragilidades relacionadas à segurança da informação no processo de submissão e avaliação; verificar se há uma política de segurança da informação na EDUFRN e identificar características do comportamento dos avaliadores no processo de recebimento dos documentos para avaliação e suas habilidades em relação à temática em questão. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica para construção do embasamento teórico, bem como foram empreendidas entrevistas com um responsável pela secretaria da Editora e com os atores envolvidos no processo de avaliação dos documentos submetidos ao processo de publicação, escolhido um de cada centro acadêmico de forma aleatória. Conclui, após a análise dos dados, que existe vulnerabilidade em relação à segurança da informação durante o processo de submissão e avaliação das propostas submetidas, não existe uma política de segurança da informação na editora, como resposta viu-se a necessidade de instruir os avaliadores em como manusear e proteger os documentos recebidos e sugere a criação de um manual e de uma política de segurança da informação. Em seguida lista algumas sugestões de boas praticas para serem dadas aos avaliadores.TCC Acessibilidade em bibliotecas universitárias: o caso potiguar(Biblioteconomia, 2012) Ramalho, Vanusia Hipólito; Cunha, Jacqueline de AraújoTCC Análise das publicações sobre saúde mental disponibilizadas pelo Facebook do Ministério da saúde: um estudo cibermétrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Oliveira, Dayana Souza de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; http://lattes.cnpq.br/9694064988485040; Campos, Artur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562As mudanças no estilo de vida da sociedade durante a pandemia de COVID-19 contribuíram para o aumento dos transtornos mentais por meio de inúmeras notícias, verdadeiras ou manipuladas, publicadas nas redes sociais e, desde então, esse tema tem sido abordado em diversas fontes de informação buscando minimizar tais impactos sobre a saúde mental na população. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo geral analisar as publicações do Facebook do Ministério da Saúde sobre Saúde Mental como forma de compreender como essa rede social tem atuado no sentido de disponibilizar suas informações, bem como, como se dá o comportamento informacional da sociedade que acessa e utiliza essas informações. A metodologia consiste em uma pesquisa de natureza aplicada. Do ponto de vista da abordagem é um estudo quantitativo, assim como tem o aspecto qualitativo. Quanto aos objetivos é um estudo exploratório-descritivo, e referente aos procedimentos técnicos é um estudo de caso. Na elaboração deste trabalho, utiliza a análise do engajamento informacional das publicações do Ministério da Saúde sobre saúde mental no Facebook. A presente pesquisa analisa 131 postagens dos anos de 2020 a 2022 do tema envolvendo o período da pandemia de Covid-19. Dos resultados, constata que as postagens sobre como ajudar idosos e crianças a lidar com as mudanças comportamentais durante a pandemia e sobre o repasse de verbas para enfrentar a “quarta onda” da covid são as que apresentam maior engajamento do público. A análise dessas postagens mostra que o público apresenta grande engajamento ao apresentar discussões, questionamentos, reclamações e elogios acerca do cumprimento das políticas de saúde pelos órgãos responsáveis. A pesquisa ainda evidenciou que o Ministério da Saúde, contribuiu sim com a divulgação de informações sobre saúde mental no período da pandemia da COVID-19. E a disseminação de informações sobre saúde mental por meio das redes sociais desse órgão federal desempenha um relevante papel no processo de conscientização e no combate ao estigma associado às doenças mentais.TCC As infovias do open acess na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Vila, Monise Danielly Pessoa; Cunha, Jacqueline de Araújo; Vitullo, Nádia Aurora Vanti; Maia, Maria Aniolly QueirozAnalisa as infovias do movimento Open Access no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aborda os temas gerais ligados aos Repositórios Digitais como Comunicação Científica e Open Access, descrevendo seus históricos, definições e tipologias. Estuda os conceitos de Repositórios Digitais trazido por autores especialistas da área. Investiga os aspectos da gestão de Repositórios Digitais, os quais são de ordem política de propriedade intelectual, gerencial, tecnológica, econômica, de visibilidade, política de documentos normativos, ético-moral e científica. Objetiva conhecer o movimento Open Access e suas infovias de acesso livre no âmbito da UFRN. Utiliza como metodologia pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa segue a linha do método indutivo e monográfico, constituindo-se um estudo de caso. Considera que a UFRN, a partir dos repositórios digitais, contribui com a promoção e consolidação da ideologia do livre acesso às publicações científicas, tornando a democratização do conhecimento uma realidade tangível e cooperando com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.TCC As mídias sociais e seus impactos na Sociedade da Informação: o uso da informação pela comunidade do Campus Natal da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Bianca Souza; Barbosa Neto, Pedro Alves; Carvalho, Luciana Moreira; Cunha, Jacqueline de AraújoAborda a temática do uso das mídias sociais e seus impactos na atual Sociedade da Informação, tendo como público alvo os frequentadores do Campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva estudar este tema com o intuito de desmistificar a ideia que algumas pessoas têm de que a mídia social serve apenas para entretenimento ou perda de tempo, tendo como hipótese inicial o entendimento de que estas mídias também são usadas para disseminar e compartilhar informações de diversos âmbitos e importâncias para as pessoas. Para isso, utilizou-se de questionário com a intenção de determinar os propósitos, importâncias, usos, opiniões, etc. dos questionados em relação a estes espaços. Conclui-se que as mídias sociais são altamente influenciáveis na atual sociedade, as finalidades com que os internautas as utilizam são as mais diversas e que, no geral, este tipo de mídia não é considerado como perda de tempo. Finaliza- se, portanto, que há enormes impactos das novas mídias na vida dos indivíduos, ao demonstrar o grande papel delas na atual sociedade.Dissertação Bibblioteca Digital de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação digital(2011-05-25) Cunha, Jacqueline de AraújoTCC A biblioteca escolar no âmbito da educação continuada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Nascimento, Isabelle Menezes do; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; http://lattes.cnpq.br/5991446352259624; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562As bibliotecas escolares são indispensáveis nas escolas, pois possibilitam acesso aos materiais informacionais diversos, ao espaço físico específico e aos serviços criados e mantidos por bibliotecários. Estes profissionais precisam se manter atualizados e isso se faz mediante a educação continuada. Diante disto, este trabalho tem por objetivo analisar como os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil, tem contribuído com a educação continuada dos bibliotecários escolares. Objetiva de forma específica, quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, stricto sensu (mestrado e doutorado), que possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar; apontar as regiões do Brasil que mais atuam na formação contínua dos bibliotecários escolares; identificar os nomes das disciplinas e ementas que mais contribuem com a formação do bibliotecário escolar e verificar quais as temáticas são apresentadas dentro dos programas de pós-graduações que são voltadas para a biblioteca escolar. A metodologia por sua vez, baseia-se na tipologia de pesquisa básica quanto a sua natureza; quantitativa, quanto à forma de abordagem do problema; descritiva quanto aos objetivos; e uma pesquisa documental, quanto aos procedimentos. Para a sua realização, utilizou-se a plataforma Sucupira, para acessar os sites dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação, para a extração dos dados a fim de quantificar os Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação que colaboram com a educação continuada dos bibliotecários escolares, no decorrer da pesquisa vê que dos 27 programas existentes de Pós-graduação em Ciência da Informação, apenas 10 possuem disciplinas voltadas à biblioteca escolar. Por fim conclui que a educação continuada dos profissionais que atuam em bibliotecas escolares é existente no país, porém com algumas ressalvas, em relação a relevância dessa temática dentro dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação do país.TCC Biblioteca escolar: atividades desenvolvidas na Escola Estadual Lauro de Castro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Farias, Ana Cleide Barbosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307A Biblioteca Escolar pode ter uma participação importante na formação dos alunos e de todo corpo docente de uma comunidade escolar. A pesquisa apresenta o caso da biblioteca da Escola Estadual Lauro de Castro, refletindo sobre as práticas das atividades de leitura, desenvolvidas na biblioteca escolar pelas suas professoras regentes. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes impressas e digitais, para construção da revisão de literatura. É realizada a entrevista, para fins de identificação das atividades desenvolvidas na biblioteca escolar estudada. Apresenta documentos que orientam a implantação de uma biblioteca escolar, mostrando sua definição, missão, importância e atividades desenvolvidas, para promover o ensino e a aprendizagem. Descreve as principais atividades apontadas pela literatura, para atender uma comunidade escolar e documentos que orientam as atividades e avaliação dos serviços ofertados pela biblioteca escolar. Descreve como a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte tem feito para promover a leitura nas bibliotecas escolares do Estado. Traz como resultado diversos documentos que comprovam o valor da biblioteca escolar para o ensino e aprendizagem. Observa os avanços na prestação de serviços desenvolvidos pela biblioteca escolar atualmente, os quais tiveram início no país no período colonial. Finaliza com atividades desenvolvidas na biblioteca da escola estudada, evidenciando a necessidade do bibliotecário, deixando evidente como ele exerce um papel fundamental para que a biblioteca escolar cumpra com a sua missão.TCC A biblioteca humana a partir de uma experiência prática na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Tabaraná, Nielsen Lucas da Silva; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doA biblioteca Humana caracteriza-se por ser um serviço instruído a favorecer uma conexão de livros humanos com os seus ouvintes no propósito de estabelecer uma interlocução estreita entre si. Os envolvidos expõem suas histórias de vida uns aos outros, possibilitando assim uma maior percepção sobre assuntos socialmente cruciais, promovendo a conscientização aos direitos humanos. O presente estudo tem por objetivo geral verificar a possibilidade de integração do serviço de Biblioteca Humana na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, de modo que os participantes possam expandir suas fronteiras compreensivas diante das condições de outros indivíduos. Foram estabelecidos como objetivos específicos o planejamento da elaboração de uma Biblioteca Humana na biblioteca pública no estado do Rio Grande do Norte; a realização de uma experiência prática da ação da Biblioteca Humana; a verificação da exequibilidade de implantação do serviço de Biblioteca Humana na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo; e a análise dos benefícios que a Biblioteca Humana traz à sociedade. A metodologia utilizada na elaboração deste projeto se caracterizou através de uma pesquisa exploratória, fazendo uso do método quanti-qualitativo do tipo aplicada, sendo efetuado no decorrer de um estudo de caso, que possibilitou o exercício de um pensamento reflexivo sobre os benefícios do serviço para sociedade. Os resultados dos estudos possibilitaram a realização do evento, que além de promover o diálogo, apontou que o serviço é um benefício notável em relação à troca cultural e social de forma recíproca no tocante ao reconhecimento humano. Com isso, estima-se e indica-se que novos trabalhos sejam desenvolvidos na área, a fim de explorar mais a fundo o tema, aumentando as práticas de Biblioteca Humana e os repositórios institucionais de estudos acerca do tema, o que durante a pesquisa demonstrou-se estreito.TCC Biblioteca pública e a agenda 2030: um estudo sobre a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Schmidt, Ana Gabriela Lobato; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; 0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; http://lattes.cnpq.br/9555133324411097; Moreira, Luciana de Albuquerque; 0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562A biblioteca pública pode desempenhar um papel importante no avanço dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 por ser um espaço acessível e inclusivo, que proporciona o acesso à informação, promove o aprendizado, apoia a pesquisa e preserva o patrimônio cultural. Com base nesses aspectos, o objetivo geral deste estudo é realizar uma análise da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, investigando suas contribuições para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, especificamente no que se refere ao acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e preservação do Patrimônio Cultural. Nesse sentido, busca-se demonstrar a inter-relação entre as bibliotecas públicas e a agenda 2030, bem como investigar quais iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira estão alinhadas com os objetivos do recorte temático deste estudo. Utilizou-se o método do estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aberto, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa. Ao final deste estudo, conclui-se que a biblioteca cumpriu parcialmente os três recortes temáticos de acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, TICs e preservação do patrimônio cultural. No entanto, identificou-se um grande potencial para expandir sua atuação e aprimorar sua contribuição nessas áreas.Artigo Biblioteconomia: aspectos da formação bibliotecária no contexto brasileiro(Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-04-05) Cunha, Jacqueline de Araújo; Paiva, Alline Heloise Valle; Martins, Jéssica Souza; Silva, Judson Daniel Oliveira da; Santos, Rosa Milena dos; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Apresenta o panorama da profissão de bibliotecário no Brasil, destacando a identidade do profissional nos dias atuais. Discorre sobre o histórico da profissão de Bibliotecário no Brasil. Aponta os aspectos relativos à formação do Bibliotecário e seus espaços de atuação. Utiliza, como metodologia pesquisa com levantamento bibliográfico em livros, periódicos e sites. Usa como fonte de pesquisa, documentos institucionais do Ministério da Educação (MEC), de associações e de órgãos representativos da profissão e universidades. Faz levantamento de dados em sites de classificados de emprego e divulgação de concursos, utilizando como argumento de busca a profissão de bibliotecário. Considera que a profissão bibliotecário, apesar de ser uma profissão milenar, mostra-se como uma profissão promissora e com grande diversidade de espaços de atuação.TCC Caracterização das pesquisas brasileiras sobre mangá: um recorte a partir das teses e dissertações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Purificação, Ítalo Lima da; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Tarragó, Nancy Sánchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702A presente monografia busca caracterizar as pesquisas a nível de pós-graduação sobre o tema 'mangá' no Brasil, através da criação de um corpus contendo teses e dissertações extraídas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) dentro do tema estabelecido e o analisando. As descobertas indicam que os estudos sobre mangá vêm predominantemente das ciências humanas, particularmente nos campos da literatura e da história, implicando que o mangá é frequentemente abordado a partir de uma perspectiva literária, linguística, cultural ou histórica. A análise dos documentos revelou que as teses e dissertações abordam o tema mangá de três maneiras distintas: utilizando as obras da literatura de mangá como objetos primários de estudo; examinando o fenômeno do mangá em si; ou utilizando o mangá como ferramenta para analisar outros fenômenos culturais ou sociais, muitas vezes com um papel secundário na pesquisa. Mostra-se também que as pesquisas estão concentradas principalmente nas regiões sudeste e sul, e num grau menor, na região nordeste do país, ao mesmo tempo que nos mostra a ausência de pesquisas nas demais regiões do país. A análise conclui que existe uma timidez geral entre os pesquisadores em relação à exploração da literatura de mangá, incluindo pesquisas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, o que pode ser resultado de uma falta de conhecimento sobre os mangás e da pouca acessibilidade ao produto no Brasil de forma legal, ocasionado pelos altos custos e a disponibilidade limitada de mangás em comparação com o Japão.TCC Caracterização de periódico predatórios a partir de uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Costa, Raylla Nascimento; Cunha, Jacqueline de Araújo; Davi, Maria da Conceição; Reis, Mônica Karina SantosEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a identificação de periódicos predatórios no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. O fenômeno dos periódicos predatórios tem se tornado uma preocupação crescente na comunidade acadêmica, afetando a integridade da pesquisa científica e a confiabilidade das publicações. O objetivo principal deste estudo é analisar e sintetizar as características, métodos e ferramentas utilizadas para identificar periódicos predatórios, fornecendo aos profissionais da informação e pesquisadores um guia abrangente para navegar nesse cenário complexo. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica, assim como a busca da literatura em bases de dados relevantes, como SciELO, BRAPCI e Portal de Periódicos CAPES, utilizando critérios predefinidos. Os resultados indicam que a identificação de periódicos predatórios requer uma abordagem multifacetada, considerando aspectos como práticas editoriais, transparência, qualidade do processo de revisão por pares e métricas de impacto. Foram identificados diversos indicadores-chave, incluindo a ausência de informações claras sobre taxas de publicação, processos de revisão obscuros e promessas irrealistas de publicação rápida. Além disso, o estudo revela a importância de ferramentas e listas de verificação desenvolvidas por organizações respeitáveis para auxiliar na avaliação de periódicos. Conclui-se que a educação contínua e o desenvolvimento de habilidades críticas entre bibliotecários, pesquisadores e estudantes são fundamentais para combater a ameaça dos periódicos predatórios. Este trabalho contribui para a literatura existente ao fornecer uma análise atualizada e abrangente sobre o tema, destacando a relevância da questão para a integridade da comunicação científica e o papel crucial dos profissionais da informação nesse contexto.TCC Ciência da informação brasileira: temas e perspectivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Cunha, Caio César Delfino; Cunha, Jacqueline de Araújo; Cunha, Jacqueline Araújo; Gallotti, Mônica Marques de Carvalho; Borba, Maria do Socorro de AzevedoAborda aspectos da comunicação e produção científica no campo da pesquisa em Ciência da Informação. Analisa o perfil da produção científica no campo da ciência da informação através dos artigos publicados na revista Ciência da Informação, editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, Tecnologia. Dá prosseguimento a uma pesquisa publicada no ano de 2005 que, dentre seus objetivos específicos, visou traçar o perfil temático dos artigos publicados na revista Ciência da Informação, utilizando como método a representação temática dos artigos e, quantificando sua recorrência por períodos. Foi constatada a recorrência de pesquisas que visam aspectos em torno da representação e organização da informação; necessidades e uso da informação; tecnologias, sistemas e redes de informação; formação do profissional da informação; teoria da ciência da informação; e métricas da informação, destacando o último em sua conclusão. Sugere a manutenção periódica de estudos dessa natureza para a percepção dos temas e perspectivas da pesquisa no campo da Ciência da Informação.Capítulo de livro A Ciência da Informação na Alemanha: uma revisão da trajetória institucional e autoral(Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2020) Cunha, Jacqueline de Araújo; Alves, José Alexandre da Costa; Moraes, Lúcia Seixas de; Castro, Rita de Cássia Cordeiro; Saldanha, Gustavo Silva; Corrêa, Gabriel Bernardo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Capítulo aborda aspectos históricos sobre o surgimento da Ciência da Informação na Alemanha. Evidencia as políticas governamentais em ciência e tecnologia que fomentaram os estudos do campo naquele território bem como contribuíram para sua institucionalização enquanto campo de formação profissional. Apresenta também alguns dos pesquisadores mais proeminentes na área de Ciência da Informação na Alemanha.TCC Coleção de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede: estratégias para a promoção, disseminação e acesso ao acervo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Sousa, João carlos Florencio de; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; https://orcid.org/0009-0008-3973-8949; http://lattes.cnpq.br/6377377525935133; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Marques, Tércia Maria Souza de Moura; https://orcid.org/0000-0002-0988-6552; http://lattes.cnpq.br/2329493928006531Apresenta o acervo de Obras Raras da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) como objeto de interesse público e acadêmico. Tem como objetivo geral propor estratégias de promoção e disseminação do acesso a Obras Raras, de modo a captar novos usuários para a Biblioteca Central Zila Mamede, propiciando o uso responsável e adequado ao acervo, para isso, apresenta como objetivos específicos: apresentar um levantamento bibliográfico sobre o acesso a Obras Raras em face a disseminação da informação e do conhecimento; identificar as particularidades do Acervo de Obras Raras no contexto das Coleções Especiais da Biblioteca Central Zila Mamede e desenvolver propostas de divulgação e acesso ao material bibliográfico presente na sala de Obras Raras. É apresentada pesquisa bibliográfica, indicando autores que tratam sobre o acesso a Obras Raras e a mediação e disseminação da informação através destes materiais, utilizando como objeto de estudo o caso da coleção de Obras Raras da Biblioteca Central. A pesquisa ainda apresenta uma retomada histórica acerca da formação e desenvolvimento da BCZM e seu acervo de Obras Raras, objetivando traçar estratégias de acesso e promoção do acervo, adequadas ao perfil e contexto da biblioteca. Os resultados obtidos inferem sobre a viabilidade da implementação de ações de mediação informacional frente às práticas custodiais que envolvem a guarda de Coleções Especiais e acervos de Obras Raras. Conclui que as estratégias propostas vão ao encontro da temática abordada, promovendo o acesso à informação e captando novos usuários para a Biblioteca Central Zila Mamede por meio do acesso à Coleção de Obras Raras.
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