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Navegando por Autor "Cunha, Francisca Liliane da"

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    Dissertação
    Faculdade de Filosofia de Natal: a presença da mulher no ensino superior (1955-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-20) Cunha, Francisca Liliane da; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; https://orcid.org/0000-0002-6318-0577; http://lattes.cnpq.br/4789837956598224; Paiva, Marlucia Menezes de; Nunes, Iran de Maria Leitão
    Este estudo resulta de uma pesquisa historiográfica, documental, qualitativa que foi realizada na Faculdade de Filosofia de Natal (RN), com o objetivo de analisar a história da inserção das mulheres nos cursos de Bacharelado em História, Geografia e Letras Neolatinas. O período estudado abrange de 1955 a 1964, escolhido devido à criação da Faculdade de Filosofia de Natal, conforme a Resolução nº 1 de 12 de março de 1955, que foi integrada à Universidade do Rio Grande do Norte e federalizada pela Lei nº 3.849, sancionada em 18 de dezembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entre os anos de 1961 e 1964, observou-se que 17 mulheres se formaram, com maior presença no curso de Letras Neolatinas. Essas alunas tiveram uma participação sutil em eventos como a solenidade de escolha da lista tríplice para a Reitoria da Universidade do Rio Grande do Norte. O registro histórico dessas mulheres em suas vidas acadêmicas é escasso; nossa pesquisa encontrou documentação de apenas 03 mulheres que experienciaram os impactos desses cursos na sociedade. Para desenvolver este estudo, utilizamos fontes documentais como relatórios, atas, ofícios e livros de registros estudantis. Também recorremos às fontes bibliográficas para compreender os percursos históricos e subsidiar nossa abordagem teórica metodológica. O estudo fundamenta-se na História Cultural, valorizando a representação das mulheres no ensino superior em Natal (Chartier, 1988). A pesquisa foi conduzida no Arquivo Geral da UFRN e na Biblioteca Zila Mamede (BCZM), especialmente em obras raras e especiais. Para fundamentar a presença das mulheres nas instituições de ensino superior em Natal, recorremos aos escritos de Bourdieu (1997, 2007, 2012), sobre processos de exclusão; Cunha (1980, 1989, 2003, 2004) sobre o ensino superior no Brasil; Duarte (1985); Melo e Calado (2019); sobre o percurso das estudantes em Natal; Perrot (1988, 1998, 2005, 2006, 2017, 2019) e Saffioti (1976,1992), sobre o acesso e a invisibilidade das mulheres nos espaços públicos de ensino. Ao final do estudo, concluímos que o acesso das mulheres aos cursos de Bacharelado em História, Geografia e Letras Neolatinas em Natal foi relevante para abrir um espaço e um campo de formação científica na sociedade de Natal, além de contribuir para inserção da mulher no mercado de trabalho.
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