Navegando por Autor "Cunha, Auristela Crisanto da"
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Dissertação O eterno espanto: uma leitura estética em Mario Quintana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-04) Barata Junior, Carlos Roberto Rodrigues; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; ; Barbosa, Márcio Venício; ; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; Cunha, Auristela Crisanto da; ; http://lattes.cnpq.br/6741361807595598Este trabalho tem por objetivo ler o fenômeno do Sublime como principal preocupação estética na obra do poeta brasileiro Mario Quintana. A pesquisa fundamentou-se na abordagem dialógica pela qual Mario Quintana observava a vida e a poesia. A compreensão assumida é a de que tal preocupação estética é uma resposta à modernidade, que cerceia o homem pós-guerra. Imerso em sua preocupação estética, Mario Quintana arquiteta, através de sua poesia, um meio de retornar a humanidade ao homem. Nesta intentona de ruptura, Mario Quintana retorna à tradição através do espanto ao lado risoTese Machado de Assis em contos :Uma constelação de partituras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-08) Cunha, Auristela Crisanto da; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/6741361807595598; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; Scarpelli, Marli de Olvieira Fantini; ; http://lattes.cnpq.br/1443989482484875; Silva, Anazildo Vasconcelos da; ; http://lattes.cnpq.br/6097740660362435Este trabalho busca o empreendimento de uma (re)leitura dos contos Um homem célebre , Cantiga de esponsais , Terpsícore , Trio em lá menor , O machete e Marcha fúnebre do escritor fluminense Joaquim Maria Machado de Assis, procurando neles observar as manifestações de musicalidade, entendendo-se musicalidade sob o ponto de vista das teorias musicais contemporâneas, ou seja, como indicações de dinamicidade decorrentes do estímulo melopaico à apreensão das palavras e/ou imagens que se inscrevem no corpo estático da escrita a partir de procedimentos literários que transportam para o texto características próprias de outras artes como música, poesia, dança e teatro performáticos. Tais procedimentos, que se refletem na escritura como produto do repertório íntimo machadiano, acabam muitas vezes por favorecer, através da ficção, o delineamento do contexto musical do Rio de Janeiro do século XIX, bem como das implicações sociais que as transformações do cenário musical impunham à constituição da subjetividade