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Navegando por Autor "Cruz, João Maria da"

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    TCC
    Benefícios da caminhada na água na qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Cruz, João Maria da; Masset, Kalina Veruska da Siva Bezerra; Machado, Daniel Gomes da Silva; Neto, Luíz Inácio do Nascimento; Masset, Kalina Veruska da Silva Bezerra
    Objetivo: Avaliar os benefícios da caminhada na água na qualidade de vida (QV) de pacientes com Doença de Parkinson (DP), comparando os resultados entre a população ativa e sedentários. Métodos: Participaram deste estudo 14 homens e mulheres (65,4 ± 8,3 anos; 65,6 ± 7,4 kg; 1,60 ± 0,05 m; 25,5 ± 2,5 kg/m²), com diagnóstico de DP, classificados entre os estágios 2 e 3 na escala de Hoehn e Yahr, dos quais seis são praticantes da atividade caminhada na água (2 homens e 4 mulheres) e oito sedentários (4 homens e 4 mulheres). A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário PDQL-BR, o estado cognitivo global avaliado pelo Mini-Mental e todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os domínios da qualidade de vida foram comparados por meio de test t para amostras independentes e considerado P < 0,05. Resultados: A QV mostrou-se melhor nos indivíduos com DP praticantes de caminhada na água em todos os componentes da qualidade de vida avaliados, comparado aos sedentários. A QV relacionada aos sintomas parkinsonianos (80,7 ± 10,4 vs. 62,9 ± 8,7), sintomas sistêmicos (79,0 ± 13,1 vs. 63,2 ± 10,1), função emocional (83,7 ± 11,6 vs. 73,3) e função social (80,6 ± 63,8) apresentaram o escore mais significativo (P < 0,05) para a população ativa comparada aos sedentários, respectivamente. Conclusão: O estudo mostrou que a atividade caminhada na água pode trazer benefícios significativos na QV do paciente com Doença de Parkinson, atenuando os efeitos da doença.
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    Dissertação
    Trajetória profissional e rupturas epistemológicas na educação física e na atuação do professor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Cruz, João Maria da; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/5191754754012616; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Soares, Marta Genú; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Moreira, Evandro Carlos;
    Esta dissertação é fruto de inquietações com os processos teórico-metodológicos e aprendizagem ocorridos na prática pedagógica da Educação Física na escola, os quais me acompanham desde a formação inicial, momento em que vivenciei uma aprendizagem de forma fragmentada, voltada ao tecnicismo e a esportivização. No intuito de melhor qualificar as intervenções pedagógicas da Educação Física na escola, estive sempre preocupado em aplicar o que recebia na Universidade, mas o cotidiano das aulas estava sempre a exigir outros fazeres. Nesse sentido, muitos foram os momentos de rupturas epistemológicas ocorridas na minha formação, nas quais sempre busquei novos investimentos na formação continuada para dar conta da oferta de uma educação física mais humanista e pautada em verdadeiros preceitos educacionais. Nesse intuito, tive que refletir sobre as intervenções pedagógicas ao longo da minha formação, no sentido de não realizar as atividades como acúmulo de fazeres, mas como metamorfoses de saberes e, portanto, geradoras de aprendizagens para os alunos. Dessa forma, esta dissertação inserese nesse contexto com o objetivo geral de discutir a minha trajetória profissional, considerando-se as rupturas epistemológicas ocorridas na Educação Física, bem como na minha formação e atuação. Objetiva-se ainda identificar as contribuições destas formações na atuação profissional, centradas na narração e reflexão de experiências significativas no ensino do esporte e da Educação Física escolar. Ressaltam-se as mudanças de paradigmas, saindo dos métodos ginásticos, passando pelo método dança-educação física, psicomotricidade, chegando às teorias críticas contemporâneas vivenciadas a partir da cultura de movimento, bem como suas implicações para a atuação profissional. Optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, tendo como técnicas ou fontes as narrativas pessoais, o registro fotográfico e vídeos. Nos estudos, dentro da área da Educação, na maioria das vezes, as pesquisas qualitativas vieram se contrapor à visão positivista da quantificação nas análises dos fenômenos sociais. Novas ideias foram aparecendo no sentido de apresentar perspectivas inovadoras para se entender o real. Os dados da pesquisa são apresentados de forma narrada (descritiva), analisados com base no referencial teórico que orienta o estudo, em especial autores que discutem a Educação Física escolar, a formação profissional e a concepção de corpo. Acreditamos que minha pesquisa poderá ser de relevância para a formação em Educação Física, pois a partir de reflexões pedagógicas, em determinadas realidades históricas, vislumbra-se ser possível abrir novos olhares para a atuação de o
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