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Navegando por Autor "Cruz, Fernando Manuel Rocha da"

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    Dissertação
    Ambiente criativo: estudo de caso na cidade de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Costa, Fernando Bastos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null; Leitão, Cláudia Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/0920253554247710
    A cidade criativa pode ser identificada pelos seus bairros culturais, pela existência de territórios criativos ou pela dinâmica de uma classe criativa. Independentemente de classificarmos uma cidade como criativa, podemos conceber que existe um ambiente criativo responsável pelo desenvolvimento da criatividade em ambientes organizacionais, mas também na própria dinâmica urbana e participação pública. A criatividade fenômeno social é um elemento relevante e primordial, mas não é o único que contribui para o desenvolvimento do ambiente criativo. A partir da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, procuramos identificar e caracterizar estatisticamente os principais setores criativos. Desse modo, partimos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas nos três principais setores criativos: Pesquisa, Arquitetura e Publicidade. Para além, da proposta de um quadro-síntese de análise dos setores criativos na cidade Natal, a pesquisa permitiu propor um modelo de análise do ambiente urbano de uma cidade que tem por principais dimensões: a população, os recursos culturais, as redes e as políticas públicas
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    Livro
    Ambiente criativo:estudo de caso na cidade de Natal/RN
    (2016-09-11) Cruz, Fernando Manuel Rocha da
    A cidade criativa pode ser identificada pelos seus bairros culturais, pela existência de territórios criativos ou pela dinâmica de uma classe criativa. Independentemente de classificarmos uma cidade como criativa, podemos conceber que existe um ambiente criativo responsável pelo desenvolvimento da criatividade em ambientes organizacionais, mas também na própria dinâmica urbana e participação pública. A criatividade – fenômeno social – é um elemento relevante e primordial, mas não é o único que contribui para o desenvolvimento do ambiente criativo. A partir da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, procuramos identificar e caracterizar estatisticamente os principais setores criativos. Desse modo, partimos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas nos três principais setores criativos: Pesquisa, Arquitetura e Publicidade. Para além da proposta de um quadro-síntese de análise dos setores criativos na cidade de Natal, a pesquisa permitiu propor um modelo de análise do ambiente urbano de uma cidade que tem por principais dimensões: a população, os recursos culturais, as redes e as Políticas Públicas. Nesse sentido, acreditamos que os agentes dos setores culturais, funcionais e econômicos, bem como as autoridades políticas ao nível federal, estadual e municipal, podem em conjunto contribuir para esse desenvolvimento do ambiente criativo com consequências econômicas, sociais e culturais. Hoje, a valorização da qualidade de vida passa pela inclusão e ponderação da dimensão cultural e estética, nos mesmos termos das dimensões econômica, social e política. Assim, acreditamos que este livro propõe, no Brasil, repensar a vida pública e as prioridades políticas por meio de um olhar mais atento sobre a cultura e sua dimensão econômica com consequências para a qualidade de vida das populações.
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    Artigo
    Aproximações teóricas sobre a questão ambiental internacional na sociedade global: de estocolmo 1972 ao rio de janeiro 2012
    (2013) Figueiredo, Fabio Fonseca; Cruz, Fernando Manuel Rocha da
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    Dissertação
    Bairro Planalto, Natal-RN: agentes, usos e conflitos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-27) Silva, João Henrique Gomes da; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6734532008785730; ; http://lattes.cnpq.br/1554623359560662; Gomes, Marcos Antônio Silvestre; ; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959
    A presente pesquisa objetiva analisar a configuração urbana do bairro Planalto, Natal/RN, procurando desvendar os processos, os agentes e as contradições associadas à produção do seu espaço. A escolha do bairro justifica-se pela constatação de que alterações na sua configuração urbana vêm acontecendo de forma acelerada. Destaca-se a atuação do mercado imobiliário, em parceria com o Estado, e a construção de condomínios e edifícios fechados, através do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. Esse fato tem favorecido a reprodução de uma nova realidade urbana no bairro, estabelecendo um padrão urbanístico que se diferencia da morfologia original, tido como periférico dentro da dinâmica urbana de Natal/RN. A pesquisa se constitui em um estudo qualitativo, através de documentos, entrevistas com os agentes envolvidos e documentação fotográfica. Nessa perspectiva, procura-se compreender a fase atual (década 2000) do processo de produção do espaço do bairro, através do desenvolvimento do mercado imobiliário, como extensão do tecido urbano do núcleo da cidade de Natal, analisando a atuação dos seus agentes produtores e os novos usos redefinindo o antigo . Desse modo, percebe-se que existe no bairro, uma realidade urbana plural em constituição, a partir da existência de diferentes classes sociais habitando o mesmo espaço. Assim, a cidade é produzida a partir da apropriação do espaço pelas distintas classes sociais, embora decorrente da condição econômica de cada uma delas
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    Dissertação
    Cidade criativa e infância: a dinâmica dos parques e equipamentos públicos com grande circulação de crianças em Nata-RN
    (2019-06-11) Bulhões, Eleidiana Azevedo Costa; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; ; Moura, Joana Tereza Vaz de; ; Bahia, Mirleide Chaar;
    Na Cidade Criativa, a criatividade passa a ser valorizada e tem nesse elemento um recurso importante no que diz respeito à sustentabilidade das urbes. Desse modo, um conceito a ser destacado nesse modelo de cidade, se remete ao meio social criativo, onde os espaços se assentam como ambientes ricos em diversidade e cultura, além da abertura para as novas ideias e da promoção da socialização e lazer. Assim, há que se pensar nesses lugares de modo a abranger toda a população, sobretudo, as crianças. As crianças, como sujeitos de direito e produtores de cultura, ainda que em fase de desenvolvimento, acessam os parques e equipamentos públicos como opção de lazer e socialização, e se expressam por meio da brincadeira. Partindo dessas considerações, e através de uma abordagem qualitativa na qual se amparou em estudo etnográfico, fazendo uso de diversos instrumentos como, a observação, os relatos orais, a fotografia e ainda como método complementar, a entrevista. Esse estudo teve como âmbito de pesquisa, o Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves (Parque das Dunas), o Parque Cidade da Criança e o Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Área de Lazer do Panatis), e objetivou refletir sobre os espaços públicos, seus equipamentos e a sua relação com a socialização, o lazer e a criatividade nas crianças na cidade de Natal-RN, buscando compreender a sua relevância social e cultural. Desse modo, foi observada as interações estabelecidas pelas crianças, seja entre os integrantes de sua própria família, seja com outros sujeitos, visitantes dos locais pesquisados, bem como os tipos de brincadeiras, uso dos brinquedos e participação nas atividades propostas. Também foram analisados os relatos orais das famílias, além dos tipos de políticas públicas ofertadas. Como resultado, foi percebido nos três ambientes que as brincadeiras não se restringem ao uso de brinquedos projetados, mas que recebem um novo significado das crianças, que criam nova funcionalidade, seja pela falta de manutenção dos equipamentos, ou mesmo pela inexistência dos brinquedos. Também se observou que a socialização das crianças acontece de forma espontânea, motivadas pelas brincadeiras, mas que nem sempre as interações são encorajadas. Quanto à oferta cultural, lazer e esporte, não há uma política de continuidade, no que se refere às demandas da infância, ainda que o Parque das Dunas mantenha projetos em parceria pública privada enquanto as atividades nos demais espaços pesquisados acontecem de forma esporádica, ou mesmo inexista em alguns locais.
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    Livro
    Cultura e cidade: abordagem multidisciplinar da cultura urbana
    (Editora da UFRN, 2017-04-27) Cruz, Fernando Manuel Rocha da
    Este livro procura observar a cultura local e suas interações com a cultura global. Por isso, elenca representações sociais e exemplos de cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Republica Dominicana, Argentina, México, Estados Unidos, entre outros países. Desse modo, cruzando-se histórias de dois continentes, temos a construção de uma história comum que implica que conheçamos cada vez mais o "outro", para nos reconhecermos a nós mesmos. Além disso, apresenta igualmente teorias e conceitos que nos permitem compreender a realidade contemporânea, tendo por lentes a cidade e a cultura.
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    Dissertação
    Disneylandização e cidade criativa: pesquisa etnográfica sobre a festa de Santa‘Ana, em Caicó-RN
    (2016-03-29) Barreto, Wxlley Ragne de Lima; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; Guirriec, Patrick Le; ; ; ; Martins, José Clerton de Oliveira; ; Valença, Márcio Moraes;
    As transformações urbanas ocorridas a partir de 1980 modificaram a dinâmica das cidades. A criatividade passou a ter um papel preponderante no desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar e confrontar os conceitos de cidade criativa e disneylandização, a partir da produção cultural realizada durante a festa de Sant’Ana de Caicó/RN, na região do Seridó Potiguar. Para dar sustentação ao trabalho, tomamos por base teórico-metodológica o conceito de cidade criativa utilizado por Charles Landry e Elsa Vivant, bem como o de Disneylandização proposto por Alan Bryman e Michael Sorkin. A metodologia adotada foi abordagem etnográfica, que privilegia o trabalho de campo por um determinado período, no qual são coletados dados empíricos através da observação e realização de entrevistas, além do diário de campo e fotografias, que ajudam na análise do cotidiano e da cultura do objeto em estudo. Sendo assim, a abordagem metodológica utilizada no trabalho é qualitativa. Por último, partimos das premissas que, tanto a cidade criativa quando a cidade Disneylandizada se desenvolvem a partir de referências ao simbólico, à criatividade, à tematização, ao trabalho performático, ao consumo híbrido, ao merchandising e ao controle e segurança, mesmo que essas dimensões sejam mais expressivas numas do que em outras. Desta forma, conclui-se que Caicó é uma cidade criativa, podendo ser observado nos espaços públicos seu potencial criativo através da promoção dos eventos socioculturais, do planejamento público ao incorporar a cultura como aspecto importante no apoio e promoção dos criativos e na organização dos espaços públicos, criando um ambiente propício para as relações e experiências que facilitam o desenvolvimento cultural, que não perdura apenas no período da Festa de Sant’Ana, mas que permanece durante todo o ano. Entretanto, mesmo que Caicó não seja uma Cidade Disneylandizada nesse período festivo, podemos considera o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana como um espaço permanente da Disneylandização. Por fim, ainda assim, verifica-se que a dimensão de interligação entre Cidade Criativa e Cidade Disneylandizada, está na tematização dos espaços públicos, a qual está incorporada na cultura e na criatividade promovida na cidade de Caicó-RN, durante a Festa da padroeira.
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    Dissertação
    A economia criativa como estratégia de desenvolvimento para a cidade de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-05) Araújo, Marcelo Augusto Pontes de; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; ; http://lattes.cnpq.br/7381893962879354; Silva, Angelo Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/5105554142306869; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959
    A globalização, a enorme velocidade de troca de informações, as tecnologias atualizadas a uma velocidade nunca antes vista nos insere em uma nova realidade em que devemos nos adaptar trazendo temas relativos à cultura e tecnologia ao centro das discussões sobre desenvolvimento. A Economia Criativa se insere, portanto, nessa discussão trazendo esses novos elementos para o centro do debate. Para a cidade de Natal/RN as potencialidades de desenvolvimento dessa nova economia são reais, a partir, principalmente de sua ligação com o turismo. Assim, a intenção do trabalho é responder as perguntas: Qual o peso da economia criativa em Natal? Quais os fatores que aceleram ou dificultam o seu desenvolvimento? Para responder a esses questionamentos utilizamos como pressuposto a ideia de que a economia criativa pode sim ser fio condutor de uma mudança urbana e sócio econômica dentro da cidade de Natal. E dessa forma, possamos desenvolver os setores criativos para a promoção da inclusão social através da geração de emprego e renda para a população, aumentando a oferta cultural e diversificando a economia da cidade
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    Tese
    Economia criativa e estratégia como prática social: uma abordagem teórico-empírico-conceitual a partir de ambientes criativos de grupos musicais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-19) D'Amore, Ticiano Maciel; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; ; http://lattes.cnpq.br/6120254989739580; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Vieira, Ricardo Sérgio Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/6579657188607902; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829
    O presente estudo busca compreender de que forma ambientes criativos de grupos musicais se configuram na perspectiva da Estratégia como Prática como concepção teórico-empírico-conceitual. Desenvolve no arcabouço teórico discussões sobre o contexto da Economia Criativa, a Indústria Criativa, o ambiente criativo, o paradigma organizacional da Economia Criativa, a música como um ambiente criativo e de negócio, concepção e dinâmica da Estratégia como Prática e as conjecturas acerca do contextualismo e de outras correntes epistemológicas. Configura-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando o método qualitativo e se caracterizando como uma Grounded Theory. Ao todo, quatro bandas musicais de estilos, mercados e áreas de atuação distintas, com mais de dez anos de atuação, foram pesquisadas. Tanto para a coleta quanto para a análise dos dados, foi utilizado o método da Grounded Theory e da observação simples, e a análise foi auxiliada pelo software ATLAS.ti. A pesquisa mostra que os grupos estudados percebem a atuação especializada nas mídias sociais virtuais como diferencial estratégico. Demonstra também que as bandas fomentam a individuação e diferenciação no seu relacionamento com o indivíduo. Por fim, atesta que essas organizações envolvem as equipes e valorizam a concepção dinâmica de suas rotinas para tomar decisões estratégicas, dando atenção a um viés social da estratégia. A categoria central Estratégia como Prática Criativa que emergiu dos dados é explicada através dos três resultados supracitados e revela que organizações inseridas na Economia Criativa realizam de forma simultânea e dinâmica o fazer criativo e estratégico nos âmbitos artístico e gerencial. A teoria gerada torna-se validada pelos princípios grau de coerência, funcionalidade, relevância, flexibilidade, densidade e integração, bem como se insere na corrente do contextualismo, a qual aponta o conhecimento como relativo ao contexto em que está inserido e no qual é discutido.
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    Dissertação
    A gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Natal-RN/Brasil
    (2017-03-31) Paiva, Anna Lidiane Oliveira; Figueiredo, Fábio Fonseca; ; http://lattes.cnpq.br/3895306086709129; ; http://lattes.cnpq.br/1173762021175236; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Demajorovic, Jacques; ; http://lattes.cnpq.br/9459149100534130
    A questão ambiental em escala global ocorreu associado a diferentes cenários, que foram adquirindo caráter de urgência e demarcaram a agenda das conferências ambientais a partir da década de 1970. No Brasil, com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei 12.305/2010), criou-se um arcabouço normativo-institucional para a gestão de resíduos sólidos, dentre eles os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos - REEE, tendo como instrumentos principais os acordos setoriais e a logística reversa. A presente pesquisa averiguou como se estrutura a gestão de REEE no município de Natal/Brasil, a partir das recomendações da PNRS. Utilizando-se de método qualitativo, o estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e consulta documental. A pesquisa de campo foi realizada no período entre 2015 e 2017 onde se realizou observação direta em duas empresas gerenciadoras de REEE em Natal. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas com agentes do setor privado e, da mesma forma, com representantes da gestão pública que atuam no meio ambiente e gestão de resíduos. Pôde-se perceber que a efetivação da logística reversa, na forma prevista na legislação, possui pontos críticos, dentre essas questões críticas, destaca-se a baixa articulação interinstitucional e intrainstitucional. As estruturas atuais estão limitadas à realização de campanhas periódicas de recolhimento desses resíduos. Nessa perspectiva, é possível inferir que a cadeia produtiva da reciclagem dos REEE no município de Natal está se estruturando por meio de parcerias entre as empresas privadas, órgãos e autarquias municipais. Apesar das atuais articulações entre Estado e mercado, conforme se apresentou em relação ao município de Natal, verificou-se que a gestão pública municipal não consolidou conhecimento acerca dos REEE, pois a prioridade da Prefeitura está em outros segmentos de logística reversa.
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    Dissertação
    A gestão social do medo na cidade de Natal/RN: cultura, medo e violência urbana
    (2017-02-17) Santos, Dalton Luís Batista Paulo dos; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; ; http://lattes.cnpq.br/8944669746325320; Valença, Márcio Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/7057449448661416; Martins, José Clerton de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8918639286213239
    A cidade, desde sua origem, caracteriza-se por ser um lugar de proteção do ser humano. Mesmo sendo símbolo de segurança e de melhores condições de sobrevivência, o medo permeia o imaginário dos seus moradores. A violência e a criminalidade também fazem parte dessa história. Apesar de, em certa medida, não passar de uma sensação, a insegurança na cidade tem influenciado ,subjetivamente, as pessoas, afastando-as do convívio com os outros e dos espaços públicos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva compreender a relação do indivíduo com a cidade sob a égide da cultura do medo, na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Ademais, visa conhecer quais as estratégias dos cidadãos e do poder público utilizadas para a gestão do medo na cidade e o consequente uso dos espaços públicos. A presente investigação é qualitativa, tendo por base entrevistas semiestruturadas junto aos gestores estaduais e municipais da segurança pública e também a representantes de entidades da sociedade civil. De maneira geral, os gestores públicos foram categóricos em afirmar que o cidadão não deve ter medo da criminalidade. Os representantes das entidades da sociedade civil apontaram a cidade como tendo um elevado índice de criminalidade e, em consequência, uma sensação de insegurança bastante preocupante. Para eles, o Estado deixa a desejar na prestação do serviço, seja em virtude de falta de efetivo, falta de investimento ou a ausência do Estado na Educação como sendo o principal fator de geração da criminalidade.
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    Tese
    Ícones urbanos na cidade de Natal: arquitetura e desenvolvimento urbano na cidade do sol e mar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-12) Barbosa, Luciano César Bezerra; Valença, Márcio Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/7057449448661416; ; http://lattes.cnpq.br/6038999983385486; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Valery, Francoise Dominique; ; http://lattes.cnpq.br/4209389784311678; Elali, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; D'Ottaviano, Maria Camila Loffredo; ; http://lattes.cnpq.br/6046995637655379; Lins, Regina Dulce Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/0222281897042995
    Natal tem passado por importantes transformações nos últimos 150 anos, desde as ações de embelezamento da cidade, ainda no século XIX, até os dias de hoje, quando essas transformações passam a ter como objetivo inserir a cidade na competição interurbana pela atração de visitantes e dos fluxos de capital e consumo. Considerase que as primeiras iniciativas com vistas ao incremento do turismo em Natal ocorreram ainda nos anos 1960; entretanto, percebe-se que, apenas a partir da década de 1980, houve um expressivo aumento das atividades turísticas em Natal e Região Metropolitana, notadamente no litoral oriental do estado do Rio Grande do Norte, levando a uma expansão do mercado de trabalho, ao aumento significativo dos investimentos estrangeiros, a mudanças territoriais de grande impacto e à produção de edificações voltadas principalmente para o ramo hoteleiro e de segunda residência para os turistas europeus. Desde então, os incentivos à atividade turística no estado têm se mantido e até aumentado, com base no turismo voltado às belezas naturais, gastronomia local e eventos, o que transformou a atividade turística numa das principais fontes de divisas para o município de Natal. No início do século XXI, já está estabelecida na cidade a construção de condomínios verticais, monumentos (inclusive aqueles de grife), como o Parque da Cidade, projetado por Oscar Niemeyer, shopping centers e, para receber a Copa do Mundo, a Arena das Dunas, entre outros, voltados para o consumidor local e para o consumidor estrangeiro, notadamente o europeu. Entende-se que essas diversas novas edificações, monumentos e também as renovações e restaurações, implantados na cidade de Natal, buscaram a construção de uma nova identidade para a cidade, dentro do processo de desenvolvimento capitalista e de espetacularização urbana. Considera-se que os monumentos e as edificações icônicos são atributos apresentados pelas cidades com vistas à venda das localidades como mercadorias, estabelecendo uma nova questão urbana, um novo protagonismo das cidades, que buscam maior autonomia em relação ao Estadonação. Nesta pesquisa, analisa-se o objeto arquitetônico, ou seja, as edificações e os monumentos construídos ou restaurados em Natal e sua relevância para o city marketing promovido pela cidade. Verificou-se que, de fato, essas edificações e monumentos estão inseridos na produção arquitetônica contemporânea como base para o incremento da competitividade de Natal, e revelam um modo de produção capitalista, amparado nos recursos públicos, que opera na produção do espaço urbano com vistas a repetição do modelo hegemônico da cidade competitiva
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    Dissertação
    Justiça social e direito a cidade: apontamentos, reflexões e sínteses provisórias
    (2014-11-07) Coêlho, Ana Carolina Gulherme; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; ; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; Capistrano, Pablo Moreno Paiva;
    O presente trabalho destina-se a promover o diálogo entre o conceito filosófico de justiça social e direito à cidade e o fenômeno de urbanização das cidades. Constitui, então, objetivo geral desta dissertação realizar uma reflexão sobre justiça social e o direito à cidade, a partir de uma análise dos conceitos de justiça social e direito a cidade em algumas teorias da filosofia do direito e dos campos de conhecimento que estudam a cidade e o planejamento urbano. A partir disso, com base em análise de fragmentos da realidade, buscou-se estabelecer uma leitura da cidade a partir do Estatuto da Cidade, entendido como um instrumento de política urbana. Para tanto, foram selecionadas contribuições de Aristóteles, Santo Agostinho, Hegel e Marx, David Harvey e Henri Lefebvre, buscando estabelecer um diálogo entre produção do território e acesso à cidade. Como procedimento metodológico, predomina nesse trabalho uma pesquisa qualitativa, cujo arcabouço empírico e teórico está amparado na literatura já existente, o que exigiu uma revisão bibliográfica que compreendesse desde a filosofia clássica no que concerne à temática da justiça e do direito, bem como literatura contemporânea sobre o tema de justiça social e direito a cidade. Desta forma, diante de uma análise bibliométrica realizada sobre a produção acadêmica no Brasil sobre o tema da justiça social e Estatuto da Cidade, vislumbrou-se a possibilidade de aprofundamento e reflexão sobre o tema, unindo as literaturas teóricas e as pesquisas empíricas existentes, o que fora complementado com novas análises de dados e indicadores. Destarte, diante de todo arcabouço de pesquisa, conclui-se que o ideal de justiça assume o mesmo significado desde os tempos de Aristóteles, o que implica argumentar que, na atualidade, as disposições sobre justiça social e direito à cidade consistem em tentativas de promover nas cidades maneiras de implementar os ideias de cidade socialmente justa. .
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    Dissertação
    Uma leitura da paisagem a partir do graffiti em Natal-RN: subsídios para o estudo das cidades criativas
    (2016-04-20) Costa, Pablo Raniere Medeiros da; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; ; Ribeiro, José Maria Gonçalves da Silva; ; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos;
    Mais do que nossa visão abarca, a paisagem é, sobretudo, obra da mente. É fruto da interação de diversos textos e práticas sociais, os quais aderem um conjunto simbólico a paisagem, a definindo cultural, discursiva e ideologicamente. Discutimos de que maneira uma leitura da paisagem a partir do graffiti permite entrever novas possibilidades discursivas relacionadas a ele na contemporaneidade. E de que modo ele é capaz de enaltecer determinadas imagens e discursos, inclusive o de cidade criativa. Para tanto buscamos vincular o graffiti com a predileção visual que determinados espaços públicos possuem, e de que maneira as particularidades materiais e imateriais deles agem diretamente na promoção ou combate ao graffiti. Abordamos o tema considerando o espaço como expressão da multiplicidade, produto de inter-relações, de maneira que procuramos realizar associações entre as instâncias política e econômica com as manifestações de graffiti na cidade de Natal.
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    Dissertação
    A nova comida de rua sob a ótica da economia criativa: uma análise dos food trucks na cidade de Natal/RN
    (2018-01-25) Seabra, Leonardo Oliveira de Castro; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Valença, Márcio Moraes; Bahia, Mirleide Chaar
    A Economia Criativa (EC) é um modelo conceitual que proporciona novos arranjos de criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Nos setores criativos predominam produtos ou serviços em que os recursos intangíveis são o seu elemento diferenciador para gerar valor monetário e simbólico, como pode ser observado também na Gastronomia. Portanto, a EC representa a ruptura com os paradigmas da economia tradicional, dando maior destaque ao capital intelectual e aos recursos intangíveis em detrimento do capital financeiro na realização dos empreendimentos. É a partir desse olhar que esse trabalho de pesquisa realiza uma profunda análise do ciclo econômico dos food trucks em Natal\RN sob a ótica sociocultural da Economia Criativa. Através de abordagem qualitativa, com suporte de diversas técnicas de pesquisa, foi feita a aproximação entre o conceito de EC, suas características, seus princípios com o que se convencionou denominar food trucks no Brasil, uma atividade que contribuiu para redefinir os conceitos sobre Comida de Rua em grandes cidades, como Natal\RN. Foi investigada sua narrativa, estratégias de atuação, práticas incorporadas e o cotidiano que os constituem. Também foram analisados os conteúdos dos discursos do ponto de vista social, econômico e cultural que acompanham os integrantes desse setor. Ao final da trajetória desta pesquisa, foi possível levantar extensa relação de elementos representativos da EC: Combinação e gestão de ativos intangíveis para geração de bens e serviços, inovação em produtos e processos, acesso ao mercado. Também foi observado que nesse setor estão reunidas diversas questões fundamentais para a EC, como a inserção socioeconômica, oportunidades de qualificação, identificação das potencialidades locais, o papel estratégico dos pequenos empreendedores para a economia, especialmente no âmbito dos municípios, intersetorialidade e conexão com outras atividades econômicas, a influência do ambiente político-institucional no desenvolvimento dos setores criativos.
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    Dissertação
    Políticas culturais e financiamento público: estudo sobre a recepção do modelo de renúncia fiscal para o setor da cultura no Estado do Rio Grande do Norte
    (2017-01-27) Silva, Samara Taiana de Lima; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; ; http://lattes.cnpq.br/5023606264353591; Figueiredo, Fábio Fonseca; ; http://lattes.cnpq.br/3895306086709129; Chagas, Kadydja Karla Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/2409854653619871; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835
    A presente pesquisa teve por objeto a recepção da política de renúncia fiscal no estado do Rio Grande do Norte e no município de Natal. Criado em 1986, por meio da Lei Sarney (n° 7.505/86), o modelo descrito foi desenvolvido como uma forma que o Estado encontrou para retirar de si a responsabilidade pelo investimento do setor em comento, uma vez que é transferida para a iniciativa privada a decisão pelo financiamento cultural, por meio de descontos tributários a ela concedidos. Extinta a Lei Sarney, entrou em vigor a Lei Rouanet (n° 8.313/1991), atuante até os dias presentes, e que serviu como espelho para que os estados e municípios criassem suas legislações culturais locais. No âmbito do estado do Rio Grande do Norte, temos a Lei Câmara Cascudo (n° 7.799/1999) e, em sua capital, Natal, a lei Djalma Maranhão (n° 4.838/1997)ambas atuando como principais responsáveis pelo financiamento cultural local. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou uma reflexão sobre a recepção da referida política em face da produção cultural da cidade de Natal - RN. Foi realizada uma pesquisa empírica na qual foram entrevistados gestores, produtores e grupos culturais que atuam no âmbito local, sobretudo, uma reflexão acerca da suficiência ou não deste modelo de financiamento para o provento da cadeia produtiva cultural local. Por fim, a pesquisa concluiu a insuficiência da política analisada em face da realidade da produção cultural local, razão que se justifica pela falta de interesse da classe empresarial para com a causa do patrocínio cultural e, sobretudo, pela ausência de campanhas de sensibilização e estímulos para que esta classe abrisse mais as suas possibilidades para o apoio cultural, pauta que deveria ser gerida pelos órgãos de fiscalização e fomento do setor da cultura local.
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    Práticas e relações socioespaciais e culturais nos espaços públicos de Currais Novos/RN, durante a Festa de Sant'Ana: pesquisa qualitativa e etnográfica
    (2019-05-20) Medeiros, Alenuska Lucena; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; ; Câmara, Richardson Leonardi Moura da; ; Chagas, Kadydja Karla Nascimento;
    O espaço é produzido pelas relações sociais, políticas e econômicas. Nele ocorrem as trocas, os encontros, as festividades e a vida cotidiana que dinamiza a cidade. Entre as dinâmicas encontradas na cidade estão as festas populares, presentes desde a formação da maioria das cidades brasileiras. A cultura da cidade de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte, apresenta forte influência da Igreja Católica Apostólica Romana, identificada através dos ritos religiosos e apropriações socioespaciais. Contudo, a maior festa religiosa de Currais Novos é a Festa de Sant’Ana que vem absorvendo novas manifestações culturais com características “profanas”, desde o Século XX. Nesse processo de ressignificação festiva, percebe-se que as práticas socioespaciais e culturais interferem nas apropriações de indivíduos e grupos. Por essas ressignificações, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as relações socioespaciais e culturais de Currais Novos/RN, a partir da Festa de Sant’Ana, identificando como elas contribuem para a ideia contemporânea de cidade e tendo em conta a tríade espacial de Lefebvre e Soja. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e etnográfica, através das técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas. Essa metodologia permitiu aproximar a percepção das práticas socioespaciais do discurso compartilhado e praticado no que tange os espaços públicos e à cultura em Currais Novos/ RN. Chegou-se à conclusão de que as práticas socioespaciais e culturais de Currais Novos se realizam a partir das ressignificações das apropriações e dominações de indivíduos e grupos. Porém, é a apropriação que vai tornar possível o espaço irreconciliável, onde as diferentes identidades e intenções de lucro, ideologia e do “festejar “se combinam.
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    A relevância dos eventos culturais para a economia criativa - pesquisa qualitativa na Praia da Pipa, Tibau do Sul/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-11) Targino, Gabriela; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; ; http://lattes.cnpq.br/3955787858652385; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6734532008785730; Martins, José Clerton de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8918639286213239
    A indústria criativa tem impulsionado e fortalecido o crescimento de diversos setores econômicos no Brasil e no mundo, estimulando dessa forma a economia local de lugares com cenários atrativos e inovadores para o mercado de consumo. A presente dissertação tem como foco estudar a relevância dos eventos culturais para a economia criativa, bem como demonstrar como estes podem contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico na Praia da Pipa, localizada no Rio Grande do Norte (Brasil). Os eventos culturais promovem ambientes tematizados e criativos que funcionam como mecanismo de atração para o aumento do consumo cultural, gastronômico e de lazer social. Na Praia de Pipa têm-se realizado eventos culturais e temáticos como o Festival Literário da Pipa, Fest Bossa & Jazz da Pipa, Festival Literário Alternativo da Pipa e o Festival Gastronômico da Pipa, os quais conseguem atrair público local, estadual, nacional, bem como, internacional. A pesquisa realizada caracterizou-se como qualitativa quanto à abordagem do problema. A pesquisa de campo caracterizou-se pela abordagem etnográfica, com recurso às técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Como resultados da pesquisa pode-se salientar que a Praia da Pipa promove eventos culturais que movimentam a dinâmica econômica, social e cultural, inserindo novos hábitos culturais neste espaço urbano, e em alguns casos, resgatando a própria história do lugar. Em cada evento, as forças econômicas e políticas se conectam para promover a infraestrutura destes eventos, subsidiando a oferta de serviços e produtos, a partir dos setores criativos e culturais. A tematização dos eventos estudados mergulha o público em histórias que podem ter (ou não) conexão com a história local. Assim sendo, percebe-se que o presente trabalho traz à luz um lugar que se apresenta como protagonista no estado do Rio Grande do Norte em termos de renovação e mudança econômica, social e cultural em sua infraestrutura e na sua potencialidade de atração turística, a partir dos setores criativos e culturais.
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    A tematização do espaço público e a economia criativa local: estudo de caso a partir do "maior São João do mundo", em Campina Grande-PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-23) Araújo, Valéria de Fátima Chaves; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; ; http://lattes.cnpq.br/6721094361895809; Vitorio, Benalva da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3486856344833098; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406
    A tematização do espaço público no Maior São João do Mundo em Campina Grande - PB dinamiza a economia e o turismo locais a partir da transformação de um espaço público comum em um cenário que tem por base as tradicionais festas juninas. Para isso, contribui a dinamização dos setores criativos existentes na cidade e a concepção de uma nova cidade que é projetada a partir das festividades do São João. Nesta pesquisa nos propomos a determinar a influência da tematização do espaço público na economia local, nomeadamente nos setores criativos presentes no Maior São João do Mundo e avaliar a sua importância para o desenvolvimento da economia criativa local. Optamos pelo estudo de caso, a partir de uma abordagem etnográfica, com recurso a diversas técnicas de pesquisa, como observação participante, entrevistas semi-estruturadas com questões abertas e análise das representações sociais dos entrevistados. A metodologia utilizada é mista, por envolver dados qualitativos e quantitativos. Pudemos perceber, ao final dessa pesquisa, que a tematização do espaço público no Maior São João do Mundo é o principal fator de referência para o evento, estimulando a economia local e modificando a imagem da cidade em três níveis: político, econômico e social. Percebemos também que a tematização do espaço público é o fator de ligação fundamental entre os setores criativos, bem como entre eles e as atividades relacionadas. Todos estes setores servem de elo entre produtos e serviços prestados, criando um todo harmônico que transforma a imagem da cidade, dinamiza a economia, promove a inclusão social, a integração cultural e mantém o Maior São João do Mundo como um evento tradicional no calendário turístico regional e nacional.
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    Vazios urbanos e a dinâmica imobiliária na produção do espaço em Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Silva, Paula Juliana da; Valença, Márcio Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/7057449448661416; ; http://lattes.cnpq.br/3565485170738664; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; ; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; Lins, Regina Dulce Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/0222281897042995; Vidal, Soraia Maria do Socorro Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6734532008785730
    No Brasil as discussões sobre os vazios urbanos aparecem relacionadas com o processo de expansão urbana. As cidades expandiram-se em direção às periferias, deixando nos interstícios terrenos vagos, mantidos fora do mercado à espera de valorização imobiliária. Na cidade de Natal, a formação dos vazios foi desencadeada por um processo de fragmentação do espaço, promovido, principalmente, pela expansão urbana com o surgimento de novos bairros, aberturas de loteamentos, conjuntos habitacionais e o surgimento de novos eixos de centralidade comercial. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender o papel desenvolvido pelos vazios urbanos na dinâmica imobiliária e no processo de produção do espaço da cidade de Natal. Para isso, foi abordado o conceito tomando por base a concepção de diferentes autores e foram caracterizados quatro tipos de vazios que melhor explicam o fenômeno no contexto da proposta do trabalho, como as áreas ociosas, os vazios expectantes, o vazio-Brownfield e as áreas institucionais. Para cada uma dessas tipologias foi analisado um exemplo no contexto geral da cidade, por meio entrevistas semiestruturadas com técnicos, gestores e agentes públicos envolvidos na promoção da cidade e/ou relacionados à gestão dos vazios urbanos.
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