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Navegando por Autor "Cruz, Everton Lima da"

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    TCC
    A ética da responsabilidade e a questão da finitude humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-04) Cruz, Everton Lima da; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Nahra, Cinara Maria Leite; Pellejero, Eduardo Anibal
    O presente trabalho discute a questão da finitude humana sob a ótica da filosofia ética de Hans Jonas. Discorre sobre a questão da técnica, tomada como marco da insuficiência da ética tradicional e como ponto de partida para a elaboração de um novo acervo teórico capaz de lidar com as dificuldades trazidas pelo desenvolvimento tecnológico. Compara a moral fundada na responsabilidade para com as gerações posteriores com as concepções tradicionais, sobretudo a kantiana, objetivando distinguir até que ponto a ética jonasiana as substitui ou complementa. Investiga os fundamentos metafísicos da ética da responsabilidade e as soluções apresentadas para a questão da compulsoriedade da preservação do homem. Desenvolve a concepção de vida humana legítima, sistematizando alguns dos seus aspectos. Discute o problema da finitude humana e da moralidade da busca pelo prolongamento indefinido da vida, contrastando os argumentos propostos por Jonas favoráveis a que a existência orgânica tenha um termo com as principais objeções formuladas pelos seus críticos. Pondera a questão sob o ponto de vista cultural e evolutivo, visando a determinar até que ponto a relação do homem com a técnica não seria uma marca do processo evolutivo humano.
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    Dissertação
    Sobre a ideia de autenticidade da vida humana na ética de Hans Jonas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Cruz, Everton Lima da; Alves Neto, Rodrigo Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/7983480785136119; http://lattes.cnpq.br/5211872742170940; Carvalho, Helder Buenos Aires de; https://orcid.org/0000-0002-5595-611X; http://lattes.cnpq.br/0515854046455020; Savia, Sérgio Luís Rizzo Dela
    O presente trabalho discute como o dualismo gnóstico deu origem a uma concepção fragmentada do ser humano, ocasionando uma separação entre corpo e mente. Discorre sobre como as tentativas de superação do dualismo acentuaram a divisão entre as partes constitutivas do ser humano, sobretudo após o advento da revolução copernicana e o evolucionismo de Darwin. Aponta como o despojamento de uma visão sacra em relação ao ser humano contribuiu para a sua colocação como objeto da técnica moderna. Apresenta a proposta jonasiana de superação do dualismo por meio de um monismo integral, no qual o fenômeno da vida passe a ser compreendido como uma unidade entre corpo e mente. Discute como tal perspectiva pode ressignificar o papel do ser humano junto à natureza, sobretudo no que diz respeito à manutenção do processo evolutivo. Sistematiza o pensamento de Hans Jonas a respeito dos elementos que integram a noção de vida humana autêntica, base de sua ética da responsabilidade na medida em que tais fatores devem ser resguardados do risco de desfiguração trazido pela técnica moderna.
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