Navegando por Autor "Cruz, Ari Duarte de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC VISUAL[C]IDADE: uma cartografia de pertencimentos em Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-23) Cruz, Ari Duarte de Oliveira; Fabiola Cristina Alves.; https://orcid.org/0000-0002-7779-3219; Mariana do Vale Gomes; Ricardo Nunes CoringaO presente memorial autorreflexivo tem como objetivo analisar de que forma a participação cultural nos espaços culturais públicos podem influenciar na forma como o indivíduo se sente pertencente à cidade. Partindo de experiências pessoais com a cidade de Natal, Rio Grande do Norte até entrar no ensino superior, localizo três espaços na cidade de Natal: a praça Edgar Borges (Mãe Luiza), o Palácio da Cultura Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte (Pinacoteca Potiguar) e a Escola Estadual Nestor Lima (Lagoa Nova). A partir desses locais, foi procedida a análise da forma como esses lugares colaboraram para um processo de pertencimento à cidade, ao mesmo tempo em que atuaram na minha formação profissional enquanto docente através da arte e das vivências nesses espaços. O memorial adota como referencial teórico os autores de arte-educação como Ana Mae Barbosa (2009 e 2010) cultura visual com Maria Emilia Sardelich (2006 e 2015), e Fernando Hernández (2007 e 2011). Para a construção do entendimento sobre identidade cultural é adotado a leitura de Stuart Hall (2019). A partir dessa literatura, o memorial discute as questões acerca da construção dos sentidos que atribuímos às imagens do local em que vivemos e de que forma essas imagens refletem na percepção da nossa identidade, podendo atuar para uma valorização de uma identidade local. A ação pedagógica desse trabalho se dá dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nestor Lima, propondo a criação de um mapa cartográfico afetivo em formato de zine em conjunto com a turma, trazendo as imagens de locais em Natal que fazem parte da construção das visualidades de Natal a partir da perspectiva dos alunos, buscando instigar uma aproximação da cidade com os alunos do ensino público.