Navegando por Autor "Cruz, Aracely Xavier da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-09-30) Cruz, Aracely Xavier da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7773902247167837; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Koslinski, Mariane Campelo; ; http://lattes.cnpq.br/4896487821943193O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.