Navegando por Autor "Cruz, Ângela Maria Paiva"
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Artigo Da atividade dialógica: aspectos lógicos(Revista Vivência (UFRN), 2004) Lycurgo, Tassos,; Cruz, Ângela Maria PaivaDissertação Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-15) Marques, Tércia Maria Souza de Moura; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; ; http://lattes.cnpq.br/2329493928006531; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875; Cruz, Ângela Maria Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9145510143589362; Bittencourt, Circe Maria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3448016715234781; Souza, Rosa Fátima de; ; http://lattes.cnpq.br/6453276942134992Os livros, a formação escolar e as bibliotecas, pelo fato de se harmonizarem, nos seus meios e nos seus desígnios, expandem-se para as políticas institucionais e para a história da educação e a história do livro. O livro impresso, enquanto objeto cultural, é a manifestação de muitas histórias como, por exemplo, a história do livro universitário que ora escrevemos. No rigor da pesquisa e da escrita histórica, delimitamos como corpus documental: catálogos de fichas, livros de tombo, curriculum vitae, narrativas de bibliotecárias, relatórios, resoluções. O trabalho de dissertação concernente à temática literatura escolar e pedagógica e à formação de pedagogos e educadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao objeto de estudos - os livros universitários enquanto literatura escolar e pedagógica, em suas edições impressas no período de 1959 a 1980 - levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão acerca das inter-relações entre o livro universitário das Ciências da Educação e as políticas institucionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e aquela instituição universitária. As orientações teórico-metodológicas dos historiadores e historiadores da educação, como Robert Danton, Alan Choppin e Circe Bittencourt permitiram compreender a história do livro em geral e do livro universitário das Ciências da Educação enquanto literatura escolar e pedagógica, ao mesmo tempo que subentendem a reconstituição da mediação de editores, autores, livreiros, instituições públicas e entidades privadas. A história do livro universitário das Ciências da Educação, em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras nomeações diversamente de títulos, formadores de professores e educadores é produto e integra o sistema cultural da nação brasileira e de uma produção editorial nacional e internacional.