Navegando por Autor "Costa, Wecsley Soares de Souza"
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Dissertação Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-28) Costa, Wecsley Soares de Souza; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; http://lattes.cnpq.br/8494534254545907; Marques, Eduardo Lopes; Furukava, Marciano; Cabral, Marco Antônio LeandroA presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja, podem impactar fortemente seus resultados de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, mensuração de indicadores, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações-problema, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais e desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos, estudos de situações e soluções de problemas de campo, com coleta de dados numéricos através do sistema Consinco (software de gestão de indicadores), que podem, após analisados, direcionar ações de modo a gerar pontos de melhorias na gestão, além do estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes e resultados financeiros.