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Navegando por Autor "Costa, Thais Paulo Teixeira"

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    TCC
    Contribuições da Associação Brasileira de Saúde Coletiva para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: uma análise documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-16) Nascimento, Jefferson Alexandre do; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; 0000-0002-7765-4534; http://lattes.cnpq.br/0595695308116527; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Costa, Thais Paulo Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0736022476686883; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-9547-0093; http://lattes.cnpq.br/8169308778262070
    Introdução: A Associação Brasileira de Saúde Coletiva atua visando o fomento do campo científico e acadêmico da saúde coletiva, bem como na disseminação de informações, recomendações e posicionamentos para a sociedade e gestores públicos sobre a formulação de políticas públicas efetivas e demais questões que podem afetar o contexto da saúde pública no país. Objetivo: Analisar as contribuições da Associação Brasileira de Saúde Coletiva para o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre julho e setembro de 2022. Os posicionamentos publicados pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva foram retirados do seu portal eletrônico e analisados com o auxílio do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Resultados: Dentre as 664 publicações feitas pela referida Associação durante o período estudado, 41 foram incluídas por se tratarem de posicionamentos emitidos ou apoiados por ela para o enfrentamento à Covid-19. Conforme as congruências temáticas, os posicionamentos foram organizados em três categorias: Prevenção à covid-19, Atenção à grupos prioritários e Dados e inovação em saúde. Conclusões: Diante da presente análise documental, pode-se notar que os posicionamentos emitidos pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva detêm um caráter técnico, pautados sob o olhar de especialistas de diversas áreas e embasados, também, nos posicionamentos de outras instituições brasileiras e internacionais, reforçando o papel articulador e político dessa Associação. Foi possível observar a relevância das publicações em meio aos cenários considerados críticos diante da Covid-19.
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    Apresentado em Evento
    Educação a Distância oportunizando a melhoria da gestão da saúde no Brasil
    (2015) Costa, Thais Paulo Teixeira; Oliveira, Nathalia Hanany Silva de; Castro, Janete Lima de
    Este trabalho relata a experiência do Curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvido na modalidade EaD, ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A EAD é apresentada como uma estratégia de capacitação que possibilita o fortalecimento da área da gestão dos serviço de saúde, por desenvolver o empoderamento do profissional que atua neste serviço ampliando o acesso aos processos de capacitação. Para o Sistema Único de Saúde, iniciativas como esta são fundamentais por incentivar inovações, mudanças e oportunidades para os gestores e trabalhadores de saúde
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    Artigo
    A educação profissional em saúde no centro de formação de pessoal para os serviços de saúde Dr. Manoel da Costa Souza, de 1997 a 2015
    (Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2018) Castro, Janete Lima de; Costa, Thais Paulo Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    Este artigo tem o objetivo de apresentar os cursos desenvolvidos pelo Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (CEFOPE/RN), espaço responsável pela formação dos trabalhadores de nível médio e elementar que atuam no Sistema Único de Saúde, entre 1997 e 2015. A pesquisa teve como fonte de dados as atas escolares disponibilizadas pela Secretaria Escolar do CEFOPE/RN, analisadas in loco entre abril e junho de 2017. A análise realizada mostra que a trajetória do CEFOPE/RN se constituiu dentro de um espaço de fortalecimento para os trabalhadores atuantes na área da saúde, e os cursos ofertados demonstram a preocupação com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública do país, uma vez que grande parte dos cursos ofertados está coerente com programas nacionais vinculados ao Ministério da Saúde. Assim, esta pesquisa sugere novos mapeamentos na referida instituição, no intuito de continuar contribuindo com sua trajetória e com a compreensão acerca da formação destinada aos trabalhadores de nível médio em saúde
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    Artigo
    Formação em saúde no contexto do envelhecimento: em foco, os conteúdos curriculares
    (Research, Society And Development, 2018) Castro, Janete Lima de; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Thais Paulo Teixeira; Lima, Kenio Costa de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    O presente estudo tem o objetivo de analisara abordagem da temática do envelhecimento na formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo documental, realizado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para alcançar o objetivo, realizou-se a análise dos projetos pedagógicos dos cursos para as mencionadas profissões, com base no métododa análise de conteúdo, utilizando a técnica da análise temática em três unidades de registro pré-estabelecidas: (i) competências e habilidades; (ii) perfil profissional; e (iii) estrutura curricular.Como parte dos resultados, a partir da operacionalização das análises dos projetos pedagógicos emergiram duas categorias temáticas: Discussão sobre o envelhecimento e formação para atenção à saúde da pessoa idosa.O estudo evidencia que a discussão sobre a temática do envelhecimento no processo de formação dos profissionais de nível superior que integram as equipes da ESF e do NASF ainda é incipiente. Assim, se faz necessário preparar pessoas para oferecer uma atenção integral à população idosa, bem como para formular e gerir políticas públicas para a mencionada população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)
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    TCC
    Implicações do ensino remoto na formação de bacharéis em Saúde Coletiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Silva, Maria Eloiza da; Castro, Janete Lima de; Oliveira, Nathalia Hanany Silva de; http://lattes.cnpq.br/8614355120152256; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167845H5; https://orcid.org/0000-0002-3290-1730; http://lattes.cnpq.br/7994180585410766; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Costa, Thais Paulo Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0736022476686883
    A partir do contexto emergencial de saúde pública, decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia da Covid-19, algumas medidas restritivas e preventivas tiveram de ser adotadas mundialmente. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde recomendou a implementação de medidas de isolamento social, a fim de amenizar a velocidade do contágio da doença. Neste contexto, com a finalidade de suprir as atividades para concluir o ano letivo, as Instituições de Ensino Superior tiveram que adaptar o formato de ensino e o cronograma de aulas, resultando na migração do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial. Com base nas informações apresentadas, supõe-se que os estudantes podem ser afetados no seu processo formativo. Assim, este estudo objetiva analisar a percepção dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a modalidade do ensino remoto frente ao contexto da Covid-19. Trata-se, pois, de uma pesquisa exploratória-analítica, de abordagem quantitativa e qualitativa que ocorreu de janeiro a junho de 2022. Os sujeitos para essa pesquisa foram 44 estudantes do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que vivenciaram o ensino remoto e estavam com matrícula ativa no curso. A análise qualitativa sobre a modalidade de ensino remoto se deu sob a organização de três categorias: pontos negativos, pontos positivos e implicações do ensino remoto no aprendizado. Com essa nova pedagogia que utiliza os meios digitais, portanto, foi ainda mais propensa para as iniquidades, já que um dos desafios mais levantados neste estudo foram as questões de acesso limitado quanto à internet e equipamentos eletrônicos. Por outro lado, o acesso geográfico, o deslocamento até à faculdade e a comodidade de estar em casa foram favoráveis. Portanto, faz-se necessário a realização de mais estudos para avaliar essa modalidade de ensino. Sendo assim, é necessário que a coordenação, o corpo docente do curso de graduação em questão e os gestores da educação aprofundem os estudos das implicações do ensino remoto na formação dos acadêmicos,
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    Apresentado em Evento
    Iniciativas da educação profissional em saúde no Brasil: caminhos dos anos 2000
    (2017-09) Costa, Thais Paulo Teixeira; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Castro, Janete Lima de
    No Brasil, a necessidade de formação de trabalhadores de nível médio e elementar na área da saúde manifesta-se a partir de meados dos anos 1980 em decorrência do grande número de trabalhadores sem qualfiicação específica nos serviços de saúde. As reflexões presentes neste artigo referem-se aos projetos desenvolvidos no âmbito da educação profissional em saúde nos anos 2000 no país. Tratase, portanto, de compreender as correlações presentes nesses projetos que visam a qualificação técnica e a gestão da saúde ao mesmo tempo em que apontam caminhos na direção desses serviços. O artigo resulta de uma pesquisa documental que teve como foco o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), o Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância da Saúde (PROFORMAR ) e o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio em Saúde (PROFAPS). Faz-se necessário o acompanhamento de tais iniciativas para que em seu desenvolvimento não perca, em sua essência, os referencias políticos e epistemológicos necessários para a formação de trabalhadores que atuam na área da saúde uma vez que, os cursos desenvolvidos possuem uma grande quantidade de trabalhadores envolvidos nos serviços oferecidos à população.
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    Artigo
    La tecnología de la educación a distancia: ampliando el acceso a los procesos de capacitación en los servicios de salud
    (Ciencia y Sociedad, 2018) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Costa, Thais Paulo Teixeira; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012
    Son grandes los desafíos de la educación a distancia, entre estos destacan: desarrollar procesos educativos a gran escala que permitan a los trabajadores de la salud una formación crítica y basada en la práctica. Este trabajo describe la experiencia de capacitación destinada a gestores del Sistema Único de Salud de Brasil. Dado el tamaño del sector público de salud en Brasil y su gran número de trabajadores distribuidos por todo el territorio brasileño, la Educación a Distancia surge como un fuerte aliado del área de gestión, ya que permite la expansión del acceso y la democratización de los procesos educativos
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    Artigo
    A Look at Professional Education in Health with Emphasis on Aging
    (2017) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Freitas Neto, Natanael de; Costa, Thais Paulo Teixeira; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Castro, Janete Lima de; Lima, Kenio Costa de
    This paper purpose is to analyze the insertion of the population aging theme in the education of professionals working in the Fa-mily Health Strategy (ESF) and in the Family Health Support Nucleus (NASF). This is a study with a qualitative approach and documentary type, carried out in the state of Rio Grande do Norte, located in the Northeastern region of Brazil. To reach the objective, the pedagogi-cal projects of the courses for the professions that work in the Fa-mily Health Strategy and in the Family Health Support Nucleus were searched. The documents analysis was based on the content analysis method, using the thematic analysis technique in three pre-establis-hed registration units: (i) skills and abilities; (ii) professional profile; and (iii) curricular structure. From the analysis of the pedagogical projects, two analytical categories emerged: discussion about aging and training for health care of the elderly. The research result was that the discussion about the thematic of the aging in the process of formation of human resources in health is still insipient. There is a clear necessity to prepare people to provide adequate attention to the elderly population, as well as to formulate and manage public policies for the mentioned population that benefits from Unified Health System (SUS)
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    Apresentado em Evento
    Perfil dos alunos do curso de gestão do trabalho e da educação na saúde – EaD
    (2015-05) Silva, Ingrid Beatriz da; Costa, Thais Paulo Teixeira; Castro, Janete Lima de
    O presente artigo tem o objetivo de analisar o perfil dos alunos dos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desenvolvidos na modalidade ead. A elaboração deste relato tem fundamentação nos relatórios dos referidos cursos, que são baseados em duas pesquisas realizadas durante o desenvolvimento dos mesmos. As pesquisas são do tipo exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, onde os sujeitos informantes foram alunos dos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. As pesquisas revelam que maioria dos alunos dos citados cursos se encontra com idade média de 37 anos e que preza pela autonomia no processo de aprendizagem. Esses aprendizes têm por outras características: serem trabalhadores do Sistema Único de Saúde – a maioria por vínculo estatutário, estarem, em sua maioria, trabalhando há menos de cinco anos na área de Recursos Humanos e terem como motivação para cursarem processos educacionais à distância a flexibilidade de horário oferecida nestes processos. Este é um público que entende a ead como uma oportunidade de acesso a processos de capacitação
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