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    TCC
    Sustentabilidade e estratégias visuais no jornalismo: uma análise de imagens de portais de notícias do Ceará e do Rio Grande do Norte.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Costa, Sandra Regina Ferreira da; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; http://lattes.cnpq.br/2062130984928978; Condorelli, Antonino; https://orcid.org/0000-0002-6878-8151; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Melo, Andre Wolmer de; https://orcid.org/0000-0001-5742-5470; http://lattes.cnpq.br/2066030556789630
    O presente trabalho visa buscar uma compreensão acerca das estratégias visuais percebidas nas imagens que ilustram notícias relacionadas ao tema da sustentabilidade e que foram publicadas por portais de notícias do Ceará e do Rio Grande do Norte no período compreendido entre as datas de oficialização do Brasil como sede da COP30 e de realização da reunião do G20 no país (entre dezembro de 2023 e novembro de 2024). A sustentabilidade é assunto constante nos meios jornalísticos na contemporaneidade, tendo sido pauta de uma agenda de compromissos elaborada a nível mundial - a Agenda 2030, documento que prevê a erradicação da pobreza extrema como tema central em meio a diversos outros objetivos estabelecidos entre países membros da Organização das Nações Unidas – ONU. Nessa perspectiva, cabe investigar quais ações são primordiais para colaborar com essas pautas. Sobretudo, abrir espaço de reflexão sobre as diversas possibilidades de se construir sensibilidade sobre o tema através de táticas de comunicação diversas. Para alcançar este objetivo se fez necessário desenvolver o conceito de sustentabilidade, tomando por base aquele apresentado pela ONU. Outras reflexões sobre o tema dentro de uma perspectiva jornalística se fizeram importantes nesse contexto. Em seguida, debate-se o papel da imagem no jornalismo e os valores difundidos através do fotojornalismo. A partir desse referencial teórico, procura-se evidenciar quais estratégias visuais são aplicadas nas imagens constantes nas notícias e que potenciais sentidos em torno da sustentabilidade ambiental elas buscam evocar. Foram realizadas: a) a categorização dos temas e subtemas debatidos nas matérias selecionadas para esse estudo, baseado no método de análise de conteúdo desenvolvido por Bardin (2016); e b) a análise das imagens constantes nestas matérias a partir do método taxonômico para análise do valor de imagens jornalísticas proposto por Recuero (1999) e revisado por Benazzi (2010). Com esses dois métodos cruzados, é possível identificar quais temas em sustentabilidade se destacam nas notícias e buscar os vínculos existentes nas fotografias jornalísticas que as ilustram.
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    TCC
    Sustentabilidade e estratégias visuais no jornalismo: uma análise de imagens de portais de notícias do Ceará e do Rio Grande do Norte.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Costa, Sandra Regina Ferreira da; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; https://orcid.org/0000-0002-4658-5556; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; http://lattes.cnpq.br/2062130984928978; Condorelli, Antonino; https://orcid.org/0000-0002-6878-8151; http://lattes.cnpq.br/4832910631790845; Melo, Andre Wolmer; https://orcid.org/0000-0001-5742-5470; http://lattes.cnpq.br/2066030556789630
    O presente trabalho visa buscar uma compreensão acerca das estratégias visuais percebidas nas imagens que ilustram notícias relacionadas ao tema da sustentabilidade e que foram publicadas por portais de notícias do Ceará e do Rio Grande do Norte no período compreendido entre as datas de oficialização do Brasil como sede da COP30 e de realização da reunião do G20 no país (entre dezembro de 2023 e novembro de 2024). A sustentabilidade é assunto constante nos meios jornalísticos na contemporaneidade, tendo sido pauta de uma agenda de compromissos elaborada a nível mundial - a Agenda 2030, documento que prevê a erradicação da pobreza extrema como tema central em meio a diversos outros objetivos estabelecidos entre países membros da Organização das Nações Unidas – ONU. Nessa perspectiva, cabe investigar quais ações são primordiais para colaborar com essas pautas. Sobretudo, abrir espaço de reflexão sobre as diversas possibilidades de se construir sensibilidade sobre o tema através de táticas de comunicação diversas. Para alcançar este objetivo se fez necessário desenvolver o conceito de sustentabilidade, tomando por base aquele apresentado pela ONU. Outras reflexões sobre o tema dentro de uma perspectiva jornalística se fizeram importantes nesse contexto. Em seguida, debate-se o papel da imagem no jornalismo e os valores difundidos através do fotojornalismo. A partir desse referencial teórico, procura-se evidenciar quais estratégias visuais são aplicadas nas imagens constantes nas notícias e que potenciais sentidos em torno da sustentabilidade ambiental elas buscam evocar. Foram realizadas: a) a categorização dos temas e subtemas debatidos nas matérias selecionadas para esse estudo, baseado no método de análise de conteúdo desenvolvido por Bardin (2016); e b) a análise das imagens constantes nestas matérias a partir do método taxonômico para análise do valor de imagens jornalísticas proposto por Recuero (1999) e revisado por Benazzi (2010). Com esses dois métodos cruzados, é possível identificar quais temas em sustentabilidade se destacam nas notícias e buscar os vínculos existentes nas fotografias jornalísticas que as ilustram.
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