Navegando por Autor "Costa, Sílvia Pires Bastos"
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TCC Análise da utilização das ferramentas do endomarketing nas empresas do setor supermercadista do município de Cruzeta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-28) Santos, Apresentação Dayanne André dos; Costa, Sílvia Pires BastosO estudo tem por objetivo analisar a utilização das ferramentas do Endomarketing no setor supermercadista do município de Cruzeta/RN, sob a ótica da percepção dos gestores das empresas. De modo mais específico, buscou investigar quais ações são utilizadas na efetivação do endomarketing nas empresas, como essas ações são organizadas e por quem, além de observar quais benefícios surgem para os colaboradores com a prática das ações e se o retorno desejado pelos gestores está sendo obtido. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com amostragem não probabilística e coleta das informações efetuada por meio de entrevistas estruturadas. Os métodos utilizados para análise são de natureza qualitativa e quantitativa, abrangendo a análise de conteúdo e de gráficos e seus respectivos resultados. Com relação à opinião dos pesquisados acerca da aplicação do endomarketing na localidade analisada, percebeu-se que é um tema ainda novo e que necessita ser mais intensificado nas organizações, além de mostrar-se ser utilizado de forma limitada devido à necessidade de maior investimento financeiro.TCC As mídias sociais como ferramenta para o relacionamento entre supermercados e consumidores: uma visão das práticas adotadas em Currais Novos/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-15) Silva, Cristiano Alexandre de Farias; Costa, Sílvia Pires BastosNos últimos dez anos, o fenômeno das mídias sociais invadiu a vida de milhões de brasileiros. Com o advento dos smartphones no mercado em 2007, se dando de modo paralelo ao maior acesso da população brasileira à internet e possibilitado pelo desenvolvimento da tecnologia 3G e a democratização da internet banda larga, o crescimento utilização de tais mídias aconteceu de modo exponencial. Aos poucos, as empresas detentoras das principais mídias sociais foram aprimorando-as, o que tornou possível uma grande diversificação de seu uso. Em pouco tempo, as empresas observaram as oportunidades geradas neste contexto e logo passaram a utilizá-las como ferramenta para atingir os seus clientes. Dito isto, o presente trabalho visa analisar o modo como as empresas do setor supermercadista da cidade de Currais Novos no estado do Rio Grande do Norte tem utilizado as mídias sociais para se relacionar com a clientela. Para isso, foi efetuado um levantamento do seu uso no setor, sendo em seguida realizadas entrevistas com os gestores dos supermercados que mais se utilizavam das mídias sociais na cidade. Por fim, buscou-se apresentar oportunidades já vislumbradas por empresas do setor em outras localidades e que poderiam servir de inspiração para as empresas que são objeto deste trabalho.Tese Novas formas de governança pública: um estudo do arranjo articulado para Implementação da política pública nacional de aprendizagem profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-30) Costa, Sílvia Pires Bastos; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/0059362185139583; Sano, Hironobu; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084; Fittipaldi, Ítalo; ; http://lattes.cnpq.br/7626654802346326A configuração que assume a governança do arranjo institucional constituído nas cidades de Fortaleza e Natal e sua influência na implementação da Política Pública Nacional de Aprendizagem (PPNAP) que promove a formação e a inserção no mercado de trabalho de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência é o objetivo desta tese. A abordagem da governança interativa, proposta por Kooiman (2003, 2008) constituiu o principal esteio da construção epistemológica do processo investigativo, suportado também pelas contribuições de Draibe (2001) acerca das fases da implementação das políticas públicas. Em termos metodológicos, a abordagem utilizada foi qualitativa, sendo realizada pesquisa bibliográfica descritiva e documental, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a 44 sujeitos. Os dados foram tratados com base em Bardin (2011), tendo sido pré-estabelecidas duas categorias de análise: governança e implementação. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, para uma maior diversidade e dinâmica do arranjo em Fortaleza, destacando-se o número muito superior de adesões de Entidades sem Fins Lucrativos (ESFLs) à política, interações mais frequentes entre stakeholders de diferentes níveis organizacionais de governança, melhor alinhamento entre as imagens norteadoras da governança e espaços criados para estimular as interações entre os atores e maior participação do governo local. Nas duas capitais estudadas, por outro lado, o estudo indicou que a insuficiência das capacidades institucionais compromete o estímulo às interações e o exercício da metagovernança. A tese concluiu que a forma e intensidade das interações entre os atores envolvidos com a implementação da política de aprendizagem e o compartilhamento de imagens resulta em uma maior compreensão e divulgação da política e na criação de um ambiente favorável à cooperação e ao diálogo necessários ao trabalho coletivo e favorece a modelagem de uma estrutura de governança capaz de lidar com demandas e características distintas das organizações e de seus participantes de modo a acomodar os interesses divergentes, dar espaço à criação de inovações e a convergência de ações para o alcance dos objetivos da política de aprendizagem. Assim, os resultados da política de aprendizagem nos municípios de Natal e Fortaleza, em termos dos índices de inserção dos jovens aprendizes, podem ser compreendidos a partir das diferenças encontradas na estrutura de governança do arranjo institucional utilizado para sua implementação.