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Navegando por Autor "Costa, Raphael Raniere de Oliveira"

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    Artigo
    Absenteísmo de profissionais da enfermagem que trabalham na rede hospitalar: revisão integrativa da literatura
    (Faculdades Pequeno Príncipe, 2014-07) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Cossi, Marcelly Santos; Vitor, Allyne Fortes; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Medeiros, Soraya Maria de; Cavalcante, Cleonice Andréa Alves
    O absenteísmo trata-se da frequência ou duração do tempo de trabalho perdido quando os profissionais se ausentam deste e corresponde às faltas quando se esperava a presença daqueles. No âmbito da saúde, a Enfermagem representa o maior quantitativo de profissionais nas instituições hospitalares, sendo o conjunto de trabalhadores que mais sofre com a inadequada condição de trabalho, tornando o absenteísmo um problema relevante. O estudo teve como objetivo sintetizar o estado da arte sobre absenteísmo de profissionais da Enfermagem que trabalham na rede hospitalar em publicações dos últimos dez anos. Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, desenvolvido no período de junho a julho de 2013 nas bases Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL); Scopus e PubMed. Foram identificados e incluídos cinco artigos que atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. As variáveis identificadas relacionadas ao absenteísmo, segundo os resultados dos artigos científicos analisados, foram agrupadas em três categorias, sendo caracterização da unidade hospitalar; tempo de afastamento do trabalho e causas do absenteísmo. As variáveis identificadas relacionadas ao absenteísmo referem-se à maior ocorrência de afastamento, por causas diversas, por parte de técnicos de Enfermagem e menor em enfermeiros, entretanto as doenças osteomusculares e doenças respiratórias ganham destaque entre estas causas. Além disso, verificou-se que as condições de trabalho são um elemento contribuinte para o afastamento.
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    Artigo
    Análise crítica dos acidentes de trabalho no Brasil
    (Revista de Atenção à Saúde, 2015-04) Cavalcante, Cleonice Andréa Alves; Cossi, Marcelly Santos; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Menezes, Rejane Maria Paiva de
    Introdução: No Brasil, o acidente de trabalho é considerado um importante problema de saúde pública, pois além de causar prejuízos aos trabalhadores e empregadores, afeta a economia do país e, portanto, merece uma análise dos seus aspectos para uma melhor compreensão e controle dos riscos. Objetivo: Descrever e discutir os aspectos relacionados aos acidentes de trabalho no Brasil a partir de uma análise crítica e reflexiva. Metodologia: Revisão narrativa que permite uma análise qualitativa da literatura sob o ponto de vista teórico ou contextual. Utilizamos o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, que caracteriza o contexto em quatro camadas interativas – imediato, específico, geral e metacontexto −, que se distinguem entre si e vão desde o significado totalmente individualizado ao significado universal. Resultados: O Acidente de trabalho foi analisado na perspectiva de suas características, classificação e epidemiologia; seus principais problemas, dificuldades e limitações no contexto brasileiro; suas consequências e sequelas na vida do trabalhador vitimado, além do seu caráter histórico, institucional e jurídico. Conclusão: O entendimento dos contextos contribui no processo de planejamento, organização e intervenções da enfermagem do trabalho no referido campo de atuação.
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    Artigo
    Análise das normativas orientadoras da prática do técnico de enfermagem no Brasil
    (Revista Brasileira de Enfermagem, 2020) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Sousa, Yanna Gomes de
    Objetivos: analisar os fundamentos normativos que orientam a prática do profissional técnico de enfermagem, esclarecendo como se dá a atuação dessa categoria. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, do tipo documental, realizado com base nas resoluções do Conselho Federal de Enfermagem. De um total de 364 resoluções publicadas no período de 1975 a 2018, foram selecionadas 15 que atenderam ao objetivo do estudo. Resultados: foram sistematizadas duas categorias analíticas: âmbitos de atuação do técnico de enfermagem, segundo as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem, e descrição das atividades do profissional com base nas resoluções. Considerações Finais: a análise dos fundamentos normativos que orientam a prática do técnico de enfermagem guia para a conclusão de possível fragilidade de conteúdo teórico e normativo para fundamentar a prática desses profissionais.
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    Artigo
    Benefícios do uso do mel no tratamento do pé diabético: scoping review
    (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-06-16) Cruz, Isabel Dutra da; Monteiro, Daliane Soares Dantas; Silva, Mikael de Araújo; Carreiro, Bruno Oliveira; Amorim, Érico Gurgel; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    O pé diabético pode ser compreendido como destruição de tecidos moles, infecção ou ulceração associada a alterações neurológicas e vasculares nos membros inferiores de portadores de diabetes mellitus (DM). É também uma das mais graves, dispendiosas e devastadoras complicações da DM, sendo as úlceras nos pés precursoras, em 85% dos casos, da amputação do membro inferior. Assim, o mel surge como uma alternativa de tratamento, sendo barato, com pouco risco de resistência bacteriana e amplamente disponível, fatores imprescindíveis para a continuidade do tratamento pelos pacientes. Este artigo é uma Scoping Rewiew que pretende descrever as evidências de forma a elucidar os benefícios do mel no tratamento do pé diabético. A pesquisa engloba estudos primários, revisões, metanálises e/ou metassínteses, livros e guidelines, teses e dissertações, publicados em fontes indexadas ou na literatura cinzenta publicados nas bases de dados: Scielo, LILACS, Pubmed, The Cochrane Library, Web of Science, SCOPUS, CINAHL e Academic Search Premier, CAPS, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações USP, Busca Integrada USP. Na literatura revisada, foram encontrados 33 diferentes benefícios descritos para o uso do mel. Dentre eles, destacam-se a maior taxa de cicatrização, propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e desbridantes, entre outras. Portanto, os estudos analisados demonstraram uma grande variedade de benefícios, refletindo a complexidade de ação e a utilidade deste produto
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    Artigo
    A capacidade para o trabalho da equipe de enfermagem inserida no ambiente hospitalar
    (Revista de Atenção à Saúde, 2015-01) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Cossi, Marcelly Santos
    Introdução: Tendo em vista o desgastante trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem nos hospitais, torna-se essencial a avaliação da percepção desses trabalhadores sobre sua capacidade para o trabalho. Objetivo: O estudo tem por objetivo analisar os aspectos contextuais do índice de capacidade para o trabalho da equipe de enfermagem inserida no contexto hospitalar. Materiais e métodos: Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, e os dados foram analisados segundo a análise contextual proposta por Hinds, Chaves e Cypress. Resultados: A maioria dos trabalhos científicos realizados entre os enfermeiros refere boa capacidade para o trabalho entre esses profissionais. Entretanto, ainda é considerável o número de trabalhadores que possui baixa ou moderada capacidade para o trabalho, sendo diversos os motivos organizacionais e pessoais responsáveis por essa realidade. Conclusões: torna-se necessário conhecer a condição de saúde dos trabalhadores e engajá-los em discussões que busquem o desenvolvimento de programas voltados para a saúde do trabalhador.
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    Artigo
    Caracterização de dissertações da enfermagem: tipo de abordagem e produtos gerados
    (Saúde (Santa Maria), 2017-05) Chaves, Ana Cláudia Cardozo; Santanna, Julia Gomes Fernandes Costa de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    O presente estudo teve por objetivos descrever tipos de abordagem e delineamentos das dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEnf-UFRN) ao longo dos anos, e caracterizar publicações científicas produzidas por alunos e egressos, e analisar as relações existentes entre esses aspectos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, documental, realizado através do levantamento das dissertações produzidas no PPGEnf-UFRN em nível de mestrado acadêmico, junto aos dados disponíveis na Plataforma Lattes sobre produções dos alunos e egressos no período de 1999 até agosto de 2012. As 185 dissertações produzidas no PPGEnf-UFRN foram publicadas entre os anos de 1999 e 2012. Foi possível identificar que as dissertações apresentam maior predominância da abordagem qualitativa (61%), e estudos com delineamento não experimentais (99%). O estudo evidenciou o potencial produtivo do programa de pós-graduação estudado.
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    Artigo
    Concepções dos enfermeiros sobre a saúde do trabalhador
    (Revista de APS, 2017-01) Cossi, Marcelly Santos; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    O estudo teve por objetivo identificar as concepções de enfermeiros da Atenção Básica sobre a saúde do trabalhador. Estudo do tipo analítico e de abordagem qualitativa realizado com 25 enfermeiros, por meio de questionário semiestruturado. Observou-se que o conceito de Saúde do Trabalhador foi dado em linhas gerais, comprovando que há deficiência no campo conceitual a esse respeito. Entretanto, foi citada a importância de condições que contribuem para o desenvolvimento satisfatório do trabalho para evitar o adoecimento do trabalhador, evidenciando concepções que corroboram a mudança do modelo de atenção à saúde, com um olhar voltado para a promoção da saúde e prevenção do adoecimento do trabalhador. O conceito de Saúde do Trabalhador referido pelos sujeitos, apesar de simplificado no tocante às especificidades dessa parcela da população, revelou-se com uma dimensão ampla, abordando o trabalhador no seu âmbito físico, psíquico e social, sugerindo uma boa apreensão de acordo com o conceito ampliado de saúde.
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    Artigo
    Conhecimento de profissionais de enfermagem acerca dos órgãos de atenção à saúde do trabalhador
    (REUFSM Revista de Enfermagem da UFSM, 2015-01) Macedo, Zaissa Medeiros de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    Objetivo: analisar o conhecimento dos trabalhadores de enfermagem acerca dos órgãos de atenção à Saúde do Trabalhador. Método: trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital filantrópico na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista com roteiro semiestruturado. Foram entrevistados onze trabalhadores de enfermagem. Na análise dos dados, foi utilizado o método de análise temática, sistematizada a partir das categorias empíricas. Resultados: constatou-se nas falas dos trabalhadores de enfermagem que há o conhecimento acerca dos órgãos de atenção à Saúde do Trabalhador, porém a procura pelos programas disponibilizados pelo mesmo dá-se esporadicamente. Tal fato pode comprometer o cuidado voltado ao trabalhador da enfermagem. Conclusões: é necessária a busca de informações dos profissionais da enfermagem para melhor usufruto dos serviços de Saúde do Trabalhador disponibilizados no contexto dos serviços de saúde.
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    Dissertação
    Conhecimento sobre os atributos da Atenção Primária por residentes de uma universidade pública no interior do Nordeste Brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Correia, Thereza Raquel Garcia Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/3221998358746584; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390
    A Estratégia de Saúde da Família amplia as possibilidades de acesso aos serviços e aos cuidados para a manutenção da saúde através de diferentes olhares e saberes. Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde, voltados à Atenção Primária à Saúde, devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre os atributos da APS pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e do programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória no qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. É possível concluir que existe uma deficiência de conhecimento dos residentes quanto aos atributos, assim como na abordagem dos mesmos na prática dos serviços de saúde e levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação.
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    Dissertação
    Conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes técnicos de enfermagem a partir do uso da simulação clínica: estudo quase-experimental
    (2019-12-06) Araújo, Marília Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; ; ; Costa, Edilma de Oliveira; ; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; ; Coutinho, Verônica Rita Dias;
    Objetivou-se comparar o conhecimento, a satisfação e a autoconfiança de estudantes do curso técnico em enfermagem a partir do uso da simulação no ensino de suporte básico de vida no contexto da Atenção Primária à Saúde. Tratase de um estudo de intervenção, longitudinal e de abordagem quantitativa. Utilizouse o delineamento quase-experimental de grupo-controle não-equivalente do tipo pré-teste e pós-teste, através de uma amostragem não-probabilística por conveniência. Utilizou-se o referencial teórico da aprendizagem experiencial proposto por David Kolb. O estudo foi realizado na Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 46 estudantes do curso técnico em enfermagem da referida instituição. A avaliação de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança na aprendizagem e autoconfiança para atuar em situações de emergência, validados, foram aplicados em três momentos: pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste tardio (após 30 dias). O grupo controle participou do curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida com ênfase na Atenção Primária à Saúde com as seguintes estratégias metodológicas: aula expositiva com demonstração de habilidades. Já o grupo experimental participou do mesmo curso, porém, com as seguintes estratégias: aula expositiva com demonstração de habilidades acrescida de simulação clínica. Para a realização da simulação, foi seguido o modelo conceitual de Simulação NLN/Jeffries para o ensino de enfermagem. Participaram do presente estudo 46 estudantes, predominantemente do sexo feminino (69,6%), na faixa etária compreendida entre 16 a 25 anos (63%), que nunca haviam estudado suporte básico de vida no curso técnico (76,9%) e sem experiência profissional na área da saúde (100%). Quanto a comparação do nível de conhecimento, tem-se que, ao nível de significância 5%, houve diferença estatística entre as medianas do grupo controle e experimental no pós-teste tardio, dessa forma, os estudantes do grupo experimental retiveram mais conhecimento que os do grupo controle. Além disso, os estudantes do grupo experimental mantiveram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência, observando-se diferença nos pós-testes imediato e tardio. Nesse aspecto, estudantes do sexo feminino apresentaram maiores níveis de autoconfiança para atuação em emergência quando comparados aos do sexo masculino. Quanto a satisfação e autoconfiança na aprendizagem aplicada para os estudantes do grupo experimental após a utilização da simulação, tem-se uma predominância de estudantes fortemente satisfeitos e autoconfiantes com a aprendizagem após a participação na simulação clínica. Com isso, a aprendizagem a partir da metodologia de simulação clínica conferiu scores maiores de conhecimento, de satisfação e de autoconfiança, comparados àqueles adquiridos através de aula expositiva com demonstração de habilidades.
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    Dissertação
    Construção de um programa de simulação clínica em um curso de medicina do sertão paraibano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Toledo, Miguel Aguila; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/1996437579544775; Mazzo, Alessandra; Amorim, Erico Gurgel; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, R0drigo Guimarães dos Santos
    As exigências sociais relacionadas às especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade do interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas (HM) e Atenção Primária à Saúde (APS). Como resultado, obteve-se o mapeamento das competências do curso, a caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, conteúdos programáticos e as experiências de simulação clínica dos eixos HMeAPS. A partir desses resultados, foi possível delinear um programa de simulação clínica para o ensino médico, com ênfase na atenção primária à saúde e nas habilidades de comunicação clínica, a partir das experiências de simulação existentes no Curso de Graduação em Medicina do UNIFIP.
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    Dissertação
    Construção e validação de aplicativo educativo para melhoria do sono em puérperas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Campos, Taynah Neri Correia; Gonçalves, Fabiana Barbosa; https://orcid.org/0000-0002-7788-1307; http://lattes.cnpq.br/4700333095317472; https://orcid.org/0000-0002-7647-0338; http://lattes.cnpq.br/8422757167988927; Alvino, Antonia Líria Feitosa Nogueira; http://lattes.cnpq.br/0269545212507035; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    O autoaprendizado de puérperas, por meio do acesso a conteúdos baseados em evidências científicas sobre formas de melhorar o sono no período pós-parto, pode constituir-se em uma das estratégias de prevenção da privação do sono e agravos associados. Na atualidade, destaca-se a utilização de tecnologias móveis (smartphones, tablets, notebooks, E-readers, dentre outros) para acesso a conteúdos que facilitem a autoaprendizagem. Desse modo, o objetivo deste estudo foi construir e validar um aplicativo educativo denominado “Sono pósparto” para dispositivos móveis. O estudo foi realizado em três etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) construção do aplicativo; e 3) validação do conteúdo, aparência e usabilidade do aplicativo. O conteúdo educacional disponibilizado no aplicativo foi oriundo de artigos dos últimos dez anos obtidos por meio de uma pesquisa bibliográfica narrativa, usando as bases de dados eletrônicas do PubMed e outras referências importantes. Os termos usados na pesquisa incluíram os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS: sono, pós- parto, privação do sono e perturbação do sono. Para construção do aplicativo foram utilizados programas de desenvolvimento de software (SDK) para dispositivos Android. O aplicativo foi elaborado com linguagem Javascript para uso off-line em smartphones e tablets. Essa etapa de elaboração seguiu a metodologia de co-design adaptado de Millard. A validação de conteúdo e aparência foi realizada por cinco juízes com experiência em Cronobiologia Humana e titulação mínima de mestre, por meio do cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) obtido. Ainda nesta etapa, a avaliação de usabilidade foi realizada pelo questionário System Usability Scale (SUS) preenchido pelo público-alvo formado por 36 puérperas do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), após uma semana de uso do aplicativo. O aplicativo culminou em 19 telas, sendo a tela inicial de “Menu” constituída por quatro domínios intitulados (1) Importância do sono de boa qualidade; (2) Sono no pós-parto; (3) Sono adequado no pós-parto; e (4) Puérpera: estratégias para melhorar o sono. A maioria dos juízes que participaram da validação de conteúdo e aparência eram biólogos com experiência docente em Cronobiologia e Sono, com idade entre 35 e 45 anos. O índice de avaliação do conteúdo (IVC) apresentou 100% de concordância em todos os itens, enquanto que a avaliação de aparência variou entre 80% e 100%, denotando a realização de ajustes. O perfil das puérperas que participaram da etapa de validação de usabilidade do aplicativo apontou prevalência de parto normal, escolaridade de segundo grau completo e multíparas. O questionário System Usability Scale (SUS) obteve escore superior a 75 pontos, sendo considerado bom e aceitável. Desse modo, o aplicativo “Sono pós-parto” pode ser considerado uma ferramenta de grande potencial para uso no ensino-aprendizagem em assuntos relacionados a aspectos do sono destinado às puérperas, assegurando aos desenvolvedores a sua aplicabilidade e a disponibilização nas plataformas digitais de forma segura e confiável.
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    Dissertação
    Construção e validação de cenários de simulação de Suporte Básico de Vida na Atenção Básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-18) Carreiro, Bruno Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/5121600464214646; Mazzo, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/2640044420444521; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250
    O estudo teve por objetivo construir e validar seis cenários de simulação clínica de média fidelidade em Suporte Básico de Vida no contexto da Atenção Básica. Estudo metodológico, descritivo de construção e validação de conteúdo de cenários de simulação. Foi realizada uma pesquisa inicial aos guidelines da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para Suporte Básico de Vida, considerando o período de 2015 a 2019. Os cenários foram elaborados seguindo os critérios propostos por Fabri et al. (2017): conhecimento prévio do aluno, objetivos de aprendizagem, fundamentação teórica da atividade, preparo do cenário, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação. Foi elaborada uma lista de experts pelo orientador com base na sua network. Elencou-se experts médicos ou enfermeiros, com experiência em simulação clínica e SBV e titulação mínima de mestre para julgá-los de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validar o conteúdo. Foram excluídos os juízes que não responderem a validação através de respostas aos e-mails enviados e/ou aqueles que responderam, parcialmente aos instrumentos. Cada juiz recebeu em seu e-mail dois anexos: um documento contendo o cenário, a caracterização sociodemográfica e a escala de concordância e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra final foi composta por 7 juízes. A maioria dos juízes tinha entre 35 e 45 anos, era da categoria profissional da enfermagem, apresentavam doutorado como titulação máxima, atuava como docente, com tempo de atuação profissional de até 14 anos, possuía experiência na área de simulação, com tempo de 5 a 8 anos, com experiência em Suporte Básico de Vida, de mais de 13 anos. Em todos os itens, o IVC variou entre 85,7% e 100%, e as sugestões dos experts foram incorporadas ao material. A construção e validação de cenários de simulação é uma atividade de difícil execução, com vantagens como maior confiabilidade e menos tempo dispendido para sua construção e desvantagens como pouca adaptação às realidades locais das instituições de ensino. Além disso, permite a possibilidade de sua reaplicação por outros profissionais, facilitadores, docentes ou estudiosos que desenvolvam atividades na área de simulação clínica.
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    Artigo
    Construção e validação de cenários de simulação de Suporte Básico de Vida na Atenção Básica
    (Centro Universitário São Camilo, 2021-06-02) Carreiro, Bruno Oliveira; Romão, Lucas Gabriel Bezerra; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    Na Atenção Básica, a prática e o domínio do Suporte Básico de Vida são indispensáveis no atendimento das urgências e emergências. O estudo teve por objetivos construir e validar dois cenários de simulação clínica de média fidelidade em Suporte Básico de Vida (SBV) no contexto da Atenção Básica. Estudo descritivo de construção e validação de conteúdo. Os cenários foram elaborados seguindo os sete critérios: conhecimento prévio do aluno; objetivos de aprendizagem; fundamentação teórica da atividade; preparo do cenário; desenvolvimento do cenário; debriefing e avaliação. Foram construídos os seguintes cenários: Parada Cardiorrespiratória no paciente adulto na Atenção Básica e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho no paciente adulto na Atenção Básica. Para validá-los, elencaram-se experts médicos ou enfermeiros com experiência em simulação clínica e SBV e titulação mínima de mestre para julgá-los de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). A maioria dos juízes tinha entre 35 e 45 anos, era composta por enfermeiros, com experiência docente na área de simulação e SBV. Os cenários obtiveram, em todos os itens, um IVC entre 85,7% e 100%. A construção e a validação de cenários de simulação clínica, com ênfase em SBV e voltados à Atenção Básica, embasados em critérios previamente abordados na literatura, trazem maior confiabilidade aos próprios cenários. Além disso, permitem a possibilidade de sua reaplicação por outros profissionais, facilitadores, docentes ou estudiosos que desenvolvem atividades na área de simulação clínica, economizando tempo na sua construção ao partir de um modelo de cenário pré-estabelecido e validado
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    Dissertação
    Construção e validação de um guia para o treinamento de habilidades clínicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Estrela, Yoshyara da Costa Anacleto; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://orcid.org/0000-0003-1565-2741; http://lattes.cnpq.br/8587707343856829; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
    Introdução: Em 2001, o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) criaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCN), visando melhorar a formação em saúde. Com isso, surgiu o uso das metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de autonomia. Nesse sentido, a utilização do treinamento de habilidades como estratégia de ensino em laboratórios de habilidades e simulação clínica oferece aos estudantes a oportunidade de cometer acertos e erros durante o processo de aprendizagem, ajustar padrões e identificar fragilidades, contribuindo para a segurança e tomada de decisões nas práticas propostas. Objetivo: Construir e validar um guia para uso em treinamento de habilidades clínicas. Método: Pesquisa metodológica composta por quatro etapas: definição dos objetivos, revisão da literatura, elaboração do conteúdo e validação do guia. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e contou com 18 juízes especialistas. Resultados: Foi desenvolvido um guia estruturado em cinco dimensões: 1) Identificação; 2) Caracterização de competências e habilidades; 3) Recursos humanos e materiais; 4) Conteúdo; 5) Avaliação; e 6) Informações complementares. A amostra foi predominantemente composta por especialistas do sexo masculino, com idades entre 35 e 39 anos. Em termos de área de atuação, 44,4% (n=8) eram enfermeiros e 44,4% (n=8) médicos. A maioria dos participantes possuía título de especialista e mestrado, com 50% (n=9) também possuindo doutorado. Na análise dos índices relativos à "Identificação", a representatividade dos itens foi alta, com valores gerais de 0,90 para IVC e IVF, e 0,81 para CVC. Quanto à importância, os itens foram avaliados como extremamente relevantes, com valores de 0,95 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A clareza dos itens também foi bem avaliada, com valores de 0,96 para IVC e IVF, e 0,87 para CVC. Os índices de confiabilidade (ICC) variaram entre 0,751 (bom) e 0,856 (muito bom), indicando boa a excelente consistência nas medições. Para o fator "Caracterização de competências e habilidades", a representatividade também foi alta, com valores de 0,90 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A importância foi considerada muito alta, com valor geral de 0,99, e a clareza dos itens obteve valor de 0,97, evidenciando sua alta clareza. No fator "Recursos humanos e materiais", a representatividade foi boa, com valores de 0,92 para IVC e IVF, e 0,83 para CVC. A representatividade do fator "Conteúdo" foi muito boa, com índices de 0,96 para IVC e IVF, e 0,90 para CVC. A importância foi igualmente alta, com valores de 0,99 para IVC e IVF, e 0,93 para CVC. A confiabilidade interna dos itens foi excelente, com ICC de 0,945 e Alpha de Cronbach de 0,945. Os dados relacionados ao fator "Avaliação" indicaram boa consistência em termos de representatividade, importância, clareza e pertencimento ao fator. Por outro lado, os itens do fator "Informações complementares" apresentaram inconsistências significativas. A representatividade foi muito baixa, com ICC de 0,181 e Alpha de Cronbach de 0,176, sugerindo que esses itens podem não estar adequadamente alinhados com a avaliação proposta. A importância também foi considerada baixa (ICC = 0,386; Alpha de Cronbach = 0,376), embora com uma leve melhora em comparação à representatividade. No fator clareza, os índices (ICC = 0,761; Alpha de Cronbach = 0,767) mostraram consistência moderada, enquanto o pertencimento ao fator apresentou boa consistência (ICC = 0,790; Alpha de Cronbach = 0,790), indicando maior coerência e adequação dos itens. Esses resultados sugerem que o guia apresenta alta qualidade e confiabilidade nas dimensões fundamentais, embora o fator "Informações complementares" exija ajustes para melhorar sua consistência e alinhamento com os objetivos do treinamento.
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    Tese
    Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Marilia Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092; Mazzo, Alessandra; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
    O ensino em enfermagem apresenta limitações diversas, dentre as quais destaca-se a formação prática na administração de medicamentos em lactentes, em virtude da escassez de oportunidades para o treino dessa habilidade. A simulação clínica e os simuladores são, respectivamente, método e tecnologias de ensino potenciais para reduzir esta lacuna. Objetivou-se construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, por via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, a partir da utilização da estratégia de triangulação concomitante, sendo composta por três tipos de estudo: um metodológico, um de intervenção e um descritivo. Cinco etapas foram necessárias para a pesquisa: planejamento, construção e testagem do simulador; validação do simulador; validação do cenário de simulação; estudo de intervenção; e estudo descritivo. Para as etapas de validação, calculou-se o coeficiente Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Validade Fatorial. No estudo de intervenção, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, através do uso de frequências e do teste de McNemar. No estudo descritivo, foram realizadas entrevistas que receberam processamento informacional lexicográfico no software IRaMuTeQ, para posterior análise do conteúdo. A etapa de construção do simulador envolveu a criação de um protótipo de um lactente, produzido com materiais de baixo valor aquisitivo, com um custo final de R$ 326,20. A segunda etapa envolveu a validação do simulador por nove juízes, que analisaram sua funcionalidade, aparência e aspectos gerais. A avaliação da funcionalidade através do coeficiente Kappa, IVC e FVI foi de 0,99. Tanto na avaliação dos aspectos gerais do simulador quanto de sua aparência, obteve-se um coeficiente Kappa de 0,96 e um IVC e FVI de 0,98. Obteve-se, portanto, uma excelência na concordância entre os avaliadores. A terceira etapa envolveu a validação de conteúdo do cenário de simulação por 31 juízes, que avaliaram a sua representatividade, importância e clareza, resultando-se em um IVC representatividade de 0,83; IVC importância de 0,94; IVC clareza de 0,88; Kappa de 0,81; FVI de 0,89. Na quarta etapa, comparou-se as habilidades de administração de medicamentos de 18 estudantes de graduação em enfermagem antes e após a oferta de um curso voltado ao tema, com melhora nos 73 itens avaliados, dentre os quais, 25 apresentaram significância estatística. Evidenciou-se, ainda, aumento do percentual de autoconfiança nas três vias de administração. A última etapa envolveu a percepção dos estudantes em relação ao uso do simulador, emergindo-se quatro categorias temáticas: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido; e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Com efeito, o simulador construído é inovador e reprodutível, confirmando-se a tese de que é possível construir um simulador de baixo custo voltado para administração de medicamentos em lactentes que apresente evidências de validade de aparência e funcionalidade e que promova a melhoria das habilidades dos estudantes.
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    Tese
    E-book sobre estratégias educacionais para auxiliar docentes da graduação em enfermagem no ensino de pessoas com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Ferreira, Lucas Batista; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; http://lattes.cnpq.br/1553668235081566; Morais, Ildone Forte de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Cavalcante, Rosângela Diniz
    Os transtornos do neurodesenvolvimento inserem-se num grupo de condições caracterizadas por déficits no desenvolvimento ou diferenças nos processos cerebrais, com prejuízos na evolução pessoal, social, acadêmica ou ocupacional do ser. Dentre essas condições está o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade definido por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. Tal transtorno pode transcender a infância, ou seja, persistir e ser diagnosticado em adolescentes e adultos, inclusive naqueles matriculados em instituições de ensino superior, sendo um dos responsáveis pelo baixo desempenho acadêmico e o insucesso profissional dessas pessoas. Diante disso, os docentes de enfermagem podem estar diante de estudantes diagnosticados com o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, e não dispor de conhecimentos profundos sobre o transtorno e/ou instrumentos metodológicos, que sejam capazes de auxiliar sua atuação profissional de modo inclusivo. Dessa forma, a tese teve por objetivo desenvolver um e-Book sobre estratégias educacionais para auxiliar docentes da graduação em enfermagem no ensino de pessoas com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Trata-se de um estudo metodológico operacionalizado em três etapas, a saber: 1) Revisão de escopo com o objetivo de mapear as estratégias para o ensino de estudantes universitários com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e identificar as estratégias recomendadas para o ensino desses estudantes que cursam a graduação em enfermagem; 2) Construção do e-Book; 3) Validação de conteúdo e aparência. Para validação de conteúdo considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo global, com ponto de corte ≥ 0,90; e o Coeficiente Kappa, com no mínimo uma concordância substantiva (0,60-0,79). Já para a validação de aparência considerou-se o Índice de Validade de Aparência global, com ponto de corte ≥ 0,90. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAAE: 81507724.0.0000.5537) e obedeceu aos fundamentos éticos da resolução nº 466/2012 do conselho nacional de saúde. A revisão de escopo resultou em 14 artigos científicos, as estratégias mapeadas foram classificadas em gerais e ativas, entre elas: tempo extra e flexibilização de horário para realizar avaliações; e aprendizagem baseada em problemas. Já no contexto da enfermagem identificaram-se: promover melhor processo de comunicação, organização e priorização de atividades durante a prática clínica. Após a construção do e-Book, realizou-se a etapa de validação, para isso participaram 10 juízes especialistas para validação de conteúdo (oito enfermeiros e dois psicólogos) e cinco juízes para validação de aparência (designers gráficos) que resultou nos seguintes índices: Índice de Validade de Conteúdo global de 0,97; Coeficiente Kappa global de 0,90; e Índice de Validade de Aparência global de 0,91. Conclui-se que o e-Book desenvolvido nesta tese oferece ao docente do curso de graduação em enfermagem um recurso didático prático, contendo estratégias educacionais que podem ser aplicadas no ensino de pessoas com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, auxiliando-o na adaptação de suas abordagens pedagógicas para atender às necessidades específicas desse público.
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    Dissertação
    Educação em saúde baseada em simulação para uma experiência positiva de parturição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Moura, Francyely dos Santos; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/2316688530165684; Lopes, Ana Cristina Martins Uchoa; Bonfada, Diego; Medeiros, Priscilla Brandão de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    A assistência ao parto tem passado por diversas transformações, com vistas à adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto, como a simulação enquanto método, constitui-se como um importante recurso que favorece a aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e o protagonismo das parturientes no processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos da parturição, bem como a diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde sobre estratégias não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto, direcionada a gestantes, baseando-se na simulação como método de apoio. Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, analisada qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), localizada no município de Caicó-RN. A experiência clínica simulada foi desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população de estudo foi composta por um grupo de sete pessoas, sendo cinco gestantes e duas acompanhantes que atenderam aos critérios estabelecidos no estudo. As gestantes que participaram da experiência clínica simulada mostraram-se colaborativas e engajadas, além de demonstrarem interesse em participar de outras experiências com o uso da simulação, sugerindo ainda temas a serem abordados em futuras atividades. Conclui-se que esta pesquisa proporcionou às gestantes a oportunidade de visitar a EMCM e conhecer, na prática, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor que podem ser utilizados durante o trabalho de parto e que estarão disponíveis na maternidade de referência. Assim, espera-se que este estudo subsidie a realização de outras experiências baseadas em simulação para gestantes, incentivando o parto normal e promovendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.
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    Dissertação
    Efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina: ensaio clínico randomizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Rodrigues, Ana Beatriz Gabriel Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/8595194095002410; Mazzo, Alessandra; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    O processo de ensino e aprendizagem está relacionado ao grau de motivação do indivíduo, o qual é elevado quanto maior for sua compreensão das necessidades psicológicas. Comportamentos intrinsecamente e extrinsecamente motivados são responsáveis pelo sucesso ou insucesso do sujeito neste processo de aprendizagem. Assim, as metodologias ativas de aprendizados trazem o aluno como protagonista na construção do saber, buscando o seu maior grau de motivação e utilizando ferramentas que reforçam esta ideia. A Realidade Virtual, uma ferramenta de tecnologia imersiva, corrobora nesse processo, que aumenta conhecimento, confiança e satisfação. Objetivo: Avaliar o efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino em cardiologia. Metodologia: Tratou-se de um estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste aplicados a um grupo experimental (ensino com realidade virtual) e um grupo controle (ensino tradicional) aleatórios, em alunos do sétimo período do módulo "Dispneia, Dor torácica e Edema" do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi realizado um curso de curta duração, objetivando capacitar os estudantes para manejar síndrome coronariana aguda. Foram aplicados questionários específicos para avaliar motivação, autoconfiança, competências e experiências com uso da realidade virtual, além de um questionário sociodemográfico. Resultados: As médias de confiança em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica, em reconhecer sinais e sintomas de um evento cardíaco, em avaliar com precisão um indivíduo com dispneia, em avaliar a eficácia das intervenções num indivíduo com dor torácica e a motivação em acreditar em ser uma atividade importante e a decisão pessoal foram significativamente maiores no grupo controle no pré-teste em relação ao grupo experimental. No pós-teste, a confiança em avaliar com precisão um indivíduo com dor torácica e em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica foram significativamente maiores no grupo controle. A motivação global nos grupos controle e experimental diferiu significativamente ao longo das intervenções. Conclusões: A diferença das médias de confiança e motivação foram mais evidentes no grupo com ensino tradicional em um momento pré-intervenção. A aquisição de competências foi semelhante entre os grupos experimental e controle.
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    Tese
    Eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9950072832568453; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; Tinoco, Jessica Dantas de Sá; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    A capacidade de pensar criticamente é necessária ao discente de enfermagem no processo de tomada de decisões com vistas a fortalecer o processo de inferência. Assim, o uso de metodologias ativas dispõe de uma capacidade disruptiva com a pedagogia tradicional, por meio de práticas inovadoras, que estimulam o discente, despertam interesse e curiosidade. Diante desse contexto, objetiva-se: avaliar a eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo as duas primeiras subsidiadas por um estudo metodológico e a terceira por um ensaio clínico controlado e randomizado. A primeira contempla a construção de dois casos clínicos para os instrumentos pré-teste e pós-teste, dois cenários de simulação clínica sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem e a elaboração da avaliação de nivelamento dos discentes. A segunda etapa correspondeu a análise de conteúdo dos casos clínicos, cenários de simulação e avaliação de nivelamento dos estudantes por juízes. A avaliação dos cenários contou com 45 juízes em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, que analisaram cada item por meio de uma escala likert. Para avaliação do grau de acurácia diagnóstica, foi utilizada a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem. Os casos clínicos e as questões de nivelamento tiveram seu conteúdo avaliado por 8 juízes em um grupo focal. A terceira etapa contemplou a aplicação da simulação clínica aliada à mapas conceituais para melhoria na habilidade do raciocínio diagnóstico para discentes de graduação em Enfermagem. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido ao uso da tecnologia educacional e o grupo controle à aula expositiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Para os cenários de simulação, foi considerada proporção de 85% de aceitação pelos juízes. Para a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem, foi calculado o coeficiente S. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da estatística inferencial nos instrumentos pré-teste, pós-teste e inventário de raciocínio diagnóstico, adotando o nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética responsável, sob o número 3.084.032. Foi registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros, recebendo o número: RBR-7qjpn6. Os resultados mostram que os cenários foram julgados com proporção aceitável pelos juízes, os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia. Os casos clínicos utilizados no pré-teste e pós-teste possuíram média do índice de validade de conteúdo de 93,7%. Na última etapa, o grupo intervenção destacou-se na inferência do rótulo diagnóstico e apresentou diferença estatística significativa, quando comparados os momentos pré-teste e pós-teste (p= 0,001). O mesmo aconteceu nos acertos referentes aos fatores relacionados (p=0,004) e as características definidoras (p=0,004). Valores superiores também foram encontrados no Inventário de Raciocínio Diagnóstico, na flexibilidade do pensamento e na estrutura do conhecimento na memória. Assim, conclui-se que a simulação clínica aliada ao mapa conceitual foi eficaz para a melhoria do raciocínio diagnóstico de discentes em enfermagem. Outrossim, o estudo proporciona visibilidade para duas metodologias ativas de ensino, a simulação clínica e o mapa conceitual, que representa um avanço do protagonismo dos estudantes como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
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