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Navegando por Autor "Costa, Paulo Eduardo de Carvalho"

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    Dissertação
    Desenvolvimento de um modelo de gestão do conhecimento para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Costa, Paulo Eduardo de Carvalho; Gouvinhas, Reidson Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6; ; http://lattes.cnpq.br/1741718017827516; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Silva, Sérgio Luís da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782425T1
    A gestão do conhecimento tem recebido grande atenção dos profissionais que atuam no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), pois muitas das atividades deste processo têm um caráter criativo e, portanto, dependem fundamentalmente do conhecimento das pessoas que o realizam. Além disso, o PDP é um dos processos onde a necessidade da gestão do conhecimento se manifesta de forma mais crítica devido a intensa aplicação do conhecimento. Assim, esta dissertação analisa a gestão do conhecimento com o objetivo da melhoria do PDP e propõe um modelo teórico de gestão do conhecimento. Este modelo utiliza-se de cinco passos (criação, manutenção, disseminação, utilização e exclusão) através da verificação da ocorrência de quatro tipos de conversões do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização) que poderá potencializar a gestão do conhecimento nesse processo. O capital intelectual nas pequenas e médias empresas gerenciado eficientemente e com a participação de todos que a compõe vem se tornando o mecanismo fomentador dos processos de criação e transferência de conhecimento, auxiliando e, conseqüentemente, melhorando o PDP. Os resultados esperados são uma efetiva e eficaz aplicação do modelo proposto para a criação da base de conhecimento numa organização (memória organizacional) atingindo, assim, um desempenho no PDP superior ao diagnosticado anteriormente. Desse modo, foi realizado um diagnóstico de gestão do conhecimento (instrumento de avaliação qualitativa e subjetiva) no setor de Design do SEBRAE/RN na tentativa de saber o estado da arte do setor com relação à gestão do conhecimento. Esta etapa é imprescindível para avaliar em que nível o setor se encontra com relação às práticas de gestão do conhecimento antes de implementar o modelo e sua metodologia. Ao final do trabalho, mediante os resultados do diagnóstico, sugere-se uma ferramenta de gestão do conhecimento para facilitar o compartilhamento do conhecimento dentro da organização, no caso, do setor
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    Artigo
    A view of knowledge management in the design department of a brazilian SME Company
    (Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2005) Costa, Paulo Eduardo de Carvalho; Gouvinhas, Reidson Pereira
    The success of the Design department of SEBRAE/RN or any organization depends on the ability to manage the knowledge of its team members. However, an organization’s Knowledge Management (KM) is usually done informally, for in-house knowledge is neither shared nor used properly or correctly. Therefore, a view of the KM was drawn up, i.e., a KM diagnosis was made of the Design department of SEBRAE/RN based on a questionnaire aimed at discovering the existing KM and information management practices in this department. Based on a theoretical model, the purpose of the diagnosis was to identify what actions require increased attention, i.e., greater dedication to the practice of KM in the organization. The analysis identified the state of the art of the Design department that should provide support during the application of the KM methodology and tools. The practice of KM by SEBRAE/RN’s Design department is now expected to rise to a higher level, contributing to improve the organization’s products and services
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