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Navegando por Autor "Costa, Maria Helena Braga e Vaz da"

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    TCC
    A galeria do povo: um movimento histórico da arte potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-09) Lemos, Ébeson Rolim; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Garcia, Eduardo Alexandre de Amorim
    O trabalho procura evidenciar a história do movimento artístico da Galeria do Povo idealizado por Eduardo Alexandre de Amorim Garcia. O movimento de arte democratizou o acesso às artes visuais na cidade de Natal e utilizou um território informal. Durante o cerco militar imposto pela ditadura no Brasil, estabeleceu um novo meio de diálogo e interação entre o público e artistas, no final dos anos 1970. O movimento artístico encontrou na Praia dos Artistas um espaço de exibição alternativo e experimental de bens culturais destacando a participação da sociedade no processo de exposição. Os dados coletados apontam o pioneirismo em utilizar um espaço alternativo, neste caso os muros na orla da praia como espaço expositivo na cidade de Natal. As ramificações de novas ações envolvendo o conhecimento, as artes e a cultura se expandiram para outros espaços, associando propostas promovidas pelo Mural Universitário, Mural Escolar e a Casa do Produtor Cultural almejadas por Eduardo Alexandre.
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    Dissertação
    Afetividades em enquadramentos: os discursos das experiências de lugaridade em o Senhor dos Anéis - a sociedade do anel
    (2017-02-16) Nascimento, Francyjonison Custódio do; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/4939624862777736; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Name, Leonardo dos Passos Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/9797813026784708
    Geografia e Arte dialogam desde o princípio da ciência geográfica, mas elas se avizinharam com mais vigor durante o processo de recuperação da abordagem cultural da Geografia. A dinâmica dessa renovação propiciou os geógrafos – sobretudo, os humanistas – a trabalhar com códigos simbólicos e modos de apresentação do mundo como a Literatura, a Fotografia, o Cinema etc. Assim, as obras cinematográficas, em especial, tem ganhado relevo nas análises geográficas. Não obstante os diversos entendimentos acerca do Cinema e, consequentemente, dos modos de analisá-lo, compreende-se que os filmes possuem um estatuto próprio, fugindo da concepção mimética que entende as obras cinematográficas como cópias da realidade. Atualmente, então, postula-se que o Cinema é um modo de apresentar o mundo e que, portanto, está trespassado de discursos espaciais. Além disso, o Cinema é um importante elemento nos estudos sobre percepção e experiências com e no espaço e suas decorrentes afetividades, conduzindo aos estudos sobre o lugar, sendo estes, por sua vez, realizados sob a égide da linguagem da paisagem. Partindo desses pressupostos, este trabalho analisa como o lugar, na sua concepção fenomenológica-existencial, se manifesta na obra fílmica O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). Para tanto, discute-se sobre os entrelaces entre Geografia e Cinema, acerca do lugar e seus conceitos satélites bem como sobre a paisagem. Além do levantamento bibliográfico, este trabalho tem bases em um procedimento hermenêutico de análise de um acervo composto por imagens fílmicas e transcrições textuais de falas de personagens. Constatou-se no decorrer do trabalho que O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), ao apresentar experiências de lugaridade em diversos ambientes, enuncia discursos geográficos de teor anti-modernista.
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    TCC
    Análise da cor no filme Alice no país das maravilhas (2010)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Moura, Valeska de Lima; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Sousa, José Veríssimo de; Júnior, Fernando de Paiva Ferreira
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a cor, com o foco na análise desse elemento no filme Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, 2010). Tem o objetivo de analisar a influência, a intensidade e a transmissão de emoções e mensagens da cor que é significativa para a construção do texto fílmico, pois a cor compõe o contexto narrativo com informação sobre personagens, objetos em cena, e a miseen-scène. Para isto, o trabalho apresenta os estudos sobre cor com intensão de contextualizá-la, de modo a entender, como a cor é usada nos filmes como recurso pela direção de arte. Através desses aspectos e apoio na metodologia de Vanoye e Goliot-Létè (2012) sobre análise fílmica. A análise da cor em Alice busca afirmar a importância desse elemento no contexto narrativo. O trabalho também apresenta uma ação pedagógica a respeito desse elemento visual, argumentando a importância desse estudo no contexto do ensino-aprendizagem em artes visuais.
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    TCC
    Análise de imagem dos autorretratos de Telma Saraiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Silva, Anylan; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; SOUSA, José Veríssimo de; CARVALHO, Vicente Vitoriano Marques
    Este trabalho se constitui em uma pesquisa sobre a técnica da fotopintura, com o foco na análise de imagem dos autorretratos produzidos pela artista Telma Saraiva (1929-2015), e teve como objetivo a compreensão da produção de autorretratos, as etapas e a interpretação da mensagem visual de cada imagem. Para isto, discutiu-se o conceito de representação, por meio do processo de produção de retrato e autorretrato nos campos pictórico e fotográfico, e ainda as necessidades e as etapas da produção de uma fotopintura. Com base na metodologia de análise de imagem desenvolvida por Martine Joly (1994), foi realizada uma contextualização histórica, social e cultural das produções de Telma Saraiva, a seleção e a descrição de elementos plásticos e icônicos de cada imagem. A identificação desses elementos visuais, possibilitou a interpretação das obras, bem como do conjunto de obras selecionadas, evidenciando a complexidade da produção de cada etapa dos autorretratos de Saraiva. Esse trabalho também expõe uma ação pedagógica sobre a história do retrato e as etapas da fotopintura, evidenciando a importância desses temas para o contexto do ensino das artes visuais.
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    Artigo
    Brazilian cinema and the myth of “Rio de Janeiro: the marvelous city”
    (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    This paper will discuss the representation of the “myth” of the marvelous city attributed to the Brazilian city of Rio de Janeiro by looking at the contemporary Brazilian film production and its creation of new paradigms for representing and understanding Brazilian cultural identity. It will also comment on the concept of production of space through the analysis of the cinematic representation of Rio de Janeiro in the film The Man of the Year (O Homem do Ano, José Guilherme Fonseca, 2002). This film generally touches on many relevant matters related to the understanding of contemporary Brazilian urban life and cultural identity commenting on the concepts and discussion such as: the city of imagination; the city as a product of a certain cultural uneasiness in relation to current concerns about identity and its confusing relationship to time and space; the city as embodying the notion of an entire country imagery; and finally, the city combining two opposing poles: the city as a civilized and modern space and the city as a traditional and primitive space.
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    Tese
    Câmera na mão! Protagonismo de mulheres no cinema brasileiro contemporâneo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-02) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2849520701741705; Dantas, Daiany Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4474613692813941; Beleli, Iara; ; http://lattes.cnpq.br/1117543612370230; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Lima, Maria Érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417
    Esta tese apresenta uma análise de seis filmes brasileiros e contemporâneos, dirigidos por cineastas mulheres, com o objetivo de investigar e compreender como se dá a produção de sentido no contexto da construção do protagonismo de mulheres no trabalho de produção cinematográfica e nas formas de representação da mulher em suas narrativas. As cineastas e os filmes investigados e analisados nesta tese são: Adriana Vasconcelos (DF) e o filme Mãe (2018); Cristiane Oliveira (RS) e o filme Mulher do Pai (2016); Glenda Nicácio (BA) e o filme Até o fim (2020); Laís Bodanzky (SP) e o filme Como Nossos Pais (2017); Jorane Castro (PA) e o filme Para Ter Onde Ir (2018); e Roberta Marques (CE) e o filme Rânia (2012). A investigação foi norteada pelas seguintes indagações: Como são trabalhadas as noções do protagonismo de mulheres nessas obras cinematográficas dirigidas por mulheres no contexto do cinema brasileiro contemporâneo? Como tem se desenvolvido a trajetória das cineastas pesquisadas no que toca a realização de seus filmes? Como estas cineastas encaram as barreiras impostas ao seu trabalho e o desejo por produzir uma obra que sobreviva ao tempo? À luz de diferentes conceitos no âmbito da Teoria do Cinema e dos Estudos de Gênero buscamos compreender quais aspectos e impasses contribuem para a desigualdade de gênero na indústria do cinema brasileiro. As implicações do poder nas relações sociais na sociedade capitalista e os conceitos evidenciados nos estudos de Saffioti (1987), J. Butler (2003), Foucault (1988) e Bourdieu (1998) são relacionados na análise, com enfoque para as questões que transitam pela produção cinematográfica e as formas de enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero relacionadas ao trabalho das cineastas objeto desta tese. Por meio da análise e interpretação dos filmes, especificamente de longa-metragem de ficção protagonizados por mulheres na última década (2010-2020), e das entrevistas com as cineastas, a tese expõe questões emergentes sobre a realização de filmes por mulheres no contexto contemporâneo. A pesquisa resultou na confirmação da hipótese sobre as vertentes que contribuem para a desigualdade de gênero no cinema e dificultam uma maior produção de filmes dirigidos por cineastas mulheres. Por conseguinte, os resultados validaram a tese de que as cineastas brasileiras produzem um cinema contemporâneo marcado pela valorização do protagonismo de mulheres, com a prevalência de temas e abordagens políticas diretas e indiretas, destacando-se dessa atuação, escolhas afirmativas (temáticas, linguagem e narrativa) que evidenciam o combate ao sexismo e também ao racismo presentes no cinema brasileiro.
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    Artigo
    A cena espetacular: cinema e arquitetura urbana na contemporaneidade
    (Universidade Federal de Uberlândia, 2002) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    De uma maneira geral, o cinema contemporâneo tem fornecido uma verdadeira “visão artificial” da arquitetura urbana produzindo no espectador formas de percepção e sentimento do mundo que têm relação direta com um complexo sistema de representação. Este, subordinado continuamente ao processo de organização de poder e à sistematização de imagens impostas pela mídia, suas tecnologias, e seu modo de produção e circulação de clichês que reproduzem “verdades preestabelecidas”. Em acordo, este artigo discute os conceitos de pósmodernismo e espetacularidade no contexto da construção imagética do espaço arquitetônico da cidade contemporânea no cinema, através da análise da tendência estética e narrativa do cinema americano contemporâneo em construir “cenas espetaculares”. Esse artigo busca entender como essa tendência repercute na construção de uma nova estética fílmica de representação do espaço urbano.
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    Artigo
    A cidade como cinema existencial
    (Universidade Federal da Bahia, 2006) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Esse trabalho explora formas de representação da experiência urbana em filmes sob diferentes perspectivas teóricas. Na primeira parte, será apresentada uma discussão sobre a recente produção acadêmica resultante do interesse na discussão sobre a relação cidade e cinema para que se estabeleçam parâmetros para a discussão sobre os conceitos de cidade, iconografia e imagem urbana. São esses conceitos que, na segunda parte desse trabalho, darão suporte à análise da representação do espaço urbano construída pelo filme brasileiro Redentor (Cláudio Torres, 2004). A análise fílmica apresentada aqui assinala para o fato de que há, na cultura contemporânea, uma nova maneira, muito particular, de formar, e de constituir os sujeitos sociais e sua prática urbana cotidiana, pelo menos no que se refere ao contexto da representação do espaço urbano no cinema brasileiro reconhecido como o “da retomada”.
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    Artigo
    Cidades visíveis e invisíveis: não por acaso um edifício master
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Neto, Antonio Vicente; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Esse trabalho investiga a produção do espaço e sua relação com o cinema enquanto representação e símbolo da sociedade urbana analisando como alguns filmes brasileiros têm construído imagens da metrópole moderna e/ou “pós-moderna” por meio de uma nova estética do espaço. Para tanto, analisamos os filmes Não Por Acaso (Philippe Barcinski, 2007) e Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002). O primeiro, um filme de ficção ambientado em São Paulo; o segundo, um documentário que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro de Copacabana. Assim o cinema é abordado em uma perspectiva que se presta como fonte valiosa de análise da produção do espaço na modernidade a partir da representação fílmica das duas maiores metrópoles brasileiras
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    Dissertação
    Cinema itinerante no Rio Grande do Norte: aspectos da recepção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-15) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2849520701741705; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Reis Filho, Osmar Gonçalves dos; ; http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
    Nos projetos de cinema itinerante realizados no país, a experiência única de assistir a filmes na grande tela é realizada em espaços ao ar livre, com o estabelecimento de um ritual contemporâneo, em que a presença dos espectadores é fundamental. Considerando esta dinâmica de realização do cinema itinerante, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de recepção dos espectadores das sessões de cinema do projeto Cine Sesi Cultural, realizado pelo Serviço Social da Indústria SESI, no Rio Grande do Norte. O corpus da pesquisa foi composto pelo público das sessões de cinema do projeto na edição desenvolvida no ano de 2010. As análises foram feitas a partir do olhar sobre o público das sessões abertas de filmes desse projeto através de um estudo de caso. O referencial teórico consta de autores latino-americanos como Jésus Martín-Barbero, Guillermo Orozco, Eliseo Veron e Nestor García Canclini, que apresentam bases teóricas importantes para as análises da pesquisa sobre a recepção cinematográfica dos espectadores de cinema. Nesta discussão, estão associadas também contribuições de autores brasileiros como Roseli Paulino, Fernando Mascarello, Mauro Wilton Souza, Nilda Jacks e Carolina Escostesguy. Além do estudo de recepção, há debruçamento sobre aspectos que se relacionam com e explicitam as circunstâncias em que o cinema itinerante surge como alternativa de exibição, como, por exemplo, o contexto da exibição de filmes no país; a escassez de políticas públicas no setor audiovisual; e, principalmente, o fechamento das salas de exibição de filmes nas cidades do interior do país e a consequente migração dessas salas para os shopping centers. No intuito de diminuir a lacuna existente nos estudos sobre a recepção de cinema no país, esta pesquisa apresenta uma análise mais aprofundada da recepção do público do cinema itinerante com a perspectiva de contribuir para uma base de dados importante para um diagnóstico de projetos como o Cine Sesi Cultural
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    Dissertação
    Cities of Love: espaços de recordação, esquecimentos, circulação e fabricação de memórias
    (2016-11-10) Viega, Maísa Carvalho de Souza; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/9379640076735781; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Prysthon, Ângela Freire; ; http://lattes.cnpq.br/8839343621880140
    Este trabalho investiga filmes coletivos de ficção contemporâneos, pertencentes a franquia cinematográfica Cities of Love, enquanto espaços voltados à recordação, engendramento, circulação e silenciamentos de memórias urbanas. Paris, Je T´aime (2006), New York, I Love You (2009) e Rio, Eu Te Amo (2014) formam o objeto empírico da pesquisa. A discussão teórica apoia-se na interlocução entre memória, mídia e cinematografia urbana. Destacam-se na condição de aporte teórico, os escritos de Almeida (1999), Assmann, A. (2008; 2011), Assmann, J. (2008; 2011), Calvino (2013), Comolli (2008), Costa (2002; 2008a), Erll (2008a; 2008b; 2012), Huyssen (2000), Mongin (2009), Pollak (1992) e Schorske (2000). Quanto aos procedimentos metodológicos, efetua-se abordagem predominantemente qualitativa e faz-se uso conjugado das análises fílmica e de conteúdo, do tipo temática, com base em Aumont e Marie (2013) e Bardin (2011). Dentre os objetivos alcançados, tem-se: a identificação das cidades filmadas de Paris, Nova York e Rio de Janeiro a partir da narrativa, tipos humanos, locais e acontecimentos valorizados pelas produções; a sinalização dos discursos e imagens relativos às particularidades da experiência humana em movimento nas Cidades do Amor; e a reflexão sobre a formação de memórias e as operações de recordação e lembrança concernentes às cidades suscitadas pelos filmes e nos filmes. Conclui-se que os longas-metragens pertencentes à franquia cinematográfica Cities of Love, ao mesmo tempo que edificam cidades filmadas, tornam-se campos de disputa de memórias urbanas.
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    Artigo
    Color in films: a critical overview
    (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2011) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Não consta
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    Tese
    O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
    (2019-06-04) Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Silva, Josimey Costa da; ; ; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; Silva, Marcel Vieira Barreto; ; Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo;
    Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.
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    Tese
    A condição rizomática: ensaios urbanos sobre Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Bayer, Hiram de Aquino; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921; Dozena, Alessandro; ; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Marandola, Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3962303942126121; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    O fenômeno urbano já foi pensado a partir de uma enormidade de perspectivas e de variados pontos de vistas. Esta multiplicidade de visões acompanha a complexidade que lhe constitui e nos oferece um vasto campo de possibilidades de reflexão no âmbito da ciência geográfica, sobretudo, no que concerne à construção de um discurso acerca da dimensão espacial da experiência citadina. Diante deste campo de possibilidades, aproximamos a geografia da filosofia deleuze-guattariana para pensarmos a cidade em consonância com as reflexões acerca da noção de Rizoma. Neste sentido, objetivamos centralmente refletir acerca da condição rizomática citadina, partindo da ideia de que a cidade constitui-se em uma estrutura rizomática, onde Natal-RN, foco de nossa observação, é uma evidência desta condição. Para tanto, voltamo-nos especificamente à reflexão acerca da produção de linhas de segmentaridade – matizadas em ideais de ordem e repetição – e de linhas de fuga – matizadas em movimentos de ruptura e produção da diferença – que atravessa sua constituição e que conduz a uma multiplicidade de experiências que lhe coloca em permanente estado de devir. Em relação às linhas de segmentaridade em Natal-RN, focamos na abordagem das repercussões do discurso do modernismo no que concerne à produção e mobilização de desejos com vistas à emergência de uma cidade moderna, e na construção de movimentos de identificação que tendem a homogeneizar a imagem da cidade, interna e externamente. Em relação às linhas de fuga, focamos em eventos/movimentos que ocorrem pontualmente e, muitas vezes, de forma efêmera em diversos lugares da cidade e que nos possibilitam pensar em processos de desestratificação e desconstrução relativa das linhas de segmentaridade. Compreendemos que a condição rizomática citadina dá-se exatamente em razão da coexistência e dinamicidade destas linhas. Inspirados na Teoria Ator-Rede, encarada como perspectiva metodológica adequada à observação e descrição de formações rizomáticas, a tessitura destas discussões faz-se aqui mediante um horizonte ensaístico, em que o texto torna-se um equivalente funcional do laboratório: lugar de experimentações que pressupõe a junção de elementos, a mistura de perspectivas, a justaposição de acontecimentos e de interpretações. Cada discussão realizada no âmbito deste texto parte de um esforço de conexão de informações produzidas e captadas por uma pluralidade de fontes e suportes que versam desde conversas com moradores e agitadores culturais de Natal-RN, entrevistas e questionário à consideração de relatos em redes sociais, da análise de obras literárias e de matérias jornalísticas.
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    TCC
    A construção narrativa do roteiro de longa-metragem "Alento"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-22) Nascimento, Tázio Matheus Silvestre do; Segundo, Carlos Antônio dos Santos; Gomes, Ivan Mussa Tavares; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Este trabalho apresenta a descrição e análise do processo criativo do roteiro de longa-metragem Alento, considerando a trajetória de maturação e mudanças da narrativa. Objetiva mostrar a importância do processo criativo na construção de uma obra audiovisual tanto no que concerne o crescimento da trama quanto no tocante à autoanálise e o conhecimento artístico, ao pensar os métodos de trabalho utilizados durante o desenvolvimento do roteiro. O processo de criação baseou-se em teorias da narrativa, propostas por vários autores desde o filósofo grego Aristóteles passando pelo paradigma do Sequence Approach do roteirista Frank Daniel e repensado pelo teórico Paul Joseph Gulino (2004), para a compreensão de como construir uma história ficcional de forma crível e respeitando a estrutura clássica do cinema. Neste trabalho, também estão inclusas e discutidas as principais etapas de criação: a construção de personagens, o mundo diegético, a composição do moodboard e o detalhamento mais aprofundado do projeto audiovisual, com o argumento e a escaleta do roteiro.
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    Artigo
    Construções culturais: representações fílmicas do espaço e da identidade
    (Universidade Federal da Grande Dourados, 2010) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Esse trabalho tem como objetivo tecer alguns comentários sobre filme enquanto meio de representação cultural e algumas teorias que elaboram sobre os conceitos de intertextualidade, construção das percepções do espaço e identidade cultural. Pretende-se aqui demonstrar através da discussão sobre o filme brasileiro O Homem que Copiava (Jorge Furtado, 2002), como os conceitos elencados acima vêm sendo elaborados através da representação cinematográfica contribuindo para a construção de uma visão subjetiva e coletiva sobre a prática da percepção do espaço e a construção da identidade na pós-modernidade
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    Dissertação
    Coragem da verdade e estética da existência em Tatuagem, o filme: uma leitura cínico-queer
    (2016-12-05) Paiva, André Luiz dos Santos; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/8251893992810416; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
    Na presente dissertação de mestrado realiza-se a análise de Tatuagem, o filme (Hilton Lacerda, 2013) a partir dos conceitos de coragem da verdade e estética da existência discutidos por Michel Foucault. Para isso focaliza-se na modalidade cínica da coragem da verdade e nas políticas e estudos queer como ferramentas teóricas de análise, criando um diálogo entre essas duas correntes teóricas do pensamento que, ao encontrarem-se com o filme analisado, exercitam elas mesmo uma forma de parresía no discurso acadêmico. No que tange aos aspectos metodológicos parte-se da perspectiva de análise de discurso foucaultiana, com destaque para o período genealógico desse autor, inserindo nesse processo algumas desobediências epistemológicas a partir dos Estudos Queer. Com foco nas cenas de apresentações do grupo fictício do filme, Chão de Estrelas, a pesquisa analisou a produção das performatividades e dos corpos como expressões da coragem da verdade no discurso fílmico de Tatuagem, concluindo que o discurso do filme se institui como um contra discurso que se articula com práticas sociais de questionamento das normatividades, subversão das identidades e produção utópica dos corpos.
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    Artigo
    Coringa, subsolo e rizoma: uma aproximação filosófica a Batman, o cavaleiro das trevas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Barbosa Junior, Antonio Lazaro Vieira; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Um dos mais estrondosos sucessos de bilheteria cinematográfica de todos os tempos, Batman – O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, também fornece elementos para se pensar os limites da racionalidade humana. Proponho aqui uma análise fílmica com base na crítica à matematização do homem em Fiódor Dostoiévski, bem como o conceito de rizoma desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari, associando ainda alguns debates éticos e demonstrando que Batman lida com o Coringa da mesma forma que nós lidamos com nossa época.
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    Artigo
    Dogville: um estudo do espaço fílmico/cênico pós-moderno
    (Universidade Federal da Bahia, 2009) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    Considerando as novas tendências estéticas que vêm tomando força e provocando mudanças formais nas representações artísticas dos últimos anos resultantes, sobretudo, de um momento dito pós-moderno, este trabalho pretende discutir sobre as questões relativas à construção e representação do espaço no filme Dogville (Lars Von Trier, 2003). Levanta-se aqui a hipótese de que em Dogville a versatilidade do seu espaço fílmico/cênico – não obedecendo apenas aos princípios, códigos e convenções fílmicos, mas repensando-os em articulações com aqueles do teatro – o torna “híbrido” e constrói uma proposta de “teatralização fílmica”, baseada em uma nova estética que reconfigura a noção de verossimilhança tão cara à reprodução fotográfica.
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    TCC
    O ensino de desenho em um espaço não formal: a prática docente no atelier do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Silva, Ícaro Pereira da; Maciel, Artur Luiz de Souza; Maciel, Artur Luiz de Souza; Oliveira, Cibele Lima de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
    O presente trabalho de conclusão propõe-se a investigar sobre o ensino de desenho no curso de Introdução ao Desenho Artístico e a registrar a ação docente realizada nesse espaço. O espaço escolhido para a pesquisa é o Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura, localizado no Centro de Convivência, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que, por sua vez, é caracterizado como um ambiente não formal de ensino. O projeto apresenta as definições e características dos espaços não formais de ensino e descreve o público que procura por esse tipo de espaço para o aprendizado em desenho. Além disso, também inclui os planos de aula elaborados para o curso de desenho, em parceria com a estagiária Ana Rita Morim Peixoto, que cursou o componente Estágio Curricular em Artes Visuais III e que, gentilmente compartilhou comigo suas ideias, assim como anotações pessoais sobre os resultados das aulas e as referências pesquisadas para a criação desses planos.
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