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Navegando por Autor "Costa, Marcelo Viana da"

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    TCC
    Análise de prescrições de medicamentos na atenção básica de Caicó-RN frente a critérios do ministério da saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Maia, Adryele Gomes; Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/ 0000-0001-5824-7485; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478; https://orcid.org/0000-0002-7433-7138; http://lattes.cnpq.br/4803194269000042; Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/ 0000-0001-5824-7485; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478; Costa, Marcelo Viana da; Silva, Alexandre Policarpo da; http://lattes.cnpq.br/6803377735719752
    A qualidade da prescrição de medicamentos é questão de saúde pública, à medida que fragilidades durante o processo de elaboração podem comprometer a segurança do paciente. Isto posto, o objetivo deste estudo foi analisar prescrições de medicamentos no âmbito da atenção primária do município de Caicó-RN. Para tanto, foi desenvolvido estudo descritivo, no período de fevereiro a novembro de 2021, a partir da aplicação de critérios do Ministério da Saúde às segundas vias de prescrições elaboradas em janeiro de 2021 por médicos lotados nas unidades básicas de saúde do referido município. Os dados foram analisados via Microsoft Excel. Foi analisado um total de 180 prescrições, nas quais constam ao todo 335 medicamentos (±1,86). As maiores prevalências de não conformidade foram relacionadas a registro de alergia (100%); prescrição eletrônica (99,4%); data de nascimento do paciente (99,4%); recomendações não farmacológicas (98,9%) e orientações sobre como utilizar o medicamento (74,4%). Em relação a Portaria nº 344/98, foram aplicados 3 critérios às prescrições e todas tiveram 100% de conformidade. As classes de medicamentos mais prescritas foram o Grupo C (sistema cardiovascular) (22,99%), seguido do grupo J (anti-infecciosos para uso sistêmico) (20,3%), A (aparelho digestivo e metabolismo) (16,12%) e N (sistema nervoso) (15,52%). O conhecimento da qualidade da prescrição de medicamentos contribui para avaliação da qualidade de serviços de saúde, particularmente, quanto à dimensão segurança do paciente, o que constitui subsídio a educadores e gestores para planejamento de estratégias de reorientação tanto do processo de formação profissional bem como dos processos de trabalho no âmbito da atenção básica.
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    TCC
    Análise do indicador de pré-natal odontológico do município de Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Oliveira, Leilane Marjorie Costa de; Silva, Alexandre Policarpo da; http://lattes.cnpq.br/6803377735719752; 0009-0006-6314-4804; http://lattes.cnpq.br/4507666434091937; Silva, Alexandre Policarpo da; http://lattes.cnpq.br/6803377735719752; Costa, Marcelo Viana da; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Souza, Geórgia Costa de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1469911212196534
    Introdução: Um novo modelo de custeio da Atenção Primária à Saúde foi estabelecido através da instituição do programa Previne Brasil pela Portaria N° 2.979 de 12 de novembro de 2019, que traz em seu Art. 9° os três eixos que compõem o novo financiamento federal da APS, sendo eles: a capitação ponderada, o pagamento por desempenho e o incentivo para ações estratégicas. O pagamento por desempenho será efetuado considerando os resultados alcançados pelas equipes para os sete indicadores pactuados, sendo o terceiro, o indicador da proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. Objetivo: Analisar o desempenho das equipes de saúde bucal do município de Caicó/RN referente ao indicador da proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. Metodologia: Estudo epidemiológico, observacional, com delineamento transversal e classificação descritiva, baseado nos dados disponíveis no SISAB coletados através da plataforma e-Gestor AB que disponibiliza o desempenho das equipes por quadrimestre para o indicador analisado. Foi considerado para este estudo todos os quadrimestres do ano de 2021. A análise do indicador foi realizada em planilha no software Microsoft Excel ® observando a classificação estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de ruim para valores < 24.0%, regulares entre ≥ 24.0% e < 42.0%, bom entre ≥ 42.0% e < 60%, e ótimo ≥ 60%. Resultados: O percentual de gestantes que realizaram atendimento odontológico na atenção primária à saúde do município de Caicó no ano de 2021 encontra-se predominantemente aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Durante o primeiro quadrimestre (Q1) foi possível observar que mais de 50% das equipes tiveram o seu desempenho classificado como Ruim, sendo essa porcentagem ainda maior durante (Q2). De modo positivo, em (Q3) o município teve um aumento considerável das equipes classificadas com desempenho Ótimo e Regular e uma redução expressiva daquelas classificadas como Ruim quando comparado com (Q2). Considerações Finais: A análise dos dados deixa evidente a necessidade da implementação de medidas por parte das equipes e gestão do município para o alcance do indicador. A comunicação interprofissional, a existência de um núcleo de educação permanente ativo, o apoio institucional e a corresponsabilização quanto ao preenchimento dos dados e atualização dos sistemas de informações, estão entre as iniciativas que podem contribuir diretamente para a qualificação da assistência prestada a essas usuárias e consequente alcance do indicador.
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    Dissertação
    Análise do uso de psicotrópicos na atenção primária a saúde do município de Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-24) Medeiros, Isaac Dantas de; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6893412829959508; http://lattes.cnpq.br/6893412829959508; http://lattes.cnpq.br/3186371998589915; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Araújo, Mércio Gabriel de; Câmara, Rafael Barros Gomes da; Diniz, Rodrigo dos Santos
    O número de pacientes com algum tipo de transtorno ou doença mental diagnosticada, vem crescendo de forma exponencial e com isso vem despertando o interesse cada vez maior, seja entre os profissionais de saúde e pesquisadores, sejaentre os mais diversos segmentos da sociedade. Em virtude da pandemia da COVID 19 e do isolamento social, isso pode ter influenciado na saúde mental e consequentemente no consumo de psicotrópicos. O presente estudo tem como objetivo investigar se houve alteração no consumo considerando os dois anos anteriores e nos dois anos de pandemia da COVID 19, além de analisar a influência da pandemia da COVID 19 no perfil de uso de psicotrópicos no município de Caicó, descrevendo o perfil de usuários que fazem uso de psicotrópicos além de descrever o perfil quanti e qualitativo desses medicamentos. Trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado nas unidades de saúde quefazem dispensação de medicamentos psicotrópicos no município de Caicó/RN, no período que compreendeu os anos de 2018 até o ano de 2021. Para análise dos dados, foram utilizados relatórios presentes no sistema HÓRUS, ferramenta doMinistério da Saúde, que contém todos os dados de logística de movimentação de medicamentos e seus correlatos nos diversos estabelecimentos de saúde pública. Com os dados presentes nesses relatórios, foram identificadas seis categorias que compõem o presente perfil de dispensação de psicotrópicos em Caicó, sendo elas: Dispensação por quantidade de pessoas atendidas, Dispensação por sexo de pessoas atendidas, Dispensação por classe terapêutica, Dispensação por classes terapêuticas nos meses por ano, Dispensação dos medicamentos por classe terapêutica, Investimento financeiro por classes terapêuticas dispensadas. Com esses dados foi permitido a seleção dos usuários que se encaixam no perfil do estudo e aplicação de um questionário, sobre os prontuários dos mesmos, para formação de um banco de dados além de gráficos, quadros e tabelas. Com os resultados obtidos e tabulados utilizando uma rede de software SPSS v. 20 utilizando análises descritivas: frequência e tabela de referência cruzada. Com a compilação dos dados foram observados os diversos impactos provocados pela pandemia da COVID 19, em todas as análises do estudo, provocando redução no consumo e dispensação de psicotrópicos, diminuindo também o poder de investimento na aquisição desses fármacos. O estudo concluiu que com a diminuição no consumo de psicotrópicos nos anos pandêmicos alguns usuários ficaram sem acesso ao medicamento, ou a assistência médica ou até a recursos financeiros para aquisição desses medicamentos, e por isso podem ter tido sua condição de saúde agravada. Portanto, é relevante realizar estudos a nível local para identificar a realidade quanto a verificação do uso racional destes medicamentos, prevalência do uso na população, em especial a da Atenção Primáriaa Saúde para a elaboração de estratégias de enfrentamento na perspectiva de promover qualificação profissional e, em última instância, garantir a segurança do paciente e de qualidade da atenção à saúde. Diante dos resultados obtidos, foi discutido estratégias viáveis e recomendações elaboradas para que ocorra suas implantações na Atenção Primária a Saúde a fim de promover o uso racional de psicotrópicos, correlacionando ao referencial teórico apropriado.
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    postGraduateThesis.type.badge
    Aplicação do conceito “saúde única” na Rede Cegonha: uma proposta de manual para as Unidades Básicas de Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-05) Dantas, Olimpia Kyanny de Miranda; Maciel, Michelline do Vale; Alexandre Policarpo da Silva; Costa, Marcelo Viana da; Assis, Diflávia Santana de Medeiros
    Desde 2011, o profissional Médico Veterinário passou a integrar a lista de profissões que podem compor as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), reafirmando sua importância para a saúde humana. A partir do conceito de Saúde Única, o profissional se mostra indispensável na Atenção Primária à Saúde (APS) e traz benefícios para a população através de suas competências. Entretanto, pouco se sabe sobre a atuação desse profissional na área, dificultando sua inserção nas equipes e sua assistência aos usuários do SUS. O presente trabalho tem como produto um manual, que teve como base uma revisão integrativa de literatura, objetivando orientar os profissionais de saúde da APS sobre doenças e agravos presentes no eixo saúde humana-ambiental-animal, relevantes na gestação e nos primeiros dois anos de vida da criança, reforçando a importância da prevenção. Espera-se que o manual possa contribuir com a APS, promovendo educação em saúde para os profissionais e usuários, melhorando, assim, a assistência da Rede Cegonha.
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    Dissertação
    Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno
    (2020-02-20) Guimarães, Priscila Pereira Machado; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Sureira, Thaiz Mattos; ; Freire Filho, José Rodrigues;
    A história da educação profissional em saúde nos mostra que as políticas nessa área se desenvolveram na perspectiva de conectar a formação dos trabalhadores à realidade dos serviços. No contexto das maternidades, a capacitação na área de promoção da amamentação é fundamental para uma boa prática, sobretudo dos profissionais que prestam assistência às gestantes e puérperas. Entretanto, o contexto educacional baseado em metodologias tradicionais dificulta que os profissionais de Saúde operem de modo a transformar as práticas de Saúde e organizar os serviços. Nesse cenário, as metodologias ativas se apresentam como ferramenta poderosa na capacitação e na tentativa de transformação das práticas cotidianas. Este estudo teve como objetivo discutir as implicações do uso de metodologias ativas nas atividades de educação permanente em saúde com foco no aleitamento materno para a mudanças das práticas dos profissionais de saúde e da dinâmica de trabalho em saúde. Trata-se de um estudo de natureza mista realizado em duas etapas, sendo a primeira a execução da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), realizado com 41 profissionais de saúde, seguida da realização de dois grupos focais, com 8 e 6 participantes, respectivamente. Verificou-se que a capacitação com metodologia ativa (ABE) norteada pelas necessidades de aprendizagem teve resultados positivos, pois os profissionais que participaram demonstraram grande engajamento na atividade, como também interesse em aprender os conceitos abordados. Além disso, após a análise das falas dos grupos focais e categorização das mesmas, concluímos que a metodologia aplicada tem grande potencial para trabalhar não só com conhecimento teórico, como também oportuniza que os participantes vivenciem o trabalho em equipe, fomentando as competências colaborativas e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e transformador. Com emprego de metodologias ativas nesse contexto, o aprendizado e a retenção do conhecimento podem ser mais exitosos, transformando o aprendizado em uma ferramenta multiplicadora de mudanças. A contribuição deste estudo se deu principalmente pelo impacto da ação educativa e pela utilização, inédita em nosso meio, da ABE em uma capacitação sobre amamentação com profissionais de saúde.
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    Artigo
    Aspectos institucionais para a adoção da Educação Interprofissional na formação em enfermagem e medicina
    (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, 2019-09-16) Costa, Marcelo Viana da; Azevedo, George Dantas de; Vilar, Maria José Pereira
    Os marcos teórico-conceituais e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP) em saúde vêm sendo amplamente reconhecidos em todo o mundo como úteis para o desenvolvimento de competências colaborativas para o efetivo trabalho em equipe. O artigo teve como objetivo explorar as percepções de estudantes de enfermagem e medicina sobre os fatores institucionais que interferem na adoção de iniciativas de EIP em seus contextos de formação. Trata-se de um estudo de caso, que adotou a abordagem qualitativa e a perspectiva exploratória. Os participantes da pesquisa foram estudantes de enfermagem e medicina de duas universidades públicas de um estado do Nordeste - uma estadual e outra federal. O grupo focal foi escolhido para coleta de dados, e foi utilizada a técnica de análise de conteúdo categorial, observando as fases de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Três categorias temáticas foram construídas a posteriori: a importância do trabalho em equipe, contextos institucionais para adoção da EIP e desafios para a adoção da EIP. Embora as realidades pesquisadas apresentem avanços nas mudanças curriculares, como a aproximação do ensino com a realidade dos serviços, a adoção de métodos mais ativos para a formação de sujeitos críticos e reflexivos, ainda são notórias as lacunas no desenvolvimento de competências colaborativas
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    Dissertação
    A Atenção Básica como cenário de implementação da educação interprofissional em saúde: na perspectiva dos residentes
    (2018-02-01) Costa, Betiane Fernandes da; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Forte, Franklin Delano Soares; ; Vilar, Maria José Pereira;
    A realidade de vida e saúde das pessoas demanda cada vez mais uma nova lógica de formação dos profissionais de saúde, com profissionais mais aptos a trabalharem em equipe para o enfrentamento da complexidade e dinamicidade das necessidades de saúde das pessoas. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como abordagem estratégica para que haja maior interação entre Residentes de diferentes formações nos cenários de práticas, permitindo o aprendizado entre áreas específicas de formações, melhorando a qualidade da atenção ao paciente. A pesquisa tem como objetivos: discutir as potências e limitações da Estratégia Saúde da Família (ESF) enquanto espaço de implementação da EIP a partir das percepções dos Residentes da RMPAB e RMFC da EMCM; Realizar oficina de formação em EIP para Residentes da RMPAB e RMFC; Inserir os Residentes dos Programas de RMPAB e RMFC na realidade da produção dos serviços de saúde da ESF; Conhecer as percepções dos Programas de RMPAB e RMFC sobre a vivência da EIP na ESF. Pesquisa de abordagem qualitativa e adotou como desenho a pesquisa ação, na medida em que estabeleceu uma ampla interação entre pesquisador e o fenômeno a ser investigado. O presente estudo foi realizado no município de Caicó/RN, mais especificamente no cenário de formação e na dinâmica de trabalho da ESF, tendo como sujeitos da pesquisa Residentes do Programa de RMPAB e RMFC da EMCM da UFRN, que propõe a implementação da EIP e visa, sobretudo, a atendimentos multiprofissionais, através da dinâmica do trabalho em equipe, configurando o trabalho em saúde também como espaço de um modelo de formação mais coerente com as necessidades de saúde da população. A pesquisa teve três etapas: uma oficina onde foram discutidos os princípios da EIP; implementação de práticas interprofissionais na realidade da produção dos serviços de saúde da atenção básica e Grupos Focais (GF) para explorar a experiência da vivência do trabalho colaborativo. Nessas fases foram adotados como instrumentos de coleta de dados: narrativas, diários de campo e um roteiro norteador para os GF. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática que pressupõe as etapas de pré-análise; exploração do material e codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. A primeira etapa foi a oficina, na atividade de metodologia ativa, tivemos nossa primeira categorização: Aprendizado Mútuo. Quanto as narrativas o tratamento dos dados nos permitiu construir as seguintes categorizações: Aprendizagem Compartilhada, Comunicação Interprofissional, Eficácia na Resolutividade do Problema, Atenção Integral em Saúde, Valorização da Participação do Usuário, Troca de Habilidades Entre os Profissionais. Subcategorizações foram encontradas como: Flexibilidade dos Profissionais, Fragilidade do Apoio da Gestão quanto a infraestrutura e falta de insumos, Tempo Reduzido para as práticas interprofissionais. A segunda etapa foi realizado a ação das atividades na ESF, não houve coleta de dados. A terceira etapa foi realizado dois GF, onde foi possível construir categorizações através dos trechos selecionados nas falas dos Residentes: Aprendizagem Compartilhada, Conhecimento de Outras Profissões, Melhoria de Habilidade, Respeito Mútuo, Cuidado Integral ao Usuário. Subcategorizações foram relatadas como: Amadurecimento, Tempo Reduzido para as ações. Diante do estudo foi possível perceber a atuação dos Residentes, tornando um pilar do trabalho em saúde na ESF, trazendo um atendimento completo e resolutivo ao usuário.
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    Artigo
    Atitudes para a colaboração interprofissional de equipes da Atenção Primária participantes do Programa Mais Médicos
    (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo), 2018-08-09) Freire Filho, José Rodrigues; Costa, Marcelo Viana da; Magnago, Carinne; Forster, Aldaísa Cassanho
    Objetivos: comparar atitudes em relação à colaboração interprofissional de profissionais de saúde componentes de equipes da Estratégia Saúde da Família, participantes do Programa Mais Médicos, bem como identificar fatores associados a atitudes de colaboração interprofissional. Método: estudo descritivo, transversal e comparativo, desenvolvido com 63 profissionais de saúde que responderam à Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: o somatório dos itens da escala variou de 88 a 139 pontos. A análise do conjunto das equipes de Saúde da Família indicou diferenças estatísticas significantes entre os escores da escala e a categoria profissional e entre os escores e a escolaridade, sugerindo que os enfermeiros e os profissionais com nível superior são mais inclinados para a prática colaborativa. A análise segundo o perfil do médico - brasileiro, intercambista ou cubano - não determinou diferenças estatísticas nos escores dos médicos, tampouco nos escores dos componentes das equipes de diferentes perfis. Conclusão: o perfil não sugeriu maior ou menor inclinação, com significância estatística, dos médicos ou das equipes para o trabalho interprofissional. Este estudo pode constituir subsídio para novas investigações que contribuam para análise sobre a colaboração interprofissional e o impacto do Programa Mais Médicos
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    TCC
    Atuação da medicina veterinária no Seridó Potiguar frente à raiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Silva, Jhony Carlos Freires da; Maciel, Michelline do Vale; http://lattes.cnpq.br/0100204341847198; 0000-0001-9443-6267; http://lattes.cnpq.br/2496804221006738; Maciel, Michelline do Vale; http://lattes.cnpq.br/0100204341847198; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Assis, Diflávia Santana de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0908617262019935
    Introdução: A raiva é uma antropozonose que atinge todos os mamíferos, inclusive o ser humano e que possui uma alta taxa de letalidade, por isso é primordial investir em políticas públicas e na monitorização dessa doença, especialmente no nordeste do país devido sua significativa prevalência ao longo dos anos. Objetivo: Relatar a experiência do profissional médico-veterinário nas intervenções contra a raiva na rede pública de saúde de um município da região seridó do estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo na modalidade relato de experiência. Ditaticamente dividido pelos campos de atuação: Educação em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Território e Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes (HRSTFF). Resultados e Discussões: A Educação em Saúde e a Educação Permanente em Saúde foram mecanismos utilizados pelo médico-veterinário para desenvolver suas atividades sobre prevenção e controle da raiva nos serviços de atenção à saúde do município de Caicó/RN, para isso foi elaborado e disponibilizado materiais educativos, espaços de diálogos, discussões sobre o tema, salas de espera, calçadas amiga e trocas de experiências com a comunidade e os trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Foram instituidas intervenções nos territórios e nos dispositivos de saúde, sendo o HRSTFF o dispositivo que recebeu especial atenção, por ser a referência na região do seridó potiguar na profilaxia pós exposição ao acidente antirrábico. Considerações finais: O relato de experiência possibilitou evidenciar as intervenções de saúde existentes no interior do Estado do Rio Grande do Norte no que concerne a raiva, ensejando a criação de estratégias futuras para o possível melhoramento na qualidade da assistência frente a doença. Além disso, demostrou a necessidade da contribuição médica veterinária nesse contexto e como a inserção dessa categoria proporciona um ganho para a comunidade e paras outros profissionais.
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    Dissertação
    A atuação do enfermeiro no combate à dengue e a febre chikungunya: estudo comparativo nos municípios de Parnamirim e Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-01-29) Oliveira, Franklin Learcton Bezerra de; Meneses, Rejane Millions Viana; ; ; http://lattes.cnpq.br/4483535827542275; Almeida Júnior, José Jailson de; ; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663
    A dengue e o vírus da Febre do Chikungunya (CHIKV) são consideradas doenças de notificação compulsória transmitas por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti o principal vetor. Encontram-se amplamente distribuídas no Brasil, ocasionando um dos maiores problemas de saúde pública, devido as alterações epidemiológicas que vem ocorrendo nos últimos anos e por caracterizarem-se pela ampla distribuição em todas as regiões. O presente projeto tem como objetivo analisar a atuação dos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no controle da Dengue e Febre Chikungunya nos municípios de Parnamirim e Santa Cruz. Trata-se de pesquisa de cunho exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, que fora desenvolvida com enfermeiros dos municípios de Parnamirim e Santa Cruz. A pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), n° 48378515.8.0000.5537. A coleta de dados foi realizada no mês de novembro e dezembro através de entrevista com questionários semiestruturados compostos por questões abertas e fechadas, organizados em três partes: o perfil dos entrevistados, o conhecimento sobre a doença e descrição das práticas realizadas. Os dados levantados foram categorizados e tabulados, utilizando o Microsoft Office Excel 2010. As tabulações do instrumento das perguntas fechadas passaram por análises, utilizando o Programa Estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22), e para as perguntas abertas utilizou a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, os enfermeiros foram questionados quanto ao agente transmissor da Dengue e Febre Chikungunya, cinco enfermeiros responderam que o agente transmissor da Dengue é o Aedes aegypti e somente um por ele e pelo Aedes albopictus; enquanto que para Febre Chikungunya, dois responderam que a doença é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus e os demais somente pelo Aedes aegypti. Versando relativamente os sorotipos virais, três enfermeiros responderam que são 4 sorotipos da Dengue, dois disseram que são cinco e somente um que são dois sorotipos. Para a febre Chikungunya, um não soube responder, dois responderam que também são cinco sorotipos, dois responderam que existe somente um sorotipo e um que são dois. Todos desconhecem quais os tipos de depósitos que mais são encontrados focos do mosquito em sua região, como também desconhecem o Programa Nacional de Controle da Dengue. Os profissionais de enfermagem sabem reconhecer um caso suspeito de Dengue, mas se confundem quando tentam explicar para a Febre Chikungunya, expondo os mesmos sintomas da Dengue. Nota-se que, apesar de todos terem participado de uma capacitação sobre Febre Chikungunya e Dengue, um conhecimento bastante limitado dos enfermeiros a respeito do manejo clínico. Outra abordagem dos profissionais é uso de medicamentos para os casos sintomáticos das doenças. Destarte, conclui-se o estudo com a ausência de referências devidas que a equipe de saúde deve se apropriar para planejar ações de prevenção e controle vetorial, como treinamentos mais específicos para estes profissionais.
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    TCC
    A colaboração interprofissional na atenção básica: relato de experiência na residência multiprofissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-01) Marinho, Beatriz Marques Cavalcanti; Paulino, Fernanda de Lira Nunes; Barros, Patrícia Pimentel de; Costa, Marcelo Viana da
    O presente Relato de Experiência possui como objetivo relatar a colaboração interprofissional no programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica (RMAB). Para isso, pretende-se contextualizar o campo da experiência, descrever as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional e a partir disso refletir sobre as possibilidades e desafios da colaboração interprofissional no programa. O trabalho trata-se de um estudo de caráter descritivo, fundamentado na abordagem metodológica qualitativa, na modalidade de Relato de Experiência. Sua construção teve como base a vivência da autora enquanto residente em Atenção Básica no Município de Currais Novos, por meio de sua participação no processo de elaboração, planejamento e execução de ações norteadas pela prática colaborativa e interprofissional. A estruturação dos Resultados e Discussão se dividiu em três momentos: 1) “Contextualização da Residência Multiprofissional em Atenção Básica” composta pela subseção “Atenção Básica”, 2) Atividades Desenvolvidas, e 3) Possibilidades e desafios da Colaboração Interprofissional na RMAB. Os resultados evidenciaram as dificuldades presentes na inserção de um novo modo de conceber e agir sobre a saúde integral da população, assim como as potencialidades identificadas no processo de troca e integração entre profissionais de diferentes categorias da área da saúde. Conclui-se que, embora haja algumas fissuras no alcance pleno do trabalho em equipe, foi possível compreender que a prática CIP se estabelece como facilitadora para a prestação do cuidado alinhado aos princípios e diretrizes preconizados pelo SUS.
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    Dissertação
    A competência em informação dos estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
    (2017-02-20) Pereira, Ismael Soares; Diniz Júnior, José; ; ; http://lattes.cnpq.br/1729110267640248; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Barros, Nelson Filice de; ; http://lattes.cnpq.br/8959248979572637; Carvalho Júnior, Paulo Marcondes; ; http://lattes.cnpq.br/5352934762312741
    Este trabalho analisa a competência em informação dos estudantes do Curso de Graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, na perspectiva do acesso eficiente à literatura científica. É um estudo descritivo com abordagem quantitativa que, mediante levantamento censitário, explora a percepção e o desempenho da competência em informação de 37 alunos do quarto semestre. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, sendo esse adaptado do modelo aplicado por Guerrero (2009), composto por 20 questões fechadas. Constata que os discentes selecionam adequadamente as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa e estão habituados a usar catálogos de bibliotecas. Identifica que apesar da preferência pela internet para acessar a literatura científica, a maioria sente dificuldades em realizar pesquisas nas bases remotas de dados, destacando como principal limitação o uso de recursos de busca. O método de truncamento é pouco utilizado por eles e muitos não sabem para que serve. Boa parte também não compreende as funções dos operadores lógicos booleanos. Por meio de autoavaliação e análise individual de desempenho, confirma a necessidade de aperfeiçoar nos estudantes as habilidades técnicas necessárias ao acesso efetivo de informações científicas. Recomenda a implementação de um módulo específico no currículo do curso ou a realização periódica de oficinas na biblioteca como alternativas para desenvolver a competência em informação. Conclui que essa competência é bastante relevante para a formação dos futuros médicos, pois possibilita a eles adquirir conhecimentos para usar tecnologias e informações em prol dos cuidados de saúde da população.
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    Tese
    O componente saúde e cidadania nos currículos: um estudo de caso na formação em saúde à luz do pensamento complexo e das diretrizes curriculares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-04) Nunes, Waleska de Brito; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-6142-948X; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; http://lattes.cnpq.br/2986806262930186; Costa, Marcelo Viana da; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; Oliveira., Fabiana Maria Rodrigues Lopes de; Melo, Márcia Maria Dantas Cabral de
    A temática relacionada à formação profissional na área da saúde vem sendo evidenciada com diferentes abordagens na literatura. Apesar de aspectos gerais serem apresentados, é importante que experiências práticas das vivências em âmbitos institucionais sejam apresentadas já que são os retratos reais do que acontece na prática do processo de ensino aprendizagem dos educandos e repercute no âmbito macro do modelo de perfil profissional dos egressos e na qualidade dos serviços assistenciais prestados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta em sua proposta curricular para os cursos da saúde, um componente integrado entre os diferentes cursos da área, com vivência no território se dando em diferentes serviços e equipes multiprofissionais junto à comunidade. O componente é denominado Saúde e Cidadania (SACI). Nesse sentido, esta tese objetiva apresentar as contribuições do SACI na consolidação dos princípios gerais a serem incorporados diante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação da área da saúde conforme especifica a Resolução 569 do Conselho Nacional de Saúde (CNS)de 2017, dialogando com a teoria do Pensamento Complexo e a Educação Problematizadora. Dessa maneira, utiliza-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa, a qual se desdobra mediante dois desenhos metodológicos: análise documental de portfólios construídos por estudantes que cursaram o componente curricular além da aplicação de questionários e entrevistas online aplicados a docentes dos diferentes cursos da saúde da UFRN. Os resultados evidenciaram que componentes curriculares com as características didático pedagógicas semelhantes às do SACI, embasadas em referencial teórico e metodológico como o pensamento complexo e a aprendizagem problematizadora, têm potencial na promoção de uma formação crítica e reflexiva capaz de atender às demandas inúmeras e variadas do Sistema Único de Saúde. Além do mais, o SACI se revelou enquanto modelo de componente curricular que se desdobra de maneira coerente com as recomendações das DCN. Apesar desses achados positivos, existem dificuldades a serem superadas para que a implementação do componente alcance com maior potencial seus objetivos formadores. Percebe-se uma contribuição no que se refere à promoção de reflexões acerca de possibilidades em remodelagens nas estruturas curriculares com a inserção de componentes que melhor aproxima os estudantes da realidade do SUS. Ainda, verifica-se uma necessidade de busca por melhorias que possibilitem tanto as instituições de ensino quanto os serviços de saúde a se integrarem de modo que colaborem intersetorialmente na formação de profissionais mais aproximados com o que preconiza o sistema de saúde vigente.
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    Dissertação
    Compreensão de egressos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica no município de Caicó/RN acerca da inserção no serviço hospitalar como cenário de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-18) Costa, Pâmera Medeiros da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/7486718260236996; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa Silva
    Residências Multiprofissionais em Saúde (RMPS’s) constituem programas de integração ensino-serviço-comunidade, com articulação intersetorial e interprofissional com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais de saúde qualificados para áreas prioritárias do SUS, visando atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Objetivou-se investigar a compreensão do egresso da RMP em AB da EMCM sobre a inserção do serviço hospitalar como cenário de aprendizagem, considerando o trabalho multiprofissional/interprofissional e intersetorial, para a integralidade do cuidado e integração da rede de atenção à saúde e, a partir disso, construir, como produto, um relatório técnico para socialização e discussão com a coordenação da RMP em AB e Direção Executiva do HETFF. Estudo transversal, avaliativo, com abordagem quantitativa realizado com 46 egressos da referida residência, dos anos de 2020, 2021 e 2022, através de questionário, auto aplicável. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples. A maioria era do sexo feminino. Observa-se que a faixa etária predominante foi compreendida entre 25 e 29 anos. A maioria foi de enfermagem e Odontologia. Quanto aos estados de conclusão, percebe-se a inserção do curso para egressos de instituições da Paraíba e Rio Grande do Norte. Na parte B, foram criados três domínios para melhor apresentá-los e discuti-los: a residência multiprofissional em atenção básica e a rede de atenção à saúde; trabalho multiprofissional/interprofissional, intersetorial e integração com a AB; qualificação profissional, matriciamento e articulação interinstitucional. Pode-se constatar que o HETFF como cenário de aprendizagem em Atenção à Saúde da Residência Multiprofissional em Atenção Básica é avaliado de forma satisfatória pela maioria dos egressos participantes da pesquisa.
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    Dissertação
    Comunicação não violenta: desenvolvendo competências de comunicação em um hospital universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Silva, Jéssica Cristiane Mendes da; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; http://lattes.cnpq.br/3879288268324424; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Novaes, Fernanda Patrícia Soares Souto
    A comunicação em saúde é um processo complexo, tendo em vista os diversos atores e elementos presentes. Além do diálogo em torno de informações, outras habilidades, como a escuta ativa, adequação da linguagem, e a mediação, por exemplo, estão envolvidas. A formação acadêmica tem oferecido baixa instrumentalização em competências comunicativas, o que pode ser um dos fatores responsáveis pelas dificuldades na comunicação em saúde. Compreender a percepção dos residentes, tutores e preceptores da residência multiprofissional acerca da comunicação não violenta, enquanto abordagem de comunicação, voltada para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem do cuidado em saúde no contexto do hospital universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) com residentes, tutores e preceptores do programa de residência multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Tais participantes foram submetidos, inicialmente, a uma entrevista semiestruturada para identificação da compreensão quanto a comunicação em saúde, do nível de entendimento acerca da comunicação não violenta (CNV), ainda, foi avaliado a comunicação entre tutor, preceptor e residente na instituição, e o impacto dessa comunicação no ensinoaprendizagem e cuidado ao paciente. Acreditando que a comunicação não violenta poderia contribuir para comunicação entre residentes, tutores e preceptores foi organizada uma oficina para discussão dessa temática, que contou com a participação dos atores que integram a residência multiprofissional. Após a oficina, os participantes que se identificaram como tutores, preceptores ou residentes foram convidados para avaliação da intervenção executada, e identificação quanto a aplicabilidade da CNV no contexto do hospital de ensino. Para análise das entrevistas foi utilizada a técnica análise de conteúdo temática categorial, emergindo as seguintes categorias: comunicação no processo de ensino-aprendizagem; comunicação e cuidado em saúde; mapeamento da comunicação não violenta; percepção de aplicabilidade da CNV e CNV: possibilidade de desenvolvimento da competência de comunicação. Foi possível, portanto, inferir que a construção de relações saudáveis por meio da comunicação, ancorado na CNV enquanto abordagem, é um fator favorável ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, consequentemente, para o cuidado em saúde. Sendo proposto, por fim, a inserção de forma transversal nos eixos teóricos ou práticos, de estratégias e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento das competências de comunicação, e sendo a oficina de comunicação não violenta uma dessas estratégias que podem ser viabilizadas enquanto eixo de residência e educação permanente.
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    TCC
    Conduta de Cirurgiões-Dentistas sobre o diagnóstico de alterações estomatológicas orais na atenção básica em Caicó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Santos, Luana Araújo dos; Lima, Isabela Pinheiro Cavalcanti; Costa, Marcelo Viana da; Medeiros, Fabianna da Conceição Dantas de
    Sabe-se que com o fenômeno do envelhecimento populacional do Brasil, há uma expectativa que a quantidade de lesões bucais aumente entre a sociedade impactando diretamente na saúde geral das pessoas. Nesse contexto, o Cirurgião-Dentista possui papel essencial para atuar no diagnóstico dessas condições patológicas possibilitando um tratamento adequado e melhorando o prognóstico do paciente. O objetivo deste estudo é verificar a conduta dos Cirurgiões-Dentistas na prática do diagnóstico de alterações bucais na atenção básica do município de Caicó-RN. Esse estudo foi realizado em 20 equipes de Atenção Primária à Saúde do município de Caicó-RN, através da utilização de um questionário, que foi elaborado pelas pesquisadoras e foi disponibilizado aos Cirurgiões-Dentistas. É caracterizado como uma pesquisa observacional, transversal, quantitativa e descritiva. Os dados coletados foram processados por meio do uso do programa estatístico Jamovi(R), utilizando os testes U de Mann-Whitney, exato de Fischer e Shapiro-wilk. A amostra obtida foi de 20 Cirurgiões-Dentistas (CD) e o perfil desses profissionais demonstrou ser a maioria formada por homens (60%) com idade média de 38,30(±5,67) anos e com tempo de formado de 14,05(±6,54) anos. A média de acertos das questões referentes aos conhecimentos específicos em Estomatologia foi de 7,6 (±1,875). Em relação à realização do exame clínico completo nos pacientes, 65% relataram fazê-lo rotineiramente. Entretanto, o exame extra oral completo é realizado por apenas 10% dos CD. Ademais, somente 15% orienta regularmente o paciente a realizar o autoexame. Com esse estudo, foi possível concluir que os Cirurgiões-Dentistas possuem uma boa capacidade de diagnosticar. Porém, a grande maioria dos CD preferem encaminhar ou acompanhar os pacientes ao invés de atuar realizando a biópsia. Além disso, este estudo evidenciou que existe uma baixa proporção de CD que executam o exame físico de forma detalhada e orientam sobre o autoexame bucal.
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    Dissertação
    Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/2132050800789218; Solano, Lorrainy da Cruz; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa Silva
    O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.
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    Dissertação
    Conhecimento de preceptores da residência multiprofissional em saúde sobre metodologias de ensino
    (2017-11-23) Sousa, Núbia Maria Lima de; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0001-9802-6492; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; http://lattes.cnpq.br/4942848829432269; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/4264779393413998
    A preceptoria em saúde, em hospitais universitários, tornou-se uma prática pedagógica e muitos profissionais do serviço foram inseridos como preceptores, porém a maioria deles não teve formação em educação. Esse fato pode levá-los a encontrar dificuldades em adotar estratégias de ensino-aprendizagem que aproximem o conhecimento científico à realidade prática na formação de profissionais da área da saúde. O presente estudo objetivou analisar o conhecimento das metodologias de ensino pelos preceptores no processo ensino/aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem qualitativa, composto por 50 preceptores, que atuavam há mais de um ano na residência multiprofissional em saúde de um hospital-escola. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2016, por meio de um roteiro semiestruturado para caracterização dos sujeitos do estudo e com a aplicação da técnica de associação livre de palavras. Os dados foram analisados pelo software Ensemble de Programmes Permettant L’Analyse des Evocations (EVOC), versão 2000, e discutidos com base no referencial teórico da Teoria do Núcleo Central. Teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob o nº 1.663.421/16. Os dados foram divididos em três unidades temáticas: conhecimento dos preceptores sobre estratégias de ensino, sobre metodologia tradicional e metodologias ativas e suas respectivas categorias: elementos conceituais; uso teórico prático, aprofundamento do conteúdo e aplicabilidade. Foram considerados como elementos do núcleo central as palavras que tiveram menor ordem media de evocação (MOE), com parâmetro de 2,0, 2,3 e 2,5 e maior frequência(F) com parâmetro de 10. Na unidade temática referente à estratégia de ensino destacaram-se as palavras “método de ensino” (OME, 1,4- F29). “dinâmica” (OME 1,6 - F 13) e “aulas” (OME 2,0 - F17). A metodologia tradicional foi representada por “ensino arcaico” (OME 1,7 – F 45) e “centrado no professor” (OME 1,8 F 22). Para as metodologias ativas destacaram-se “proatividade” (OME 1,7 – F 23), “construtivismo” (OME1, 9 F 61) e “Feedback “(OME 2,1 F10). O estudo apontou que os preceptores compreendem as estratégias de ensino com métodos que favorecem o ensino aprendizado, evidenciando-se o conhecimento sobre as metodologias tradicionais como “ensino arcaico” e “metodologia conteudista”, e as metodologias ativas como “proatividade”, “construtivismo” e “feedback”, embora a maioria aponte a não utilização desta no ensino da residência multiprofissional em saúde. Por fim, acredita-se que para a formação de profissionais na área da saúde deve haver um caráter interdisciplinar, com uso de metodologias ativas que despertem no aluno o seu potencial crítico-reflexivo, tornando-o agente transformador no processo de cuidar dos sujeitos nos diferentes cenários de atuação profissional proposto pelo Sistema Único de Saúde. Como produto desse estudo, foi criada uma proposta para capacitação dos preceptores da residência multiprofissional de saúde, campo do estudo, em metodologias ativas de ensino.
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    Dissertação
    Conhecimentos e práticas dos profissionais da atenção primária a saúde sobre o cuidado às pessoas vivendo com lesão raquimedular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Souza, Maria de Fátima de; Godeiro Júnior, Clecio de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Andrade, Suellen Mary Marinho dos Santos
    O trauma raquimedular configura-se como um desafio para saúde pública em esfera global, uma vez que tal agravo têm grandes repercussões no contexto biopsicossocial das pessoas com tais lesões, bem como de seus familiares, os quais demandam de cuidado multidisciplinar e nos diversos níveis de atenção e complexidade. Deste modo, este estudo teve por objetivo compreender os conhecimentos e práticas dos profissionais da Atenção Primariam à Saúde sobre o cuidado às pessoas vivendo com trauma raquimedular. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2020, com 12 profissionais que atuavam em uma Unidade de Saúde da Família de Aparecida do município de Natal, Rio Grande do Norte. Para coleta de dados utilizouse o Grupo Focal e análise dos dados deu-se sob a luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Esta pesquisa foi submetida e aprovada junto ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Percebeu-se assim o carecimento da viabilização do protocolo Clínico, a expansão das ações de Educação Permanente, a concepção e estabilidade do fluxo garantindo assim o acolhimento as necessidades de saúde da pessoa vivendo com lesão medular, o aperfeiçoamento da comunicação interprofissional O desdobramento do estudo permitiu revelar as necessidades, angústias assim como as percepções dos profissionais dos profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre o cuidado dispensado às pessoas que vivem com trauma raquimedular. Identificou-se também que o conhecimento acerca das demandas de cuidado às pessoas com trauma raquimedular são escassas, o que resulta em um cuidado fragmentado e aquém das necessidades que tais sujeitos necessitam. Sugere-se que ações de educação permanente sobre o tema em tela sejam realizadas junto aos profissionais inseridos no contexto da Atenção Primária à Saúde.
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    Dissertação
    Construção de um programa de simulação clínica em um curso de medicina do sertão paraibano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Toledo, Miguel Aguila; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/1996437579544775; Mazzo, Alessandra; Amorim, Erico Gurgel; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, R0drigo Guimarães dos Santos
    As exigências sociais relacionadas às especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade do interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas (HM) e Atenção Primária à Saúde (APS). Como resultado, obteve-se o mapeamento das competências do curso, a caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, conteúdos programáticos e as experiências de simulação clínica dos eixos HMeAPS. A partir desses resultados, foi possível delinear um programa de simulação clínica para o ensino médico, com ênfase na atenção primária à saúde e nas habilidades de comunicação clínica, a partir das experiências de simulação existentes no Curso de Graduação em Medicina do UNIFIP.
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