Navegando por Autor "Costa, Mackson Luiz Fernandes da"
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TCC A prática regular do futsal e suas influências na qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Costa, Renato Assunção da; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de pádua dos; Costa, Mackson Luiz Fernandes daNo Brasil, o futsal vem sendo cada vez mais praticado, principalmente como momento de lazer, promovendo a saúde e qualidade de vida. Analisando isso, o objetivo deste trabalho foi de identificar os principais aspectos que influenciam na melhoria da qualidade de vida dos servidores da UFRN que praticam futsal regularmente, tanto no aspecto da saúde quanto do lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva com a população composta por servidores da UFRN do sexo masculino, com idades entre 20 e 56 anos. A amostra é de 16 homens integrantes da turma de futsal do projeto “Viver em Harmonia”, realizado na UFRN. No primeiro capítulo tratamos da discussão teórica sobre o futsal, considerando a prática deste esporte na perspectiva do lazer e sua relação com o conceito de qualidade de vida. No segundo capítulo dialogamos com a prática do futsal no projeto do servidor da UFRN, assim, neste capítulo executamos a análise de experiência vivida e dos resultados apresentados. Identificando assim, a importância da prática do futsal para os servidores que vivenciam o projeto do servidor e compreendendo as contribuições da prática do futsal em suas vidas. A partir da realização das aulas, foram aplicados questionários que comprovaram o quanto a prática regular do futsal propicia benefícios à saúde e qualidade de vida nos servidores da UFRN.Dissertação Abordagem da corrida de rua na escola: uma proposta didática a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-23) Freitas, Jocicleide de Sousa; Baptista, Tadeu Joao Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; https://orcid.org/0009-0008-4207-6560; http://lattes.cnpq.br/2160246989002252; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Santos, Adnelson Araújo dosEsta pesquisa centra sua investigação no atletismo, especificamente a corrida de rua como conteúdo escolar à luz do ensino desenvolvimental. Destarte, a questão problema desta pesquisa consiste em como desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar? O estudo tem como objetivo geral desenvolver uma ação pedagógica abordando a corrida de rua a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental que se articule com a comunidade escolar, e objetivos específicos analisar as particularidades desta ação pedagógica junto aos alunos do ensino médio participantes do estudo; descrever a proposta didática realizada, apresentar os procedimentos de construção do evento de corrida da escola, elencar os limites e possibilidades para o desenvolvimento da ação pedagógica à luz do ensino desenvolvimental e, a partir daí, elaborar um produto educacional que proponha orientações para a construção coletiva de um evento de corrida de rua da escola. A metodologia do presente estudo caracteriza-se por ser de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e o método de pesquisa classifica-se como um experimento didático-formativo. Participaram da pesquisa, 38 discentes matriculados na disciplina eletiva de atletismo, ofertada em uma escola estadual para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio com idades entre 15 e 18 anos. O experimento didático foi realizado em 11 encontros de duas aulas cada. Os dados obtidos demonstram que os discentes compreenderam e operaram mentalmente com alguns dos conceitos científicos que constituem a corrida de rua e dentre as principais categorias de conceitos apreendidos destacam-se primeiramente o conceito de corrida, características e tipologias, em seguida os aspectos biopsicossociais envoltos na modalidade, posteriormente os conhecimentos teóricos acerca de como iniciar na prática da corrida e, por fim, como organizar um evento de corrida de rua. Foi confeccionado um produto educacional na forma de cartilha contendo orientações didático-metodológicas para a construção coletiva de um evento de corrida de rua tendo como atores e autores a comunidade escolar. Concluiu-se que a abordagem didático-pedagógica adotada possibilitou indícios de formulação do pensamento teórico dos discentes participantes da disciplina eletiva de atletismoDissertação Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-04) Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Melo, José Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; Araújo, Allyson Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Aragão, Marta Genu Soares;Diante do atual contexto educacional do Brasil a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora, na atualidade, o Programa Mais Educação (PME). Nesse sentido, a presente dissertação enfoca as vertentes de educação integral que surgiram na história do país até chegar ao Programa Mais Educação, bem como tece algumas reflexões sobre como a educação física se apresenta no âmbito das intenções de institucionalização da Educação Integral no Brasil. Assim, temos como objetivo geral discutir a configuração pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST) no PME, bem como apontar possibilidades de integração de suas ações com a Educação Física escolar. Na metodologia foi adotada o estudo de caso, tendo como o caso as escolas acompanhadas pela Equipe Colaboradora 3 do Ministério do Esporte, usando como fonte de evidência o primeiro protocolo de avaliação realizado pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Programa Mais Educação nos ix municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, no ano de 2012. No caso estudado percebe-se que as atividades desenvolvidas pelo PST, nas escolas acompanhadas, têm uma organização e práticas pedagógicas que convergem umas com as outras, mas se configuram com práticas desarticuladas das aulas de Educação Física, aspecto que diverge no que seria pensar ações pedagógicas para escolas de educação integral.TCC Avaliação da aprendizagem em educação física: um diálogo junto aos professores participantes do programa institucional de bolsa de iniciação à docência da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Costa, Mércia Vitoriano da; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Dias, Maria Aparecida; Costa, Mackson Luiz Fernandes daPensar em avaliação da aprendizagem é sempre estar diante de inúmeros questionamentos, e mesmos após ser percebido a realização de diversos estudos que buscam trazer maiores esclarecimentos, as interrogações ainda se fazem presentes. Diante disso, essa realidade de inquietações também é latente em Educação Física e em meio a essas questões, objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender como os professores da rede pública de ensino, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em educação física, estão realizando essa avaliação da aprendizagem no ensino médio, assim como, quais critérios estão sendo avaliados. A escolha por essa temática justifica-se pela necessidade de maiores esclarecimentos a cerca do tema central, visto que, a experiência viabilizada por meio da vivência do PIBID, promoveu essa inquietude. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os professores participantes do programa do curso de Educação Física licenciatura da UFRN, o que resultou na participação de cinco professores supervisores. Diante disso, foi percebidos que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Surpreendentemente, as dúvidas reveladas em meio às falas, se fazem presente desde o período de formação dos mesmos. Entretanto, há uma evolução nesse processo, decorrente da própria ação pedagógica. É percebido também, que a busca pela melhoria da prática também é exposta, e que todos também acreditam que o PIBID, forneça subsídios para essa melhoria, principalmente por essa troca de saberes oportunizada entre licenciandos e professores atuantes.Dissertação Classificação dos esportes e o uso das mídias: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de Educação Física no Ensino Médio noturno(2019-12-13) Silva, Antônio Jansen Fernandes da; Santos, Antonio de Pádua dos; Melo, José Pereira de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Maria Eleni Henrique daA Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história e frente a essas transformações inovadoras elegeu-se como objetivo geral deste estudo a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino da classificação dos esportes para o Ensino Médio Noturno. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio Noturno. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 03 questionários, 01 sobre o entendimento dos alunos a respeito da lógica interna da classificação dos esportes; 01 para a avaliação diagnóstica sobre a classificação dos esportes e 01 para avaliação final do desenvolvimento de uma unidade temática sobre esporte. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.305.816. Os resultados foram divididos em planejamento participativo, descrições da intervenção pedagógica, análise dos questionários, análise das possibilidades e limites de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes. O planejamento participativo tem muito a ajudar no processo de ensino-aprendizagem, assim como, na intervenção pedagógica é possível notar a participação dos alunos no processo de construção dos saberes, seja na relação dialógica, nas vivências das modalidades esportivas ou no uso das mídias. Os resultados dos questionários apresentam elementos que comprovam um aumento na aprendizagem dos alunos, na maioria, dos conceitos avaliados, demonstrando que a relação práxis pedagógica facilita na aprendizagem, tanto do aluno como do professor. Os limites são a mola propulsora para atingir novas possibilidades.Dissertação Cultura do futebol regional paraense: percepção nas aulas de educação física escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Baracho, Ely Anderson Santos; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/8301815166821879; Santos, Antonio de Pádua dos; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Marques Filho, César VieiraÉ perceptível a promoção das mídias dominantes para a implementação de uma cultura futebolística homogeneizada para todo o Brasil, idealizada na região Sudeste, ocultando a cultura futebolística presente em outras regiões do país. Nas minhas aulas de Educação Física na região metropolitana de Belém/PA envolvendo o futebol, é possível identificar a reprodução de aspectos culturais relacionados à prática esportiva da região sudestina e uma substituição/perda da cultura futebolística regional paraense por alunos (as). Por tal motivo, esta pesquisa investiga se ocorre uma tentativa de empregar e consolidar uma cultura hegemônica no futebol brasileiro baseada na cultura futebolística da região Sudeste do país e como reflete em alunos (as) das outras regiões do Brasil, em particular da região Norte, estado do Pará, cidade de Castanhal, que não possuem times da sua região na elite do futebol brasileiro e que não receberam/recebem a mesma visibilidade pelos meios de comunicação dominantes. Através de declarações e entendimentos dos (as) discentes da Educação Básica do estado paraense, busca-se alcançar os seguintes objetivos: analisar a conjuntura atual da concepção da cultura do futebol paraense e sua importância, mapear sua torcida pelos times/clubes de acordo com as regiões, como também identificar a relação de interesse pelos times/clubes de acordo com a influência da mídia. A pesquisa é de cunho descritivo, de atributo quanti-quali com a utilização de instrumento questionário e participação de 59 estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental da escola Ana Paula dos Santos e Santos, Castanhal/PA. Utilizou-se a análise temática para o processo de interpretação dos dados. Assim, os resultados da pesquisa demonstram que o entendimento do futebol nas aulas de Educação Física para os discentes ainda é aperfeiçoamento das condições físicas, técnicas e táticas, que a apreciação pelo esporte não impede a privação para uma grande parcela de alunos (as) e que há um interesse vultuoso do alunato em consumir a cultura e os clubes sudestinos (em especial, o Clube de Regatas Flamengo) com considerável influência das mídias dominantes. Contudo, também revelam a ânsia e o desejo dos (as) estudantes em usufruírem a cultura futebolística da sua região nas aulas de Educação Física. A partir disso, produziu-se como recurso educacional uma cartilha sobre a cultura do futebol no Estado do Pará.Dissertação Educação física e a metodologia aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino das práticas corporais de aventura na natureza(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Macêdo, Sayonara Araújo de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/2967535168308878; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Gurgel, Jonas LírioO processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do professor, no qual o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem surgindo, fazendo com que pesquisadores discutam sobre métodos de ensino que priorizem o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o aluno ativo e no processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que busca quebrar o paradigma do ensino centrado no professor possibilitando os estudantes desenvolverem um projeto a partir da sua realidade, identificando uma problemática à ser resolvida através de conhecimentos presentes em um ou mais conteúdos, que são orientados na intervenção pedagógica do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de ensino? Para responder a essa temos como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa 23 alunos regularmente matriculados na turma do 3º ano A da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos; pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final; apresentando os artefatos e avaliando o projeto. Os resultados demonstraram que o uso das metodologias ativas permitiu o envolvimento dos estudantes no projeto assim como nas aulas, pois as mesmas fugiam da rotina ou seja da forma tradicional que os alunos estavam acostumados. Concluímos que com a aplicação da ABP, os alunos foram provocados a se tornarem mais atuantes no processo de ensino, assumindo o papel de pesquisador, buscando solucionar problemas reais da sua comunidade, especificamente o Parque Estadual Sítio Fundão localizado no bairro da escola, desenvolvendo aos poucos a autonomia e a criatividade no processo ensino e aprendizagem.TCC Educação Física no Ensino Médio: sistematização de aulas do conteúdo lutas a partir de concepções críticas na prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-12) Leite, Rafaella de Oliveira; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos Santos; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Dias, Maria AparecidaEste relato de experiência é um trabalho final de conclusão do Curso da Graduação em Educação Física Licenciatura, seu objetivo é descrever a experiência de uma sistematização de aulas com foco no ensino das lutas, numa concepção de ensino aberta, para alunos do ensino médio, com o intuito de propor novas possibilidades do ensino desta modalidade no contexto da Educação Física escolar e tentar mostrar aos professores de Educação Física escolar que é possível, por meio de uma metodologia aberta, aliar as lutas ao ensino, de modo que os valores culturais, cognitivos sejam transmitidos aos alunos da mesma forma que habilidades motoras o são, preparando os alunos para a vida. Para Hildebrandt (2005), nas situações didática e pedagógica da Educação Física deveria dar lugar a ludicidade, estimulando a criatividade de professores e alunos, possibilitando novas descobertas, reformulando certezas, para percebê-las e o sentir por meio do brincar. A experiência demonstrou como a luta (wrestling) pode ser utilizado de forma lúdica, sem ter que escolher os alunos mais ágeis, mais habilidosos, ou seja, a exigir deles talentos, tendo que superar os seus limites, mas sim, que sejam pessoas de sua cultura e da sociedade a qual estejam participando e atuando no seu desenvolvimento integral. Acredita-se que se o ensino com metodologia aberta - seja com aplicação de aulas de lutas ou não - for realizado seguindo esses preceitos irá contribuir para uma educação e aprendizado mais significativo para os jovens do ensino médio. Assim, serão capazes de perceber o quão abrangente é o ensino das lutas, não baseado somente na aplicação de técnicas, mas principalmente ao significado que o esporte trás para vida deles e pela transformação do ser humano. Como também o quanto é importante nas aulas de Educação Física Escolar.Dissertação O ensino da ginástica e a aprendizagem significativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-10) Castro, Márcio Kledir Regis; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3032879995213241; Surdi, Aguinaldo César; Alves, Cláudia FoganholiNas últimas décadas professores de Educação Física têm buscado melhorar sua prática pedagógica no trato com os conteúdos da área. Apropriar-se, na prática, de pressupostos teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos contribuirá cada vez mais na valorização e legitimação da Educação Física na escola. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963), que busca promover um processo de ensino e aprendizagem com sentidos e significados para os estudantes, superando uma aprendizagem mecânica dos conteúdos, tem ganhado espaço em pesquisas, estudos e aplicação prática em sistemas de educação. A presente pesquisa teve por objetivo propor uma abordagem para o trato do conteúdo Ginástica, com base na aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental Anos Finais. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou-se de processos das metodologias participativas e, no caso específico deste trabalho, a pesquisa-intervenção. Participaram do estudo trinta estudantes do 8º ano do Ensino Fundamenta dos Anos Finais, de uma escola pública municipal do interior do Ceará. As intervenções aconteceram em 07 encontros com duas aulas geminadas. As aulas são de 50 minutos cada. Sendo assim, a proposta foi desenvolvida em 14 aulas. Os instrumentos para coleta dos dados envolveram: questionários pré e pós-intervenção, diário de campo do professor e portfólios dos estudantes. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação propostas por Bogdan e Binken (1994). Os principais resultados indicaram que ao privilegiar um modelo de ensino no qual o estudante esteja no centro do processo e o professor desempenhe o importante papel de mediador, favoreceu a aprendizagem do conteúdo Ginástica. Observou-se que proporcionar espaços de aula onde os estudantes externalizem seus conhecimentos, percepções e reflexões, e que também possam dialogar entre eles e com o professor, contribuiu para esse ambiente de aprendizagem com significados. Identificou-se que ao tratarmos o conteúdo Ginástica baseado em princípios da teoria em questão, possibilitou um melhor desenvolvimento do conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Concluímos que uma proposta de aulas no trato do conteúdo ginástica, baseada em princípios da aprendizagem significativa, contribuiu de forma relevante para reflexões e possibilidades no trato desse conteúdo.Dissertação Esportes com raquetes: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-16) Figueirêdo, Paulinelle de Araújo; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3592028334400676; Batista, Alison Pereira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492A Educação Física tem buscado sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilitasse a inserção dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: diagnosticar a realidade; sistematizar uma sequência de aulas com o conteúdo esportes de raquete e avaliar o processo de ensino-aprendizagem na sistematização desenvolvida. Participaram da pesquisa 30 estudantes das primeiras séries do ensino médio, matriculados na disciplina eletiva de esportes com raquetes. O referido estudo ocorreu na escola de ensino médio em tempo integral Dom Antonio Campelo de Aragão. A construção do trabalho teve como base uma proposta de investigação qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo. Os dados foram coletados durante a aplicação de uma unidade didática com 20 aulas. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, o diário de campo e os registros fotográficos. Esses dados foram tratados e organizados, resultando assim em três categorias de análise: sondando a realidade, vivenciando a realidade e avaliando a realidade. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, foram descritas na dissertação algumas contribuições, descobertas e organização de um produto destinado à construção e sistematização de ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball. Nos resultados da pesquisa são apresentados alguns limites como a dificuldade em obter materiais, falta de espaços adequados, a falta de formação acadêmica e continuada para o trato dos esportes com raquetes e algumas possibilidades como a construção de materiais, adaptação dos espaços, organização dos conhecimentos sobre os esportes com raquetes, uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e problematização dos temas que acompanham os estudantes e que foram discutidos durante o desenvolvimento das aulas da eletiva, fortalecendo a relevância da inserção dos esportes com raquetes nas escolas.Dissertação Esportes de rede no ensino fundamental: desafios e estratégias para ampliação do conteúdo nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-20) Dantas, Esteffane Mendonça; Santos, Antonio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/9079890472655227; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Fonseca, Rubiane Giovani; Batista, Alison Pereira; Fonseca, Michele Pereira de Souza daA Educação Física como componente curricular obrigatório no contexto escolar enfrenta diversos desafios, no âmbito das escolas públicas muitos deles estão relacionados à falta de estrutura, material e recursos humanos, o que impacta diretamente a qualidade do ensino e a formação integral dos alunos. Essa realidade é ainda mais visível na rede pública municipal de ensino, onde na maioria das escolas a infraestrutura precária e a ausência de espaços adequados dificultam o acesso dos estudantes às práticas esportivas e à cultura de movimento. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar uma possibilidade pedagógica a partir da implementação de uma unidade didática voltada para o ensino dos esportes de rede em uma escola pública municipal nos anos finais do ensino fundamental, independentemente das limitações estruturais. Especificamente, buscou-se elaborar uma unidade didática que possibilite o ensino desses esportes nas escolas públicas fundamentado em uma abordagem da Concepção crítico-emancipatória proposta por Elenor Kunz (autor da pedagógica crítica da Educação Física Escolar), descrevendo a aplicação dessa proposta em uma escola da rede municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, e refletindo sobre as metodologias que podem ser aplicadas para superar as dificuldades encontradas nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 8ºano dos anos finais do Ensino Fundamental, e utilizou a observação participante, entrevistas, diário de campo e registros fotográficos como instrumentos para coleta de dados. Os resultados mostram que, mesmo diante de limitações, é possível implementar uma proposta pedagógica inclusiva e acessível para o ensino dos esportes de rede, promovendo a participação ativa dos alunos, o respeito às diferenças e a valorização da Educação Física como componente essencial para a formação integral dos estudantes. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância de adaptar as práticas pedagógicas às condições da escola pública, visando uma educação física democrática e acessível para todos.Dissertação Jogos/brincadeiras de bola com as mãos e suas implicações para a aprendizagem do voleibol(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-22) Lucena, Fagner Silva; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; http://lattes.cnpq.br/1926390782515882; Batista, Alison Pereira; Costa, Mackson Luiz Fernandes daEste trabalho apresenta uma pesquisa com alunos de uma escola municipal de Equador, cidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa está voltada ao ensino-aprendizado do esporte Voleibol, partindo do princípio do ensinamento de jogos/brincadeiras da família de jogos de bola com as mãos, remontando conhecimentos prévios adquiridos pelos próprios alunos em suas vivências advindas desde a infância quando brincavam em suas casas, nas ruas ou nas praças, ampliando as experiências esportivas de forma educativa. Assim, neste trabalho o objetivo geral é elaborar uma proposta pedagógica para o ensino do voleibol, enfatizando o olhar lúdico e ampliado do ensino do esporte na Educação Física. Os objetivos específicos são: a) relacionar os jogos e brincadeiras de bola com as mãos como repertório para o ensino do voleibol; b) apresentar uma taxonomia em relação aos jogos/brincadeiras de bola com as mãos com suas peculiaridades; e c) desenvolver um material que auxiliará no ensino do voleibol através do ensino de jogos e brincadeiras com as mãos, para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Como aporte do referencial teórico explicamos o que é esporte de rendimento; o que é esporte escolar; como a Pedagogia do Esporte e a Educação Física são importantes para a cultura esportiva dos alunos, pois a Educação Física é a disciplina mais importante no quesito conhecimento corporal, mental e psicológico do aluno. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, com características semelhantes à pesquisa etnográfica, do tipo participante, utilizando como técnica para o levantamento dos dados a observação dos jogos/brincadeiras de bola com as mãos nas aulas das turmas dos 9º anos I e II, de Educação Física. A pesquisa resultou numa observação de 20 jogos/brincadeiras praticados pelos alunos, que serviram como embasamento para o aprendizado e prática do voleibol, de forma lúdica e com uma participação massiva dos discentes. Estes jogos/brincadeiras foram observados, analisados e assim, foi possível apresentar taxonomias que representam diferentes agrupamentos de tarefas, brincadeiras e jogos. Cada agrupamento poderá ser o conteúdo principal das aulas, assim como poderá ser combinado a outros grupos, dependendo dos objetivos de ensino de cada professor e professora. Concluímos que os jogos/brincadeiras de bola com as mãos auxiliam e facilitam o aprendizado do esporte Voleibol por se tratar de jogo/brincadeiras que os discentes conhecem desde a infância, além de promoverem maior participação e integração dos discentes nas aulas, ainda possibilitam a aquisição de habilidades capazes de integrar e participar do esporte que se tornou o segundo esporte mais praticado no país.Tese O (não) lugar da educação física na escola de tempo integral(2018-02-26) Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Melo, José Pereira de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Araujo, Allyson Carvalho de; ; Dias, Maria Aparecida; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Soares, Marta Genu; ; Simões, Regina Maria Rozivigati;As inquietações com relação à escola de tempo integral surgem ao deparar-se com a realidade de um sistema educacional que visualiza a ampliação do tempo escolar como uma possibilidade de melhor assistência educacional para as crianças, adolescentes e jovens do Brasil. Porém nos deparamos com a realidade de um modelo de escola com dificuldade de materializar e efetivar práticas pedagógicas. Para pensar a escola de tempo integral não se pode olhar de maneira fragmentada, mas considerar todas as referências que a constitui, articulando o fazer pedagógica ao currículo e ao projeto pedagógico da escola, servindo de orientação para todos as práticas no espaço escolar, entre elas a Educação Física. , Partindo desse contexto, Esta pesquisa defende a seguinte tese: a Educação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil por perspectivas unirreferenciais, mas para o atual contexto educacional se faz necessário um olhar multirreferencial para organizar sua prática pedagógica. A escolha da multirreferencialidade como base teórica se dá devido à necessidade de um olhar múltiplo na atual sociedade globalizada em que está constantemente implicada. Diante dessa realidade, a multirreferencialidade se apresenta como uma perspectiva viável para fundamentar a análise em torno dos fenômenos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, sendo caracterizado como de caso único incorporado. A Educação Física na escola de tempo integral no Brasil foi o fenômeno definido como caso; como unidades de análise foram definidas as experiências das escolas Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro (CECR), o Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) como referências na história de escola de tempo integral no país, e o Colégio Marie Jost como experiência mais atual de escola de tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN). Utilizamos como fonte de evidência a bibliografia para um levantamento histórico das duas primeiras experiências e observação direta, e a entrevista, realizada junto a dois professores de Educação Física, para a descrição da terceira. Diante do discutido e investigado nesta pesquisa, identificamos que aEducação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil, todavia com as mudanças sociais de um mundo globalizado, foi requerendo a apropriação de novas referências. O lugar da Educação Física na escola de tempo integral parte do reconhecimento da escola como um espaço dinamizado por seres corporais que se utilizam da corporeidade como linguagem, estando comprometida com uma prática pedagógica de referências diversas que compreenda o corpo em sua totalidade. Acreditamos que os princípios teóricos da multirreferencialidade pode sustentar a prática pedagógica da Educação Física, legitimando sua presença na escola de tempo integral.Dissertação Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-03) Pereira, Eugênia Maria Gregório; Santos, Antonio de Pádua dos; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Melo, José Pereira de; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;Esta pesquisa é o resultado de uma experiência pedagógica com o conteúdo Dança em uma escola militar com turmas do ensino médio da educação básica do estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza; com o objetivo de descrever essa experiência pedagógica com a dança, construída coletivamente com os discentes, e identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, bem como observar o interesse e participação dos discentes nas diversas atividades realizadas. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, totalizando 114 alunos, cujas aulas aconteciam à tarde, no turno o qual os alunos estavam matriculados e tinham duração de 45 minutos. Os resultados foram descritos e analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Além de identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, alcançando a construção de conhecimento, o empoderamento, a utilização dos espaços e a experimentação da liberdade do movimento corporal – espontâneo e coletivamente individual. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, esta pesquisa serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.TCC O Papel Social do Esporte nas Escolas com o Programa Mais Educação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Nascimento, Maria da Conceição do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Santos, Antônio de Pádua dosAs escolas de tempo integral estão inseridas nos países mais desenvolvidos como maneira de proporcionar uma melhor educação para seus alunos. As primeiras experiências no Brasil, iniciadas na década de 50 e outras, em anos posteriores, não tiveram bons resultados. Retomada décadas mais tarde pelo programa de governo Mais Educação, tornou-se um projeto que visa introduzir a experiência de horário integral nas escolas públicas brasileiras, com o intuito de proporcionar maior igualdade educacional e social. Considerando os dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) sobre o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que apontam na região Nordeste uma grande concentração de municípios com alto IVS (47,7%) e muito alto IVS (32,4%), assim como as diretrizes do Programa Mais Educação, enquanto educadora física, me foi despertada a preocupação de considerar em que medida pode se diminuir a chance de crianças e jovens se envolverem com drogas, crimes ou serem vítimas de alguma forma de violência, quando participantes de atividades físicas do programa, mesmo em áreas da cidade com alto IVS. Por meio de pesquisa do tipo exploratória, esse estudo teve como objetivo aferir qual pode ser a influência positiva dos conteúdos da educação física na formação do aluno-cidadão, inserido na perspectiva do Programa Mais Educação em escolas da zona norte de Natal/RN. Foi também discutida a permanência dos alunos na escola por maior período, se quando de forma organizada e produtiva, possibilita conhecimento e desenvolvimento das capacidades físicas e intelectual dos mesmos. Ainda foi analisado de que maneira atividades físicas presentes no programa Mais Educação têm potencial de promover valores e atitudes que minorem as chances dos alunos se envolverem em situações extra-escolares de violência. Os resultados obtidos apontam que as atividades físicas, no contexto da escola de tempo integral, complementam a rede de proteção social dos alunos, evitando que se exponham à situações de vulnerabilidade e crime. O estudo conclui demonstrando que as práticas esportivas contribuem na aquisição de novas respostas atitudinais que auxiliam os alunos na sua formação enquanto educandos e cidadão, mais bem preparados para a vida. Contudo, outros estudos podem ser necessários para reforçar os dados obtidos.Dissertação Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-25) Nascimento, Joanilson Kélis do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da;A participação dos estudantes nas práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física diminui significativamente ao longo da Educação Básica. Essas mudanças se tornam mais perceptíveis à medida que eles avançam em seus estudos, ficando mais evidentes nas unidades temáticas que não possuem relação com as práticas esportivas tradicionais (futebol, voleibol, handebol e basquetebol). Nesse sentido, realizamos o presente estudo cujo objetivo foi verificar a eficiência da utilização do planejamento participativo como uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário diagnosticar e identificar a percepção dos estudantes sobre a função da Educação Física na escola e suas experiências com o componente curricular, identificar a percepção dos estudantes em relação aos fatores que contribuem para o afastamento das práticas corporais, planejar uma unidade temática com a utilização do planejamento participativo e descrever o comportamento e participação dos estudantes nas práticas corporais das aulas após a utilização do planejamento participativo. Utilizamos a metodologia qualitativa, através de pesquisa do tipo exploratória, descritiva e pesquisaação, sendo o estudo realizado na Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, localizada em Currais Novos (RN). Tivemos como população 27 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, no 9º ano A. Os instrumentos utilizados para coleta das experiências foram: questionário e diário de campo, sendo as experiências relatadas analisadas através da análise descritiva. A pesquisa, cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15865919.0.0000.5537, foi aprovada pelo Comitê de Ética com parecer de aprovação nº 3.474.756 datado de 29 de julho de 2019. Os resultados indicam que é possível utilizar o planejamento participativo como uma possibilidade bastante eficiente para superação do afastamento das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física, pois permitiu construir um ambiente de caracterizado pela sensação de pertencimento, envolvimento e motivação dos estudantes com as práticas corporais experienciadas nas aulas.TCC Relato de experiência sobre os esportes de invasão no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Araújo, Lucas Anselmo de; Dias, Maria Aparecida; Melo, José Pereira de; Costa, Mackson Luiz Fernandes daOur study aims to apply lessons systematized with the invasion of sports in elementary school II. In addition, we seek to identify how the institution's teachers to apply the study, they work with the dimensions of content, systematization and on the invasion of sports. The population of our research consists of students duly enrolled in basic education of elementary education in public schools of Rio Grande do Norte government, the State School Professor Josino Macedo located in the north of Natal / RN. The sample with a group of 7th grade of elementary school II, with approximately 20 students and aged between 10-12 years. The method of analysis was performed from the intervention proposal that consists of 6 classes of Physical Education, using the systematic invasion of sport content, in the class of the 7th year of elementary school II. This study was divided into three chapters, where Chapter 1 will treat the "systematizing the invasion sports in middle school," as in Chapter 2, we look on "dimensions of content" and to finish in chapter 3 we "In dialogue with reality "bringing the results and the discussion in this chapter and bring our final considerations about on the study and at the end we bring our final considerations regarding on the study, reporting difficulties for studies related to this subject, plus a new possibility of systematization with the content sports / sports invasion.Dissertação O Voleibol nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma possibilidade pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Araújo, João Maria Dias e Silva; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/4826136648336329; Surdi, Aguinaldo César; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Ghiggi, Micheli VergíniaDentre a diversidade de manifestações culturais que podem ser tematizadas, o esporte continua com grande destaque, sendo um conteúdo que possibilita uma gama de movimentos a serem explorados e vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Neste cenário, o voleibol é uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens que pode ser tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhado numa abordagem crítica da Educação Física, como a crítico-emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento de autonomia, protagonismo, criatividade e criticidade. Diante do exposto, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção pedagógica materializada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado com o conteúdo voleibol a partir da abordagem crítico-emancipatória e tem como objetivos específicos desenvolver uma unidade didática sobre o voleibol por meio da abordagem crítico-emancipatória; avaliar o processo de ensino-aprendizagem da proposta aplicada; e elaborar um caderno pedagógico com o conteúdo voleibol, através da abordagem crítico-emancipatória, como recurso educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, na cidade de Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática composta por dez encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1) Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol; (2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros; e (3) Voleibol Percebido: relacionado à avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes, identificou-se que os principais aspectos relacionados à modalidade foram sobre regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol experimentado pelos estudantes, percebe-se que as vivências geraram oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades acerca do voleibol. Já no voleibol percebido, os estudantes apontaram que a tematização do voleibol foi diversa, nova, positiva e inclusiva; que a participação dos estudantes ao longo dos encontros foi considerada muito expressiva; e que a intervenção pedagógica foi importante para sua formação integral através de reflexão, satisfação e crescimento. Considera-se, assim, que a proposta da intervenção pedagógica foi bastante exitosa e a abordagem crítico-emancipatória mostra-se como uma possibilidade potente e frutífera para desenvolver qualquer conteúdo da Educação Física no EMI. Portanto, acredita-se que os resultados apresentados nesta dissertação e o produto gerado possam ser refletidos, replicados e reconstruídos por outros pesquisadores em novos contextos e com outros públicos.