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Navegando por Autor "Costa, Ivaneide Alves Soares da"

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    Dissertação
    Abordagem de questões sociocientíficas sobre resistência bacteriana nos ambientes aquáticos: contribuições para a formação inicial e continuada de professores de ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Soares, Arielly Chanttal Moreira; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/4518863005709260; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9747224552107070; Almeida, Elinei Araújo de; Praxedes, Gutemberg de Castro
    As Questões Sociocientíficas (QSC) são temas controversos e complexos dentro da perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que envolvem o conhecimento das relações científicas, éticas, morais, ambientais, econômicas, políticas e culturais para resolução do problema da vida cotidiana. Diversos conteúdos de Biologia podem ser abordados a partir das QSC. Uma das áreas da biologia pouco explorada pelas QSC é a Microbiologia, pois seu conteúdo envolve conceitos abstratos e complexos para serem apreendidos. Contudo, a temática da resistência bacteriana se mostra com grande potencial pedagógico devido ao seu impacto em diversas áreas como saúde, política, ambiental, entre outras. Sendo assim, esta pesquisa tem como o objetivo principal analisar a contribuição para a formação inicial e continuada de professores de ciências a partir de uma sequência didática utilizando a abordagem QSC sobre resistência bacteriana. O suporte metodológico seguiu elementos da pesquisa quali-qualitativa. Com fins de elaborar um produto educacional, cientificamente estruturado, foram registrados, ao longo de um curso ministrado, seguindo os três momentos pedagógicos, dados da observação participante, da aplicação de questionário inicial e das vivências pedagógicas com o material de apoio instrucional planejado. Após análise quali-quantitativa dos instrumentos coletados, observou-se que os participantes da pesquisa possuíam pouco conhecimento formal sobre QSC, como também da sua utilização no ensino de ciências. Foram evidenciadas dificuldades em torno dos temas controversos explorados, incluindo as reflexões relacionadas aos dilemas morais e éticos. Contudo, a partir da elaboração de QSC, os professores obtiveram melhora na identificação das complexidades sociocientíficas e dos aspectos que as envolvem. De posse do material aplicado e validado, a partir do curso realizado, fundamentou-se uma sequência didática, constituída de tópicos-chave, para auxílio do professor frente ao ensino de ciências contextualizando os conteúdos sobre microrganismos com aspectos da formação de cidadania.
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    Dissertação
    Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-23) Barbosa, Ismenia Veronica; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; ; http://lattes.cnpq.br/2049916665126753; Mohr, Adriana; ; http://lattes.cnpq.br/3231406048465358; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
    O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo foram pesquisadas: quais são as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)? Como propiciar a fundamentação teórica sobre doenças de importância em saúde pública propostas pelas professoras? Como orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras? Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que seguiram as seguintes etapas: a primeira deu-se com a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação do questionário com perguntas abertas. A segunda contou também com uma apresentação para as professoras da caracterização da área de estudo e a realização de aulas dialógicas sobre doenças relacionadas à saúde pública. A terceira etapa deu-se com a elaboração das histórias infantis musicadas que abordavam as doenças selecionadas pela equipe docente tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, influenza A (H1N1), Rotavírus, Helmintoses e Protozoonoses. Cada história é acompanhada por uma ou mais músicas que foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada narrativa. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico, no formato de um e-book, intitulado AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM , que proporcionou informação científica em uma linguagem acessível tanto para os pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação em saúde e educação infantil. As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e, principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que este material possa contribuir e levar ao conhecimento científico, além de propor alternativas que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade dos alunos
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    Dissertação
    Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia
    (2018-11-23) Costa, Brunna Crislayne Câmara da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Albino, Giovana Gomes
    Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.
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    Dissertação
    Análise da contribuição da educação ambiental para a conservação do parque Dom Nivaldo Monte em Natal-RN
    (2019-02-21) Pereira, Deborah Coutinho; Aloufa, Magdi Ahmed Ibrahim; Sodré Neto, Luiz; ; ; ; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;
    A presente pesquisa trata sobre a percepção ambiental dos técnicos do Centro de Educação Ambiental de um Parque Urbano localizado em Natal-RN e dos estudantes participantes das atividades de Educação Ambiental ministradas por este Centro. O objetivo se concentra em analisar a contribuição da Educação Ambiental para a conservação do Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, verificar quais os desafios enfrentados na conservação do parque e como essas atividades estão atingindo o público alvo. A metodologia utilizada para alcance dos resultados foi dividida em duas etapas. A primeira etapa contou com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários que continham perguntas subjetivas junto aos 11 técnicos do Centro de Educação Ambiental. Na segunda parte houve a aplicação de questionários contendo perguntas abertas e uma fechada junto à 3 escolas, totalizando 94 estudantes que estavam visitando a área de estudo. A partir dos dados processados, os resultados mostraram que as atividades exercidas pelo parque estão atingindo um público alvo diverso. A visão dos técnicos ainda é um pouco generalista e conservadora ao se tratar de meio ambiente e educação ambiental. Os desafios enfrentados em sua maioria perpassam pelo poder público. Foi citado por eles a falta de verba para resoluções de problemas como o do funcionamento da Estação de Esgoto. Já em relação a percepção do estudantes foi percebido que os mesmos possuem uma boa base ambiental, porém portam de uma visão naturalista e conservadora sobre meio ambiente. É necessário que o Centro de Educação Ambiental aprofunde algumas temáticas para que se atinja uma educação mais crítica.
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    Dissertação
    Análise de conteúdo de geociências no livro didático: as dunas como abordagem temática regional para o Ensino Fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-07) Silva, Cláudia Patrícia Araújo e; Souza, Raquel Franco de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Soares, Maria José Nascimento
    Mesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. A Educação Básica brasileira é regida por uma série de documentos normativos. O mais recente deles é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa são os conteúdos de geociências presentes nos livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes se concentram, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, propõem-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências.
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    Apresentado em Evento
    Análise do processo de aprendizagem e alfabetização científica sobre a evolução dos veterbrados em um museu de ciências
    (II Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM, 2012) Pereira, Josélia Domingos; Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares da
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    Produto Educacional
    Antibiótico: antes, herói; hoje, vilão?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Soares, Arielly Chanttal Moreira; Costa, Ivaneide Alves Soares da
    Esta sequência didática acerca da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se refere a um produto educacional desenvolvido como parte da pesquisa de mestrado de Arielly Chanttal Moreira Soares pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O ensino sobre resistência bacteriana em ambientes aquáticos é importante para proteger a saúde humana, preservar os ecossistemas, promover o uso prudente de antibióticos, incentivar o monitoramento e a prevenção e estimular a pesquisa e a inovação nessa área. Apesar da relevância do tema e de ser bastante reportado pela mídia, pouco se aborda sobre quais são as rotas de contaminação aquática e as consequências ambientais. Portanto, apresentamos este material instrucional como apoio didático ao docente, trazendo um planejamento de ensino sob a perspectiva das Questões Sociocientíficas – QSC, abrangendo aspectos socioambientais, políticos e econômicos desta temática, visando a formação de estudantes críticos, atuantes e responsáveis. A sequência didática está organizada em quatro etapas: levantamento dos conhecimentos prévios, problematização, organização dos conhecimentos e aplicação dos conhecimentos. Cada etapa da sequência apresenta seus objetivos, habilidades e competências, além da descrição dos materiais e atividades e de outras sugestões de atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada professor(a). Nos apêndices, você encontra todos os instrumentos usados no planejamento. Esperamos que este material estimule e ajude a se aventurar sobre a abordagem deste e de outros temas na sua prática de ensino, fazendo adaptações que julgar necessárias.
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    Dissertação
    Aspectos da microbiologia de reservatórios do semiárido nordestino (Brasil): qualidade de água e concepções espontâneas de professores de escolas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-28) Dantas, Cirleide Marques; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/9542059843228687; Ceballos, Beatriz Susana Ovruski de; ; http://lattes.cnpq.br/9321950498637802; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
    Este estudo foi desenvolvido no reservatório Boqueirão de Parelhas, situado em região Semi-Árida do Rio Grande do Norte, e teve como objetivo geral quantificar e caracterizar diferentes grupos de microrganismos potencialmente patogênicos, com ênfase na família Enterobacteriaceae. Para identificação bacteriana as amostras foram coletadas em períodos seco e chuvoso às margens do reservatório e semeadas no mesmo dia em meios de crescimento líquido e sólido por 18-24h. Para quantificação de bactérias heterotróficas a amostragem foi realizada em dois pontos extremos do reservatório representados por P1 (próximo à entrada do rio afluente) e P3 (próximo da barragem). As densidades foram determinadas a partir de subamostras de 5 mL coradas com laranja de acridina (AO) 0,01% (Hobbie et al., 1977) e filtradas em membrana preta de policarbonato (Millipore, GTBP), com 0,2 mm de poro. Foram obtidos 40 isolados bacterianos. As colônias isoladas foram submetidas à técnica de coloração de Gram, seguida dos testes de fermentação de lactose em meio Agar Mac Conckey e da técnica da citocromo-oxidase (fita oxidase). O isolado com características de Enterobactérias foram submetidos ao Painel de Enterobactérias (Probac do Brasil). O resultado dos testes demonstrou predominância de isolados com características de enterobactérias (37,5 %) e 5 espécies foram 100% identificadas pelo painel são elas: Cedecea espécie 5, Klebsiella planticola, Morganella morganii ss morganii, Serratia plymuthica e Enterobacter sakasakii. A densidade das bactérias heterotróficas variou de 1,23 a 3,17 x 107 org.mL-1, corroborando com as elevadas densidades apresentadas em outros estudos feitos na região. Com base nos resultados obtidos, aponta-se para a necessidade de um trabalho intensivo de monitoramento da qualidade da água uma programação de ações em educação ambiental e educação em saúde para o esclarecimento dos problemas relacionados à água que a população utiliza, com vistas a obter um uso adequado desse bem e a melhor qualidade de vida da população. Resumo artigo EA O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção que os professores do ensino público em municípios do Rio Grande do Norte sobre qualidade de água e educação ambiental. Foram aplicados questionários com profissionais do ensino de escolas públicas e o estudo mostrou que os professores reconhecem a existência de problemas relacionados à qualidade da água dos seus municípios e de que eles contribuem como agentes causadores desses problemas. Os resultados mostraram que há a necessidade de implementação de atividades de educação ambiental e de educação em saúde para uma maior sensibilização dos professores e, consequentemente, de seus alunos para as questões que envolvem o tema qualidade da água.
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    Dissertação
    Avaliação da qualidade de água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape (RN): contribuições para a educação em ciências e ambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-19) Morais, Layana Alves de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Sodré Neto, Luiz; ; Severo, Thiago Emmanuel Araújo;
    Os ecossistemas aquáticos têm sofrido alterações significativas, devido aos processos degradadores observados em função das atividades humanas, comprometendo a sua qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape, a partir da nascente de Pureza (RN), que é utilizada para abastecimento de água da população e, ainda, como atração turística. As amostras de água e sedimento foram coletadas em seis pontos do rio, de setembro de 2016 a abril de 2017, mensalmente, para análise de nutrientes, metais e microrganismos. As ações socioambientais compreenderam atividades com base em ensino investigativo visando a alfabetização científica e foram realizadas na Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Pureza-RN. A análise das amostras de água demonstrou que as concentrações de nutrientes, clorofila e metais pesados encontravam-se dentro dos limites previstos por legislação ambiental, representando boas condições para o corpo hídrico. O teste estatístico não paramétrico Kruskal Wallis, demonstrou diferença significativa nos pontos de coleta, quando comparados par a par, para as variáveis de Nitrogênio (os pontos P1, P2 e P3 tiveram maiores médias que os demais), Fósforo (P3 e P4 com maiores médias), Temperatura (P5 com maior média), Turbidez (P1 com menor média que todos os outros pontos e P3 com maior média) e Condutividade (P6 com a maior média de concentração que os demais pontos), refletindo o uso e a ocupação do seu solo. Na análise microbiológica, verificou-se a presença de coliformes no trecho do rio estudado e, considerando a utilização de suas águas para o consumo humano, deveria estar ausente. As análises de metais pesados no sedimento revelaram a presença de Cádmio com valores acima do permitido por legislação específica, podendo representar um potencial risco para intoxicações, porque, apesar de estar no sedimento, eles são liberados na coluna da água, em condições de baixo pH. A partir da análise dos dados coletados antes e depois da realização das atividades socioambientais percebeu-se maior percepção expressada pelos alunos, em seus desenhos, discursos, entrevistas e cartazes. Após a trilha interpretativa na Fonte de Pureza, detectou-se que os alunos produziram desenhos com mais elementos paisagísticos e maior relação homem e natureza, assim como nas entrevistas, utilizaram um discurso mais coerente e com mais sensibilidade ao meio ambiente. Com a realização da oficina de alfabetização científica, foi possível comparar as concepções iniciais e finais dos alunos, que demonstraram, nos questionamentos após a oficina, maior percepção em seus discursos sobre a relação da ciência com o nosso cotidiano, desmistificando a ideia de que a ciência é algo distante e que apenas o cientista é quem a pode praticar e demonstraram o conhecimento sobre a ciência estar em casa, na escola, no trabalho de seus pais, em tudo ao nosso redor. Diante do exposto, é imprescindível a participação da universidade no acesso da comunidade à informação de pesquisas realizadas, principalmente no ambiente escolar, pelo seu papel na formação cidadã, assim como o aprofundamento em monitorar um importante manancial como o estudado, para manter a qualidade das suas águas, contribuindo com a qualidade de vida na região.
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    Dissertação
    Avaliação da toxicidade de florações naturais e de cultura de cianobactérias: efeitos sobre Ceriodaphnia silvestri (Crustacea, Cladocera)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-30) Mendonça, Juska Milena dos Santos; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; Azevedo, Sandra Maria Feliciano de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780229H2; Sant'ana, Eneida Maria Eskinazi;
    Incidência de florações tóxicas de cianobactérias é uma das conseqüências da eutrofização nos ecossistemas aquáticos, sendo comum a sua ocorrência em reservatórios e viveiros de cultivo de camarão no Estado Rio Grande do Norte. Cianobactérias podem produzir toxinas que podem afetar organismos aquáticos e o homem através da cadeia alimentar. Visando contribuir com o desenvolvimento de estudos ecotoxicológicos de cianobactérias no RN, nos propomos avaliar a toxicidade de cianobactérias isoladas de ambientes de águas doces e verificar o efeito de cultura e florações naturais ocorridas em reservatórios para abastecimento humano, no crustáceo cladócero Ceriodaphnia silvestrii. O estudo foi conduzido com amostras de florações naturais ocorridas em março e outubro de 2004 na Barragem Gargalheiras (08º L e 39º W), em julho de 2004 na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (06o S e 37o W) e em fazendas comerciais de cultivo de camarão (Litopenaeus vannamei), localizadas em ambientes de água doce do RN (6o 58 S e 38o 36 W). As amostras de florações foram coletadas com rede de plâncton (20µm) para identificação, isolamento e obtenção de biomassa fitoplanctônica para liofilização e posterior determinação da toxicidade por bioensaios. A toxicidade das amostras de culturas e florações naturais foi investigada através de bioensaios em camundongos Swiss. A quantificação das cianobactérias foi realizada pelo método de Ütermol, utlizando-se amostras (300mL) fixadas com lugol. O teste de toxicidade com Ceriodaphnia silvestrii seguiu as recomendações da ABNT (2001) e foram realizadas com amostras de florações naturais hepatotóxicas e culturas de C. raciborskii neurotóxica e não tóxica. No teste, cinco neonatos com idade entre 6 e 24 horas foram expostos a diferentes concentrações (0 a 800 mg.L-1) de extrato bruto de cianobactérias durante 24 e 48 horas. Três replicatas por tratamentos foram usadas. Foram medidos o pH, a temperatura e o oxigênio dissolvido no início, com 24 e com 48 horas do teste. Através do método Trimmed Spearman-Karber foi estimado a CL50. As florações eram mistas e compostas por Microcystis panniformis, M. aeruginosa, Anabaena circinalis, Cylindrospermopsis raciborskii e Planktothrix agardhii, produtoras de microcistina- LR, confirmada através de análise por HPLC. Amostras de florações hepatotóxicas registraram potencial toxinogênico para o C. silvestrii, com valores de CL50-24h de 47.48 mg.L-1 e CL50-48h de 38.15 mg.L-1 para a amostra de GARG mar/05; CL50-24h de 113,13 mg.L-1 e CL50-48h de 88,24 mg.L-1 para ARG jul/04; CL50-24h de 300.39 mg.L-1 e CL50-48h de 149.89 mg.L-1 para GARG 10/05. Para as amostras de cultura valores de CL50-24h e CL50-48h para a cepa tóxica de C. raciborskii foram de 228.05 e 120.28 mg.L-1, respectivamente. Não houve mortalidade dos C. silvestrii nos testes com a cepa de C. raciborskii não-tóxica. O teste de toxicidade com C. silvestrii apresentou um bom grau de sensibilidade às cianotoxinas. A toxicidade das amostras de florações naturais hepatotóxicas (microcistinas) e culturas neurotóxicas produtoras de saxitoxinas verificadas neste estudo fornece forte indicativos da influência dessas toxinas sobre a estrutura da comunidade zooplanctônica em ambientes aquáticos tropicais. Foram isoladas 11 cepas de cianobactérias de reservatórios e viveiros do Estado, representadas por 6 espécies: Anabaenopsis sp., Cylindrospermopsis raciborskii, Chroococcus sp., Microcystis panniformis, Geitlerinema unigranulatum e Planktothrix agardhii. Nenhuma cepa apresentou toxicidade em camundongos Swiss. As cepas foram catalogadas e depositadas no Laboratório de Ecologia e Toxicologia de Organismos Aquáticos (LETMA) da UFRN e serão utilizadas em estudos ecotoxicológicos e ecofisiológicos visando esclarecer as causas e controle de florações de cianobactérias nos ambientes aquáticos do Estado. Os reservatórios do Rio Grande do Norte devem merecer maior atenção perante os órgãos responsáveis, tendo em vista os constantes florescimentos tóxicos de cianobactérias em águas utilizadas para consumo humano
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    Dissertação
    Avaliação do impacto socioambiental de indústrias têxteis no rio Jundiaí - Macaíba/RN/Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-04) Gurgel, Piata de Melo; Amaral, Viviane Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/4440806451383783; ; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Silva, Maria Cristina Basílio Crispim da; ; http://lattes.cnpq.br/1103302506132951
    A contaminação dos ambientes aquáticos é um fenômeno que remonta às origens das civilizações humanas e foi amplificado pelo advento dos processos industriais. A cidade de Macaíba/RN/Brasil tem como principal corpo hídrico o rio Jundiaí que sofre descarga de efluentes de diversas indústrias. O estudo se bifurcou numa frente de percepção socioambiental, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas cujo efluente têxtil foi apontado pela população como o principal problema no rio. Observou-se que quase a totalidade dos entrevistados apresentava preocupação com o meio ambiente. Além disso, há uma inclusão dos indivíduos como parte causadora da problemática, pois uma parte significativa reconhece que suas atividades podem causar prejuízos ao ambiente e à saúde da população. A partir disto, o monitoramento experimental da qualidade de água foi conduzido por meio de analises físicas e químicas e ensaios ecotoxicológicos que se propuseram a avaliar em Pomacea lineata e em Mysidopsis juniae o efeito isolado do efluente têxtil e sua influência no rio em comparação com os limites estabelecidos pela legislação brasileira. Apesar das analises físicas e químicas demonstrarem-se inconclusivas acerca da participação do efluente têxtil na contaminação ambiental do rio, os ensaios ecotoxicológicos demonstraram-se contundentes ao sinalizar que o efluente pode apresentar risco aos organismos aquáticos e consequentemente à saúde humana. Assim, por meio de uma abordagem interdisciplinar foi possível estudar a causa do problema socioambiental apontado pela população na fase de percepção e o efeito mensurável com análises de qualidade de água no rio por meios dos ensaios mencionados.
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    Dissertação
    Avaliação do potencial de toxicidade de florações de cianobactérias como subsídio para ações de gestão ambiental em açudes do semiárido potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Fonseca, Jessica Roberts; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/3259678569678166; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    As florações de cianobactérias comprometem negativamente o meio ambiente aquático, plantas, animais e podem gerar problemas de saúde pública. Algumas espécies são produtoras de toxinas, como a neurotoxina saxitoxinas e a hepatotoxina microcistina, as quais podem contaminar reservatórios de água, como os açudes do semiárido do Rio Grande do Norte, os quais são utilizados para abastecimento da população, pesca, atividades aquicultoras e de lazer, propiciando assim o risco de exposição humana pelas vias oral, dérmica e respiratória. Assim, é recomendado o monitoramento permanente da densidade de cianobactérias juntamente com a quantificação de cianotoxinas. Um dos objetivos com esse trabalho foi realizar o monitoramento da água de quatro açudes do semiárido norteriograndense através da identificação e contagem de cianobactérias e através da identificação e quantificação das cianotoxinas pelo do método ELISA. Além disso, pretendeuse avaliar a percepção ambiental de aquicultores e pescadores em açudes do semiárido do RN através de entrevistas semiestruturadas com questões majoritariamente relacionadas à água e eutrofização. Através desses objetivos visou-se o desenvolvimento de estratégias de manejo para aquicultura e prevenção de riscos à saúde pública. Os resultados demonstraram que os maiores valores de microcistinas foram encontrados no período chuvoso. Os padrões de potabilidade da água, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde 2914/2011 e CONAMA 357/05, estabelecem os valores máximos para água bruta de densidade de cianobactérias: 50 mil cel.mL-1; microcistina: 1 μg.L-1 e saxitoxina: 3 μg.L-1. Os valores encontrados de microcistinas variaram entre 0,00227 μg.L-1 e 24,1954 μg.L-1. Das 128 amostras analisadas, 27% estavam acima do permitido. Não foi encontrado um padrão sazonal para saxitoxinas e seus valores variaram entre 0,003 μg.L-1 e 0,766 μg.L-1 com nenhum dos valores acima do permitido. Além disso, 76% dos valores de densidade de cianobactérias estavam acima do permitido. Em relação à percepção ambiental, foram realizadas 52 entrevistas e os resultados mostram que os entrevistados reconhecem os principais usos da água dos açudes, reconhecem a importância e enxergam os mesmos de forma positiva. Eles também percebem que a água está com a qualidade ruim e que pode trazer problemas de saúde. Os resultados fornecem dados que demonstram a permanência de cianobactérias e cianotoxinas, muitas vezes acima do limite, reforçando a importância do monitoramento constante. A avaliação da percepção ambiental dá embasamento a uma posterior proposta de educação ambiental ligada à gestão pública da saúde inserida no contexto dessa determinada população, tornando-a mais efetiva
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    Dissertação
    Avaliação do potencial tóxico de águas oriundas de irrigação agrícola no Baixo-Açu/RN: um problema socioambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-25) Santos, Mycarla Nely Rodrigues dos; Amaral, Viviane Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/4440806451383783; ; http://lattes.cnpq.br/7500336633907923; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sinigaglia, Marialva; ; http://lattes.cnpq.br/5450809564180533
    Há décadas a problemática levantada sobre o uso indiscriminado de pesticidas pela agricultura moderna tem despertado o interesse de muitos pesquisadores na busca dos efeitos causados por tais produtos no meio ambiente e, consequentemente na vida tanto daqueles que fazem uso destes produtos (agricultores) quanto aqueles indivíduos que residem em regiões próximas a áreas agrícolas. Diante disto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender a percepção ambiental de moradores do Distrito Irrigado do Baixo-Açu (DIBA), localizado no semiárido norteriogradense, frente ao uso de agrotóxicos e seus possíveis efeitos ambientais, bem como avaliar o grau de toxicidade de águas do escoamento agrícola nesta região através de testes ecotoxicolológicos com Ceriodaphnia silvestii. Um total de 86 entrevistas foi realizado com moradores e agricultores do DIBA. Com os resultados obtidos na avaliação das entrevistas foi possível identificar que um dos maiores problemas é o descarte inadequado das embalagens vazias dos pesticidas utilizados no local. Já as amostras coletadas para avaliação ecotoxicológica mostraram variação em sua toxicidade, sendo visto que o ponto de coleta que recebe águas de diferentes culturas apresentou em quatro das cinco amostras toxicidade para a espécie testada. Diante disto conclui-se que a utilização indiscriminada de agrotóxicos pela prática agrícola apresentou potencial poluidor para águas de irrigação, e que a falta de esclarecimento dos agricultores sobre a manipulação destes produtos contribuem para o riso de contaminação ambiental e possível diminuição da qualidade de vida dos moradores da região
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    TCC
    Avaliação do sistema de aquaponia como laboratório prático de ciências no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Oliveira, Bárbara Sthéphane Caixeta de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Braz, Regina de Fátima dos Santos; Medeiros, Maria Luisa Quinino de
    A aquaponia é um sistema que vem ganhando muita credibilidade integrando de forma sinérgica produções aquícolas e hidropônicas e promovendo a reutilização de água e a ciclagem de nutrientes. Objetivando auxiliar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental através de uma abordagem prática e multidisciplinar, foram realizadas atividades durante o mês de agosto e setembro de 2019 em uma escola municipal localizada no município de Pureza, RN com a participação de 10 alunos do 4º e 5º ano. Para isso, a metodologia delineada contou com a realização de entrevistas para analisar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos temas a serem abordados, foram ministradas 2 oficinas na escola, onde a primeira teve por tema o funcionamento do sistema e seus principais componentes, os benefícios dos sistema para a saúde e meio ambiente e a importância de se medir parâmetros na aquaponia. Já a segunda teve por tema a importância dos alimentos orgânicos, reuso da água e sustentabilidade na aquaponia. Os resultados confirmam a contribuição do sistema aquapônico para a ampliação do conhecimento dos alunos, a importância e a interdisciplinaridade intrínseca do sistema e a alteração positiva no comportamento dos alunos nos momentos de ensino-aprendizagem. Pode-se concluir também que a diversificação das aulas através do uso do sistema motivou os alunos e fez com que eles interagissem, que os conceitos aplicados referentes a sustentabilidade e meio ambiente foram assimilados de forma positiva a partir da prática realizada.
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    Dissertação
    Avaliação ecotoxicológica de efluentes industriais utilizando Danio rerio Hamilton-Buchanan, 1822 (TELEOSTEI, CYPRINIDAE)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-18) Castro, Ana Anita Alexsandra Seixas de; Medeiros, Guilherme Fulgêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/1731390914884781; ; http://lattes.cnpq.br/3505229027821899; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; Araújo, André Luis Calado; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799320A6; Prósperi, Valéria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/4274512092723619
    Os efluentes industriais são uma das principais fontes de poluição das águas. Para uma caracterização adequada e controle de seus despejos, a estratégia mais eficiente é o uso integrado de análises químicas, físicas e ecotoxicológicas. Os objetivos deste trabalho foram avaliar a eficiência da estação de tratamento de uma indústria têxtil, através de testes de toxicidade aguda e de análises físico-químicas dos efluentes antes e após o tratamento, além de avaliar a toxicidade dos efluentes do Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos (SITEL) do Distrito Industrial de Natal (DIN) e algumas de suas variáveis físico-químicas. A espécie utilizada nos testes ecotoxicológicos foi o peixe Danio rerio. Os resultados mostraram que a estação de tratamento reduziu significativamente (cerca de 50%) a toxicidade do efluente têxtil bruto em apenas três dos sete ensaios realizados, mas de um modo geral, promoveu a redução dos valores dos parâmetros físico-químicos analisados. A toxicidade e os fatores físico-químicos dos efluentes do SITEL do DIN variaram entre os testes e mostram a importância de se monitorar suas descargas no rio Potengi, um dos rios mais importantes do Estado do Rio Grande do Norte
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    Tese
    Avaliação físico-química e ecotoxicológica de água e sedimento na região do baixo curso do Rio Doce, Zona Norte do Natal/RN
    (2016-01-22) Moura, Wanessa Kaline de Araújo; Souza, Raquel Franco de; Silva, Maria Cristina Basílio Crispim da; ; http://lattes.cnpq.br/1103302506132951; ; http://lattes.cnpq.br/5181465668193577; ; http://lattes.cnpq.br/6758319293606656; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Panosso, Renata de Fátima; ; http://lattes.cnpq.br/2543467420133635; Rocha, Odete; ; http://lattes.cnpq.br/7577441794992601; Souza, Roberto Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/0292200610294281
    O trabalho de pesquisa objeto deste projeto foi desenvolvido na região do baixo curso do rio Doce no município de Natal, nos bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha, ao longo do Rio Doce, limite com o município de Extremoz, Rio Grande do Norte. A região da planície fluvial do Rio Doce localiza-se em Zona de Proteção Ambiental (ZPA-9). Esta ZPA é uma das que ainda não estão regulamentadas e nela são observados diversos problemas ambientais decorrentes do uso e ocupação do solo, caracterizando um flagrante desrespeito à legislação ambiental e cuja proteção é dificultada devido à inexistência de mecanismos legais específicos. Este trabalho tem por objetivos implantar e estabelecer a manutenção do cultivo da espécie Hyalella azteca (Crustacea, Amphipoda) no Laboratório de Ecotoxicologia - ECOTOX (UFRN) para avaliação ecotoxicológica de sedimento; avaliar a qualidade da água e do sedimento, utilizando os cladóceros Ceriodaphnia dubia, Ceriodaphnia silvestrii e Hyalella azteca respectivamente, da região do baixo curso do Rio Doce por meio de ensaios ecotoxicológicos e análises físicas e químicas de forma a avaliar a interferência das ações humanas ao longo do rio. Foram realizadas visitas à área no período de 2012 a 2014. Os locais de amostragem foram denominados LE, R2, R3, R4 e R5. A avaliação da qualidade da água e dos sedimentos do baixo curso do rio Doce, trecho localizado entre a Lagoa de Extremoz e a Redinha, por meio de análises físicas e químicas, e de ensaios ecotoxicológicos, na água e no sedimento, nos anos de 2012, 2013 e 2014, embasou o conhecimento e respondeu as questões de pesquisa: nos testes ecotoxicológicos realizados em água e sedimentos há uma resposta mensurável da biota no ambiente aquático, pois a alteração encontrada nos parâmetros físicos e químicos medidos em água e os resultados negativos encontrados em pelo menos 50% dos testes de toxicidade crônica realizados mensalmente no período de um ano evidenciaram o comprometimento da qualidade da água do rio Doce pelo menos em parte do ano, destacando que as diversas atividades desenvolvidas no entorno da drenagem podem estar contribuindo para as variações observadas.
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    Dissertação
    Biodiversidade no ensino de Biologia: repensando ações e sugerindo soluções
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-15) Alves, Isabela Cristina; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/0998659678460911; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sousa, Rute Alves de; Petrovich, Ana Carla Iorio
    Biodiversidade ou diversidade biológica está definido na Convenção sobre Diversidade Biológica como variabilidade de organismos vivos de todas as origens, englobando os ambientes terrestre, marinho e aquáticos e os complexos ecológicos que fazem parte. Intrinsicamente a RIO – 92 aconteceu a convenção citada anteriormente, em que tema ganhou popularidade devido às mídias e ao reconhecimento de que precisamos da biodiversidade, mas tendo em vista a ação antrópica que já causou tanto devastamento, também precisamos protegê-la e conservar o que ainda temos. Pensando nisso, propomos uma sequência didática sobre a aprendizagem do conceito de biodiversidade no Ensino Médio utilizando três momentos pedagógicos como proposta didática. A abordagem da nossa pesquisa é quanti-qualitativa, sendo o público-alvo 30 estudantes da 3ª série do ensino médio de uma escola localizada em Natal- RN. Nossa pesquisa foi dividida em três etapas: a 1ª etapa se caracterizou pela obtenção dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a biodiversidade por meio do envio de um questionário pela plataforma Google forms; a 2ª etapa destinou-se à elaboração da nossa SD, que foi aplicada aos estudantes do 3º ano; a 3ª etapa compreendeu a reelaboração da SD.Vale salientar que, a SD foi elaborada e aplicada em um curto intervalo de tempo devido ao contexto de póspandemia da COVID-19 e finalização do ano letivo. Como resultados, percebemos que os alunos relacionam o conceito de biodiversidade à variedade, diversidade ou riqueza de seres vivos, não apresentando um entendimento de que o conceito de biodiversidade vai além do ponto de vista biológico-ecológico. Quando perguntamos sobre ações que eles julgavam serem benéficas para a biodiversidade, 100% dos estudantes sinalizaram não desmatar, conservar áreas de vegetação nativa e proteger animais ameaçados de extinção. O produto educacional desta pesquisa foi reestruturado a partir da intervenção realizada em sala de aula no intuito de melhora-lo para que outros profissionais o utilizem em suas salas de aula.
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    Dissertação
    Biomonitoramento da qualidade da água e percepção ambiental na bacia hidrográfica Apodi-Mossoró, RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Silva, Ana Paula Cardoso; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/8569617003882843; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Barbosa, José Etham de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/0287280830465959
    A escassez de água é uma realidade para os habitantes da região semiárida brasileira. O problema, em termos quantitativos, é ocasionado em virtude das condições climáticas locais refletindo, principalmente, em um déficit hídrico. Em termos qualitativos, decorre dos múltiplos usos e consequente contaminação pelas atividades humanas. A eutrofização apresenta-se como uma ameaça para o uso sustentável dos recursos hídricos, tendo em vista favorecer a predominância de densas populações de cianobactérias, as quais podem ser potencialmente prejudiciais à saúde humana. O objetivo deste estudo é compreender a dinâmica das populações de cianobactérias e do fitoplâncton para avaliar a qualidade de água dos reservatórios Santa Cruz do Apodi e Pau dos Ferros pertencentes à bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. Amostras de água foram coletadas mensalmente entre outubro de 2011 e maio de 2012 nos reservatório Santa Cruz e Pau dos Ferros, neste último, em jan/12 foi realizado um perfil nictemeral. As variáveis abióticas obtidas em campo e no laboratório foram: temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, transparência, nitrogênio total e fósforo total. As amostras do fitoplâncton foram coletadas com rede de plâncton e garrafa de Van. Foram realizados: identificação, quantificação, cálculo do biovolume, classificação em grupos funcionais e cálculo do índice de assembleia fitoplanctônico (Q), cianotoxinas foram quantificadas pelo método ELISA. Análises estatísticas deram suporte à avaliação da dinâmica entre fatores bióticos e abióticos. Aplicação de questionário foi realizada para analisar as concepções prévias da população, profissionais de ensino e alunos. O reservatório Pau dos Ferros considerado raso, turvo e eutrófico apresentou dominância do grupo funcional SN durante todo o período amostral. A biomasa fitoplanctônica variou entre 20 e 70 mm³.l-1, os menores valores coincidiram com o aumento da zona de mistura e transparência, que contribuíram para a ocorrência de alteração na composição de espécies da comunidade fitoplanctônica. A aplicação do índice Q mostrou-se relevante, o reservatório Pau dos Ferros, em função das espécies presentes, foi categorizado, ecologicamente, como ruim durante quase todo o período amostral. O reservatório Santa Cruz apresentou baixa biomassa (0,04 e 4,31 mm³. l-1) e maior diversidade na composição fitoplanctônica. De acordo com o índice de assembléia (Q), ele apresentou condição moderada, durante a maior parte do período, influenciado por diferentes grupos funcionais típicos de ambientes meso-eutróficos (K, S0, H1,C, F, J, P, D e N). Associações de diatomáceas D e clorofíceas X1 sucederam as populações de cianobactérias em períodos marcados por maior instabilidade no sistema, causadas pelo vento ou chuva. Em síntese, a ocorrência de estiagem tem influência direta sobre as condições hidrológicas dos reservatórios, em geral, nesses eventos, a redução do nível do reservatório está diretamente associada à diminuição da qualidade da água e aumento da densidade fitoplanctônica ocorrendo predominância de cianobactérias, o índice Q refletiu bem às mudanças na composição fitoplanctônica, sendo um bom indicador para o biomonitoramento dos reservatórios avaliados neste estudo e o levantamento das concepções prévias mostrou a necessidade de se trabalhar a sensibilização ambiental para a preservação dos recursos hídricos através da realização de oficinas de Educação Ambiental
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    Dissertação
    Comunidade fitoplanctônica como discriminador ambiental em açude eutrófico tropical semiárido (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, RN) e divulgação científica para reflexão social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-08) Vieira, Pryscila Cynara Soares; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/6506761698325332; Konig, Annemarie; ; http://lattes.cnpq.br/1484397481626689; Barbosa, José Etham de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/0287280830465959; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
    O conhecimento da comunidade fitoplanctônica, como parte integrante e dinâmica dos processos de eutrofização, fornece informações imprescindíveis para gestão e manejo adequados. É crescente o problema das cianobactérias em reservatórios em todo o mundo como conseqüência dos processos de eutrofização artificial, gerando uma preocupação especial, pelo fato de algumas espécies produzirem cianotoxinas, que podem provocar efeitos adversos na saúde humana. O presente trabalho objetiva caracterizar a dinâmica espacial e temporal do fitoplâncton, avaliando seu potencial como indicador ecológico da qualidade de água de açudes em região semiárida. As coletas da água foram realizadas mensalmente entre 2009 e 2011, em três pontos ao longo da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves/ RN. Em cada amostragem foram medidas variáveis físico-químicas da água e analisados os componentes biológicos. Foi realizada uma atividade de divulgação científica, com distribuição e leitura de cartilha sobre eutrofização, palestra informativa sobre qualidade de água, aplicação de questionários e realização de peça teatral em uma escola pública do município de Itajá/RN. O reservatório foi considerado eutrófico nos três pontos, levando-se em consideração os valores de clorofila-a e fósforo, adotados para caracterizar ambientes eutróficos de zonas semi-áridas. Elevada densidade de cianobactérias, com valor máximo de 2.227.862 cél.ml-1 e mínimo de 43.456 cél.ml-1 foi registrada nos pontos lêntico e semilêntico durante todo o estudo, ultrapassando os níveis de água potável (20.000 cél.ml-1) estabelecidos na Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde do Brasil. Todas as amostras analisadas continham microcistina,e 44% delas apresentaram valores superiores1μg L-1. O padrão térmico da coluna da água apresentou microestratificações com diferenças inferiores de 1ºC a partir de cinco metros de profundidade. O padrão de distribuição foi do tipo perfil clinogrado com déficit de oxigênio no fundo do reservatório. Oxiclina a partir dos 10 metros de profundidade foi observada no período de chuva (maio a junho) nos dois anos de estudos. A comunidade fitoplanctônica foi representada por 10 grupos funcionais: S1, M, H1, Lo, P, F, Sn, J, W2 e R. A avaliação do estado ecológico do sistema pelo índice Q demonstrou má qualidade da água. Os resultados do estudo mostram que as variações verticais foram menos pronunciadas do que as variações sazonais das populações de cianobactérias e da comunidade fitoplanctônica no geral no reservatório. A presença de cianotoxinas confirma a necessidade do monitoramento da qualidade da água e tomada de medidas para minimizar a eutrofização em reservatórios de abastecimento de água do semiárido potiguar e demonstra o desafio para gestores de recursos hídricos e autoridades de saúde para garantir qualidade de água e, consequentemente, minimizar riscos a saúde humana. Em comparação com a palestra, a cartilha foi considerada mais eficiente no sentido de sensibilizar os participantes, caracterizando uma prática dinâmica e diferenciada de aprendizagem, por oportunizar aos alunos repensarem as atitudes de respeito e cuidado com o meio ambiente, contando ainda com a oportunidade de aprender os conteúdos disciplinares a partir de sua realidade e vivência ambiental. Os conhecimentos gerados a partir da atividade de divulgação científica foram entendidos como essenciais para a sensibilização da população para alguns dos problemas ambientais da região, como a eutrofização
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    Dissertação
    Comunidade fitoplanctônica e qualidade de água em cultivo de camarão em sistema convencional e com bioflocos: interfaces da pesquisa e ensino para aquicultura sustentável
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-09-30) Souza, Josielma Priscila Pedro de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Carneiro, Marcella Araújo do Amaral; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e avaliar a comunidade fitoplanctônica e a qualidade de água em cultivo de camarão marinho convencional e com bioflocos, e promover uma ação educativa para formação de uma visão sócio ambiental crítica da aquicultura sustentável. O estudo foi realizado em uma fazenda de cultivo de camarão marinho da espécie Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) e na Lagoa de Guaraíras, ambiente de captação da água e receptor dos efluentes do cultivo, localizada no município de Nísia Floresta, litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, no período de abril a julho de 2018. Parâmetros físico-químicos da água e comunidade fitoplanctônica foram analisados durante a fase de crescimento final até a despesca do camarão. Foi realizada análise de percepção dos alunos sobre aspectos da Aquicultura sustentável e uma exposição interativa durante uma feira de ciências da escola sobre o tema Vida na água, com alunos do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino da zona rural do município de Nísia Floresta/RN. Considerando os altos valores de NT e Chl-a e a dominância de cianobactérias na lagoa de Guaraíras, a qualidade da água desse ambiente apresentou tendência a eutrofização. Diferente do esperado, os resultados revelam a diminuição da produtividade dos viveiros e da qualidade da água no sistema BFT, devido a fragilidades no manejo, especialmente dos parâmetros OD e SS. Para que sistema BFT seja realmente sustentável, é fundamental seguir rigorosamente os princípios técnicos de manejo. A riqueza e a dominância de espécies de fitoplâncton nos ambientes estudados foram representadas pelo grupo das cianobactérias em todos os ambientes (> 90% da biomassa total). Em relação aos modos de cultivos, o sistema convencional apresentou maior riqueza de espécies e menor densidade fitoplanctônica, o inverso foi observado no sistema BFT. A contribuição relativa das cianobactérias foi mais representativa nos viveiros convencionais e a maior riqueza foi identificada nos ambientes naturais. Registrou-se a ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas e produtoras de off-flavor como Anabaenopisis circulares, Aphanizomenon gracile, Aphanocapsa delicatissima, Cylindrospermopsis raciborskii, Oscillatoria sp., Planktothrix sp., Pseudanabaena sp. e Snowella sp., enfatizando a importância desses microorganismos como bioindicadores de qualidade de água no cultivo e no ambiente natural. O resultado do questionário mostrou que 79% dos alunos não tinham ouvido falar sobre sustentabilidade. Em relação à aquicultura, 73% dos alunos não tinham conhecimento a que se referia e 79% informaram não saber o que era carcinicultura. A exposição interativa mostrou-se como uma ferramenta potencial para fomentar o interesse e a discussão sobre aspectos sociocientíficos de conteúdos curriculares, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e uma aprendizagem mais significativa. Deste modo, a escola exerce o seu papel na construção da relação entre o meio ambiente e a cidadania, fortalecendo a consciência de que o ambiente é um patrimônio público comum e, sua defesa, um direito político de todos os cidadãos.
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