Navegando por Autor "Costa, Iasmim Medeiros da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Os impactos do PIBID na formação de alunos da licenciatura em pedagogia: contribuições para o desenvolvimento da identidade docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Costa, Iasmim Medeiros da; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; Morais, Isabela Cristina Santos de MoraisEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN/Caicó/RN. A pesquisa de abordagem qualitativa (Moresi, 2003; Gil, 2008), se caracteriza como um estudo de caso (Yin, 2010) com 4 Bolsistas de Iniciação à Docência, ingressantes no PIBID Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN através dos Editais: 2022 a 2023 e 2024 a 2026. Metodologicamente, a pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de um questionário Google Forms com perguntas abertas. A análise dos dados foi orientada pela técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os fundamentos teóricos básicos incluem referências sobre formação docente e identidade profissional (Arruda, Lima e Passos, 2011; Freire,1996; Nóvoa, 1995; Schön,1992; Tardif, 2012). Os resultados indicam que o PIBID proporciona experiências significativas para o exercício da docência, ao mesmo tempo em que revela desafios como dificuldades na gestão de sala de aula, resistência a novas metodologias e limitações estruturais das escolas parceiras. Conclui-se que o Programa é um espaço formativo essencial, que contribui para a formação de professores mais críticos, reflexivos e preparados para os desafios da educação básica.