Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Iasmim Medeiros da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os impactos do PIBID na formação de alunos da licenciatura em pedagogia: contribuições para o desenvolvimento da identidade docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Costa, Iasmim Medeiros da; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; Morais, Isabela Cristina Santos de Morais
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN/Caicó/RN. A pesquisa de abordagem qualitativa (Moresi, 2003; Gil, 2008), se caracteriza como um estudo de caso (Yin, 2010) com 4 Bolsistas de Iniciação à Docência, ingressantes no PIBID Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN/Caicó-RN através dos Editais: 2022 a 2023 e 2024 a 2026. Metodologicamente, a pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de um questionário Google Forms com perguntas abertas. A análise dos dados foi orientada pela técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os fundamentos teóricos básicos incluem referências sobre formação docente e identidade profissional (Arruda, Lima e Passos, 2011; Freire,1996; Nóvoa, 1995; Schön,1992; Tardif, 2012). Os resultados indicam que o PIBID proporciona experiências significativas para o exercício da docência, ao mesmo tempo em que revela desafios como dificuldades na gestão de sala de aula, resistência a novas metodologias e limitações estruturais das escolas parceiras. Conclui-se que o Programa é um espaço formativo essencial, que contribui para a formação de professores mais críticos, reflexivos e preparados para os desafios da educação básica.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM