Navegando por Autor "Costa, Gislene Alves da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge As vozes literárias das mulheres africanas e afrodescendentes: uma análise do livro didático de Língua Portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Costa, Gislene Alves da Silva; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente trabalho ressalta a importância de refletir sobre a escrita feminina no contexto das representações das raízes africanas e afro-brasileiras, evidenciadas pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas, conforme orienta a Lei 10.639/03. Para efetivação da lei, é necessário que a importância da cultura africana e afro-brasileira sejam ratificadas nos materiais didáticos no sistema de ensino brasileiro. Nesse sentido, a literatura tem um papel fundamental na luta pela igualdade de direitos, especialmente das mulheres negras que reivindicam seu espaço como escritoras. Desse modo, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a abordagem que o livro didático Ser protagonista: língua portuguesa (2013) faz da literatura africana e afrodescendente de autoria feminina. A fundamentação teórica se constituiu de autores como Carneiro (2003), Evaristo (2005), Job (2015), além de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004). Compreende-se que este trabalho é relevante para os estudos realizados pela comunidade acadêmica, proporcionados pelo curso de “Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira”, bem como para profissionais da educação e pesquisadores interessados no assunto abordado. A pesquisa identificou que o livro didático analisado não favorece a difusão e valorização da literatura escrita pelas mulheres negras africanas e afro-brasileiras.