Navegando por Autor "Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Adaptação na Educação Infantil: uma relação entre criança, família e escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula daO presente artigo tem por objetivo expor os principais desafios que as crianças, os pais e os educadores enfrentam durante o processo de adaptação na educação infantil. Por meio de pesquisa bibliográfica, e leituras em torno do tema: Adaptação e Educação Infantil: Uma relação entre criança, família e escola, verificou-se que o processo de inserção, de adaptação, da criança, no ambiente escolar bastante discutido, mas ainda muito delicado. É um período cauteloso, especial e imprevisível, que provoca uma série de mudanças, uma etapa marcante na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto, antes desconhecido. Entendemos que apesar de todos os fatores de surpresa e ansiedade, a adaptação é também um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, confiança e exploração de novos caminhos, buscam estratégias e encontram juntos os melhores caminhos. Para tanto, o texto a seguir discute a adaptação como um grande desafio a ser devidamente enfrentado e debatido pela escola e pela família, encontrando os meios de passar para a família e a criança a confiança necessária e fundamental para que estejam abertas para a possibilidade de criar novos vínculos afetivos com outros adultos e principalmente com outras crianças, possibilitando assim os meios para que a criança enfrente essa fase de adaptação da melhor forma possível.