Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Adaptação na Educação Infantil: uma relação entre criança, família e escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula da
    O presente artigo tem por objetivo expor os principais desafios que as crianças, os pais e os educadores enfrentam durante o processo de adaptação na educação infantil. Por meio de pesquisa bibliográfica, e leituras em torno do tema: Adaptação e Educação Infantil: Uma relação entre criança, família e escola, verificou-se que o processo de inserção, de adaptação, da criança, no ambiente escolar bastante discutido, mas ainda muito delicado. É um período cauteloso, especial e imprevisível, que provoca uma série de mudanças, uma etapa marcante na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto, antes desconhecido. Entendemos que apesar de todos os fatores de surpresa e ansiedade, a adaptação é também um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, confiança e exploração de novos caminhos, buscam estratégias e encontram juntos os melhores caminhos. Para tanto, o texto a seguir discute a adaptação como um grande desafio a ser devidamente enfrentado e debatido pela escola e pela família, encontrando os meios de passar para a família e a criança a confiança necessária e fundamental para que estejam abertas para a possibilidade de criar novos vínculos afetivos com outros adultos e principalmente com outras crianças, possibilitando assim os meios para que a criança enfrente essa fase de adaptação da melhor forma possível.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM