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    TCC
    A importância das metáforas corporificadas no desenvolvimento da compreensão do sentido de histórias contadas para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Costa, Eduardo Bruno da; Naschold, Angela Maria Chuvas; Amarilha, Marly; Pereira, Vera Wannmacher
    O objetivo principal do presente trabalho foi comparar a contação de histórias para crianças com figuras de correspondência real e a contação com objetos de correspondência metafórica aos personagens e fatos presentes na história. Para o dimensionamento do trabalho, levou-se em consideração que, em pesquisa anterior, se constatou que a contação objeto-metafórica, se comparada à contação com figuras, contribui de forma superior para a compreensão de histórias ficcionais (NASCHOLD et al., 2015b). No estudo atual, desejou-se verificar se também o conhecimento linguístico maior ou menor das crianças interfere nessa compreensão. A escolha dessa temática foi motivada pelos preocupantes indicadores de insucesso da alfabetização no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo bibliográfico das seguintes temáticas relacionadas à alfabetização: literatura infantil (AMARILLHA, 2003; BETTELHEIM, 2018; COELHO, 2000; KIDD & CASTANO, 2013; OATLEY, 2008), neurociências cognitivas (CONSENZA & GUERRA, 2011), neurociências da leitura (DEHAENE, 2012), metáforas conceituais (LAKOFF & JOHNSON, 2002; NASCHOLD et al, 2015b), contação de histórias (MATOS & SORSY, 2009) e compreensão leitora (KOCH & ELIAS, 2018; PEREIRA, 2013). Após o estudo bibliográfico foi organizada e realizada uma pesquisa exploratória experimental (PRODANOV & FREITAS, 2013) desenvolvida através de uma intervenção didático-pedagógica em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental pertencente a uma escola da rede pública de ensino da zona urbana do município de Jardim de Piranhas (RN). A pesquisa exploratória experimental obedeceu às seguintes etapas: primeiramente foram organizados 2 grupos de crianças, sendo um formado por crianças com conhecimento linguístico mais elevado. Para tal foram aplicados três testes (Teste de Leitura de Palavras e Frase, Teste de Escrita de Palavras e Frase, e Teste de Metáfora e Inferência) presentes na bateria de testes do Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (IDEIA, NASCHOLD, 2016). Posteriormente, realizaram-se os dois tipos de contação, sendo a com objetos metafóricos realizada no grupo com conhecimento linguístico menos elevado, e aplicou-se, com a finalidade de verificar a compreensão da história, uma sequência de atividades didático-pedagógicas baseadas na narrativa contada. Por fim, comparou-se o desempenho da compreensão da história nos dois tipos de contação. De modo geral, constatou-se que a contação de histórias ficcionais promove aos alunos a aquisição e o aperfeiçoamento de mecanismos importantes para o desenvolvimento da compreensão leitora, como, por exemplo: atenção, motivação, realização de inferências, ampliação de vocabulário e conhecimentos de mundo. Além disso, verificou-se a superioridade da contação com objetos metafóricos sobre a contação com figuras do livro. A contação da história com objetos metafóricos propiciou, aos alunos com menos conhecimentos linguísticos, resultados equivalentes ou mais elevados aos dos alunos com conhecimentos linguísticos superiores, demonstrando que a metáfora (LAKOFF & JOHNSON, 2002) se constitui em elemento essencial da compreensão do sentido.
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