Navegando por Autor "Costa, Betiane Fernandes da"
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Dissertação A Atenção Básica como cenário de implementação da educação interprofissional em saúde: na perspectiva dos residentes(2018-02-01) Costa, Betiane Fernandes da; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Forte, Franklin Delano Soares; ; Vilar, Maria José Pereira;A realidade de vida e saúde das pessoas demanda cada vez mais uma nova lógica de formação dos profissionais de saúde, com profissionais mais aptos a trabalharem em equipe para o enfrentamento da complexidade e dinamicidade das necessidades de saúde das pessoas. Nesse contexto, a Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como abordagem estratégica para que haja maior interação entre Residentes de diferentes formações nos cenários de práticas, permitindo o aprendizado entre áreas específicas de formações, melhorando a qualidade da atenção ao paciente. A pesquisa tem como objetivos: discutir as potências e limitações da Estratégia Saúde da Família (ESF) enquanto espaço de implementação da EIP a partir das percepções dos Residentes da RMPAB e RMFC da EMCM; Realizar oficina de formação em EIP para Residentes da RMPAB e RMFC; Inserir os Residentes dos Programas de RMPAB e RMFC na realidade da produção dos serviços de saúde da ESF; Conhecer as percepções dos Programas de RMPAB e RMFC sobre a vivência da EIP na ESF. Pesquisa de abordagem qualitativa e adotou como desenho a pesquisa ação, na medida em que estabeleceu uma ampla interação entre pesquisador e o fenômeno a ser investigado. O presente estudo foi realizado no município de Caicó/RN, mais especificamente no cenário de formação e na dinâmica de trabalho da ESF, tendo como sujeitos da pesquisa Residentes do Programa de RMPAB e RMFC da EMCM da UFRN, que propõe a implementação da EIP e visa, sobretudo, a atendimentos multiprofissionais, através da dinâmica do trabalho em equipe, configurando o trabalho em saúde também como espaço de um modelo de formação mais coerente com as necessidades de saúde da população. A pesquisa teve três etapas: uma oficina onde foram discutidos os princípios da EIP; implementação de práticas interprofissionais na realidade da produção dos serviços de saúde da atenção básica e Grupos Focais (GF) para explorar a experiência da vivência do trabalho colaborativo. Nessas fases foram adotados como instrumentos de coleta de dados: narrativas, diários de campo e um roteiro norteador para os GF. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática que pressupõe as etapas de pré-análise; exploração do material e codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. A primeira etapa foi a oficina, na atividade de metodologia ativa, tivemos nossa primeira categorização: Aprendizado Mútuo. Quanto as narrativas o tratamento dos dados nos permitiu construir as seguintes categorizações: Aprendizagem Compartilhada, Comunicação Interprofissional, Eficácia na Resolutividade do Problema, Atenção Integral em Saúde, Valorização da Participação do Usuário, Troca de Habilidades Entre os Profissionais. Subcategorizações foram encontradas como: Flexibilidade dos Profissionais, Fragilidade do Apoio da Gestão quanto a infraestrutura e falta de insumos, Tempo Reduzido para as práticas interprofissionais. A segunda etapa foi realizado a ação das atividades na ESF, não houve coleta de dados. A terceira etapa foi realizado dois GF, onde foi possível construir categorizações através dos trechos selecionados nas falas dos Residentes: Aprendizagem Compartilhada, Conhecimento de Outras Profissões, Melhoria de Habilidade, Respeito Mútuo, Cuidado Integral ao Usuário. Subcategorizações foram relatadas como: Amadurecimento, Tempo Reduzido para as ações. Diante do estudo foi possível perceber a atuação dos Residentes, tornando um pilar do trabalho em saúde na ESF, trazendo um atendimento completo e resolutivo ao usuário.