Navegando por Autor "Costa, Ana Maria Morais"
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Tese Cuba em transição: economia e sociedade após uma década de reformas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-23) Nunes, Leon Karlos Ferreira; Lindozo, José Antônio Spineli; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297; http://lattes.cnpq.br/0893901690958980; Lacerda, Alan Daniel Freire de; http://lattes.cnpq.br/4585711088362457; Freitas, Carlos Eduardo; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Costa, Ana Maria Morais; França, Raimundo Nonato Cunha deTendo como marcos fundamentais a ascensão de Raúl Castro em 2008 e o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) em 2011, Cuba tem passado por um processo paulatino de reformas econômicas, em geral apresentadas como atualização do modelo de desenvolvimento, gerando profundos efeitos na estrutura socioeconômica do país, com a ascensão de novos grupos sociais, e, junto com eles, novas subjetividades. Diante desse quadro, um problema se manifesta: como se constitui a sociedade cubana hoje? O presente projeto surge com o propósito de discutir essa questão, especialmente num cenário que já soma uma década de reformas. Como objetivos específicos, procuramos elaborar um panorama conceitual que permita compreender a dinâmica da realidade cubana (isto é, essa realidade enquanto processo histórico) a partir de referenciais clássicos e contemporâneos do materialismo histórico; identificar a base material do socialismo cubano, a partir de um quadro econômico e administrativo do país; entender o papel do Estado na condução do país hoje e na garantia de direitos e subsídios sociais; e, finalmente, apontar os grupos sociais presentes hoje no país, contemplando aí suas disputas hegemônicas e as subjetividades emergentes. Nossa hipótese central reside na premissa de que os grupos sociais emergentes não são incompatíveis com o atual modelo, mas à medida que assumam papéis crescentes na vida econômica, deve crescer a pressão por uma abertura cada vez mais intensa ao mercado. Esse estudo envolveu pesquisa bibliográfica, documental, análise de dados primários e entrevistas semiestruturadas. Periódicos especializados no campo das ciências sociais em Cuba foram muito importantes, bem como anuários estatísticos acerca da economia e da sociedade cubana. O estudo demonstrou que, apesar da grande diversidade de atores e de perspectivas presentes na sociedade cubana atualmente e das desigualdades sociais geradas pelo bloqueio e pela abertura econômica, não há incompatibilidades entre a existência de determinados grupos sociais e o modelo de socialismo combinado com mercado que hoje está vigente na ilha.Dissertação Educação para a cidadania e ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Costa, Ana Maria Morais; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167O presente trabalho discute a Educação para a Cidadania no Ensino Superior, destacando os desafios e as potencialidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de pautar sua ação política e pedagógica conforme as exigências da atual política educacional para esse nível de ensino. Analisa a relação desta com a Educação Básica a partir do estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, discutindo a educação para a cidadania e a formação cidadã dos futuros professores da educação básica em consonância com a LDB 9.394/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para os cursos de licenciatura e ainda programas e políticas de orientação para a educação superior que resultaram de conquistas dos movimentos sociais e são propostas por meio das secretarias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESu). A reflexão insere o estudo de tais temáticas no eixo de temas emergentes que pautam o debate educacional, sobretudo na América Latina, e os desafios das universidades que atuam em contexto de periferia na desconstrução da dominação simbólica do colonialismo cultural e construção da globalização alternativa e contra-hegemônica à globalização neoliberal. O estudo evidencia que a ideia de cidadania na sociabilidade contemporânea apresenta uma dubiedade política consequente dos processos de globalização crescente, sendo necessário que a perspectiva de educação para a cidadania adotada na formação dos profissionais do ensino e da educação básica seja repolitizada a partir da noção de cidadania coletiva e multicultural apoiada nos princípios de democracia e justiça social, construída nas interfaces da educação escolar e práticas educativas no entorno social e nos espaços políticos de organização e mobilização coletiva em torno das conquistas pelos direitos civis, sociais, políticos e culturais, e a inclusão de temas e valores emergentes na educação que, interligados e interdependentes, garantem sua efetivaçãoDissertação Jornadas de junho de 2013: a rede em rede(2016-07-29) Araújo, Cláaudia Juliette do Nascimento; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; ; Costa, Ana Maria Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Sanson, César; ; http://lattes.cnpq.br/7862390363963335Este estudo objetiva a análise do fenômeno sócio-político ―Jornadas de Junho‖, desencadeado no ano de 2013 no Brasil, considerando este como a convergência em rede de ações coletivas realizadas em diversas capitais do país no corrente ano, dando enfoque a análise da participação política através das tecnologias digitais. A nossa investigação tem por foco o estudo das ações coletivas em rede que integram as Jornadas de Junho, observando a unidade de identidade entre os movimentos, seus repertórios de confronto, adversário, meta societal e estruturas de mobilização. Os movimentos sociais do século XXI são ações coletivas deliberadas que visam à transformação de valores e instituições da sociedade manifestam-se na e pela internet, o ciberespaço se configura como a ágora eletrônica global para protestos individuais e coletivos. Trata-se de um estudo qualitativo, calcado no método de ciberetnografia de redes sociais.Tese Movimento de educação e cultura popular no Brasil dos anos 1960: resistência desfeita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-31) Spinelli, Pablo Cruz; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; ; http://lattes.cnpq.br/1254721956565936; Gico, Vânia de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7539570452372582; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/3544078387684243; Toscano, Geovania da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Costa, Ana Maria Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244Neste trabalho defendemos a tese de que os movimentos de cultura e educação popular da década de 1960, no Brasil, traduziram-se em uma resistência ao pensamento hegemônico, vindo do Norte, o qual reduzia os sujeitos populares e seus saberes à condição de ignorantes e “folclóricos”. Nosso objeto de estudo se encontra nos ecos e ressonâncias produzidos por esses movimentos na história do país. Utilizamos como fundamento teórico-reflexivo o pensamento de de Boaventura de Souza Santos e suas teses acerca da construção de racionalidades voltadas para a luta contra a razão indolente e da desconstrução da inferioridade no plano do colonizado. Mas a análise também privilegia abordagens de outros autores à medida em que trata da ação dos atores sociais e dos movimentos de cultura e educação popular que marcaram sua presença no espaço público, cujas visões e interesses foram inventados e reinventados constantemente no jogo relacional. Do ponto de vista empírico, a pesquisa faz uso de bibliografias e fontes documentais escritas, tais como artigos de jornais, discursos, depoimentos, manifestos e documentos semelhantes a estes. Tem como objetivo buscar no passado a compreensão daqueles Movimentos, no esforço de possibilitar a visualização de certos resquícios do passado que tenham relevância como experiência de riqueza social e acadêmica. A partir do popular e do local, os movimentos de cultura e educação popular da década de 1960, superaram as barreiras da invisibilidade e se alçaram ao plano da história global, ao começarem a se tornar protagonistas de sua própria história, até que seus sonhos fossem soterrados pela tragédia de 1964.Tese Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-30) Costa, Ana Maria Morais; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Dourado, Luiz Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1883931901388039Esse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) com ênfase nas metas para a Educação Superior. Os questionamentos problematizadores da pesquisa são os seguintes: Em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso à educação superior como direito social? Quais protagonistas se envolveram no debate em torno da política de educação superior no PNE (2014-2024)? Quais os confrontos e antagonismos estão ali presentes? Qual o papel dos Movimentos Sociais na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE)? Para respondê-los, articulou-se a política educacional proposta pelo PNE com as reivindicações históricas dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social, evidenciando o processo de construção das diretrizes, metas e estratégias nos contextos políticos e sociais de articulação, proposição e reivindicação nos quais ocorreu a atuação dos protagonistas para elaboração e aprovação desta política; assim como, os antagonismos identificados. Como aporte teórico/metodológico adotou-se como empiria o estudo dos processos de construção e aprovação do referido PNE inserido nos espaços de participação coletiva, na construção de acordos e proposições como a Conferência Nacional de Educação realizada em 2010, em Brasília/DF, as conferências municipais, intermunicipais e estaduais, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e a Comissão Especial da Câmara Federal que o precederam. Para análise dos documentos e depoimentos dos protagonistas dos Movimentos Sociais selecionados como sujeitos da pesquisa, os guias teóricos e os fundamentos conceituais foram a sociologia das ausências, sociologia das emergências e o procedimento de tradução propostos por Boaventura Santos (2005; 2006; 2007; 2010), em diálogo com outros guias teóricos, como a teoria do reconhecimento social apresentada por Axel Honneth, Charles Taylor e Nancy Fraser (2001; 2003) e as noções do confronto político e oportunidade política organizadas por Sidney Tarrow (2009). Partindo-se dessa base conceitual foi privilegiada a relação dos Movimentos Sociais com a pauta da educação brasileira quando direcionados para o PNE, analisada com base nas contribuições de Germano (2013; 2011; 2008; 2007; 1982), Dourado (2011; 2010; 2006); Saviani (2014; 2010; 2009; 2007; 2004,), Gohn (2012; 2010; 1997; 1995), Dagnino (1994) e Scherer-Warren (1993), dentre outros autores que contribuem com o caráter transdisciplinar desta pesquisa. As contribuições desses autores propiciaram o entendimento da diversidade epistemológica encontrada nas experiências desenvolvidas nos Movimentos Sociais - por meio de suas ações em diversos espaços sociais e institucionais, observando-se as conquistas obtidas na política educacional contida no PNE 2014-2024; bem como a compreensão da luta pelo reconhecimento social e suas conexões com os temas emergentes presentes no debate da educação nacional. Desse modo, o estudo apontou elementos que possibilitaram a confirmação da tese de que a Política de Educação Superior aprovada no PNE 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014) representa as ressonâncias das mobilizações e reivindicações dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social inalienável.Livro Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do plano nacional de educação (2014-2024)(EDUFRN, 2018-07-24) Costa, Ana Maria MoraisEsse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), com ênfase nas metas para a Educação Superior a partir dos seguintes questionamentos: em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso à Educação Superior como direito social? Quais protagonistas se envolveram no debate em torno da política de Educação Superior no PNE (2014-2024)? Quais os confrontos e antagonismos estão ali presentes? Qual o papel dos Movimentos Sociais na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE)? Para respondê-los, articulou-se a política educacional proposta pelo PNE com as reivindicações históricas dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social, evidenciando o processo de construção das diretrizes, metas e estratégias nos contextos políticos e sociais de articulação, proposição e reivindicação nos quais ocorreu a atuação dos protagonistas para elaboração e aprovação desta política, assim como, os antagonismos identificados.Dissertação O partido comunista de Cuba e os desafios da hegemonia(2016-02-29) Nunes, Leon Karlos Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297; ; http://lattes.cnpq.br/0893901690958980; Costa, Homero de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/8871454632145848; Costa, Ana Maria Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; França, Raimundo Nonato Cunha de; ; http://lattes.cnpq.br/1084147613800807A presença de Cuba nos noticiários tem sido frequente. Fala-se de abertura e de reatamento das relações com os Estados Unidos. Esses processos, no entanto, não andam juntos. A política de abertura do governo cubano vem sendo aplicada desde que o último congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) aprovou os Lineamentos que norteariam sua política econômica e social nos anos seguintes. Nesse trabalho, interessa-nos conhecer essa e outras medidas que o PCC vem aprovando para Cuba e como partido tem se articulado para manter a sua hegemonia. Essa reformulação da economia cubana é fruto do momento histórico vivido pelo país, de modo que o PCC tem reformulado suas premissas para atender a essas exigências. A partir da análise dos IV, V e VI congressos do Partido, de um estudo mais aprofundado sobre a economia política da Cuba contemporânea e um olhar panorâmico de sua sociedade civil, compreenderemos a singularidade do socialismo cubano e a razão de a hegemonia do PCC permanecer sólida. Nossa hipótese é a de que o PCC é um órgão dinâmico, em permanente transformação à medida que as circunstâncias assim exijam. Além de uma revisão bibliográfica acerca das categorias que trabalhamos, fizemos uma pesquisa de campo e utilizamos rico acervo bibliográfico, incluindo o que de mais recente se produziu no campo das ciências sociais em Cuba, além de entrevistas com dirigentes do partido, cidadãos comuns e opositores do regime. Essa análise deve auxiliar os que pretendem conhecer melhor o atual momento de Cuba, e como esse país deverá se situar no âmbito geopolítico nos próximos anos, inclusive em relação ao nosso país.postGraduateThesis.type.badge Plano Anual do Ensino Eixo Temático Indivíduo e Sociedade - 1º ano do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Viana, Natália de Morais; Aquino, Francisca Luciana; Costa, Ana Maria Morais; Ferreira, Ana Laura LoureiroO ensino da Sociologia no Brasil hoje, carrega traços de um percurso inconsistente na história do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade fazer uma breve análise dessa conjuntura na qual percorreu e se encontra a Sociologia, a fim de evidenciar a relevância dessa disciplina na grade curricular do ensino médio brasileiro, bem como a elaboração de um plano anual de ensino em torno do eixo temático “indivíduo e sociedade” para o primeiro ano do ensino médio, conforme proposto pelo PCN+ de Sociologia. Planejado sobre o ideal de que estes jovens alunos estão em processo de preparação de sua vida acadêmica e profissional, focamos nossos estudos nos debates sobre o cotidiano e nos pensamentos sociológicos de clássicos como: Émile Durkheim, Karl Marx, Auguste Comte, Erving Goffman, entre outros. Nesse sentido, buscamos elaborar aulas dinâmicas e atrativas com o intuito de produzir a motivação dos alunos na área da Sociologia e de construir um olhar científico sobre a sociedadeTese Políticas governamentais e redistributivismo no Brasil (2001 – 2011)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-16) Santos, Anderson Cristopher dos; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; ; http://lattes.cnpq.br/9314022204497649; Lindozo, José Antonio Spineli; ; http://lattes.cnpq.br/9490707517933297; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8998937158872406; Costa, Ana Maria Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702Analisamos o crescimento da classe trabalhadora consumidora na sociedade brasileira durante a década de 2000, entre 2001 e 2011, identificados pelo Critério Brasil de Classificação Econômica como Faixa C. A temática tem sido terreno fértil para uma série de controvérsias, principalmente por causa de questionamentos quanto às suas características, dado o fato de que este é um grupo socialmente heterogêneo, reunido por uma estratificação econômica. Analisaremos o crescimento desta Faixa C através de fontes oficiais pertinentes, como o IPEADATA, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD). Mobilizaremos autores e instituições favoráveis à classificação do Critério Brasil, e as instituições e os autores críticos ao mesmo. Defendemos a tese de que o Brasil experimentou uma ascensão horizontal fruto de um processo de incrementalismo social, não a ponto de serem consideradas classes médias, mas classes trabalhadoras consumidoras. Além disso, procuraremos demonstrar que o processo de inserção social pode ser definido como inserção dependente, em que se faz necessário novas políticas públicas no sentido de garantir o acesso a serviços públicos por gerações e consolidar um processo de inclusão social.Tese Políticas públicas e educação: uma avaliação do programa universidade para todos (PROUNI) em Natal-RN(2017-02-20) Maia, Michelle Pascoal; Costa, João Bosco Araújo da; ; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; ; http://lattes.cnpq.br/4833533811182071; Costa, Ana Maria Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Mota, Francisco Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/8289474971204810; Gomes, Sandra Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/4344381187418239; Gico, Vânia de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7539570452372582Nos governos do presidente Lula (2002-2010), ocorreu uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, seja através da ampliação do acesso nas universidades públicas federais, seja através de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e especificamente o Programa Universidade para Todos (ProUni). A pesquisa “Políticas Públicas e Educação: uma avaliação do Programa Universidade para Todos (ProUni) em Natal-RN”, teve com objetivo geral avaliar a efetividade do ProUni enquanto uma política pública na área da Educação Superior na cidade de Natal-RN. Nos objetivos específicos, foi investigado e discutido o processo que envolve a implementação, a criação, as características e o desenho institucional do programa, bem como seus limites e avanços, a efetividade social do ProUni na capital do Rio Grande do Norte. O ProUni surgiu em 2005, no Brasil, como um programa do governo federal que permite, através de uma parceria público-privada, a ampliação do acesso ao ensino superior. O processo metodológico constitui-se da análise bibliográfica e documental sobre a implementação do ProUni no país, no Rio Grande do Norte e na cidade de Natal-RN, como também foi feita uma discussão teórico-metodológica sobre o campo de Avaliação de Políticas Públicas e sobre a Educação Superior no país, o ensino público e o ensino privado. No entanto, para a fundamentação da tese, foram realizadas, também, entrevistas individuais com gestores de instituições privadas de ensino superior e grupos focais com estudantes bolsistas do programa em Natal-RN. Os resultados apresentados pela pesquisa apontaram que apesar de existirem algumas questões que devem ser melhoradas no ProUni, como as condições para a permanência dos bolsistas nos cursos, o programa é uma importante ferramenta de acesso a uma graduação para uma parcela da sociedade que não conseguiu uma vaga nas instituições públicas de ensino universitário, modificando, assim, a perspectiva de futuro dos beneficiários dessa política pública, apontando novas possibilidades profissionais, novas oportunidades de transformar suas vidas e a história de vida de suas famílias através da expansão de suas capacidades a partir do ingresso, como bolsista do ProUni, em um curso de graduação em uma instituição privada de Educação superior em Natal-RN.Tese "Sob á luz da cultura e do negócio": vaqueiros e patrões nas vaquejadas contemporâneas no Rio Grande do Norte-RN(2018-08-27) Aires, Francisco Jânio Filgueira; Assunção, Luiz Carvalho de; ; ; França, Fagner Torres de; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Costa, Ana Maria Morais; ; Chaves, Kelson Gerison Oliveira;A presente tese objetiva analisar as formas de relações estabelecidas entre patrões e vaqueiros nas vaquejadas espetáculos, influenciada pela cultura do negócio e da festa, caracterizando formas de ser vaqueiro e patrão, construindo dinâmicas sociais diversas nas relações estabelecidas entre patrões, vaqueiros e frequentadores do evento. O estudo tem por base, o trabalho de campo realizado em vaquejadas de diferentes cidades do Rio Grande do Norte, em particular, no Porcino Park Center da cidade de Mossoró-RN. Constatou-se que a vaquejadaespetáculo sustentada pelo negócio, demonstra, simultaneamente, a relação dialética da cultura, apropriada pelo consumo e do consumo apropriado pela cultura, construindo dinâmicas sociais diversas, nas relações estabelecidas entre patrões, vaqueiros e frequentadores do evento.