Navegando por Autor "Costa, Ana Clara dos Santos Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Biliteracia simultânea na educação bilíngue: efeitos na conectividade da fala e na fluência da leitura de crianças do 5º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Costa, Ana Clara dos Santos Oliveira; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/5381975047725377; Naschold, Ângela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Finger, Ingrid; Mota, Natalia BezerraRecentemente temos observado um crescimento significativo no número de crianças matriculadas em escolas que oferecem currículos bilíngues ou programas bilíngues no Brasil. Uma revisão detalhada feita por Williams e Lowrance-Faulhaber (2018) analisou 35 artigos sobre leitura e escrita em crianças bilíngues e mostrou vantagens no caso da biliteracia simultânea. A compreensão de uma língua deu suporte ao da outra língua, ou seja, as crianças utilizavam seus conhecimentos das duas línguas durante o processo; assim, uma língua dando suporte em paralelo à outra. A presente pesquisa investiga os efeitos da Educação Bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e da fluência de leitura em português e inglês em uma amostra de 31 crianças de 10 anos matriculadas no 5º. Ano em uma escola bilíngue em Natal/RN. Nessa pesquisa, aplicamos tarefas individuais de produção oral e leitura na L1 e L2 e, ainda, aferimos a proficiência na L2 dos participantes. Os achados reportados em nosso estudo evidenciam possíveis vantagens da biliteracia simultânea para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças em biliteracia. Portanto, argumentamos a favor de um desenvolvimento concomitante na fluência e compreensão de leitura das crianças bilíngues, assim como na conectividade de fala da produção oral, sem gerar prejuízos para nenhuma das duas línguas, quando analisadas nesse contexto.